Dicas para gol g5 1.6 aspirado
-
considerando sua meta de potência (e esse motor original não aguenta mais do que isso mesmo), eu não usaria turbina maior que de uma apl, eixo de 49mm (no máximo), caixa quente .36 (.48 no máximo), fria .42.
e novamente, você vai ter problemas com essa sua injeção. pouca gente acerta ela no turbo - o fabio da nascar eu tenho certeza q faz, mas vai pedir um rim pelo serviço.
se enfiar uma turbopro com bico auxiliar vai precisar de um clamper também, e ainda assim essa ie vai tentar corrgir o excesso de alta.
intercooler sempre é bom. não que seja obrigatório, até dá para andar sem ele, mas com ele você consegue manter a temperatura do ar na admissão em níveis mais aceitáveis.
mesmo com um clamper eu vou ter problemasó que treta..
entao vc acha que eu nao preciso de uma turbina grande como a que eu mostrei no link? uma turbina que estaria dentro do que vc falou é a gt1548 da garrett.. http://www.turbobygarrett.com/turbobygarrett/catelog/turbochargers/gt15/gt1548_466755_3.htm não é pequena não?
estou querendo garrett pq me falaram que ela enxe mais rapido que essas nacionais, perdendo a lag que normalmente tem os turbos.. isso confere?
seria melhor entao eu usar uma fueltech racepro 1fi? com essa eu posso usar os bicos originais e um axiliar ou tenho que trocar os 4?
-
legais os cálculos, mas são muito básicos e pobres de informações e considerações. tem muito mais coisa em um estudo de motor, pensando no rendimento etc… isso é o básico do básico.
bom, como eu disse eu peguei o texto que ele tinha escrito e tals.
nao falei que entendia, só passei aqui o que achei que podia ajudar.
-
gt15 fica muito no limite pra sua aplicação… uma gt20 seria mais adequada.
só não sei se vc vai achar ela com facilidade.
sou suspeito para indicar marca de turbina. a minha é biagio - que todo mundo fala que não presta - e tá funcionando de boa ( pelo menos por enquanto... ).
-
esse motor (ea111) no exterior chegou a usar 1.8lts de deslocamento, mas era pelo curso de virabrequim e usava supercharger (famoso g60).
sera que é o mesmo motor? ea111?
aqui no brasil é muito dificil achar um cabeçote e um vira de g60?
ai sim faria aspro =)
-
o cabeçote do 1.0 16v serve sim no 1.6 8v.
-
o cabeçote do 1.0 16v serve sim no 1.6 8v.
só avisando, ja desisti do turbo um amigo me convidou pra montar um gol quadrado turbo com ele, dividir as despesas =p projeto pra daqui um tempo ainda mas voltei pra um aspro leve no goleta
eu vi mesmo esse anuncio no ml.. eu só desisti do cabeçote 16v pois ia gastar 2000 em comando mais uns 1000 no cabeçote, ia ficar pesado pra mim
agora ja comprei o comando do carlini feito em aço pro cabeçote 8v mesmo, tem 280º, lob center 114º e 5,9 de levante. ele usa tucho hidraulico e molas originais.
falta só decidir se vou colocar o comando, escape e chip ou se vou colocar tambem pistao de 2.0, corpo de borboleta maior e fueltech.
estou pensando no pistao de 2.0 pois acho que esse 1.6 vai ficar ruim de baixa, com pistao de 2.0 ele vai pra 1.7 e ja ganho um pouco de torque.
dicasó alguem sabe se tem um pistao maior que use a mesma biela?
vlww
-
o pino do pistao desse motor tem 17,00 mm. alguem sabe algum pistao maior que entre sem trocar biela?
-
paulo, acha que esse comando vai ficar legal no seu motor std?
se sim… só trabalhava o cabeçote de leve, taxar um pouco + chip decente, e o principal, iria de cambio do gol g5 1.0 e se ficasse muito curto partiria para um diferencial um pouco mais longo.
na minha opinião, carro aspro sem fazer um câmbio bom não vira, é perder $tempo$
ps: não li o tópico todo e não sei se já tinha intenção de mexer no cambio
-
olá paulo, o problema de um pistão maior, alem do preço da retifica, é que não tem como usar um pistão maior, esse bloco tem o espaçamento entre os cilindros bem limitado.
