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    • .
      .Cientista. última edição por

      galera como fazer um aspirado pra arrancada…....

      to afim de fazer um pra arrancada tipo um gol quadrado ou um passat......quais materias pra chegar a competir legal com os outros

      1 Resposta Última resposta Responder Citar
      • P
        Pix última edição por

        materias?

        primeiro tem que ver o que o seu bolso pode bancar para saber o que indicar.

        1 Resposta Última resposta Responder Citar
        • C
          caferninha última edição por

          pega um carro com aerodinamica melhor.

          1 Resposta Última resposta Responder Citar
          • .
            .Cientista. última edição por

            a questoa vamos dizer que nao seja bolso mais o que colocar pra fazer um carro pra pelo menos chegar perto dos malucos de arrancada

            1 Resposta Última resposta Responder Citar
            • G
              Godones Motorsports última edição por

              a questoa vamos dizer que nao seja bolso mais o que colocar pra fazer um carro pra pelo menos chegar perto dos malucos de arrancada

              [snapback]311164[/snapback]

              teria que ter um baita cabeçote trabalhado +

              um comando de valvulas bom, molas duplas, trabalho nas valvulas.

              dependendo do motor que será aplicado, aumentar a cc.

              coletor de escap bem feitinho + admissão.

              um cambio + engrenagem bem especifico para seu carro.

              tem mais coisa…

              :^^:

              mais agora tudo depende de onde vc quer chegar ...hehe

              1 Resposta Última resposta Responder Citar
              • ?
                Visitante última edição por

                larga logo de mão de passat….....pois é muuuito pesado pra aspirado.

                já que vc disse que $$$ não é problema, diga qual categoria aspirada vc quer correr que te passo um or?amento. :d

                :^^:

                1 Resposta Última resposta Responder Citar
                • ?
                  Visitante última edição por

                  passat não é pesado não, e tem melhor perfil aerodin?mico do que os gol. sem contar que pra dia a dia, é um carro muito mais na mão para dirigir esportivamente do que um gol.

                  1 Resposta Última resposta Responder Citar
                  • ?
                    Visitante última edição por

                    passat não é pesado não, e tem melhor perfil aerodin?mico do que os gol. sem contar que pra dia a dia, é um carro muito mais na mão para dirigir esportivamente do que um gol.

                    [snapback]311199[/snapback]

                    não é pesado??? comparado com um gol quadrado??? é muuuito mais pesado, sim

                    e até concordo sobre a dirigibilidade do passat, mas…...........

                    galera como fazer um aspirado pra arrancada…....

                    to afim de fazer um pra arrancada tipo um gol quadrado ou um passat......quais materias pra chegar a competir legal com os outros

                    [snapback]310930[/snapback]

                    :d

                    :^^:

                    1 Resposta Última resposta Responder Citar
                    • G
                      GusWRC última edição por

                      não é pesado??? comparado com um gol quadrado???  é muuuito mais pesado, sim

                      [snapback]311287[/snapback]

                      são 950kg do gol caixa contra 980kg do passat.

                      qto a aero, se não me engano era 0,44 de cx pro gol contra 0,41 pro passat…

                      fora in?meras outras coisas diferentes q dão vantagem pro passat. não é ruim não, só menos usado. :^^:

                      abraço.

                      1 Resposta Última resposta Responder Citar
                      • ?
                        Visitante última edição por

                        nego aqui quando quer discordar é foda….............. :p

                        primeiro que carro nenhum vai pra pista sem aqueles aliviozinhos secretos, né................heheheee...........então desconsidera esses dados de fabrica ok? ?

                        segundo que eu já vê gol e passat subir em balança de 4 pontos e, acreditem: é beem mais pesado a merda do passat

                        ps: além do que, a distribuição de peso do passat é horrível também......e ainda tem a rigidez torcional de um passat da dácada de 80 contra um gol no mínimo uns 10 anos mais novo............... :lol:

                        mas tudo bem, se vcs querem andar de passat...........vão fundo :^^:

                        :d

                        1 Resposta Última resposta Responder Citar
                        • M
                          maurício última edição por

                          sugiro uma coisa… desista de longitudional, vc naum ve q os caras tao se quebrando com eles...

                          pegue ou um golf iii/iv ou algum mais atual, tipo fox/polo... alem da melhora aerodinamica vcs tem vantagens com o uso de engrenagens retas no diferencial, o q segundo o sapinho, as helicoidas desperdicam forca no sentido axial...

