Projeto: gol turbo-c com motor 1.675cc
-
buddy…......tu ta passando muito tempo na internet cara.....tu fala que quer um projeto simples, que nao quer gastar pra montar teu motor e depois cem com essas ideias maluca de cortar, encher.....sei la mais o que.... sai disso cara........é caro e fica uma merda....
abre um topico, coloca todas as peças que voce tem em mãos e qual sua intenção de montagem, peças, verba e portencia pretendida... te garanto que aí sim vai sair ideia boa pra voce.
abraço.
grande goiano.estas idéias são suposições.tenho matutado sobre soluçôes para estes motores 1.7.e resolvi compartilhar as idéias com vcs aqui.tendo em vista que seu tópico justamente é sobre o tema 1.7,por isto dei estas idéias.vc viu o lance das bielas que falei,da familia gm 1 e 2 é numa destas,algúmas poderiam lhe servir.e este lance que ninguém havia cogitado,de retrabalhar colo de mancais?goiano,isto de retrabalhar vira,no começo muitos torciam o nariz,quando começou-se a fazer.porém,hoje as técnicas estão muito melhores que as do começo.e tem gente melhor especializada, em fazer este tipo de serviço.tem retificas em sampa,que são pioneiras em executar este tipo de trabalho.por isto que quando me surgiu esta idéia,eu resolvi compartilhar com vc aqui.mas vcs não compreenderam o espírito da coisa,pensando que estaria somente querendo discutir o meu motor e não estaria querendo lhe ajudar no seu projeto.não é nada disto.minha intenção é participar,somar e dividir conhecimentos.para vc vê,este trampo de retrabalhar colo de vira,já existe a muitos anos.e isto ninguém cogitou anteriormente.numa destas poderia ser uma saída pra vc poder usar aquelas bielas do opala,que vc cogitou no iníco do tópico.e que não serviram,justamente por causa dos colos dos mancais serem maiores.vcs viram que uma coisa puxa a outra? pois é,bastou eu dar esta idéia,para aparecer o camarada matt5 e dar uma outra idéia,de embuchamento de biela.coisa que eu desconhecia.e nestas idéias que surgem,a gente vai levantando idéias que podem muito bem serem plausíveis de se usar.agora,o que não dá, é achar que tudo que a gente diz por aqui é querer desvirtuar.pois daí já nem sei mais o que é ajudar aos tópicos ou o que seria desvirtuar para algúns aqui.creio que é discutindo e debatendo conhecimentos é que a gente cresce.e outra coisa: vcs se esquecem,que muitas das coisas que hoje se usam em preparações,surgiram justamente de experimentações que deram certo.e que em algúm momento, algúm maluco tentou anteriormente e a coisa funcionou.daí muitos que torciam o nariz para aquela idéia à príncipio,passaram a copiar a coisa(encher colos de virabrequim e usar bielas de kd eram uma destas).sei também que em preparação de motores,o que mais existe ainda(infelizmente),são preparadores arrogantes e metidos(claro que este não é seu caso goiano .e dos demais amigos aqui),mas existe muito preconceito no nosso meio sim. as vezes a idéia de um coléga não é aceita,por simples preconceito. mas tudo bem,não vou mais falar mais de nada não.deixa que vou descobrindo soluções por aqui e caso vcs quiserem compartilhar,eu estou pronto para dividir e somar novas idéias,ok? forte abraço
-
buddy…......tu ta passando muito tempo na internet cara.....tu fala que quer um projeto simples, que nao quer gastar pra montar teu motor e depois cem com essas ideias maluca de cortar, encher.....sei la mais o que.... sai disso cara........é caro e fica uma merda....
abre um topico, coloca todas as peças que voce tem em mãos e qual sua intenção de montagem, peças, verba e portencia pretendida... te garanto que aí sim vai sair ideia boa pra voce.
abraço.
