Aspirados
-
corrigindo…
... agora q jah tem um motor e uma carroceria escolhidas, parta para a melhor parte.. fazer o motor... seria legal se vc(ou preparador da sua escolha) estudasse a fundo, pois temos motores a disposicao no brasil q muitos nem sequer gostam de mecher...
-
queh uma ideia?? haha é meio retardada .. mais la vai … ford ka zetec 2.0 16v com 4 tbi fueltech f1i pistao forjado biela de focus comandos crower stage 3 ou 4 e caixa de cambio de escort zetec.....
? uma receita parecida com a do escort do magoo que recentemente conseguiu chegar aos 194 cvs na roda sendo viavel andar na rua ... ;]
-
porra tem hora que penso nao seria mais facil um turbo hehehehe…..mais ta chegando a discução onde eu queria......saber da galera ideias opinioes é isso ai......mandem mais
-
sugiro uma coisa… desista de longitudional, vc naum ve q os caras tao se quebrando com eles...
pegue ou um golf iii/iv ou algum mais atual, tipo fox/polo... alem da melhora aerodinamica vcs tem vantagens com o uso de engrenagens retas no diferencial, o q segundo o sapinho, as helicoidas desperdicam forca no sentido axial...
pq desistir de longitudinal ??? dá pra vc fazer um aspirado longitudinal legal tb… os vw tem o motor numa posição que não atrapalha ... pegar um golf 3 ou 4, ou até mesmo um polo é excessivamente pesado tem muito acabamento interno que vc não pode tirar (teoricamente) que deixa o carro pesado... e 100kg dão uma puta diferença... o fox talvez seja uma idéia legal, embora ainda seja um pouco novo demais pra vc ter noção do quanto que a estrutura do carro ag?enta...
ou desista de vw e se vc tem dinheiro, invista em algum motor novo(gm todo mundo sabe q anda muito bem) parta para um ford ou fiat, qm sabe ateh um peugeot/citreon ou algo da sua escolha… claro, vc vai gastar mais, pois varias pecas naum saum disponiveis no brasil, ou importa ou faz sob encomenda e qdo os problemas aparecerem nao serah qualquer mecanico q saberah o pq de tal fato...
gm ford ou fiat ok … soh tem um detalhe quanto pug / citr?en... dependendo do nível de nacionalização das peças esses carros vão ser enquadrados na importados... dificilmente vai dar pra correr na std c/ eles.
e tem que escolher um citroen leve, tipo o saxo (que nao tem aqui no br)... ou o pug 106 que é compacto.
… agora q jah tem um motor e uma carroceria escolhidas, parta para a melhor parte.. fazer o motor seria legal se vc(ou preparador da sua escolha) estudasse a fundo, pois temos motores a disposicao no brasil q muitos nem sequer gostam de mecher...
... e agora, eh hora de colocar a tropa para esticar os musculos...
como???
suspensoes ultra avancadas(nosso amigo vicente pode lhe ajudar muito com isso, spr) aliados a bons pneus(o ivo andou testando os bridgestone, veja o topico no tecnica e manutencao de chassi e suspensao)...
a tropa tb precisa de chassi rígido pra não torcer e não deformar na hora de passar potência pro ch?o… dá até medo de ver um vw mi turbo andando, torce que é uma barbaridade (e vc soh vai entender o que eh um carro nao torcer quando andar num carro muito forte de fábrica, tipo lancer, wrx, mer?a sl, etc)
a suspensão do vicente é realmente legal, tanto que pretendo usar os amortecedores dele ..
pneus, não esque?a que quanto maior a área, maior o atrito.
cambios muito bem calculados e q resistam as intencoes de tracao e potencia… otimos lancamentos(200mts iniciais) sao essencias para um bom tempo de pista... o ideal eh usar pelo menos 3 de 5 marchas logo nos 200 mts... para prover um otimo lancamento e ganho de velocidade(tah ae o ganho na aerodinamica provida pela carroceria moderna, pois com boa penetracao vc pode abusar das marchas e ganhar velocidade mesmo com relacoes de 4 e 5 longas, pois bom lancamento qualquer carro pode ter, nos com motores tranversais o ganho eh maior atraves da melhor distribuicao de peso sobre o eixo de tracao e com engrenagens de dente reto um melhor aproveitamento do motor)...
cada troca de marcha custa tempo … o correto pra maximizar o rendimento é escalonar o câmbio de acordo com a curva de torque do motor... soh lembrando que os gol turbo a usam 4 marchas nos 402m...
