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Dimensionamento de turbina

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • M Offline
    M Offline
    menegotto
    escreveu em última edição por
    #2

    meu motor é 1.6 e a idéia é andar com 1-1,2bar no máximo de turbo.

    cfm = d x rpm x ve / 3456 x 100

    d: volume do motor, 1,6 litros são 97,64cu.in

    rpm: rotação do pico de potência

    ve: eficiência no pico

    logo: 97,64 x 6250 x 165% (75% + 1,2 de boost) / 3456 x 100

    cfm = 291cfm

    isso seriam 0,14m3/s

    agora olhem o gráfico… turbina totalmente fora de eficiência, beirando o surge...

    alguém arruma mais gráficos de k16 e k24???? acho que a k24 por essas contas passa de loucura como uma turbina viável pro meu motor

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    • M Offline
      M Offline
      menegotto
      escreveu em última edição por
      #3

      ou minha estimativa de ve está horrível ou meu motor é um monstro e não sabia :hauhau: :d :d

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      • M Offline
        M Offline
        menegotto
        escreveu em última edição por
        #4

        97,64 x 6250 x 120% (55% + 1,2 de boost) / 3456 x 100

        211cfm = 0,10m3/s

        acho que fica mais razoavel… 70% de eficiência na turbina @ 1,2 bar... porém não é tudokidá, pois esse turbo vai até 75% de eficiência...

        confirma a tese que é um bom turbo até motor 1.4… 1.6 só se usar pouca pressão... na busca do gráficos das k24

        1 Resposta Última resposta
        • O Offline
          O Offline
          overspeed
          escreveu em última edição por
          #5

          baixa o manual da garret, la te ensina o meio correto de dimensionar o turbo compressor

          1- calcula qual a massa de ar necessária pra atingir o seu objetivo de potência

          2- calcula qual a pressão necessária pra atingir essa massa de ar

          3- plota no grafico massa e vazão e verifica que valor ficará…

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          • P Offline
            P Offline
            Pisca
            escreveu em última edição por
            #6

            vc teve q achar isso na net?

            se eu te contar q existe um tópico aki no pp q uma porrada de mapas da kkk?

            1 Resposta Última resposta
            • G Offline
              G Offline
              goiano
              escreveu em última edição por
              #7

              capiroto,

              calcula pro meu milissete turbo-c com oficaria essas paradas aí…..quer dizer.....pra eu ter uma ideia onde a turbna ia entupir.... :hauhau:

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              • M Offline
                M Offline
                menegotto
                escreveu em última edição por
                #8

                pisca, vou dar uma vasculhada aqui… mas eh dificil essa busca dar retorno...

                1 Resposta Última resposta
                • M Offline
                  M Offline
                  menegotto
                  escreveu em última edição por
                  #9

                  goiano precisa definir qual modelo de turbo vai usar, ou então pegar uma penca de gráficos e ver qual se adequa mais ao seu projeto… que afinal nem está definido ainda :hauhau: :d :d :d :d

                  1 Resposta Última resposta
                  • M Offline
                    M Offline
                    menegotto
                    escreveu em última edição por
                    #10

                    seguindo o método garrett recomendado pelo overspeed:

                    wa = hp x a/f x bsfc/60

                    wa = fluxo de ar

                    hp= obvious

                    a/f = air fuel rate

                    bsfc= brake specific fuel comsuption… está ligado ao rendimento térmico do motor

                    wa= 220 x 12 x 0.55/60 = 24,2lb/min = 0,18kg/s = mesma coisa que calculei antes

                    mapreq = wa x r x (460 + tm) / ve x (n/2) x vd

                    mapreq = pressão requerida pra atingir o alvo de potência

                    r = constante

                    tm = temperatura ar admissão

                    n = rotação máxima

                    vd = volume motor ( x litros x 61,02 = y cu.in)

                    **mapreq = 24,2 x 639,6 x (460 + 60) / .85 x 6250/2 x 97,632

                    mapreq = 8048726,4 / 259335 = 31,03 psiabsoluto

                    31,03 - 14,7 = 16,33psi de boost = 1,1kg**

                    a garrett assume 2psi como perca na pressurização e 1 psi na sucção do turbo, logo

                    **31,03 + 2 = 33,03 psi na saída da turbina

                    14,7 - 1 psi = 13,7 psi na sucção

                    pressure ratio = 33,03 / 13,7 = 2,41**

                    1 Resposta Última resposta
                    • M Offline
                      M Offline
                      menegotto
                      escreveu em última edição por
                      #11

                      com 2,4 de pressure ratio e 0,18kg/m, estou com 73% de eficiência na turbina e beliscando as 140.000rpm na coitada… digamos que está bem dimensionado...

                      estou curtindo essas doideras... uma pena as nacionais não ter os gráficos disponíveis...

                      1 Resposta Última resposta
                      • M Offline
                        M Offline
                        menegotto
                        escreveu em última edição por
                        #12

                        esse é pro goiano

                        wa = 500hp x 12 x 0.55/60 = 55lb/min

                        mapreq = 55 x 639,6 x (460 + 20) / .90 x 8500/2 x 103,74

                        mapreq = 16885440 / 396805,5 = 42,55psi absoluto

                        42,55 - 14,7 = 27,85 = 1,9bar

                        goiano, olha o milisete girador dos inferno se apresentando… na teoria, com 90% de ve que um bom cabeçote te garante, e com o pico de potência em 8500 rpm vem os 500cv...