grande goiano.estas idéias são suposições.tenho matutado sobre soluçôes para estes motores 1.7.e resolvi compartilhar as idéias com vcs aqui.tendo em vista que seu tópico justamente é sobre o tema 1.7,por isto dei estas idéias.vc viu o lance das bielas que falei,da familia gm 1 e 2 é numa destas,algúmas poderiam lhe servir.e este lance que ninguém havia cogitado,de retrabalhar colo de mancais?goiano,isto de retrabalhar vira,no começo muitos torciam o nariz,quando começou-se a fazer.porém,hoje as técnicas estão muito melhores que as do começo.e tem gente melhor especializada, em fazer este tipo de serviço.tem retificas em sampa,que são pioneiras em executar este tipo de trabalho.por isto que quando me surgiu esta idéia,eu resolvi compartilhar com vc aqui.mas vcs não compreenderam o espírito da coisa,pensando que estaria somente querendo discutir o meu motor e não estaria querendo lhe ajudar no seu projeto.não é nada disto.minha intenção é participar,somar e dividir conhecimentos.para vc vê,este trampo de retrabalhar colo de vira,já existe a muitos anos.e isto ninguém cogitou anteriormente.numa destas poderia ser uma saída pra vc poder usar aquelas bielas do opala,que vc cogitou no iníco do tópico.e que não serviram,justamente por causa dos colos dos mancais serem maiores.vcs viram que uma coisa puxa a outra? pois é,bastou eu dar esta idéia,para aparecer o camarada matt5 e dar uma outra idéia,de embuchamento de biela.coisa que eu desconhecia.e nestas idéias que surgem,a gente vai levantando idéias que podem muito bem serem plausíveis de se usar.agora,o que não dá, é achar que tudo que a gente diz por aqui é querer desvirtuar.pois daí já nem sei mais o que é ajudar aos tópicos ou o que seria desvirtuar para algúns aqui.creio que é discutindo e debatendo conhecimentos é que a gente cresce.e outra coisa: vcs se esquecem,que muitas das coisas que hoje se usam em preparações,surgiram justamente de experimentações que deram certo.e que em algúm momento, algúm maluco tentou anteriormente e a coisa funcionou.daí muitos que torciam o nariz para aquela idéia à príncipio,passaram a copiar a coisa(encher colos de virabrequim e usar bielas de kd eram uma destas).sei também que em preparação de motores,o que mais existe ainda(infelizmente),são preparadores arrogantes e metidos(claro que este não é seu caso goiano .e dos demais amigos aqui),mas existe muito preconceito no nosso meio sim. as vezes a idéia de um coléga não é aceita,por simples preconceito. mas tudo bem,não vou mais falar mais de nada não.deixa que vou descobrindo soluções por aqui e caso vcs quiserem compartilhar,eu estou pronto para dividir e somar novas idéias,ok? forte abraço
sem paragrafos e muito comprida, não li.
-
abraço.
sem paragrafos e muito comprida, não li.
boa noite
olha coléga,numa boa? isto aqui(até onde eu sei)não é fórum de correções gramaticais ou de troca de informações sobre lingua portuguêsa.até onde eu sei,trata-se de site sobre trocas de informações sobre preparação.outra coisa,a mensagem não foi dirigida a vossa pessoa.ou seja,o caro coléga não é obrigado a ler nada de que eu postei agora,se de todo o caso,vc ainda sim quiser saber o que eu escreví.basta me falar onde é que o coléga não entendeu o que estava escrito.que numa destas, posso tentar desenhar ,para ver se o caro coléga consegue compreender abraços
-
seguinte, coléga :
1 - isto aqui é um fórum, onde quem participa busca apreender informações. você pode fazer isso por meio de perguntas. porém, se você não se faz inteligível, como espera obter uma resposta? isso aqui não é fórum de lingua portuguesa, porém também não é o fórum games uol . além disso, o parágrafo nem é tão dificil de usar, e particularmente em fóruns, facilita passar a mensagem de forma clara, o que toma menos tempo de quem lê. chato ficar decifrando hieróglifos. perceba que nem falei de silogismo
2 - o propósito do fórum, até onde sei, é a construção de um banco de dados comum. se o sr. deseja mesmo contribuir pra este banco de dados, não seria melhor faze-lo de forma que todos entendam? se eu estou lendo o tópico, deve haver um aspecto dele que me interessa. se não quer escrever direito por você, escreva pelo colega forista que quer aprender algo. não precisa desenhar não, só escrever usando o alfabeto da forma certa serve.