.. agora com relacoes de cambio acertadas, suspensoes reguladas e no jeito, motor nos trinques… parte-se para a carroceria, distribuicao de peso deve ser uniforme para evitar maior tracao e/ou arrasto em um dos lados... sempre faca essa distribuicao com vc dentro do carro, e procure sempre manter o peso o mais possivel na dianteira, pois alem de melhorar a tracao vc ganha na reducao de atrito nas rodas traseiras... procure nao exagerar na inclinacao da carroceria, ajuste conforme o ganho/perda de tracao e o ganho de velocidade, pois muda-se bastante a aerodinamica e a distribuicao de peso do carro fazendo isso...
bom.. eh isso q veio na cabeca... devo ter escrito algo errado, eu to falando por observacao msm, escutar alguem com experiencia serah melhor...
t+ abracao, boa sorte com seu carro e muitos hp`s e baixos tempos de susseco pra vc...
[snapback]311323[/snapback]
o problema eh o tempo e dinheiro pra chegar num ponto de perfeição, como diriam os gringos : a state of art
[]s
-
não é pesado??? comparado com um gol quadrado???? é muuuito mais pesado, sim
[snapback]311287[/snapback]
são 950kg do gol caixa contra 980kg do passat.
qto a aero, se não me engano era 0,44 de cx pro gol contra 0,41 pro passat…
fora in?meras outras coisas diferentes q dão vantagem pro passat. não é ruim não, só menos usado.?
abraço.
[snapback]311292[/snapback]
pois é, são as tais das leeeendas urbanas hehehehe assim como dizem que saveiro caixa pesa 500 quilos e que omega antigo pesava 1700 quilos…que landau pesava 2 toneladas e meia e outras coisas assim hehehehehehe
ah, thiago: se vc acha que eu gosto de vw, saiba que eu desde criança (olha q faz tempo, hj sou tioz?o) sou fã ?rduo de passat. tive um gts 1.8 pointer 1986 que me custou quase o preão de um gol gts zero. paguei e não me arrependi. e vendi ele da mesma forma e ainda recebi o pagamento em dolar.
e nem comento sobre o gus hehehehe mais passateiro que esse cara eu nunca vi. o que ele falar em termos de passat, eu nem discuto, baixo as orelhas e fico queto.
-
nego aqui quando quer discordar é foda…..............
primeiro que carro nenhum vai pra pista sem aqueles aliviozinhos secretos, né................heheheee...........então desconsidera esses dados de fabrica ok? ?
segundo que eu já vê gol e passat subir em balança de 4 pontos e, acreditem: é beem mais pesado a merda do passat [snapback]311300[/snapback]
poxa, naum diga m.rda de passat …isso acaba ofendendo os donos e admiradores desse modelo
ps: além do que, a distribuição de peso do passat é horrível também…...e ainda tem a rigidez torcional de um passat da dácada de 80 contra um gol no mínimo uns 10 anos mais novo...............
mas tudo bem, se vcs querem andar de passat...........vão fundo
até onde eu sei a rigidez torcional de um gol, seja ele 10 ou até mesmo 15 anos mais novo naum é lá essas coisas tb…se já aparecem aos montes gol original com o tunel trincado, imagina com uma boa usina de força?
-
pq desistir de longitudinal ??? dá pra vc fazer um aspirado longitudinal legal tb… os vw tem o motor numa posição que não atrapalha ... pegar um golf 3 ou 4, ou até mesmo um polo é excessivamente pesado tem muito acabamento interno que vc não pode tirar (teoricamente) que deixa o carro pesado... e 100kg dão uma puta diferença... o fox talvez seja uma idéia legal, embora ainda seja um pouco novo demais pra vc ter noção do quanto que a estrutura do carro ag?enta...