                        o pessoal na turbo-c anda com bem mais que isso... bem provavel que seja a turbina que limite...

                        1 Resposta Última resposta
                        • F Offline
                          F Offline
                          fisioluiz
                          escreveu em última edição por
                          #13

                          aproveitando o tópico do menegotto, alguém tem informações sobre a holset he221w é para usar no mesmo motor fiat 1.6…

                          1 Resposta Última resposta
                          • M Offline
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                            matt5
                            escreveu em última edição por
                            #14

                            o fluxo de cabeçotes de diferentes não influencia nessa conta? ou melhor, a eficiência volumétrica de cada powertrain?

                            1 Resposta Última resposta
                            • M Offline
                              M Offline
                              menegotto
                              escreveu em última edição por
                              #15

                              matt, o mapreq divide por .90 ali no do goiano

                              se olhar na descrição da fórmula mais acima, esse .90 é a ve no pico de potência…

                              luiz arruma o gráfico dela na net... vou procurar aqui se achar eu posto

                              1 Resposta Última resposta
                              • M Offline
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                                menegotto
                                escreveu em última edição por
                                #16

                                luiz,

                                turbo holset he-221w****holsetvw: worker 8.150e / 9.150e 150cv

                                ford: cargo c-815e 150cv

                                motor: cummins isbe4150cv em diesel é tenso ein… as s10 tem 138 snme e usam t2 .35/.48 com eixo 35... olhei a foto dessa he-221w e achei bem pequeninha...

                                1 Resposta Última resposta
                                • G Offline
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                                  goiano
                                  escreveu em última edição por
                                  #17

                                  valeu capiroto :hauhau:

                                  me diz uma coisa…...aumentando a capacidade volumetrica do motor, o efeito de turbina pequena piora até que ponto ?

                                  digo no sentido de que ontem estava falando com um amigo que comentou o seguinte:

                                  já que a turbina é o limite, voce tem que aumentar tudo o que não for limitado, como motor grande, taxa baixa pra melhor enchimento volumetrico dos cilindros e cabeçote de acordo com o motor e turbo , ou seja, nada exagerado nem comandaralho…..

                                  seria motor girando 7 pau mas com faixa util desde os 4.500 rpm.....cambio longo e tracionando igual trator.

                                  dissertem sobre o assunto...rs.... :d

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • M Offline
                                    M Offline
                                    matt5
                                    escreveu em última edição por
                                    #18

                                    goiano, acredito que o problema do aumento da eficiência volumétrica é que a turbina morra mais cedo, ja que vc esta pressurizando desde baixas rotações devido ao volume que o motor gera. o que vejo acontecer muito com os hondinha b16 quando se usa uma turbina pequena, que em outros 1.6 ficaria otima, quando o motor começa a girar pra valer a turbina já ficou . o volume de ar é muito maior do que o de um motor 1.6 qualquer por isso a turbina fica limitadíssima.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • A Offline
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                                      andersonbastos
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                                      #19

                                      a turbina vai limitar sempre a potência máxima que o motor vai atingir, seja ele 1.6, 1.8 ou 2.0. a maior vantagem em se usar um motor maior, é que a entrega de potência consegue ser mais linear.

                                      mas nesse sentido, de nada adianta usar comandos altos e cabeçotes com super fluxo, se no final a turbina não deixará o motor render tudo que pode.

                                      se for para usar um motor de uns 450 cv, que a curva de potência e torque seja a mais plana possível, sem picos ou variações bruscas, facilitando a transferência da potência as rodas, e isso se consegue com motores grandes e com taxas mais altas.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • M Offline
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                                        #20

                                        goaino, se analisar a teoria da garret vai chegar a duas conclusões:

                                        fluxo: depende somente do hp requerido… depende tb do bsfc, mas motor ap é tudo igual... se fosse compara um ap com um k20 ai mudaria o bsfc e precisaria menos fluxo no k20 pra render o mesmo hp do ap

                                        logo, 500cv num ap 2.0 ou num motor 1,5 são o mesmo fluxo.

                                        pressão: bom ai vem a treta... a pressão necessária para atingir um alvo de potência é função da cilindrada, ve e rpm...

                                        quanto maior a cilindrada, maior a ve e maior a rpm de pico, menor a pressão necessária...

                                        o problema dos turbo-c é que consegue encher 1,7, no máximo 2kg de pressão... isso é o limite da turbina...

                                        num motor 2.0, vem os 500cv com 2kg e com pio de rotação inferior, coisa de 6k... no 1.6 consegue o mesmo resultado porém em 8,5k rpm...

                                        vc tem que decidir o que quer pro seu projeto... o feijão com arroz ou uma novidade que pode dar muito certo

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • M Offline
                                          M Offline
                                          menegotto
                                          escreveu em última edição por
                                          #21

                                          e pra terminar… quem conhece motor, sabe de longe que ap 2.0 não tem nada de linear... a bosta afunda torque e sai fritando tudo e morre cedinho...

                                          quer linearidade na entrega do torque? motor pequeno + altas rpm

                                          1 Resposta Última resposta

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