3 - o tópico, como me consta, também não é dirigido à vossa pessoa e, mesmo que fosse, isto é um fórum. por conseguinte, visto que isto é um fórum, que busca levantar um banco de dados de interesse comum, tenho tanto direito quanto o senhor tem de intervir na discussão. o próprio dono do tópico pediu que o sr. fizesse um tópico pra sí proprio, de forma que não tumultuasse o saneamento de suas questões. entendo que quem faltou com a cortesia aqui foi o sr., com constantes posts ilegíveis que pouco tem a ver com o assunto discutido.
resumindo, no popular: se não ajuda, não atrapalha.
abraços.
-
seguinte, coléga :
1 - isto aqui é um fórum, onde quem participa busca apreender informações. você pode fazer isso por meio de perguntas. porém, se você não se faz inteligível, como espera obter uma resposta? isso aqui não é fórum de lingua portuguesa, porém também não é o fórum games uol . além disso, o parágrafo nem é tão dificil de usar, e particularmente em fóruns, facilita passar a mensagem de forma clara, o que toma menos tempo de quem lê. chato ficar decifrando hieróglifos. perceba que nem falei de silogismo
2 - o propósito do fórum, até onde sei, é a construção de um banco de dados comum. se o sr. deseja mesmo contribuir pra este banco de dados, não seria melhor faze-lo de forma que todos entendam? se eu estou lendo o tópico, deve haver um aspecto dele que me interessa. se não quer escrever direito por você, escreva pelo colega forista que quer aprender algo. não precisa desenhar não, só escrever usando o alfabeto da forma certa serve.
3 - o tópico, como me consta, também não é dirigido à vossa pessoa e, mesmo que fosse, isto é um fórum. por conseguinte, visto que isto é um fórum, que busca levantar um banco de dados de interesse comum, tenho tanto direito quanto o senhor tem de intervir na discussão. o próprio dono do tópico pediu que o sr. fizesse um tópico pra sí proprio, de forma que não tumultuasse o saneamento de suas questões. entendo que quem faltou com a cortesia aqui foi o sr., com constantes posts ilegíveis que pouco tem a ver com o assunto discutido.
resumindo, no popular: se não ajuda, não atrapalha.
abraços.
o coléga,não vou ficar discutindo com vossa excelência, não.a minha intenção aqui era e sempre foi de ajudar (com o pouquinho do conhecimento que tenho em mecânica)agora,eu não sei onde sr. viu eu disvirtuar algo por aqui.ao que me parece quem disvirtuou algo por aqui,foi sr..À partir do momento em que sr. veio quotar mensagens minhas,que nem se quer foram dirigidas a vossa pessoa,para falar de coisas que não são pertinentes assunto do tópico.e ainda por cima,no intuito de querer me ironizar.justamente por eu não saber escrever bonitinho como o caro coléga deseja que eu escreva.reintero,o coléga não é obrigado a ler o que eu escreví ou escrevo por aqui.até onde sei,isto aqui é um fórum aberto,onde todos podem participar e postar.quando fiz meu cadastro aqui,não ví em nenhum lugar,escrito que aqui só poderiam participar os sábios e doutos da lingua portuguêsa pois se assim o for,tenha bondade de me auxiliar a cancelar o meu cadastro por aqui e deletar todos os meus posts.uma vez que como o caro coléga mesmo disse,estes são inelegíveis ou estão escritos em hieroglífos.