                          ou desista de vw e se vc tem dinheiro, invista em algum motor novo(gm todo mundo sabe q anda muito bem) parta para um ford ou fiat, qm sabe ateh um peugeot/citreon ou algo da sua escolha... claro, vc vai gastar mais, pois varias pecas naum saum disponiveis no brasil, ou importa ou faz sob encomenda e qdo os problemas aparecerem nao serah qualquer mecanico q saberah o pq de tal fato...

                          ... agora q jah tem um motor e uma carroceria escolhidas, parta para a melhor parte.. fazer o motor seria legal se vc(ou preparador da sua escolha) estudasse a fundo, pois temos motores a disposicao no brasil q muitos nem sequer gostam de mecher...

                          ... e agora, eh hora de colocar a tropa para esticar os musculos...

                          como???

                          suspensoes ultra avancadas(nosso amigo vicente pode lhe ajudar muito com isso, spr) aliados a bons pneus(o ivo andou testando os bridgestone, veja o topico no tecnica e manutencao de chassi e suspensao)...

                          cambios muito bem calculados e q resistam as intencoes de tracao e potencia... otimos lancamentos(200mts iniciais) sao essencias para um bom tempo de pista... o ideal eh usar pelo menos 3 de 5 marchas logo nos 200 mts... para prover um otimo lancamento e ganho de velocidade(tah ae o ganho na aerodinamica provida pela carroceria moderna, pois com boa penetracao vc pode abusar das marchas e ganhar velocidade mesmo com relacoes de 4 e 5 longas, pois bom lancamento qualquer carro pode ter, nos com motores tranversais o ganho eh maior atraves da melhor distribuicao de peso sobre o eixo de tracao e com engrenagens de dente reto um melhor aproveitamento do motor)...

                          .. agora com relacoes de cambio acertadas, suspensoes reguladas e no jeito, motor nos trinques... parte-se para a carroceria, distribuicao de peso deve ser uniforme para evitar maior tracao e/ou arrasto em um dos lados... sempre faca essa distribuicao com vc dentro do carro, e procure sempre manter o peso o mais possivel na dianteira, pois alem de melhorar a tracao vc ganha na reducao de atrito nas rodas traseiras... procure nao exagerar na inclinacao da carroceria, ajuste conforme o ganho/perda de tracao e o ganho de velocidade, pois muda-se bastante a aerodinamica e a distribuicao de peso do carro fazendo isso...

                          bom.. eh isso q veio na cabeca... devo ter escrito algo errado, eu to falando por observacao msm, escutar alguem com experiencia serah melhor...

                          t+ abracao, boa sorte com seu carro e muitos hp`s e baixos tempos de susseco pra vc...

                          1 Resposta Última resposta Responder Citar
                          • M
                            maurício última edição por

                            corrigindo…

                            ... agora q jah tem um motor e uma carroceria escolhidas, parta para a melhor parte.. fazer o motor... seria legal se vc(ou preparador da sua escolha) estudasse a fundo, pois temos motores a disposicao no brasil q muitos nem sequer gostam de mecher...

                            1 Resposta Última resposta Responder Citar
                            • R
                              ruiak última edição por

                              queh uma ideia?? haha é meio retardada .. mais la vai … ford ka zetec 2.0 16v com 4 tbi fueltech f1i pistao forjado biela de focus comandos crower stage 3 ou 4 e caixa de cambio de escort zetec.....

                              ? uma receita parecida com a do escort do magoo que recentemente conseguiu chegar aos 194 cvs na roda sendo viavel andar na rua ... ;]

                              1 Resposta Última resposta Responder Citar
                              • .
                                .Cientista. última edição por

                                porra tem hora que penso nao seria mais facil um turbo hehehehe…..mais ta chegando a discução onde eu queria......saber da galera ideias opinioes é isso ai......mandem mais

                                1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                • X
                                  Xucrute última edição por

                                  sugiro uma coisa… desista de longitudional, vc naum ve q os caras tao se quebrando com eles...

                                  pegue ou um golf iii/iv ou algum mais atual, tipo fox/polo... alem da melhora aerodinamica vcs tem vantagens com o uso de engrenagens retas no diferencial, o q segundo o sapinho, as helicoidas desperdicam forca no sentido axial...

