Medicoes com sonda
-
pessoal e o seguinte.
liguei o multimetro na sonda, queimei o hallmeter, achei que ele tava com defeito, nao sabia que a sonda demorava pra mandar informacoes
seguinte as leituras sao essas
600 mv em marcha lenta
720 mv saindo de boa no semaforo
700~750 mv andando de boa, pe so encostado no acelerador pra manter a velocidade com o contagiros em 2300~2500rpm.
820~850 mv em wot pe grudado, ta cortando em 5200 rpm
o que pode ser esse corte tao cedo? sera que as velas tao apagando?
esses valores estao baixos, estou pensando em usar um bico suplementar. o que vcs acham.?
nao to afim de aumentar ainda mais o gicle principal.
config da maquina
vw a ar 1600 alcool
cabecote dutos polidos e abertos, valvulas originais
taxa 9,5~10:1
comando w-110 (284 graus/107 lob/9,8mm levante)
pressao do turbo 0,7 kg
pressao de combustivel 1,0 kg em wot e 0,1 em marcha lenta
velas ngk v-power grau 9 abertura 0,8mm
ignicao eletronica original com bobina comum (de lata)
cabos de vela nem preciso dizer
carburador solex com borboletas 34mm, venturi 27mm
gicle principal 200, corretor de ar 75, marcha lenta 70, ar principal 50.
econostatos de 103 nos dois buras, bem baixos pra entrar cedo.
abracos
wagner luis
-
ve só: em carro carburado é comum se ter um valor praticamente fixo de leitura. a mistura fica no ponto desde a marcha lenta até o final do giro.
tem carro que varia um pouco, mas tem q ser bem pouco.
outro dia expliquei pro zoega esse lance de regular carro só olhando pra sonda não ajuda muito. ai ele mesmo descobriu na pratica que era isso mesmo: o carro dele tava acusando valor baixo de sonda, ai mexiam e mexiam no motor e nada de subir a leitura, até q o carro entrou em excesso e nada de subir o halmeter. resultado? a sonda não estava perfeita.
meu carro mesmo, eu faão a regulagem de acordo com minha sensibilidade, percebendo como o carro se comporta ao acelerar, ao retomar, ao esticar no limite, ao tirar o motor da marcha lenta bombando de uma vez. e depois de deixar a regulagem do jeito q eu quero só ai que vou la ler com qtos milivolts eu deixei a mistura pela sonda.
-
acho que está um pouquinho gorda pois vc comentou que apaga em 5200, acho legal vc fazer alguns testes, primeira dica seria vc abaixar esta pressão de combustivel na alta, acho 1 bar muita coisa para carburador duplo, coloque tipo 0,5 bar em alta, depois redura a abertura das velas para 0,7 e sinta a reação do carro, naum encane com hallmeter como nosso mestre disse, acho que ele está certissimo… quando vc perceber que o carro está zero veja os valores e coloque aki pra aprendermos... falowww
-
ve só: em carro carburado é comum se ter um valor praticamente fixo de leitura. a mistura fica no ponto desde a marcha lenta até o final do giro.
tem carro que varia um pouco, mas tem q ser bem pouco.
outro dia expliquei pro zoega esse lance de regular carro só olhando pra sonda não ajuda muito. ai ele mesmo descobriu na pratica que era isso mesmo: o carro dele tava acusando valor baixo de sonda, ai mexiam e mexiam no motor e nada de subir a leitura, até q o carro entrou em excesso e nada de subir o halmeter. resultado? a sonda não estava perfeita.
meu carro mesmo, eu faão a regulagem de acordo com minha sensibilidade, percebendo como o carro se comporta ao acelerar, ao retomar, ao esticar no limite, ao tirar o motor da marcha lenta bombando de uma vez. e depois de deixar a regulagem do jeito q eu quero só ai que vou la ler com qtos milivolts eu deixei a mistura pela sonda.
[snapback]307606[/snapback]
e com relacao ao corte em 5200 rpm, veja bem ela amarra e o giro vai subindo aos soquinhos, entende?
sera que e vela que ta apagando?
abracos
wagner luis
-
acho que está um pouquinho gorda pois vc comentou que apaga em 5200, acho legal vc fazer alguns testes, primeira dica seria vc abaixar esta pressão de combustivel na alta, acho 1 bar muita coisa para carburador duplo, coloque tipo 0,5 bar em alta, depois redura a abertura das velas para 0,7 e sinta a reação do carro, naum encane com hallmeter como nosso mestre disse, acho que ele está certissimo… quando vc perceber que o carro está zero veja os valores e coloque aki pra aprendermos... falowww
[snapback]307620[/snapback]
ai que fico loco
vejo dizerem que o valor de sonda correto e 940~950mv e o meu ta abaixo disso e fico com medo de explodir tudo.
abracos
wagner luis
-
cara,
sobe essa coisa ae se tiver c/ 850mv e a sonda for 100% confiavel…
legal se vc andar c/ + de 900 mv
[]s
[snapback]307625[/snapback]
era pelo menos isso que queria, pq nao uso o carro no wot toda hora, alias hora nenhuma, so numa esticadela aqui outra ali.
deu uma loucura na minha cabeca agora.
