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O q faz quebrar bielas?

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  • V Offline
    V Offline
    Vamp
    escreveu em última edição por
    #1

    li o tópico sobre bielas forjadas e por sinal excelente, mas ficou uma duvida.

    o que faz quebrar as bielas?

    vamos colocar um exemplo.

    um motor com uma t2 rodando com 1.5bar e o mesmo motor com uma .50 com os mesmos 1.5bar. apesar da pressão ser a mesma, a .50 vai mandar um volume de ar praticamente o dobro da t2.

    será q a resist?ncia da biela será a mesma em ambos os casos, mesmo eles girando com o mesmo rpm?

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    • F Offline
      F Offline
      Fabio Lima
      escreveu em última edição por
      #2

      li o tópico sobre bielas forjadas e por sinal excelente, mas ficou uma duvida.

      o que faz quebrar as bielas?

      vamos colocar um exemplo.

      um motor com uma t2 rodando com 1.5bar e o mesmo motor com uma .50 com os mesmos 1.5bar. apesar da pressão ser a mesma, a .50 vai mandar um volume de ar praticamente o dobro da t2.

      será q a resist?ncia da biela será a mesma em ambos os casos, mesmo eles girando com o mesmo rpm?

      [snapback]311835[/snapback]

      penso que tendo a mesma pressao no coletor, o volume de ar admitido nao muda, a nao ser que se altere o kbe?ote ( comando, valvulas etc )

      1 Resposta Última resposta
      • F Offline
        F Offline
        Fahrell
        escreveu em última edição por
        #3

        li o tópico sobre bielas forjadas e por sinal excelente, mas ficou uma duvida.

        o que faz quebrar as bielas?

        vamos colocar um exemplo.

        um motor com uma t2 rodando com 1.5bar e o mesmo motor com uma .50 com os mesmos 1.5bar. apesar da pressão ser a mesma, a .50 vai mandar um volume de ar praticamente o dobro da t2.

        será q a resist?ncia da biela será a mesma em ambos os casos, mesmo eles girando com o mesmo rpm?

        [snapback]311835[/snapback]

        resumindo?: torque… independente da pressao ou volume, que sao as causas desse torque

        mas existem outros fatrores tb... fadiga do material, desalinhamento, fraturas, falhas de usinagem, pontos de tensao, etc...

        1 Resposta Última resposta
        • ? Offline
          ? Offline
          Visitante
          escreveu em última edição por
          #4

          se o motor estiver todo bem montado, sem desbalanceamento, sem folgas excessivas, o que quebra biela é a carga proveniente da queima da mistura admitida.

          fatalmente quem melhora a admissão e a queima do combustivel vai estar impondo mais fadiga em cima das partes m?veis, pistões, aneis, pinos, bielas e virabrequim.

          cuidado com a diferença de turbo, ambos podem estar te dando 1 bar, mas o volume de um turbo maior vai ser tb maior, e isso aumenta a carga juntamente com o torque e a potência.

          o conhecido termo (entre a galera do crime ) meu quilo pesa mais do que o seu vem justamente dessa diferença no equipamento.

          1 Resposta Última resposta
          • F Offline
            F Offline
            Flavio Cruz
            escreveu em última edição por
            #5

            kilo é pressao , a velocidade dos cases (que quanto mais entre/sai é mais potencia) quem determina é cabeçote/rotor/caixa quente…

            1 Resposta Última resposta
            • F Offline
              F Offline
              Fabio Lima
              escreveu em última edição por
              #6

              minha linha de pensamento é que se um cabeçote tem + fluxo, certamente o 1kg vai pesar mais sim…

              mas supondo q aumente o fluxo da turbina e o resto continue o mesmo ( sem considerar a menor contrapressão do escape ), a tendencia da pressao no coletor aumentar nao? se tem fluxo mas nao tem boca pra consumir ele... posso estar errado...

