[duvida] qual a real vantagem em usar amplificador de faisca
-
opa galera
to fora a algum tempo mas vou dar a minha opiniao
pelo que vi tem muita duvida desse modulo da cm entao o negocio é o seguinte, testar ele como o lost falou(confio no resultado dele) i se for realmente bom blz senao esquece isso
eu sempre tive muita duvida com produtos que fazem milagres mas se o pessoal da cm encontrou uma maneira mais barata de fazer a coisa eles temque provar que funciona e caso se recusem a provar isso ai pessoal abandona
entao a fabrica que temque provar afinal eles querem vender e temque provar que é bom, e como temos uma pessoal que tem o equipamento pra testar eles temque deixar caso contrario o produto é duvidoso
se for realmente bom ate eu quero um pra usar no meu carrinho
abraço
-
atitude engraçada, menegotto.
você arrancaria algum equipamento em uso do teu carro pra emprestar pra um desconhecido testará
ou eu sou muito ingênuo ou realmente não entendo porque algum usuário deveria dispor de um bem seu pra qualquer outra pessoa testá-lo (novamente nada contra o lost, é uma afirmação genérica). seja uma ignição, uma injeção, pistão ou sei lá mais o que…
você me emprestaria um pistão iapel pra testar semana que vem, pra provar que eles funcionam?
acho que é por aí.
e ninguém com outras marcas de amplificador se dispôs também. não existe uma marca só no mercado.
1º: não é um desconhecido , é o lost, o proprietário da fuelbox… uma pessoa de renome, teria muito a perder dando um migué numa caxinha de pedra de 500 mirréis...
2º: tirar um pistão é uma coisa, tirar um amplificador e outra. é so desplugar, ligar a ignição original e boa... 1 semana ninguém morre de andar sem amplificador
3º: ninguém é obrigado a nada, porém, sempre estufam o peito para dizerem que melhora, que é melhor que x, melhor que y, mas na hora de provar com a+b fogem da raia...
eu se tivesse emprestaria, sem problema algum... afinal, seu eu tenho certeza que o produto cumpre o que promete, não teria o que temer...
o que eu quis dizer (e acredito que você entendeu, só fez de conta que não) é que no final das contas alguém teria que dispor do seu tempo, ter o trabalho de desmontar, ficar sem o equipamento, emprestá-lo para um desconhecido (pouco importa quão chegada do povo aqui a pessoa é, ou se é o zé da esquina, eu participo de outro fórum com o lost, conheço o histórico, e nem por isso ele é meu conhecido, ou seja, não deixa de ser um desconhecido), correr o risco de avaria num produto caro etc. claro que o lost tem um nome a zelar e se queimaria se fizesse algo errado. mas se você soubesse o tanto de calote que tomo de empresa multinacional, cheia de propaganda de bem estar social, ambiental e blá-blá-blá, saberia porque penso dessa forma.
bom, e tudo isso pra provar algo pra outras pessoas, também desconhecidas, o que não faria a menor diferença ou traria qualquer tipo de ganho pro dito cujo. o cara só teria a perder.
entende a lógica? quem tá a fim de ter esse trabalhão pra nada?
se fosse algo tão banal já estava cheio de candidato aí se oferecendo. muitos aqui devem ter msd, por exemplo. também não apareceram. ou techrace (não lembro se é esse o nome certo), alguém deve ter também. também não se dispuseram.
enfim, o usuário não é responsável pela credibilidade ou pela prova dos resultados de um produto.
você pode tentar falar com o fabricante (novamente, ninguém precisaria falar com o cm se não quiser, liga pra outro fabricante), mas acusar o usuário de fugir me parece um baita contracenso ou mera provocação (o mais provável, conhecendo a natureza humana e a tal rixa com o produto).
foi por isso que comparei com os seus pistões.
fundamentalmente é a mesma coisa. as dificuldades mudam, mas existem em ambos os casos.
se alguém quisesse usar um pistão seu só pra ver se funciona e depois te devolver (supondo que você rode com os forjados, só como exercício de raciocínio), mesmo que arcasse com um eventual prejuízo, você provavelmente não ficaria muito feliz em emprestar e passar uma semaninha andando com os originais.
entendam, a questão não é quem é o fabricante, quem é que está testando ou quem é que está duvidando, a questão é achar que quem pagou pelo bem deveria provar alguma coisa sobre ele, só isso.