                                  pq desistir de longitudinal ??? dá pra vc fazer um aspirado longitudinal legal tb… os vw tem o motor numa posição que não atrapalha ... pegar um golf 3 ou 4, ou até mesmo um polo é excessivamente pesado tem muito acabamento interno que vc não pode tirar (teoricamente) que deixa o carro pesado... e 100kg dão uma puta diferença... o fox talvez seja uma idéia legal, embora ainda seja um pouco novo demais pra vc ter noção do quanto que a estrutura do carro ag?enta...

                                  ou desista de vw e se vc tem dinheiro, invista em algum motor novo(gm todo mundo sabe q anda muito bem) parta para um ford ou fiat, qm sabe ateh um peugeot/citreon ou algo da sua escolha… claro, vc vai gastar mais, pois varias pecas naum saum disponiveis no brasil, ou importa ou faz sob encomenda e qdo os problemas aparecerem nao serah qualquer mecanico q saberah o pq de tal fato...

                                  gm ford ou fiat ok … soh tem um detalhe quanto pug / citr?en... dependendo do nível de nacionalização das peças esses carros vão ser enquadrados na importados... dificilmente vai dar pra correr na std c/ eles.

                                  e tem que escolher um citroen leve, tipo o saxo (que nao tem aqui no br)... ou o pug 106 que é compacto.

                                  … agora q jah tem um motor e uma carroceria escolhidas, parta para a melhor parte.. fazer o motor seria legal se vc(ou preparador da sua escolha) estudasse a fundo, pois temos motores a disposicao no brasil q muitos nem sequer gostam de mecher...

                                  ... e agora, eh hora de colocar a tropa para esticar os musculos...

                                  como???

                                  suspensoes ultra avancadas(nosso amigo vicente pode lhe ajudar muito com isso, spr) aliados a bons pneus(o ivo andou testando os bridgestone, veja o topico no tecnica e manutencao de chassi e suspensao)...

                                  a tropa tb precisa de chassi rígido pra não torcer e não deformar na hora de passar potência pro ch?o… dá até medo de ver um vw mi turbo andando, torce que é uma barbaridade (e vc soh vai entender o que eh um carro nao torcer quando andar num carro muito forte de fábrica, tipo lancer, wrx, mer?a sl, etc)

                                  a suspensão do vicente é realmente legal, tanto que pretendo usar os amortecedores dele .. :ops: :ohoh:

                                  pneus, não esque?a que quanto maior a área, maior o atrito.

                                  cambios muito bem calculados e q resistam as intencoes de tracao e potencia… otimos lancamentos(200mts iniciais) sao essencias para um bom tempo de pista... o ideal eh usar pelo menos 3 de 5 marchas logo nos 200 mts... para prover um otimo lancamento e ganho de velocidade(tah ae o ganho na aerodinamica provida pela carroceria moderna, pois com boa penetracao vc pode abusar das marchas e ganhar velocidade mesmo com relacoes de 4 e 5 longas, pois bom lancamento qualquer carro pode ter, nos com motores tranversais o ganho eh maior atraves da melhor distribuicao de peso sobre o eixo de tracao e com engrenagens de dente reto um melhor aproveitamento do motor)...

                                  cada troca de marcha custa tempo … o correto pra maximizar o rendimento é escalonar o câmbio de acordo com a curva de torque do motor... soh lembrando que os gol turbo a usam 4 marchas nos 402m...

                                  .. agora com relacoes de cambio acertadas, suspensoes reguladas e no jeito, motor nos trinques… parte-se para a carroceria, distribuicao de peso deve ser uniforme para evitar maior tracao e/ou arrasto em um dos lados... sempre faca essa distribuicao com vc dentro do carro, e procure sempre manter o peso o mais possivel na dianteira, pois alem de melhorar a tracao vc ganha na reducao de atrito nas rodas traseiras... procure nao exagerar na inclinacao da carroceria, ajuste conforme o ganho/perda de tracao e o ganho de velocidade, pois muda-se bastante a aerodinamica e a distribuicao de peso do carro fazendo isso...

                                  bom.. eh isso q veio na cabeca... devo ter escrito algo errado, eu to falando por observacao msm, escutar alguem com experiencia serah melhor...

                                  t+ abracao, boa sorte com seu carro e muitos hp`s e baixos tempos de susseco pra vc...