              1 Resposta Última resposta
              • H Offline
                H Offline
                hernani.vila
                escreveu em última edição por
                #7

                biela também pode quebrar por distenção, quando é montado um motor com pistões pesados em biela original, e submetido a rpms muito altos. a biela quebra quando está freiando/puxando pra baixo o pistão que está em movimento ascendente, quando está expulsando os gases ou com freio motor . no ciclo de compressão com motor cheio isso não ocorre com esta intensidade porque existe a mistura sendo comprimida acima do pistão, que ajuda a freiar ele, dividindo o trabalho com a biela.

                1 Resposta Última resposta
                • M Offline
                  M Offline
                  mephisto
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  li o tópico sobre bielas forjadas e por sinal excelente, mas ficou uma duvida.

                  o que faz quebrar as bielas?

                  vamos colocar um exemplo.

                  um motor com uma t2 rodando com 1.5bar e o mesmo motor com uma .50 com os mesmos 1.5bar. apesar da pressão ser a mesma, a .50 vai mandar um volume de ar praticamente o dobro da t2.

                  será q a resist?ncia da biela será a mesma em ambos os casos, mesmo eles girando com o mesmo rpm?

                  [snapback]311835[/snapback]

                  vibracao e giro em 95% dos casos

                  1 Resposta Última resposta
                  • R Offline
                    R Offline
                    Rix
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    penso que seja o esfor?o que ela tenta suportar. se ela suporta, não quebra. se ela não suporta, quebra. ?bvio, não?

                    kkk..

                    concordo com todas as opiniões acima. a quantidade de energia mecânica gerada pela explosão em cima da biela é o que a quebra. seja excesso de rotação (as freiadas e acelerações que a biela sofre) no seu curso, e também o esforão gerado pela quantidade de mistura em cima do pistão, sob pressão.

                    compressor de alta vazão e pouca pressão, quebra biela. compressor de alta pressão e pouca vaz?o, quebra biela. no fundo, creio eu (palavras de leigo ) o que importa é a vazão mêssica da mistura ar x combustável juntamente com o tempo de ignição (que são as vari?veis para geração de energia mecânica) afetam a durabilidade da biela, se for pensado estáticamente.

                    um motor sem sobrealimentação tb quebra biela, geralmente por excesso de giro. e quebra por esforão mecânico, mas por mot?vos diferentes.

                    posso estar enganado… se estiver, me corrijam.. tb estou aki p/ aprender

                    []s

                    1 Resposta Última resposta
                    • ? Offline
                      ? Offline
                      Visitante
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      vibracao e giro em 95% dos casos

                      [snapback]311927[/snapback]

                      não se fie nisso.

                      coloque (num ap) 3 bar de pressão num motor com 8 de taxa onde os pistões sejam forjados e as bielas std.

                      pode trocar marchas a 5000 rpm e mesmo assim as bielas irão voar pelo bloco.

                      1 Resposta Última resposta
                      • O Offline
                        O Offline
                        overspeed
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        quebra por torque e rota?ao, isto ?, na pratica potência, mas se atingir determinada rotação mesmo com torque baixo pode quebrar, se atingir determinado torque mesmo a baixa rotação pode quebrar…e se atingir o limite de potência mesmo com torque e rotação abaixo dos limites individuais, mas excedento o valor combinado tbm quebra...

                        fora fadiga, dimensionamento errado, etc

                        1 Resposta Última resposta
                        • M Offline
                          M Offline
                          mephisto
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          não se fie nisso.

                          coloque (num ap) 3 bar de pressão num motor com 8 de taxa onde os pistões sejam forjados e as bielas std.

                          pode trocar marchas a 5000 rpm e mesmo assim as bielas irão voar pelo bloco.