[]s
[snapback]311487[/snapback]
lembrando q não to dando uma opinião exclusivamenta para categorias street s.. pois ele apenas mencionou montar um aspirado… hehehehe.. mas nao desmereão seu comentario... muito pelo contrario...
gm ford ou fiat ok … soh tem um detalhe quanto pug / citr?en... dependendo do nível de nacionalização das peças esses carros vão ser enquadrados na importados... dificilmente vai dar pra correr na std c/ eles.
e tem que escolher um citroen leve, tipo o saxo (que nao tem aqui no br)... ou o pug 106 que é compacto.
[]s
[snapback]311487[/snapback]
lembrando q o novo regulamento das street dianteiras(std, sttd-b, sttd-a) possibilita montar ateh um honda nacional com motor vtec japones tipo o do s2000
a tropa tb precisa de chassi rígido pra não torcer e não deformar na hora de passar potência pro ch?o… dá até medo de ver um vw mi turbo andando, torce que é uma barbaridade (e vc soh vai entender o que eh um carro nao torcer quando andar num carro muito forte de fábrica, tipo lancer, wrx, mer?a sl, etc)
a suspensão do vicente é realmente legal, tanto que pretendo usar os amortecedores dele ..
pneus, não esque?a que quanto maior a área, maior o atrito.
[]s
[snapback]311487[/snapback]
reforão estrutural não eh probido, sei q faz muita diferença sim…
um santo antonio de 6pontos feito em cr-mo alem de caro e leve, torce pouco... os de aão carbono tbm ajudam, mas ae o peso faz a diferença...
quanto maior o atrito, maior a tração(o ganho de velocidade apos os 200mts pode piorar com pneus largos, pois após isso dificilmente tração eh problema).. ou seja... pneus dianteiros largos e traseiros finos(215 max, e 185 min, pelo regulamento)
cada troca de marcha custa tempo … o correto pra maximizar o rendimento é escalonar o câmbio de acordo com a curva de torque do motor... soh lembrando que os gol turbo a usam 4 marchas nos 402m...
[]s
[snapback]311487[/snapback]
tem um gol aqui de ctba, pro muller, q os preparadores dizem ter entre 350 e 400, eles usam 5 marchas e jah viraram 12,1… quando utilizaram 4, viravam 12,5...conversei bastante com um mecanico de lah, eles montaram um 4 marchas no jeito, calculos em pc, 3 etapas do paranense e mais de 4 relações em cada marcha foram testadas de todas as formas e combinações, montaram uma de 5, usaram 1? e 2? iguais, 3? e 4? mais curta e de 5? usaram a maior relação q eles tinham para quarta(dados não revelados)...
q funciona funciona... mas como o ka disse em outro topico, esses turbo-a usam muitos quilos de chumbo na frente , no caso deles não eh diferente, soh 50kg no meio e 15kg em cada para-lama... hehehe ...vou tentar falar com eles devolta nessa etapa...
sem comparação o torque e o poder de destracionar q um turbo-a tem em relação é um st, std... se andando por quase 150mts em primeira , ainda fica dificil de tracionar com um gol daqueles, imagino como deve ser usar 2 marchas nesse espaço... hehehehehe....
muda muito isso de relação de marchas, depende bastante da faixa de torque e potencia do motor e da quantidade dos mesmos é disposição... lembrando q torque ajuda no deslocamento inicial e potencia no ganho de velocidade... fazendo grande diferença no escalonamento priorizando um dos dois...
levando em conta o gasto na troca de 0,35s... em 5 1,75s... em 4, 1,4s... quanto serah q se ganha na rapidez da subida de giro e ganho de velocidade, usando 4 marchas mais curtas e uma quinta na veia de potencia...
o problema eh o tempo e dinheiro pra chegar num ponto de perfeição, como diriam os gringos : a state of art
[]s
[snapback]311487[/snapback]
grande problema… experiencia e paciencia tbm são nessecidades...