-
atitude engraçada, menegotto.
você arrancaria algum equipamento em uso do teu carro pra emprestar pra um desconhecido testará
ou eu sou muito ingênuo ou realmente não entendo porque algum usuário deveria dispor de um bem seu pra qualquer outra pessoa testá-lo (novamente nada contra o lost, é uma afirmação genérica). seja uma ignição, uma injeção, pistão ou sei lá mais o que…
você me emprestaria um pistão iapel pra testar semana que vem, pra provar que eles funcionam?
acho que é por aí.
e ninguém com outras marcas de amplificador se dispôs também. não existe uma marca só no mercado.
1º: não é um desconhecido , é o lost, o proprietário da fuelbox… uma pessoa de renome, teria muito a perder dando um migué numa caxinha de pedra de 500 mirréis...
2º: tirar um pistão é uma coisa, tirar um amplificador e outra. é so desplugar, ligar a ignição original e boa... 1 semana ninguém morre de andar sem amplificador
3º: ninguém é obrigado a nada, porém, sempre estufam o peito para dizerem que melhora, que é melhor que x, melhor que y, mas na hora de provar com a+b fogem da raia...
eu se tivesse emprestaria, sem problema algum... afinal, seu eu tenho certeza que o produto cumpre o que promete, não teria o que temer...
o que eu quis dizer (e acredito que você entendeu, só fez de conta que não) é que no final das contas alguém teria que dispor do seu tempo, ter o trabalho de desmontar, ficar sem o equipamento, emprestá-lo para um desconhecido (pouco importa quão chegada do povo aqui a pessoa é, ou se é o zé da esquina, eu participo de outro fórum com o lost, conheço o histórico, e nem por isso ele é meu conhecido, ou seja, não deixa de ser um desconhecido), correr o risco de avaria num produto caro etc. claro que o lost tem um nome a zelar e se queimaria se fizesse algo errado. mas se você soubesse o tanto de calote que tomo de empresa multinacional, cheia de propaganda de bem estar social, ambiental e blá-blá-blá, saberia porque penso dessa forma.
bom, e tudo isso pra provar algo pra outras pessoas, também desconhecidas, o que não faria a menor diferença ou traria qualquer tipo de ganho pro dito cujo. o cara só teria a perder.
entende a lógica? quem tá a fim de ter esse trabalhão pra nada?
se fosse algo tão banal já estava cheio de candidato aí se oferecendo. muitos aqui devem ter msd, por exemplo. também não apareceram. ou techrace (não lembro se é esse o nome certo), alguém deve ter também. também não se dispuseram.
enfim, o usuário não é responsável pela credibilidade ou pela prova dos resultados de um produto.
você pode tentar falar com o fabricante (novamente, ninguém precisaria falar com o cm se não quiser, liga pra outro fabricante), mas acusar o usuário de fugir me parece um baita contracenso ou mera provocação (o mais provável, conhecendo a natureza humana e a tal rixa com o produto).
foi por isso que comparei com os seus pistões.
fundamentalmente é a mesma coisa. as dificuldades mudam, mas existem em ambos os casos.
se alguém quisesse usar um pistão seu só pra ver se funciona e depois te devolver (supondo que você rode com os forjados, só como exercício de raciocínio), mesmo que arcasse com um eventual prejuízo, você provavelmente não ficaria muito feliz em emprestar e passar uma semaninha andando com os originais.
entendam, a questão não é quem é o fabricante, quem é que está testando ou quem é que está duvidando, a questão é achar que quem pagou pelo bem deveria provar alguma coisa sobre ele, só isso.
quanto vc quer para emprestar então? do contrário, porfavor, nem fala mais deste produto tabajara aqui no forum…
-
eu caso 100 reais adiantado na conta de quem tiver um pra emprestar…
se juntar eu e mais 3 dá preço do produto em questao
testando e devolvendo tudo certinho, o proprietario devolve a grana, assim nao tem como ninguem duvidar da idoniedade de niniguem, afinal,
sei que o lost nao irá realizar nenhuma atividade e/ou negligencia de mal instalacao do produto, entao nao vai quebrar (de repente pode fazer todo o procedimento filmado, que tal?)
se houver a infelicidade de quebrar, foi culpa simplemente do equipamento, entao tem garantia (ja que nao vai ser problema) manda pra garantia, volta como novo e o dono recebe o produto do mesmo jeito e devolve a grana...
cabouse...
eu to com vc. contribuo com mais 50,00.