                          [snapback]312070[/snapback]

                          ha isso tb eh joselito :ohoh:

                          mas tipo, na margem do q a biela ainda teoricamente pode, o q faz quebra eh trepidacao e giro claro, vindo potencia

                          noto algumas coisas pelo nivel de potencia q uma tal biela aqui nao aguenta no alcool e lah fora aguenta na gasol de alta octana deles, aquele lance da diferenca de potencia por rpm dependendo do combustivel

                          ah mas dae vem né fatores tb q nem dah pra lembrar de citar

                          1 Resposta Última resposta
                          • W Offline
                            W Offline
                            wsuturbo
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            calão hidraulico tb hehe

                            1 Resposta Última resposta
                            • X Offline
                              X Offline
                              Xucrute
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              se o motor estiver todo bem montado, sem desbalanceamento, sem folgas excessivas, o que quebra biela é a carga proveniente da queima da mistura admitida.

                              fatalmente quem melhora a admissão e a queima do combustivel vai estar impondo mais fadiga em cima das partes m?veis, pistões, aneis, pinos, bielas e virabrequim.

                              cuidado com a diferença de turbo, ambos podem estar te dando 1 bar, mas o volume de um turbo maior vai ser tb maior, e isso aumenta a carga juntamente com o torque e a potência.

                              o conhecido termo (entre a galera do crime ) meu quilo pesa mais do que o seu vem justamente dessa diferença no equipamento.

                              [snapback]311884[/snapback]

                              na prática é isso ae … não é o volume que é maior... pq com a mesma pressão o volume é o mesmo, mas a massa é diferente..

                              o lance eh que pra um determinado nível de pressão a .50 é muito mais eficiente ao comprimir os gases, e isso dá menos temperatura e mais massa…

                              pelo menos em lei dos gases ideais ... como eh mecânica de flu?do talvez possa mudar um pouco... (mas não muito, já que quanto mais frio o ar, mais potência)

                              []s

                              1 Resposta Última resposta
                              • ? Offline
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                                escreveu em última edição por
                                #15

                                na prática é isso ae … não é o volume que é maior... pq com a mesma pressão o volume é o mesmo, mas a massa é diferente..

                                o lance eh que pra um determinado nível de pressão a .50 é muito mais eficiente ao comprimir os gases, e isso dá menos temperatura e mais massa…

                                pelo menos em lei dos gases ideais ... como eh mecânica de flu?do talvez possa mudar um pouco... (mas não muito, já que quanto mais frio o ar, mais potência)

                                []s

                                [snapback]312307[/snapback]

                                pressão x vazão e tb x massa?

                                tudo bem, então que seja massa. :ohoh:

                                entendi volume como sendo massa então.

                                ja escutei tb como sendo coluna de ar . prefiro volume.

                                voltando ao assunto: pega um turbo pequeno, tipo uma t2 coloca pra soprar 1 bar, mede a potência, , agora coloca uma lacon s2a pra soprar tb 1 bar e mede novamente a potência.

                                pelo que citou ai em cima, vc ja sabe a resposta .

                                papos como: po, andava com 1,8 bar usando uma apl 240 e o motor não quebrava, ai coloquei um turbo maior e o motor explodiu são muito comuns de se escutar.

                                1 Resposta Última resposta
                                • X Offline
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                                  Xucrute
                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  sem ter a temperatura não adianta muito comparar … :ohoh:

                                  claro que c/ a s2a vem mais potência ... turbina e compressor mais eficientes = mais potência….

                                  o mesmo vale pra quando faz kabuuum ... :ops:

                                  sem intrigas caio.. sem intrigas...

                                  soh um mal entendido

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • ? Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #17

                                    sem ter a temperatura não adianta muito comparar … :ohoh:

                                    claro que c/ a s2a vem mais potência ... turbina e compressor mais eficientes = mais potência….

                                    o mesmo vale pra quando faz kabuuum ... :ops:

                                    sem intrigas caio.. sem intrigas...

                                    soh um mal entendido

                                    [snapback]312321[/snapback]

                                    conceitos iguais, só que com palavras diferentes hehehe

                                    relax.

                                    qto a diferenças no turbo pequeno não quebrar e no grande o motor fzr buum com a mesma pressão de antes, é o lance de maior volume (ou massa, como queira).

                                    1 Resposta Última resposta

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