olha,desde a época em que me cadastrei por aqui,percebí que existem muitos colégas,que tem muito compromisso com o fórum e sempre estão dispostos à auxiliar naquilo que eles podem.só que por muito tempo eu me ausentei daqui.justamente por conta de pessoas,que são cheios de querer ser os detentores do conhecimento,da razão e da verdade.e que são cheios de ironia.e que em suma,estes,não vejo auxiliarem em nada nos tópicos que muitos users abrem por aqui.muito pelo contrário,são cheios de bancar o professor pasquale e gramatiqueiros de fórum.ironizando e afungentando as pessoas de postarem aqui.outra coisa,em nenhuma ocasião,me lembro de sequer ter interagido contigo.para que vc viesse tomar a liberdade,de querer ironizar posts meus,que nem sequer foram dirigidos a vossa pessoa.aqui pelo visto,as coisas aparentemente foram feitas para somente sabios e doutos da lingua pátria e dententores da verdade e do conhecimento.então,pesso encarecidamente ao coléga,que me informe como posso deletar todos os meus post(desde quando me cadastrei até hoje) e cancelar minha conta.daí o caro coléga pode selecionar todos que aqui participam.deixando o fórum somente para aqueles que o caro coléga achar por bem,poder participar .ou para os sábios e doutos da lingua pátria É por estas e outras,que muitas pessoas resolveram sair aqui do fórum(e eu estou indo pelo mesmo caminho).pois aqui ao que me parece,só tem dr. e detentores da verdade.ao que vejo,as coisas nada mudam por aqui então,tenha bondade de me auxiliar a cancelar meu cadastro e deletar todos os meus posts,ok?daí o coléga fica aí com o fórum só pra tí e escolhe somente aqueles que poderão participar,segundo a vossa vontade.pois eu,no meu pouco estudo que tenho e por não manjar de português bonitinho ,não posso participar por aqui deixo meu sincéro abraço e respeito à todos aqueles que estão adicionados no meu avatar.pessoas que desde que entrei aqui,tiveram boa vontade em me ajudar e me auxiliar nos meus tópicos.e nunca ficaram querendo me menosprezar ou me ironizar,pela forma errada ou não,que sempre escrevi ou deixei de escrever.a estes,meu muito obrigado pela força e companheirismo.forte abraço e até algúm dia
-
abraço.
-
buddy-bófe, sussega tua vibe e deixa as teorias pra outros topicos… e steve drag queen, relaxa........
pessoal............voltando ao millisete............leiam aqui e respondam neste topico daqui mesmo…..hehehee.....
ps: defenestrando o topico dos outros também.....hehehe....
-
gostaria de pedir desculpas aos colégas aqui,publicamente.e me retratar sobre algo que eu sopostamente fiz ou que em um momento da cabeça quente ,possa ter falado ou escrito por aqui.ou se indiretamente tenha ofendido alguém.por tanto gostaria de publicamente me retratar com todos do fórum.eu nunca quis desvirtuar nada por aqui.É que sou novo aqui e verdadeiramente nunca fui bom em português mesmo…,hehehe .e também não manjo muito das politicas de como funciona o fórum.mas poxa camarada steve mc queem, pegou meio pesado ,né? rsrsrss não precisava tanto. na verdade eu só queria participar do tópico do amigo goiano e não disvirtuar nada não.então pesso desculpas publicamente,a qualquer pessoa que se sentiu ofendida com algo que falei ou escrevi.É que eu estava meio magoado,só isto,mas já passou,ok? me perdoem aí.prometo tentar escrever da melhor forma que eu puder.para que todos me entendam melhor.ao amigo mc queem,te pesso desculpas também(publicamente),se caso eu tenha falado algo que também lhe ofendeu,ok? não tenho nada contra tí,nem contra ninguém,não.pesso que me perdoem
-
buddy-bófe, sussega tua vibe e deixa as teorias pra outros topicos… e steve drag queen, relaxa........
pessoal............voltando ao millisete............leiam aqui e respondam neste topico daqui mesmo…..hehehee.....
ps: defenestrando o topico dos outros também.....hehehe....
irmão,a vc também te peço perdão.eu não queria desvirtuar nada não tá? eu só queria participar e aprender com todos vcs.foi sem querer,te peço mil perdões.
