Aspirados
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lembrando q não to dando uma opinião exclusivamenta para categorias street s.. pois ele apenas mencionou montar um aspirado… hehehehe.. mas nao desmereão seu comentario... muito pelo contrario...
lembrando q o novo regulamento das street dianteiras(std, sttd-b, sttd-a) possibilita montar ateh um honda nacional com motor vtec japones tipo o do s2000
reforão estrutural não eh probido, sei q faz muita diferença sim...
um santo antonio de 6pontos feito em cr-mo alem de caro e leve, torce pouco... os de aão carbono tbm ajudam, mas ae o peso faz a diferença...
cara, acho que o reforão eh proibido sim… olha só a categoria st e std
_2.17 é carroceria e chassi:
? proibida qualquer alteração na carroceria ou chassi/monobloco do veículo.
são autorizados apenas acessórios que não alterem ou favore?am de qualquer forma o rendimento mecânico ou aerodin?mico do veículo._
quanto maior o atrito, maior a tração(o ganho de velocidade apos os 200mts pode piorar com pneus largos, pois após isso dificilmente tração eh problema).. ou seja… pneus dianteiros largos e traseiros finos(215 max, e 185 min, pelo regulamento)
claro que não adianta querer usar pneu lingui?a de uno né …
tudo funciona meio que como uma balança... vc precisa achar o ponto em que tem um equil?brio de tração e tempo.
tem um gol aqui de ctba, pro muller, q os preparadores dizem ter entre 350 e 400, eles usam 5 marchas e jah viraram 12,1… quando utilizaram 4, viravam 12,5...conversei bastante com um mecanico de lah, eles montaram um 4 marchas no jeito, calculos em pc, 3 etapas do paranense e mais de 4 relações em cada marcha foram testadas de todas as formas e combinações, montaram uma de 5, usaram 1? e 2? iguais, 3? e 4? mais curta e de 5? usaram a maior relação q eles tinham para quarta(dados não revelados)...
q funciona funciona... mas como o ka disse em outro topico, esses turbo-a usam muitos quilos de chumbo na frente , no caso deles não eh diferente, soh 50kg no meio e 15kg em cada para-lama... hehehe ...vou tentar falar com eles devolta nessa etapa...
bem, seria o caso de se perguntar o pq os gringos usam 2 marchas nos powerglide e não 5…
além de que são 4 engrenagens pra quebrar, e não 5, menos anéis sincronizadores... se vc tiver sorte de dar um role qnd quebrar cambio, principalmente em vw, geralmente vc quebra no tranco qnd troca de marcha forçando (trocando muito rápido) ... eh uma coisa a menos pra quebrar.
qnt a ter calculado no pc ... bem, relação de câmbio nao eh uma coisa 100% calculavel... se fosse assim o pessoal que corre em endurance nao teria as caaar?????simas caixas de câmbio e na mala um monte de relações diferentes até acertar 100%.
sem comparação o torque e o poder de destracionar q um turbo-a tem em relação é um st, std… se andando por quase 150mts em primeira , ainda fica dificil de tracionar com um gol daqueles, imagino como deve ser usar 2 marchas nesse espaço... hehehehehe....
muda muito isso de relação de marchas, depende bastante da faixa de torque e potencia do motor e da quantidade dos mesmos é disposição... lembrando q torque ajuda no deslocamento inicial e potencia no ganho de velocidade... fazendo grande diferença no escalonamento priorizando um dos dois...
levando em conta o gasto na troca de 0,35s... em 5 1,75s... em 4, 1,4s... quanto serah q se ganha na rapidez da subida de giro e ganho de velocidade, usando 4 marchas mais curtas e uma quinta na veia de potencia...
grande problema... experiencia e paciencia tbm são nessecidades...