-
lembrando q não to dando uma opinião exclusivamenta para categorias street s.. pois ele apenas mencionou montar um aspirado… hehehehe.. mas nao desmereão seu comentario... muito pelo contrario...
lembrando q o novo regulamento das street dianteiras(std, sttd-b, sttd-a) possibilita montar ateh um honda nacional com motor vtec japones tipo o do s2000
reforão estrutural não eh probido, sei q faz muita diferença sim...
um santo antonio de 6pontos feito em cr-mo alem de caro e leve, torce pouco... os de aão carbono tbm ajudam, mas ae o peso faz a diferença...
cara, acho que o reforão eh proibido sim… olha só a categoria st e std
_2.17 é carroceria e chassi:
? proibida qualquer alteração na carroceria ou chassi/monobloco do veículo.
são autorizados apenas acessórios que não alterem ou favore?am de qualquer forma o rendimento mecânico ou aerodin?mico do veículo._
quanto maior o atrito, maior a tração(o ganho de velocidade apos os 200mts pode piorar com pneus largos, pois após isso dificilmente tração eh problema).. ou seja… pneus dianteiros largos e traseiros finos(215 max, e 185 min, pelo regulamento)
claro que não adianta querer usar pneu lingui?a de uno né …
tudo funciona meio que como uma balança... vc precisa achar o ponto em que tem um equil?brio de tração e tempo.
tem um gol aqui de ctba, pro muller, q os preparadores dizem ter entre 350 e 400, eles usam 5 marchas e jah viraram 12,1… quando utilizaram 4, viravam 12,5...conversei bastante com um mecanico de lah, eles montaram um 4 marchas no jeito, calculos em pc, 3 etapas do paranense e mais de 4 relações em cada marcha foram testadas de todas as formas e combinações, montaram uma de 5, usaram 1? e 2? iguais, 3? e 4? mais curta e de 5? usaram a maior relação q eles tinham para quarta(dados não revelados)...
q funciona funciona... mas como o ka disse em outro topico, esses turbo-a usam muitos quilos de chumbo na frente , no caso deles não eh diferente, soh 50kg no meio e 15kg em cada para-lama... hehehe ...vou tentar falar com eles devolta nessa etapa...
bem, seria o caso de se perguntar o pq os gringos usam 2 marchas nos powerglide e não 5…
além de que são 4 engrenagens pra quebrar, e não 5, menos anéis sincronizadores... se vc tiver sorte de dar um role qnd quebrar cambio, principalmente em vw, geralmente vc quebra no tranco qnd troca de marcha forçando (trocando muito rápido) ... eh uma coisa a menos pra quebrar.
qnt a ter calculado no pc ... bem, relação de câmbio nao eh uma coisa 100% calculavel... se fosse assim o pessoal que corre em endurance nao teria as caaar?????simas caixas de câmbio e na mala um monte de relações diferentes até acertar 100%.
sem comparação o torque e o poder de destracionar q um turbo-a tem em relação é um st, std… se andando por quase 150mts em primeira , ainda fica dificil de tracionar com um gol daqueles, imagino como deve ser usar 2 marchas nesse espaço... hehehehehe....
muda muito isso de relação de marchas, depende bastante da faixa de torque e potencia do motor e da quantidade dos mesmos é disposição... lembrando q torque ajuda no deslocamento inicial e potencia no ganho de velocidade... fazendo grande diferença no escalonamento priorizando um dos dois...
levando em conta o gasto na troca de 0,35s... em 5 1,75s... em 4, 1,4s... quanto serah q se ganha na rapidez da subida de giro e ganho de velocidade, usando 4 marchas mais curtas e uma quinta na veia de potencia...
grande problema... experiencia e paciencia tbm são nessecidades...