-
gostaria de pedir desculpas aos colégas aqui,publicamente.e me retratar sobre algo que eu sopostamente fiz ou que em um momento da cabeça quente ,possa ter falado ou escrito por aqui.ou se indiretamente tenha ofendido alguém.por tanto gostaria de publicamente me retratar com todos do fórum.eu nunca quis desvirtuar nada por aqui.é que sou novo aqui e verdadeiramente nunca fui bom em português mesmo…,hehehe .e também não manjo muito das politicas de como funciona o fórum.mas poxa camarada steve mc queem, pegou meio pesado ,né? rsrsrss não precisava tanto. na verdade eu só queria participar do tópico do amigo goiano e não disvirtuar nada não.então pesso desculpas publicamente,a qualquer pessoa que se sentiu ofendida com algo que falei ou escrevi.é que eu estava meio magoado,só isto,mas já passou,ok? me perdoem aí.prometo tentar escrever da melhor forma que eu puder.para que todos me entendam melhor.ao amigo mc queem,te pesso desculpas também(publicamente),se caso eu tenha falado algo que também lhe ofendeu,ok? não tenho nada contra tí,nem contra ninguém,não.pesso que me perdoem
tbm não lerei.
-
goiano, o carro será de rua, será de pista ou ambos?
acho que esse projeto pode virar mais se vc aliviar peso do carro
eu vou ler com calma depois esse tópico.
-
se os motores da copa de marcas não rendessem até 8k rpm, porque o depto. de engenharia de competiçõs da vw (novamente, caso vc não tenha lido: não é um bando de aventureiros e não entra pra perder) liberava esses motores pra girar desse tanto em corridas de circuito, ondre se anda de pé cravado quase 100% do tempo e se corria por horas a fio?
será q eles eram doidos de correr o risco de explodir motores e perder o campeonato por colocar um motor pra girar além da faixa de rpm útil dele? faz sentido isso?
na boa? mta teoria pra pouca prática….muito fácil falar que um ap não rende até 8k rpm só pq googleou uns gráficos de dinamômetro e leu alguém postando em fórum que ap é uma merda e não gira nada
mas não sou eu quem vou ficar explicando aqui as coisas como funcionam....o fórum tem base de dados desde 2004 e desde lá muita gente já fez várias coisas em cima desse motor....se quiser ficar nesse lenga lenga típico de quem começou ontem em fórum, blz...mas eu acho q o goiano sabe bem filtrar essas coisas e tirar proveito pra montar os carros dele...
boa tarde amigo
tenho que interferir na discução:
a preparação de carro de circuito e de arrancada são bem diferentes. em um carro de arrancada as trocas de marchas são feitas sempre na potência máxima, já em circuito o cambio tem que dar velocidade final e a queda de giro tem que ser acima do torque.
desta maneira os carros de circuito muitas vezes acabam girando acima da faixa de giro de eficiência de fluxo no cabeçote.
o que estavam tentando te explicar é que o motor ap de puco curso (1.6) tem r/l pra girar 8k rpm, mas o cabeçote não tem eficiêcia pra gerar potência.
e seria interessante vocês pararem com esta discução e trazer informações interessantes.
valeu…
-
beleza goiano
tive lendo todo o tópico e vi sobre peso do vira e volante…
todos sabem que carros originais tem peso no volante visando economia de combustível e conforto, desta maneira todo mundo começou a aliviar peso ao máximo nas preparações.
entretanto, fazendo testes minha equipe viu que não é bem assim, na verdade nunca encontrei ninguem que soubesse caucular o peso ideal para o vira e o volante, mas sei que vira muito leve perde rendimento em altos giros, provavelmente provocado por instabilidade e vibração, já o volante muito leve o carro tem dificuldade em ganhar velocidade.
com volante e vira leve em ponto morto o carro acelera igual moto, vai bem em primeira marcha quando a pista não tem imperfeição, mas a partir da 2ª o carro para de render, principalmente quando o motor gira acima de 5.500 rpm.
de qualquer forma existe uma relação direta entre a quantidade que o motor gira e o peso do carro.