acho que vou diminuir o venturi pra 24mm, acho que deve tar grande demais, por isso nem com econostato eu consigo um valor mais alto.
tb vou olhar a abertura das velas
abracos
wagner luis
-
ai que fico loco
vejo dizerem que o valor de sonda correto e 940~950mv e o meu ta abaixo disso e fico com medo de explodir tudo.
caro amigo, naum acho legal vc disperdi?ar combustivel, hj em dia o alcool está caro né, olhe por exemplo os carros originais naum andam de 900 a 950 mv de sonda naum ou estou errado? carro apagando é falta de sentelhamento, seu sistema de ignição naum está dando conta nem de 800mv, logo vc diminui a pressão de combustiver e diminui as velas, com tranquilidade te afirmo que seu carro vai no minimo melhorar, faça um teste, caso fique com medo, apos a primeira volta retire as velas e veja se estão esbranqui?adas(falta)… vê regulando o carro sem encanar com numeros, sinta o bixu....
-
se fosse vc, eu voltaria a insistir nos econostatos.
o problema maior da sonda a meu ver é o tempo de resposta dela. então não é mto confiável se basear apenas por ela.
vc ja chegou a ver a coloração das velasó isso ajuda bastante.
[snapback]307626[/snapback]
eu to usando com medida 103 e entrando ja nas 3000 rpm, quando a turba da o coice.
abracos
wagner luis
ps: nao to conseguindo editar meus post?s
-
e com relacao ao corte em 5200 rpm, veja bem ela amarra e o giro vai subindo aos soquinhos, entende?
sera que e vela que ta apagando?
acerte a mistura com as velas fechadas (0,5mm, por exemplo, se bem que já vi gente usando até 0,4) e só depois vê abrindo elas aos poucos, até perceber falhação.
-
ai que fico loco
caro amigo, naum acho legal vc disperdi?ar combustivel, hj em dia o alcool está caro né, olhe por exemplo os carros originais naum andam de 900 a 950 mv de sonda naum ou estou errado? carro apagando é falta de sentelhamento, seu sistema de ignição naum está dando conta nem de 800mv, logo vc diminui a pressão de combustiver e diminui as velas, com tranquilidade te afirmo que seu carro vai no minimo melhorar, faça um teste, caso fique com medo, apos a primeira volta retire as velas e veja se estão esbranqui?adas(falta)… vê regulando o carro sem encanar com numeros, sinta o bixu....
[snapback]307628[/snapback]
vou verificar as velas e a pressao de combustivel.
e vou trocar tb os venturis, acho que eles estao mal dimensionados pro motor, to com cabecotes originais, acho que nao justifica eu usar tao grandes assim (27mm)
abracos
wagner luis
-
motor dando falta causa falhas
motor com ignição cortando tb causa falhas
tente descrever como são as falhas, se apenas o carro chacoalha pra frente e pra tras, se o carro esvazia , se o motor solta estouros pelo escape e tal.
vc ta usando manometro de pressão de combustivel? notou se qdo o motor falha, a pressão na linha tb cai?
-
motor dando falta causa falhas
motor com ignição cortando tb causa falhas
tente descrever como são as falhas, se apenas o carro chacoalha pra frente e pra tras, se o carro esvazia , se o motor solta estouros pelo escape e tal.
vc ta usando manometro de pressão de combustivel? notou se qdo o motor falha, a pressão na linha tb cai?
[snapback]307636[/snapback]
nao ka, pressao de comb. normal 0,9~1,0kg.
o carro apenas da umas rapidas, mas rapidas mesmo cabecadinhas, tipo chega nas 5100 rpm, e comeca a amarrar e dar uns soquinhos bem rapidos, nao tem aquela subida de giro linear, fica indo com soquinhos, ai desisto de acelerar e troco de marcha. vem pressao de novo e o carro vai de novo no mesmo esquema. troco de marcha (3) e o carro vai no mesmo esquema ate 5200 rpm e la vem soquinhos.
o carro nao da estouro no escape,nao
abracos
wagner luis
-
nao ka, pressao de comb. normal 0,9~1,0kg.
o carro apenas da umas rapidas, mas rapidas mesmo cabecadinhas, tipo chega nas 5100 rpm, e comeca a amarrar e dar uns soquinhos bem rapidos, nao tem aquela subida de giro linear, fica indo com soquinhos, ai desisto de acelerar e troco de marcha. vem pressao de novo e o carro vai de novo no mesmo esquema. troco de marcha (3) e o carro vai no mesmo esquema ate 5200 rpm e la vem soquinhos.
o carro nao da estouro no escape,nao
abracos
wagner luis
[snapback]307641[/snapback]
o meu tava exatamente assim, dei mais alcool no bixinho e ficou liso liso…
tava com uns 820 de sonda... dps q mandei mais alcool, deu uns 970... fico bão agora
-
mas ta com os econostatos
abracos
wagner luis
[snapback]307680[/snapback]
hum, foi mal. é que no outro tópico seu, eu achei ter lido que vc havia tirado eles. mas tudo bem.
mas então, na atual circunst?ncia e pelos problemas apresentados, acho a idéia de um bico extra bem vêlida. da uma diminu?da na alimentação pelo bura e deixa o resto por conta de um bico mono, deve resolver.
abraços.