                                  [snapback]311323[/snapback]

                                  :p

                                  o problema eh o tempo e dinheiro pra chegar num ponto de perfeição, como diriam os gringos : a state of art

                                  []s

                                  1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                  • ?
                                    Visitante última edição por

                                    não é pesado??? comparado com um gol quadrado???? é muuuito mais pesado, sim

                                    [snapback]311287[/snapback]

                                    são 950kg do gol caixa contra 980kg do passat.

                                    qto a aero, se não me engano era 0,44 de cx pro gol contra 0,41 pro passat…

                                    fora in?meras outras coisas diferentes q dão vantagem pro passat. não é ruim não, só menos usado.? :ops:

                                    abraço.

                                    [snapback]311292[/snapback]

                                    pois é, são as tais das leeeendas urbanas hehehehe assim como dizem que saveiro caixa pesa 500 quilos e que omega antigo pesava 1700 quilos…que landau pesava 2 toneladas e meia e outras coisas assim hehehehehehe

                                    ah, thiago: se vc acha que eu gosto de vw, saiba que eu desde criança (olha q faz tempo, hj sou tioz?o) sou fã ?rduo de passat. tive um gts 1.8 pointer 1986 que me custou quase o preão de um gol gts zero. paguei e não me arrependi. e vendi ele da mesma forma e ainda recebi o pagamento em dolar.

                                    e nem comento sobre o gus hehehehe mais passateiro que esse cara eu nunca vi. o que ele falar em termos de passat, eu nem discuto, baixo as orelhas e fico queto. :ohoh:

                                    1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                    • E
                                      edsonmassao última edição por

                                      nego aqui quando quer discordar é foda….............. :p

                                      primeiro que carro nenhum vai pra pista sem aqueles aliviozinhos secretos, né................heheheee...........então desconsidera esses dados de fabrica ok? ?

                                      segundo que eu já vê gol e passat subir em balança de 4 pontos e, acreditem: é beem mais pesado a merda do passat [snapback]311300[/snapback]

                                      poxa, naum diga m.rda de passat …isso acaba ofendendo os donos e admiradores desse modelo :ohoh:

                                      ps: além do que, a distribuição de peso do passat é horrível também…...e ainda tem a rigidez torcional de um passat da dácada de 80 contra um gol no mínimo uns 10 anos mais novo............... :humpft:

                                      mas tudo bem, se vcs querem andar de passat...........vão fundo   :ops:

                                      :p

                                      até onde eu sei a rigidez torcional de um gol, seja ele 10 ou até mesmo 15 anos mais novo naum é lá essas coisas tb…se já aparecem aos montes gol original com o tunel trincado, imagina com uma boa usina de força? :ohoh:

                                      1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                      • M
                                        maurício última edição por

                                        pq desistir de longitudinal ??? dá pra vc fazer um aspirado longitudinal legal tb… os vw tem o motor numa posição que não atrapalha ... pegar um golf 3 ou 4, ou até mesmo um polo é excessivamente pesado tem muito acabamento interno que vc não pode tirar (teoricamente) que deixa o carro pesado... e 100kg dão uma puta diferença... o fox talvez seja uma idéia legal, embora ainda seja um pouco novo demais pra vc ter noção do quanto que a estrutura do carro ag?enta...

                                        []s

                                        [snapback]311487[/snapback]

                                        lembrando q não to dando uma opinião exclusivamenta para categorias street s.. pois ele apenas mencionou montar um aspirado… hehehehe.. mas nao desmereão seu comentario... muito pelo contrario...

                                        gm ford ou fiat ok … soh tem um detalhe quanto pug / citr?en... dependendo do nível de nacionalização das peças esses carros vão ser enquadrados na importados... dificilmente vai dar pra correr na std c/ eles.

                                        e tem que escolher um citroen leve, tipo o saxo (que nao tem aqui no br)... ou o pug 106 que é compacto.

                                        []s

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                                        lembrando q o novo regulamento das street dianteiras(std, sttd-b, sttd-a) possibilita montar ateh um honda nacional com motor vtec japones tipo o do s2000

                                        a tropa tb precisa de chassi rígido pra não torcer e não deformar na hora de passar potência pro ch?o… dá até medo de ver um vw mi turbo andando, torce que é uma barbaridade (e vc soh vai entender o que eh um carro nao torcer quando andar num carro muito forte de fábrica, tipo lancer, wrx, mer?a sl, etc)

                                        a suspensão do vicente é realmente legal, tanto que pretendo usar os amortecedores dele .. :ops: :ohoh:

                                        pneus, não esque?a que quanto maior a área, maior o atrito.