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com certeza … os turbo-a qnd tão inspirados varam a reta a 200 km/h lixando ... coisa linda huahuhauhau
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são 4 mudanças qnd vc faz num cambio de 5 marchas ... 1-2-3-4-5 (cada - eh uma mudança)... e 3 num cambio de 4... 1-2-3-4... são 0.35s... olha, isso é uma eternidade... se vc tiver a 200 km/h em 0.35s anda quase 20m...
no deslocamento inicial o que vale é passar a maior potência possível pro ch?o...
sugiro a você pesquisar nos tópicos de torque x potência pra ter uma idéia melhor sobre o assunto (eh cansativo pq eh grande).
conselho, tudo eh lindo e maravilhoso, até qnd vc começa a fazer as coisas e sentir que o buraco é mais embaixo ...
vc ve os nego montando carro e pensa ahh, é fácil, com um pouco de dedicação vc resolve tudo ... é uma meia-verdade... pq tem cada desafio cabeludo que dá até medo
abração
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conselho, tudo eh lindo e maravilhoso, até qnd vc começa a fazer as coisas e sentir que o buraco é mais embaixo …
vc ve os nego montando carro e pensa ahh, é fácil, com um pouco de dedicação vc resolve tudo ... é uma meia-verdade... pq tem cada desafio cabeludo que dá até medo
abração
[snapback]311623[/snapback]
eu que o diga…. além do que, o buraco financeiro também é bem mais embaixo....
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vivendo e aprendendo… errando e se fudendo...
não sei se vale, mas nas categorias em q se pode utilizar gaiola de amarração, no regulamento consta infos geralmente na parte de segurança... veja o regulamento da turbo-a... tah assim:
7.17 é carroceria e chassi:
? proibida qualquer alteração na carroceria ou chassi/monobloco do veículo.
são autorizados apenas acessórios que não alterem de qualquer forma o rendimento mecânico ou aerodin?mico do veículo.
também presente nas categorias std e st... mas falando de santo antonio está assim na turbo-a...
7.22 é segurança:
fica obrigatério o uso de santant?nio ou gaiola de sobrevivóncia para todos os veículos que baixarem do tempo de: 11.000. esta gaiola de sobrevivóncia deve ter a cada cano um furo de 5 mm para conferencia da espessura mínima de 2mm para aão carbono e 1,2 mm para cromo molibd?nio do cano.
por dedução clara: a utilização ou não de santo antonio fica a crit?rio dos donos do carro na categorias onde seu uso não eh obrig?torio...
estando certo ou não... pq eh q os pro stock s usam cambios de 5 marchas e não os powerglide de 2 ou 3???? tamo falando de carro com 300hp +ou-... o uso de poucas marchas soh faz as relações se alongarem e conseq?entemente o carro ser mais lerdo para ganhar velocidade... em pc q digo foi medido o carro no dino, vistas as curvas de torque e potencia, e estabelecidas algumas relações para testes praticos, com base em aproveitamento maximo de torque e potencia...
t+ abração
tah ficando legal isso...
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vivendo e aprendendo… errando e se fudendo...
não sei se vale, mas nas categorias em q se pode utilizar gaiola de amarração, no regulamento consta infos geralmente na parte de segurança... veja o regulamento da turbo-a... tah assim:
7.17 é carroceria e chassi:
? proibida qualquer alteração na carroceria ou chassi/monobloco do veículo.
são autorizados apenas acessórios que não alterem de qualquer forma o rendimento mecânico ou aerodin?mico do veículo.
também presente nas categorias std e st... mas falando de santo antonio está assim na turbo-a...