i aee matt5.. serio que não da pra aumentar? putz, vou atras de um bloco desse pra ver aberto como é queria mesmo colocar pistao maior
paulo, acha que esse comando vai ficar legal no seu motor std?
se sim… só trabalhava o cabeçote de leve, taxar um pouco + chip decente, e o principal, iria de cambio do gol g5 1.0 e se ficasse muito curto partiria para um diferencial um pouco mais longo.
na minha opinião, carro aspro sem fazer um câmbio bom não vira, é perder $tempo$
ps: não li o tópico todo e não sei se já tinha intenção de mexer no cambio
fala brunin.. esse comando pode ser usado com motor origi sem chip nem nada.. diz que da 8cv no orginal e nem embaralha lenta
eu vou fazer um trabalhinho no cabeçote e taxa sim.. eu quero trocar os pistoes tbm, mas nao vou trocar cambio e estou quase fechando negocio numa fueltech 1fi race pro sera que precisa?
e o escapamento? o que fazer?
-
fala paulo,
cara, comando 290 é muita coisa, lenta vai ser lenda e teu motor nem vai aproveitar esse comando, não tem como conciliar comando muito alto e baixa regular sem algum variavel .
a principio defina quanto vc pode gastar, preparação vai do bolso, não entre nessa de negligenciar etapas que vc vai acabar gastando beeem mais do que esperava e não vai ter um carro 100%, preparação tem que ser homogênea.
um upgrade que eu nunca ví usarem é o cabeçote do 1.0 16v, a principio é o mesmo bloco, teoricamente deve caber, ficaria muito interessante.
enfim, pensando no que vc tem, um comando até 270 vai te dar o que vc quer, com 1,5mm de lift a mais que o original, a carlini faz uns muito bons.
em meteria de válvulas eu não sei nada desse cabeçote, só abrindo mesmo ou tempo um aberto, vá lá, uma foto, pra saber o que é possível.
esse motor (ea111) no exterior chegou a usar 1.8lts de deslocamento, mas era pelo curso de virabrequim e usava supercharger (famoso g60). um pouco a mais de taxa para uso apenas com álcool é bem vinda.
borboleta maior é bem vinda, mas tem que ser estudado pois pode perder fluxo na adm, e para um aspirado isso é muito indesejável, as vezes um rebored na sua ja seja mais que suficiente.
para escapamento tem varias opções nacionais, no sul tem a tete e a satti, em sp a 4d e varias outras, é questão de definir as medidas e eles fazem, faça isso com bom senso pois muito grande faz perder velocidade nos gases de escapamento, o que tbm não é desejável, se vc pretende manter bom torque em baixa e não pretende girar acima dos 7,5/8 mil rpms, um 4x2x1 com primários longos bem feito vai ser ideal pra vc.
eu aconselharia a mudar os bicos, trabalhar muito proximo dos 100% de eficiência é perigoso e vai te trazer dores de cabeça em um futuro próximo, pro seu projeto é possível usar bicos de linha , baratos e faceis de achar, que não vão te trazer dor de cabeça, mas pelo amor de deus, não retrabalhe os seus.
fueltech não é necessário, uma reprogramação da sua ecu ou até mesmo um stand-alone ja daria conta sem problemas do seu projeto.
bom, isso vai depender tbm do seu bolso, mas é basicamente isso.
abraço e boa sorte.
-
olá
sou novo por aqui, e tenho uma pergunta, se me permitem:
tenho um gol g5 1.0 com 65000 rodados, e o bicho bebe alcool com vontade: 5 km/l na cidade. e tanto faz andar na casquinha ou colado que não dá muita diferença. na estrada o melhor que consegui foi 10 km/l na bandeirantes que é praticamente plana e andando atras de caminhão a 80 ou 90 p/h gostaria de saber se dá pra fazer alguma coisa pra melhorar esse consumo, remapear, trocar filtro, escape…sei lá...ou só procurando os alcólicos anonimos? ?. mantenho o carro com todas as manutenções em dia, pneus calibrados toda semana, combutível bom....
turbina ou sc poderiam ajudar?
desde já agradeço a atenção
alberto k
-
olá
tenho um gol g5 1.0 com 65000 rodados, e o bicho bebe alcool com vontade: 5 km/l na cidade. e tanto faz andar na casquinha ou colado que não dá muita diferença. na estrada o melhor que consegui foi 10 km/l na bandeirantes que é praticamente plana e andando atras de caminhão a 80 ou 90 p/h gostaria de saber se dá pra fazer alguma coisa pra melhorar esse consumo, remapear, trocar filtro, escape…sei lá...ou só procurando os alcólicos anonimos? ?. mantenho o carro com todas as manutenções em dia, pneus calibrados toda semana, combutível bom....
alberto k
ja experimentou passar um scanner pra ver se tem erro, ou verificar os sensores de temperatura da agua e do ar (influem no consumo), sonda lambda, e os bicos injetores ?