-
quanto vc quer para emprestar então? do contrário, porfavor, nem fala mais deste produto tabajara aqui no forum…
caro sr. moderador,
como pode ler no post que quotou , caso não seja analfabeto funcional, eu sugeri que existe a opção de testar outro produto similar, que não seja o tabajara . o que por si só acabaria com a rinha que está havendo no tópico.
pode ser também que o ódio o tenha cegado momentaneamente ao ver a sigla cm no post, o que compreendo, mas tenha a boa vontade de ler direito o post que resolve comentar de forma não muito educada ante de fazê-lo.
apesar de não dar mínima para o que pensa, não sou seu inimigo, não sou o cm e nem estou a fim de ficar de birra em fórum de internet com ninguém, isso é pura perda de tempo.
também não tenho a menor intenção de ser remunerado e nem de participar de tal teste, mas obrigado pela proposta de qualquer forma. meus rendimentos vêm de outra atividade bem menos controversa.
-
entendam, a questão não é quem é o fabricante, quem é que está testando ou quem é que está duvidando, a questão é achar que quem pagou pelo bem deveria provar alguma coisa sobre ele, só isso
bom meu querido, chegamos ao ponto ninguém é obrigado a provar nada. vc comprou, e seu, use para si. porém não defenda não diga que é o melhor não desmereça os concorrentes não prometa o que o produto não cumpre se limite a usa-lo em seu carro e ponto final…
esse é o ponto… dono de caxa de pedra não pode ler a palavra msd que já cai matando dizendo que é mais forte, que isso que aquilo, mas provas técnicas que é bom nada...
nem sei pq estou nessa discussão non-sense, nem vou postar mais nada… falar de cm é como falar de futebol...
-
entendam, a questão não é quem é o fabricante, quem é que está testando ou quem é que está duvidando, a questão é achar que quem pagou pelo bem deveria provar alguma coisa sobre ele, só isso
bom meu querido, chegamos ao ponto ninguém é obrigado a provar nada. vc comprou, e seu, use para si. porém não defenda não diga que é o melhor não desmereça os concorrentes não prometa o que o produto não cumpre se limite a usa-lo em seu carro e ponto final…
esse é o ponto… dono de caxa de pedra não pode ler a palavra msd que já cai matando dizendo que é mais forte, que isso que aquilo, mas provas técnicas que é bom nada…
nem sei pq estou nessa discussão non-sense, nem vou postar mais nada… falar de cm é como falar de futebol...
pode me fazer o favor de mostrar onde eu disse cada uma dessas coisas?
-
caro sr. moderador,
como pode ler no post que quotou , caso não seja analfabeto funcional, eu sugeri que existe a opção de testar outro produto similar, que não seja o tabajara . o que por si só acabaria com a rinha que está havendo no tópico.
pode ser também que o ódio o tenha cegado momentaneamente ao ver a sigla cm no post, o que compreendo, mas tenha a boa vontade de ler direito o post que resolve comentar de forma não muito educada ante de fazê-lo.
apesar de não dar mínima para o que pensa, não sou seu inimigo, não sou o cm e nem estou a fim de ficar de birra em fórum de internet com ninguém, isso é pura perda de tempo.
também não tenho a menor intenção de ser remunerado e nem de participar de tal teste, mas obrigado pela proposta de qualquer forma. meus rendimentos vêm de outra atividade bem menos controversa.
desculpe, eu me excedi mesmo…. não se trata de ódio, apenas que, se vc se dispõe a defender algo que julga bom, ainda com tantas indicativos contras, vc deve pelo menos ajudar a provar o que vc diz.... do contrário, não devia defender isso.. é o que eu quis dizer..