7.22 é segurança:
fica obrigatério o uso de santant?nio ou gaiola de sobrevivóncia para todos os veículos que baixarem do tempo de: 11.000. esta gaiola de sobrevivóncia deve ter a cada cano um furo de 5 mm para conferencia da espessura mínima de 2mm para aão carbono e 1,2 mm para cromo molibd?nio do cano.
por dedução clara: a utilização ou não de santo antonio fica a crit?rio dos donos do carro na categorias onde seu uso não eh obrig?torio...
estando certo ou não... pq eh q os pro stock s usam cambios de 5 marchas e não os powerglide de 2 ou 3???? tamo falando de carro com 300hp +ou-... o uso de poucas marchas soh faz as relações se alongarem e conseq?entemente o carro ser mais lerdo para ganhar velocidade... em pc q digo foi medido o carro no dino, vistas as curvas de torque e potencia, e estabelecidas algumas relações para testes praticos, com base em aproveitamento maximo de torque e potencia...
t+ abração
tah ficando legal isso...
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nem arriscaria chegar c/ meu carro amarrado c/ santo antonio pq os kras iam querer jogar na drag light ..
dedução nesses casos não adianta, regulamento é regulamento e ponto final.. se o fiscal for encrespar com vc, fudeu, nao tem conversa… se vc ganha e os nego fazem reclamação depois vc é desclassificado... e por aí vai.
o uso de poucas marchas soh faz as relações se alongarem... depende do escalonamento...
a marcha tem que ser longa o suficiente pra vc não destracionar e passar durante um período x o máximo possível de potência pro chão ... quanto mais potência puder passar, com menos marchas, melhor (até certo ponto heheeh) não fosse assim os japoneses não apostariam nas transmissões continuamente variaveis (cvt)...
em suma : trocar de marcha custa tempo, o negócio eh achar um escalonamento que propicie uma situação na qual vc troque de marcha o menos possível e não perca tempo na aceleração...
abrax
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me recordo q até ano passado o regulamento da turbo-a não possuia essa exigencia de santo antonio para carros q virassem menos de 11s, e alguns carros andavam com santo antonio(inclusive o caca daud e seu antigo gol xalera)…
esse negocio de fiscal encrespar soh acontece em são paulo, aqui dificilmente se veh algum carro q andou fora do regulamento e ficaram quietos... ou passa na vistoria ou muda de categoria... lembro q tempo atras fizeram pente fino na sttd-b.. sobraram 5 carros... tempo depois na std tbm fizeram, sobrou 1... o tuotto pega pesado na vistoria...
t+
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vc tem razão sobre conversa de autodromo… tempo atras meu primo veio falando q o gol do everson tava com 1200 e poko hp s(na epoca da ats e 8v ainda)... hiuhauhaiuhaiuha a ria tanto dele... e ele falando..
-mas vai lah piah e pergunta pro cara do restaurante, ele disse q eh cunhado do everson ... hauhhuaiuhaiuhhuaiuhahu e muitas outras estorias cabeludas q jah ouvi no aic q sinto vergonha de contar pra pessoas...
e sobre as marchas... tem raz?o... o q importa eh passar ao chão potencia... isso eu sei, mas não adianta passar potencia para o chão mas o ganho de velocidade ser lento... pra fazer tempo bom tem q andar no limite sem destracionar... com aspirados(q eh o foco do topico) dificilmente se destraciona de 3? marcha pra cima... em 2? soh os mais apimentados e qdo a relação eh curta demais... eh nessas q se define relação e quantidade de marchas, não adianta usa 10 marchas pra ganhar velocidade rapido, como não adianta usar 1 pra não destracionar...
por favor, não vamos estressar o topico...(não q vc ou eu estejamos fazendo isso, mas a m? interpreettaa??çãoo pode dificultar)...
t+ abração....
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finan?as, esse é ponto.
maaas num aspirad?o, já vê pensando em 1 borboleta pra cada cilindro, cabeçote top com tudo q tem direito… ai vc ve a finan?a se faz carbura ou ie, apesar q hj se vc comprar umas weber novas sai o preão de fazer com ie.
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pois é, sei que vc ta na mesma situação que eu… vontade: enorme... sonho: ter o carro do seu jeito, turbo ou aspro, com uma performance que vc goste e mesmo assim com segurança. gargalo: pra fazer bem feito, $$$... ainda mais no meu caso, que é motor que não é comum no br....