5km/l eu fazia no meu santana 2.0 alcool pisando na cidade.
-
olá
alberto k
ja experimentou passar um scanner pra ver se tem erro, ou verificar os sensores de temperatura da agua e do ar (influem no consumo), sonda lambda, e os bicos injetores ?
5km/l eu fazia no meu santana 2.0 alcool pisando na cidade.
-
olá guilhermesantosrj,bom dia
desde zero é (ou está ) assim com 1000 rodados fui reclamar lá e o mecanico disse que era assim até o motor amaciar aí perguntei quando terminava o amaciamento, e ele, sem ficar vermelho ou dar risada disse : depois de 8 mil
fiquei com saudades de quando montava motor de landau, jipes, opala…..e tinha certeza de que com 500 rodados e na segunda troca de óleo já poderia considerá-los amaciados
bem, as coisas mudam deixei a mecanica de lado, trabalho com vendas e consultoria tecnica agora, e a eletronica embarcou de vez nos carros. me sinto quase analfabeto em mecanica atualmente.....
agradeço as dicas e irei procurar uma oficina para verificar estes itens
grato
albeerto k
-
desde zero é (ou está ) assim com 1000 rodados fui reclamar lá e o mecanico disse que era assim até o motor amaciar aí perguntei quando terminava o amaciamento, e ele, sem ficar vermelho ou dar risada disse : depois de 8 mil
fiquei com saudades de quando montava motor de landau, jipes, opala…..e tinha certeza de que com 500 rodados e na segunda troca de óleo já poderia considerá-los amaciados
bem, as coisas mudam deixei a mecanica de lado, trabalho com vendas e consultoria tecnica agora, e a eletronica embarcou de vez nos carros. me sinto quase analfabeto em mecanica atualmente.....
grato
albeerto k
rapaz
hoje em dia com a qualidade de usinagem muito melhor do que antigamente, nao é necessario esperar 8 mil km pra amaciar.
roda uns 1000 no sapatinho, depois troca o oleo + filtro e ta pronto. (1000 pq eu sou medroso, muitos fazem isso com 500).
mas, procura uma oficina que tenha um scanner automotivo e que o caboclo saiba usa-lo, alem de saber ver os parametros de operacao de cada sensor (voltagem minima e maxima).
teu carro tem que melhorar.
-
grato
albeerto k
fala alberto,
um amigo meu tinha um g5 1.0 e tava fazendo 6 na cidade, ele foi na consecionaria e eles trocaram o chip pq saiu uma seria que estava dando problema
mas antes disso eles enrrolaram ele, falaram que era problema na regulagem da borboleta, reprogramaram o chip e nada depois que trocaram a injeçao ficou zero, ta fazendo 10
veja isso ai, 1.0 nao bebe assim nunca o meu 1.6 ta fazendo 8 no alcool
-
boa noite rapazeada, chegou meu comando da carlini dps de um bom tempo de espera, mas pelo menos gostei do trabalho do argentino
o comando é o modelo w1ea da carlini.
ainda nao coloquei no carro pois chegou hoje, e como tem evento esse fds meu preparador estava na correria, vou montar na segunda
vou fazer videos de antes e dps pra comparar o resultado, ja que nao vou passar no dino..
junto com o comando vou ver uns bicos com mais vazao, o da montana ou astra 2.0 e regular a pressao do combustivel
dicas sao bem vindas..
segue as fotos do comando vlww =d
-
vou postar os links das fotos pois nao apareceram no post de cima e eu nao consigo editar
vai dar um trampinho pra quem quiser ver as fotos, mas fazer o que =)
http://rapidshare.com/files/455561254/dsc00695.gif
http://rapidshare.com/files/455561267/dsc00697.gif
http://rapidshare.com/files/455561272/dsc00700.gif
http://rapidshare.com/files/455561290/dsc00703.gif
http://rapidshare.com/files/455561302/dsc00704.gif
http://rapidshare.com/files/455562022/dsc00706.gif