-
caro sr. moderador,
desculpe, eu me excedi mesmo…. não se trata de ódio, apenas que, se vc se dispõe a defender algo que julga bom, ainda com tantas indicativos contras, vc deve pelo menos ajudar a provar o que vc diz.... do contrário, não devia defender isso.. é o que eu quis dizer..
sem problemas, desculpas aceitas não tô aqui pra brigar.
veja, zé, eu nem mesmo recomendei que se usasse uma ou outra marca. pode reler o tópico se tiver saco…
no máximo comentei que conheço o anderson pessoalmente, porque até onde sei ele usa fuelltech no turbinado dele. ou seja, não é o caso de um puxa saco tendencioso como quiseram fazer parecer.
foi só isso, tentei evitar uma injustiça.
eu não tenho a menor intenção de ter trabalho pra provar alguma coisa pra alguém aqui, por isso não tenho interesse em colaborar. suponhamos que o teste corra e o resultado seja lá qual for. que diferença faria pra mim?
meu carro é turbo. o que acontece no meu carro eu já sei, hehehehe. sacou? qual a marca dele e quem vai comprar ou não não me importa muito.
sobre o tópico em questão, e é aqui que eu estava focando: pra avaliar se amplicadores (genéricos, independente de marca) dão alguma diferença, pode ser um msd, um techrace ou qualquer outro, desde que sejam fortinhos e estejam funcionando, é disso que estou chamando a atenção pra possivelmente viabilizar o teste.
por que alguém não entra em contato com a techrace e pede um amplificador pra testar, por exemplo? de repente eles emprestam...
-
caro sr. moderador,
sem problemas, desculpas aceitas não tô aqui pra brigar.
veja, zé, eu nem mesmo recomendei que se usasse uma ou outra marca. pode reler o tópico se tiver saco…
no máximo comentei que conheço o anderson pessoalmente, porque até onde sei ele usa fuelltech no turbinado dele. ou seja, não é o caso de um puxa saco tendencioso como quiseram fazer parecer.
foi só isso, tentei evitar uma injustiça.
eu não tenho a menor intenção de ter trabalho pra provar alguma coisa pra alguém aqui, por isso não tenho interesse em colaborar. suponhamos que o teste corra e o resultado seja lá qual for. que diferença faria pra mim?
meu carro é turbo. o que acontece no meu carro eu já sei, hehehehe. sacou? qual a marca dele e quem vai comprar ou não não me importa muito.
sobre o tópico em questão, e é aqui que eu estava focando: pra avaliar se amplicadores (genéricos, independente de marca) dão alguma diferença, pode ser um msd, um techrace ou qualquer outro, desde que sejam fortinhos e estejam funcionando, é disso que estou chamando a atenção pra possivelmente viabilizar o teste.
por que alguém não entra em contato com a techrace e pede um amplificador pra testar, por exemplo? de repente eles emprestam...
o ideal seria testar várias marcas… particularmente, confesso que gostaria de ver desmascarado a super mega ignição do cm, mas tenho também curiosidade de saber qual a melhora que um aplificador de ignição pode apresentar num sistema e, em especial, quais as condições que isso aconteceria.
caro amigo, vamos, lá, empresta ai sua cm para fazermos o teste? ainda que vc num tenha nenhuma pretensão em nada provaro ao pessoal, mas seria muito legal vc ajudar o forum em si.
e o pessoal que usa outras ignições, vamos lá, ajudem também... lembrem: os dados que podem ser levantando podem ser enorme valia para nós e o forum. e olha, faz tempo que forum aqui tá precisando de uma discussão técnica das boas...
-
como eu disse la atras, eu tenho uma ignicao da tech race pra motor 06 cilindros com distribuidor.
se o lost tiver como testar, envio pra ele.
a cmplus que eu tive (leiam que o verbo esta no passado), me deu alegrias, mas, vendi a mesma pq tinha dado defeito muito cedo (menos de 04 meses e, obviamente vendi ela em perfeito estado, pois enviada para o cm consertar).
eu acredito tanto nela, que cheguei a comprar uma cmplus defeituosa do zorlac (aqui do pp mesmo) e novamente enviei pro cm consertar e revendi.
pena que hoje eu nao tenha nenhuma em maos.
mas, se rolar mesmo a vaquinha pro teste, to dentro.
-
pena ninguém querer pagar para ver os resultados. se eu tivesse ainda a minha eu emprestaria, mas ela não serviria para o teste. a ignição tem que ser específica para bobina dupla.
-
tem que ser pra 4 cilindros com injeçao eletronica e faisca perdida pra usar num motor tetra, que é um fire 1.4.
amanha é o ultimo dia dos trabalhos. mas se quiserem ir pensando no assunto, logo mais tem outro trabalho. eu nao vou atras de comprar o negocio, se alguem quiser cuidar da vaquinha pra comprar sinta-se a vontade.
