Passando carro turbo na inspeção ambiental veicular
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bom pessoal, tentei achar alguma coisa na internet sobre se a controlar esta passando carros turbo na inspeção, a grande maioria dos posts era de gente simplesmente palpitando e quem tinha a duvida quando foi na controlar não voltou no fórum para informar. então postarei aqui o carro e como foi:
carro – ford ka
motor – endura 1.3 turbo 0,6 bar na gasolina
ano – 97/98
escapamento 2” com catalizador e abafados “direto”
limite de co2 1%, conferido 0,6%
limite de ruído do escapamento 95db, conferido 92,5db
importante
1 – se o carro é a gasolina não pode estar rolando com nenhum conversor flex para álcool, eles não verificam o combustível, mas se estiver no álcool sem controlador a rpm pode ficar alta e/ou funcionamento irregular, o negócio é verificar isso antes. caso o módulo flex estiver escondido não tem problema;
2 – o respiro do óleo tem que estar com retorno para a entrada da turbina. a maioria dos carros turbo reprovam neste quesito, o pessoal legaliza o carro passando no inmetro e acha que esta tudo blz, mas eles não verificam esse retorno do respiro, chegando na controlar reprovam por falta de um caninho de retorno.
como foi a inspeção:
procedimento normal como qualquer outro carro, no meu caso depois de passar na inspeção de gases o funcionário da controlar informou que o sistema acusou ruído e tive que passar numa outra inspeção mais detalhada no mesmo local e na mesma hora, o ruído maior não foi exatamente por causa da turbina e sim do abafador que era esportivo que na verdade não passa de um cano sem forro nem nada e mesmo assim passou.
abraços a todos
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hummmm interessante….
acredito q dando um fim no respiro de oleo, ja deve passar o meu, mas um catalizador seria na certeza....
engracado, o meu carro nao tinha alcool na epoca, vao ter valor de referencia o q?
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todo carro tem um retorno do respiro do óleo, acredito que tirando o filtrinho ainda não passe, o respiro tem que voltar para admissão, segundo o que esta na controlar.
hummmm interessante….
acredito q dando um fim no respiro de oleo, ja deve passar o meu, mas um catalizador seria na certeza....
engracado, o meu carro nao tinha alcool na epoca, vao ter valor de referencia o q?
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é o fim q pensei foi em ligar de volta na admissao, assim como ja é a minha prioridade
um catalizador seria pra matar a pau….
achei interessante nao constar nada do turbo e mesmo rodando com gasolina, ter passado, fico na duvida, pois 99/00 nao tinha golf alcool, e nem flex, o meu deve usar os valores de referencia de um golf desse ano, modelo gasolina, como o alcool ja polui menos, e tiver com catalizador imagino eu q passe com folga
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no dia da inspeção no meu carro tinha um conversor flex aumentado tempo de injeção para 20% porque a centraline era original 1.0 e o motor era o 1.3, tive que aumentar para 20% para a mistura ficar boa, para conseguir passar o módulo estava escondido. esse flex era do modelo antigo que não tinha termômetro, ao ligar ele “engasopava” o motor, a mistura estava super gorda na hora da medição. na oficina do meu tio com o tempo de injeção ajustado direitinho marcou co2 0,1% na lenta e 0,2% a 2500rpm, daria para passar se fosse acima de 2003 que tem normas bem mais rígidas, tudo com 100% gasolina. o negócio é usar um catalizador, o meu comprei universal com bocal de 2 polegadas, paguei r$220,00, não percebi diferença no rendimento do carro. com 20% de gasolina e 80% de alcool no tanque o carro passaria mesmo sem catalizador.
é o fim q pensei foi em ligar de volta na admissao, assim como ja é a minha prioridade
um catalizador seria pra matar a pau….
achei interessante nao constar nada do turbo e mesmo rodando com gasolina, ter passado, fico na duvida, pois 99/00 nao tinha golf alcool, e nem flex, o meu deve usar os valores de referencia de um golf desse ano, modelo gasolina, como o alcool ja polui menos, e tiver com catalizador imagino eu q passe com folga