[snapback]311591[/snapback]
com certeza … os turbo-a qnd tão inspirados varam a reta a 200 km/h lixando ... coisa linda huahuhauhau
...
são 4 mudanças qnd vc faz num cambio de 5 marchas ... 1-2-3-4-5 (cada - eh uma mudança)... e 3 num cambio de 4... 1-2-3-4... são 0.35s... olha, isso é uma eternidade... se vc tiver a 200 km/h em 0.35s anda quase 20m...
no deslocamento inicial o que vale é passar a maior potência possível pro ch?o...
sugiro a você pesquisar nos tópicos de torque x potência pra ter uma idéia melhor sobre o assunto (eh cansativo pq eh grande).
conselho, tudo eh lindo e maravilhoso, até qnd vc começa a fazer as coisas e sentir que o buraco é mais embaixo ...
vc ve os nego montando carro e pensa ahh, é fácil, com um pouco de dedicação vc resolve tudo ... é uma meia-verdade... pq tem cada desafio cabeludo que dá até medo
abração
-
conselho, tudo eh lindo e maravilhoso, até qnd vc começa a fazer as coisas e sentir que o buraco é mais embaixo …
vc ve os nego montando carro e pensa ahh, é fácil, com um pouco de dedicação vc resolve tudo ... é uma meia-verdade... pq tem cada desafio cabeludo que dá até medo
abração
[snapback]311623[/snapback]
eu que o diga…. além do que, o buraco financeiro também é bem mais embaixo....
-
-
vivendo e aprendendo… errando e se fudendo...
não sei se vale, mas nas categorias em q se pode utilizar gaiola de amarração, no regulamento consta infos geralmente na parte de segurança... veja o regulamento da turbo-a... tah assim:
7.17 é carroceria e chassi:
? proibida qualquer alteração na carroceria ou chassi/monobloco do veículo.
são autorizados apenas acessórios que não alterem de qualquer forma o rendimento mecânico ou aerodin?mico do veículo.
também presente nas categorias std e st... mas falando de santo antonio está assim na turbo-a...
7.22 é segurança:
fica obrigatério o uso de santant?nio ou gaiola de sobrevivóncia para todos os veículos que baixarem do tempo de: 11.000. esta gaiola de sobrevivóncia deve ter a cada cano um furo de 5 mm para conferencia da espessura mínima de 2mm para aão carbono e 1,2 mm para cromo molibd?nio do cano.
por dedução clara: a utilização ou não de santo antonio fica a crit?rio dos donos do carro na categorias onde seu uso não eh obrig?torio...
estando certo ou não... pq eh q os pro stock s usam cambios de 5 marchas e não os powerglide de 2 ou 3???? tamo falando de carro com 300hp +ou-... o uso de poucas marchas soh faz as relações se alongarem e conseq?entemente o carro ser mais lerdo para ganhar velocidade... em pc q digo foi medido o carro no dino, vistas as curvas de torque e potencia, e estabelecidas algumas relações para testes praticos, com base em aproveitamento maximo de torque e potencia...
t+ abração
tah ficando legal isso...
-
vivendo e aprendendo… errando e se fudendo...
não sei se vale, mas nas categorias em q se pode utilizar gaiola de amarração, no regulamento consta infos geralmente na parte de segurança... veja o regulamento da turbo-a... tah assim:
7.17 é carroceria e chassi:
? proibida qualquer alteração na carroceria ou chassi/monobloco do veículo.
são autorizados apenas acessórios que não alterem de qualquer forma o rendimento mecânico ou aerodin?mico do veículo.
também presente nas categorias std e st... mas falando de santo antonio está assim na turbo-a...