-
esse é um argumento que não aceito…
ahhh na arrancada usam então é bom
quem aqui não sabe que o esporte a motor é falido, onde todo mundo consegue fazer algo com ajuda de patrocinador??? no esporte a motor ou vc desembolsa muita grana sua ou se vende pros patrocinios... daí acaba que seu carro usa peças de quem te pagam, e não o que há de melhor...
e o problema de falar em ignição, é que sempre aparece um xiita para dizer que usa cm e é bom… e daí aparece outro sunita e começa a xingar o xiita, exatamente como aqui... no final ninguém tem embasamento teórico/prático algum, porém a discussão come frouxa
não entendo menegotto (acho que o seu nome é gilmar, de outro fórum…), se vem algúem dizer que a ignição é boa....caem de pau se a pessoa que caem de pau se ofende, dizem que são todos iguais. trancam ou banem o usuário.
ou seja: nos fóruns só podem falar, se for mal.
resolvi abrir dois tópicos no clube do uno e unoclub, falando do meu projeto de turbinar um uno (vou turbinar também um honda prelude), resultado: em um fórum trancaram meus dois tópicos, sendo que, em nenhum momento ofendi qualquer pessoa. agora, se fosse tubinar com qualquer outro produto no mercado, ft, pandoo, ou outros....sei lá muito provavelmente não seria trancado.
o que vejo é que as discussões passam longe de qualquer discussão técnica. o usuário andersonbastos, que tem fueltech (não usa meg) no seu carro turbo, vem neste fórum dizer que a ignição funciona. mostra reultados de dinamômetro.. o que acontece? muitos caem de pau tratam como leproso.
lost, quando medi o santana com a plus, o objetivo era medir os ganhos com a conversão para o álcool e o comando 27.7
para isso usei como parâmetro o resultado de outros dois ap 2.0 mi originais a gasolina que passaram pelo dino, um com 89 hp e o outro com 91hp
na 1ª passagem veio 98hp
na 2ª com o comando atrasado 2º 100,5 hp
na 3ª com o comando adiantado 2º 97,7 hp
na 4ª com o comando atrasado 3º 101 hp
na 5ª com a plus desligada 94,7 hp
na 6ª com a plus desligada 95 hp
na 7ª com a plus religada 101 hp
na 8ª com a plus ligada e sem o filtro de ar 101,5 hp
entre cada passagem o motor ficava desligado uns 5 minutos
foi usado um jogo de velas novos com 0,8 mm de gap
cada um tira a conclusão que quiser
(obs minha: com a ignição instalada, poderia ter aumentado ainda mais o gap , 1,3- 1,5mm, teria um ganho maior de potência)
a industria automobilística vem usando atualmente as cdi (capacitive ignition discharge), as que permitem o uso de velas e cabos diretos, apresentam um ganho absurdo
voce me conhece do outro fórum (acredito que seja o mesmo, pois é contestador ferrenho) - não sou mecânico, sou médico. apenas leio bastante, não possuo vícios de conhecimento e tenho uma ignição no meu carro e digo… melhora
pelo que vejo, provavelmente, quem comprar a ignição do cm (nome taboo), instalar de maneira correta, isolando corretamente, instalando velas diretas e aumentar o gap , se encontrar melhores resultados... será amaldiçoado pelos outros (talvez uma minoria raivosa, e será queimado na fogueira das vaidades). com isto, os outros usuários que lêem, mas não postam, ou tem receio de postar e serem contestados, somente lerão comentários desbonadores do material de cm racing.
moro no rio, tenho uma ignição para 1 bobina em casa (do prelude, ainda não instalei). se quiserem, e não tiverem medos de virarem leprosos e falarem as mesmas coisas (ignição cm é boa... a verdade só tem uma, mentiras, são várias), podemos combinar fazer os testes no rio. só vão ter que conseguir: cabos isolados, rotor isolado (se o carro tiver) e velas diretas
-
cara, a questão é a seguinte:
ignição mais forte dá resultado? dá, em carros que o sistema de ignição não dá mais conta. um motor original, com todas as peças em ordem e instalando uma plus não rende 1hp se quer a mais de potência… talvez renda uns 4 ou 5 devido a energia de centelha maior antecipar a queima, o que seria o mesmo efeito de adiantar o ponto porém está forçando o motor, e nada que uma giradinha no distribuidor não resolva.