                                        []s

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                                        reforão estrutural não eh probido, sei q faz muita diferença sim…

                                        um santo antonio de 6pontos feito em cr-mo alem de caro e leve, torce pouco... os de aão carbono tbm ajudam, mas ae o peso faz a diferença...

                                        quanto maior o atrito, maior a tração(o ganho de velocidade apos os 200mts pode piorar com pneus largos, pois após isso dificilmente tração eh problema).. ou seja... pneus dianteiros largos e traseiros finos(215 max, e 185 min, pelo regulamento)

                                        cada troca de marcha custa tempo … o correto pra maximizar o rendimento é escalonar o câmbio de acordo com a curva de torque do motor... soh lembrando que os gol turbo a usam 4 marchas nos 402m...

                                        :p

                                        []s

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                                        tem um gol aqui de ctba, pro muller, q os preparadores dizem ter entre 350 e 400, eles usam 5 marchas e jah viraram 12,1… quando utilizaram 4, viravam 12,5...conversei bastante com um mecanico de lah, eles montaram um 4 marchas no jeito, calculos em pc, 3 etapas do paranense e mais de 4 relações em cada marcha foram testadas de todas as formas e combinações, montaram uma de 5, usaram 1? e 2? iguais, 3? e 4? mais curta e de 5? usaram a maior relação q eles tinham para quarta(dados não revelados)...

                                        q funciona funciona... mas como o ka disse em outro topico, esses turbo-a usam muitos quilos de chumbo na frente , no caso deles não eh diferente, soh 50kg no meio e 15kg em cada para-lama... hehehe ...vou tentar falar com eles devolta nessa etapa...

                                        sem comparação o torque e o poder de destracionar q um turbo-a tem em relação é um st, std... se andando por quase 150mts em primeira , ainda fica dificil de tracionar com um gol daqueles, imagino como deve ser usar 2 marchas nesse espaço... hehehehehe....

                                        muda muito isso de relação de marchas, depende bastante da faixa de torque e potencia do motor e da quantidade dos mesmos é disposição... lembrando q torque ajuda no deslocamento inicial e potencia no ganho de velocidade... fazendo grande diferença no escalonamento priorizando um dos dois...

                                        levando em conta o gasto na troca de 0,35s... em 5 1,75s... em 4, 1,4s... quanto serah q se ganha na rapidez da subida de giro e ganho de velocidade, usando 4 marchas mais curtas e uma quinta na veia de potencia...

                                        o problema eh o tempo e dinheiro pra chegar num ponto de perfeição, como diriam os gringos : a state of art

                                        []s

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                                        grande problema… experiencia e paciencia tbm são nessecidades...

                                        1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                        • X
                                          Xucrute última edição por

                                          lembrando q não to dando uma opinião exclusivamenta para categorias street s.. pois ele apenas mencionou montar um aspirado… hehehehe.. mas nao desmereão seu comentario... muito pelo contrario...

                                          lembrando q o novo regulamento das street dianteiras(std, sttd-b, sttd-a) possibilita montar ateh um honda nacional com motor vtec japones tipo o do s2000

                                          reforão estrutural não eh probido, sei q faz muita diferença sim...

                                          um santo antonio de 6pontos feito em cr-mo alem de caro e leve, torce pouco... os de aão carbono tbm ajudam, mas ae o peso faz a diferença...

                                          cara, acho que o reforão eh proibido sim… olha só a categoria st e std

                                          _2.17 é carroceria e chassi:

                                          ? proibida qualquer alteração na carroceria ou chassi/monobloco do veículo.

                                          são autorizados apenas acessórios que não alterem ou favore?am de qualquer forma o rendimento mecânico ou aerodin?mico do veículo._

                                          quanto maior o atrito, maior a tração(o ganho de velocidade apos os 200mts pode piorar com pneus largos, pois após isso dificilmente tração eh problema).. ou seja… pneus dianteiros largos e traseiros finos(215 max, e 185 min, pelo regulamento)

                                          claro que não adianta querer usar pneu lingui?a de uno né …

                                          tudo funciona meio que como uma balança... vc precisa achar o ponto em que tem um equil?brio de tração e tempo.