7.22 é segurança:
fica obrigatério o uso de santant?nio ou gaiola de sobrevivóncia para todos os veículos que baixarem do tempo de: 11.000. esta gaiola de sobrevivóncia deve ter a cada cano um furo de 5 mm para conferencia da espessura mínima de 2mm para aão carbono e 1,2 mm para cromo molibd?nio do cano.
por dedução clara: a utilização ou não de santo antonio fica a crit?rio dos donos do carro na categorias onde seu uso não eh obrig?torio...
estando certo ou não... pq eh q os pro stock s usam cambios de 5 marchas e não os powerglide de 2 ou 3???? tamo falando de carro com 300hp +ou-... o uso de poucas marchas soh faz as relações se alongarem e conseq?entemente o carro ser mais lerdo para ganhar velocidade... em pc q digo foi medido o carro no dino, vistas as curvas de torque e potencia, e estabelecidas algumas relações para testes praticos, com base em aproveitamento maximo de torque e potencia...
t+ abração
tah ficando legal isso...
[snapback]311686[/snapback]
nem arriscaria chegar c/ meu carro amarrado c/ santo antonio pq os kras iam querer jogar na drag light ..
dedução nesses casos não adianta, regulamento é regulamento e ponto final.. se o fiscal for encrespar com vc, fudeu, nao tem conversa… se vc ganha e os nego fazem reclamação depois vc é desclassificado... e por aí vai.
o uso de poucas marchas soh faz as relações se alongarem... depende do escalonamento...
a marcha tem que ser longa o suficiente pra vc não destracionar e passar durante um período x o máximo possível de potência pro chão ... quanto mais potência puder passar, com menos marchas, melhor (até certo ponto heheeh) não fosse assim os japoneses não apostariam nas transmissões continuamente variaveis (cvt)...
em suma : trocar de marcha custa tempo, o negócio eh achar um escalonamento que propicie uma situação na qual vc troque de marcha o menos possível e não perca tempo na aceleração...
abrax
-
me recordo q até ano passado o regulamento da turbo-a não possuia essa exigencia de santo antonio para carros q virassem menos de 11s, e alguns carros andavam com santo antonio(inclusive o caca daud e seu antigo gol xalera)…
esse negocio de fiscal encrespar soh acontece em são paulo, aqui dificilmente se veh algum carro q andou fora do regulamento e ficaram quietos... ou passa na vistoria ou muda de categoria... lembro q tempo atras fizeram pente fino na sttd-b.. sobraram 5 carros... tempo depois na std tbm fizeram, sobrou 1... o tuotto pega pesado na vistoria...
t+
-
vc tem razão sobre conversa de autodromo… tempo atras meu primo veio falando q o gol do everson tava com 1200 e poko hp s(na epoca da ats e 8v ainda)... hiuhauhaiuhaiuha a ria tanto dele... e ele falando..
-mas vai lah piah e pergunta pro cara do restaurante, ele disse q eh cunhado do everson ... hauhhuaiuhaiuhhuaiuhahu e muitas outras estorias cabeludas q jah ouvi no aic q sinto vergonha de contar pra pessoas...
e sobre as marchas... tem raz?o... o q importa eh passar ao chão potencia... isso eu sei, mas não adianta passar potencia para o chão mas o ganho de velocidade ser lento... pra fazer tempo bom tem q andar no limite sem destracionar... com aspirados(q eh o foco do topico) dificilmente se destraciona de 3? marcha pra cima... em 2? soh os mais apimentados e qdo a relação eh curta demais... eh nessas q se define relação e quantidade de marchas, não adianta usa 10 marchas pra ganhar velocidade rapido, como não adianta usar 1 pra não destracionar...
por favor, não vamos estressar o topico...(não q vc ou eu estejamos fazendo isso, mas a m? interpreettaa??çãoo pode dificultar)...
t+ abração....
-
finan?as, esse é ponto.
maaas num aspirad?o, já vê pensando em 1 borboleta pra cada cilindro, cabeçote top com tudo q tem direito… ai vc ve a finan?a se faz carbura ou ie, apesar q hj se vc comprar umas weber novas sai o preão de fazer com ie.
[snapback]311684[/snapback]
pois é, sei que vc ta na mesma situação que eu… vontade: enorme... sonho: ter o carro do seu jeito, turbo ou aspro, com uma performance que vc goste e mesmo assim com segurança. gargalo: pra fazer bem feito, $$$... ainda mais no meu caso, que é motor que não é comum no br....