fizemos varios testes medidos com a g-tech e constatamos que o vira do 1.8 tem peso próximo do ideal, no 1.6 tivemos que aumentar o peso do volante substituindo-o por um dos modelos flex, no 2.0 aliviamos o vira até o peso do 1.8 e 1kg do volante, mas só girava 6.200 rpm e um carro montado da ds com alivio de peso do carro, o vira ficou com peso de 1.8 e volante foram testados 4 pesos diverentes, inclusive de alumíneo que foi o pior, sendo que ficou melhor com 3 kg mais leve.
como você já tem um vira muito leve, acho que não deve aliviar o vira e usar o volante do flex q é mais pesado, pois na turbo c o peso do carro é 910 kg e tambem por se tratar de um carro com pouca aerodinâmica.
espero ter ajudado.
valeu...
-
beleza goiano
tive lendo todo o tópico e vi sobre peso do vira e volante…
todos sabem que carros originais tem peso no volante visando economia de combustível e conforto, desta maneira todo mundo começou a aliviar peso ao máximo nas preparações.
entretanto, fazendo testes minha equipe viu que não é bem assim, na verdade nunca encontrei ninguem que soubesse caucular o peso ideal para o vira e o volante, mas sei que vira muito leve perde rendimento em altos giros, provavelmente provocado por instabilidade e vibração, já o volante muito leve o carro tem dificuldade em ganhar velocidade.
com volante e vira leve em ponto morto o carro acelera igual moto, vai bem em primeira marcha quando a pista não tem imperfeição, mas a partir da 2ª o carro para de render, principalmente quando o motor gira acima de 5.500 rpm.
de qualquer forma existe uma relação direta entre a quantidade que o motor gira e o peso do carro.
fizemos varios testes medidos com a g-tech e constatamos que o vira do 1.8 tem peso próximo do ideal, no 1.6 tivemos que aumentar o peso do volante substituindo-o por um dos modelos flex, no 2.0 aliviamos o vira até o peso do 1.8 e 1kg do volante, mas só girava 6.200 rpm e um carro montado da ds com alivio de peso do carro, o vira ficou com peso de 1.8 e volante foram testados 4 pesos diverentes, inclusive de alumíneo que foi o pior, sendo que ficou melhor com 3 kg mais leve.
como você já tem um vira muito leve, acho que não deve aliviar o vira e usar o volante do flex q é mais pesado, pois na turbo c o peso do carro é 910 kg e tambem por se tratar de um carro com pouca aerodinâmica.
espero ter ajudado.
valeu...
show de bola as informações irmão…...até pq no hc um colga relatou na pratica que no milissete de arrancada dele sentiram uma melhora significativa usando o volante mais pesado, inclusive na saida parado.
muito interessante a observação do não rendimento do cabeçote entre rpm x cilindrada. conversando com um amigo, ele disse que esse ponto de vista de abaixar a cilindrada nao funciona...rs.... e que o ideal seria o motor grande, cabeçote top com comando baixo. um motor 2.0 biela longa cabeçote 105x75 cfms com comandinho 268 pra render de 4.500 a 7.000 rpm é a visão ideal dele e olha que até concordei com muitas coisas....rs....
e então: o que me dizem dessa variavel cilindrada x torque x potencia , levando em consideração que um motor menor e sem torque, com comandao e cabeçotão, mesmo com todos os controles eletronicos, pode acabar se tornando mais dificil de sair devido a exigencia de giros mais altos.....
e agora, josé ?????????? :/
-
cara monta o feijão com arroz ap 2.0, cabeçote 40x35 paula faria ou outros, k-27c e deu… faz um acerto foda no chão e anda a mesma coisa que o resto da turma...
se conseguir tracionar o torque que o feijão com arroz entrega ótimo, afinal o que manda na arrancada é tração e não potência
-
eu montaria algo diferente… é a questão do diferencial que pode dar certo...
um dia surgiu um cara com uns tal de eagle ventura invertido e arrepiou... todo mundo correu pra copiar mas jah tinham levado benga umas boas etapas... isso é diferencial testar algo novo e correr o risco de se fuder ou dar muito certo