num motor turbo dá resultado? dá, assim como uma msd, techrace ou thunder. só que a turma do cm desconsidera isso, e somente a plus rende, fica mais economico mais forte e não quebra.
cada um tem suas opções de preparação. desde o velho 2e, ft, meg ou até motec. só que a turma do meg só existe isso e mais nada o resto é lixo.
se vcs julgam o resto como lixo, nos que usamos o resto julgamos o cm como lixo, é a lei da equivalência.
vc usar nos seus carros os produtos cm eu aceito, inclusive já vi dois regulados no meg e funcionam perfeitamente... até abrir a bobina... mas funciona. mas é longe de ser a melhor coisa do mundo como seus amigos divulgam por aí.
debate sadio é bem vindo aqui. se começar a balela de bla bla bla faiskeitor mais forte do mundo eh lixeira tb
-
se vc ler todos os topicos ja trancados desde o passado vai perceber que todas as duvidas técnicas e contestações do pessoal da gangue do cm como eles mesmo gostam de se autodefinir (como ja foi postado aqui do forum do cm racing) nunca são respondidas e sempre se passa a ignorar o que eles teria que responder e ofender quem usa outro metodo diferente do que eles relatam como milagroso.
o ganho aferido pelo anderson ( de 95 pra 101cv) é o mesmo do trabalho feito por um discipulo do cm, um engenheiro graduado em itajubá que chegou a mesma ordem de grandeza (cerca de 6,5%) bem longe do prometido (15%) e sempre em carros em que existe algum tipo de variável a mais, no caso do trabalho o motor éra carburado (obviamente com coletor umido) e portanto com sérior problemas de formação homogênea de mistura, além do mais o motor tinha apenas uma bobina o que realmente deixa o dwelltime bem mais critico e ainda por cima por ser um sistema com distibuidor insere um monte de perdas a mais… só que a realidade dos carros atuais ( pode-se dizer de 15 anos pra ca sem a menor duvida) é totalmente diferente... usasse uma bobina por par de cilindros (wasted spark) ou mesmo bobinas individuais - desta forma o dwell fica suficiente pra carregar a energia mesmo em giros elevados, desde 1997 não se tem mais injeção monoponto (carburador entaum nem se cogita) portanto a formação da mistura melhour naturalmente...e se for pensar nos incrementos na capacidade de gerenciamento (leia ecu mais rapidas e poderosas) a formação da mistura melhorou exponencialmente desde 1997.
vista deste ponto a gente considera e aceita algumas verdades... ignição mais poderosa é capaz de dar ganhos ?...sim... a ordem de grandeza é de uns 5~6% em média...e isso quando existe aguma deficiência, seja ela na formação da faísca (perda em cabos, velas, distribuidor e cachimbo) seja ela em tempo de carga (dweel no caso de bobina simples) ou na formação de mistura... misturas muito abaixo de fator lambda = 1,2 não queimam e uma ignição mais forte pode ajudar (mas não resolve o problema, principalmente de temperatura na câmara); assim como misturas abaixo de 0,75 começam a perder muita potência e ficam dificeis de queimar (aumenta o dielétrico da misutra e fica dificil a faisca rompe-lo) e ai uma ignição mais forte se justifica.
caimos no ponto aonde existem msd´s da vida... carros com taxa de compressão elevadissimas, com mistura muito rica em giros altos (pra evitar detonação em carros superalimentados), ai vamos falar de multispark em giros baixos, vamos discutir porque a msd não faz uma amplificação ainda maior (nem sempre qto amis energia melhor) e assim vai... e caimos de novo no que os seguidores da seita do cm jamais admitem e as agressões se iniciam.
se vc se encaixa nos quesitos acima (motor com uma bobina, distribuidoir, etc ou formação da mistura de forma não bem gerenciada - pode ser um motor turbo com um gerenciador analógico em rampa, como é o caso de um certo fabricante ai... que enriquece cada vez mais por giro) ai vc tem vantagens em usar... mas teria se corrigisse isso tbm... é por assim dizer um jeito de vc contornar um buraco, vc pode ir por cima, pelo lado, ou pode tapar ele... de toda forma vc vai ultrapassar... mas os custos e reações colaterais existirão...