                                          tem um gol aqui de ctba, pro muller, q os preparadores dizem ter entre 350 e 400, eles usam 5 marchas e jah viraram 12,1… quando utilizaram 4, viravam 12,5...conversei bastante com um mecanico de lah, eles montaram um 4 marchas no jeito, calculos em pc, 3 etapas do paranense e mais de 4 relações em cada marcha foram testadas de todas as formas e combinações, montaram uma de 5, usaram 1? e 2? iguais, 3? e 4? mais curta e de 5? usaram a maior relação q eles tinham para quarta(dados não revelados)...

                                          q funciona funciona... mas como o ka disse em outro topico, esses turbo-a usam muitos quilos de chumbo na frente , no caso deles não eh diferente, soh 50kg no meio e 15kg em cada para-lama... hehehe ...vou tentar falar com eles devolta nessa etapa...

                                          bem, seria o caso de se perguntar o pq os gringos usam 2 marchas nos powerglide e não 5…

                                          além de que são 4 engrenagens pra quebrar, e não 5, menos anéis sincronizadores... se vc tiver sorte de dar um role qnd quebrar cambio, principalmente em vw, geralmente vc quebra no tranco qnd troca de marcha forçando (trocando muito rápido) ... eh uma coisa a menos pra quebrar.

                                          qnt a ter calculado no pc ... bem, relação de câmbio nao eh uma coisa 100% calculavel... se fosse assim o pessoal que corre em endurance nao teria as caaar?????simas caixas de câmbio e na mala um monte de relações diferentes até acertar 100%.

                                          sem comparação o torque e o poder de destracionar q um turbo-a tem em relação é um st, std… se andando por quase 150mts em primeira , ainda fica dificil de tracionar com um gol daqueles, imagino como deve ser usar 2 marchas nesse espaço... hehehehehe....

                                          muda muito isso de relação de marchas, depende bastante da faixa de torque e potencia do motor e da quantidade dos mesmos é disposição... lembrando q torque ajuda no deslocamento inicial e potencia no ganho de velocidade... fazendo grande diferença no escalonamento priorizando um dos dois...

                                          levando em conta o gasto na troca de 0,35s... em 5 1,75s... em 4, 1,4s... quanto serah q se ganha na rapidez da subida de giro e ganho de velocidade, usando 4 marchas mais curtas e uma quinta na veia de potencia...

                                          grande problema... experiencia e paciencia tbm são nessecidades...

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                                          com certeza … os turbo-a qnd tão inspirados varam a reta a 200 km/h lixando ... coisa linda huahuhauhau

                                          ...

                                          são 4 mudanças qnd vc faz num cambio de 5 marchas ... 1-2-3-4-5 (cada - eh uma mudança)... e 3 num cambio de 4... 1-2-3-4... são 0.35s... olha, isso é uma eternidade... se vc tiver a 200 km/h em 0.35s anda quase 20m...

                                          no deslocamento inicial o que vale é passar a maior potência possível pro ch?o...

                                          sugiro a você pesquisar nos tópicos de torque x potência pra ter uma idéia melhor sobre o assunto (eh cansativo pq eh grande).

                                          conselho, tudo eh lindo e maravilhoso, até qnd vc começa a fazer as coisas e sentir que o buraco é mais embaixo ... :ops: :ohoh: :p

                                          vc ve os nego montando carro e pensa ahh, é fácil, com um pouco de dedicação vc resolve tudo ... é uma meia-verdade... pq tem cada desafio cabeludo que dá até medo

                                          abração

                                          1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                          • O
                                            Ordones última edição por

                                            conselho, tudo eh lindo e maravilhoso, até qnd vc começa a fazer as coisas e sentir que o buraco é mais embaixo … :p :ops: :humpft:

                                            vc ve os nego montando carro e pensa ahh, é fácil, com um pouco de dedicação vc resolve tudo ... é uma meia-verdade... pq tem cada desafio cabeludo que dá até medo

                                            abração

                                            [snapback]311623[/snapback]

                                            eu que o diga…. além do que, o buraco financeiro também é bem mais embaixo.... :ohoh:

                                            1 Resposta Última resposta Responder Citar
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