Fiat sevel 1.6 tipo
-
só pra ter uma ideia de como fica essa config bem montada com um nitro em cima
esse uno é do fernando da racer preparações, mesmo dono no uno de 632 cvs
-
sera que o cabio aguenta isso fico nervoso valeu pela informaçao
-
vira de 1.6 16v hi-torque step b (palio pos 2002, marea 1.6, brava) ou linea 1.9.
valeu pela informaçao cara pode ser que a tabela que eu tenho estava consultando tava desatualizada so tinha step a por isso e bom troca uma idea obrigado pela informaçao
-
pra 1.9, usa vira de linea ou brava, bielas de uno t e pistoes de monza…
valeu cara
-
depois de decidir o tipo de preparação, me diz qual a sua meta quer um carro para uso diário ou pista?????
fera vou optar pelo turbo mesmo conprei um carro para venda e tinha um kit conpleto eu tive que retirar tudo antes da venda entao ta tudo na mao ja e so instalar por isso a opçao do turbo deixa um kit turbo numa caixa inferrujando da do entao vamo por pra roda o bicho optei por autera a cilindrada por motivo que o tipo e muito pesado entao um motor mais robustoficaria maior cilindrada ficaria legal se tiver uma dica de comando valvulas manda ai valeu a informaçao
-
boa noite a todos, primeiro post, aproveitando o mesmo tópico.
somos velhos conhecidos, eu e o menegotto, e a muito não o via e fico feliz de tê-lo reencontrado por aqui, fórum este que sinceramente me surpreendeu pela qualidade das mensagens.
bom, minha idéia será usar esta receita do sevel 1.9 para melhorar a eficiência do meu velho tipo (que tenho desde zero à 18 anos).
já fiz muitas modificações nele, passei para mpi (sem usar o horrível intake mpi do tipo), um toquinho de leve na compressão, mudanças na injeção (passei a usar uma mm g7.2abf que tinha no armário), troca de comando por um do fiat 124 (ver foto dele nas mensagens do menegotto), mudança na ignição que agora é sequencial cop e por descarga capacitiva (made in home) e tive a satisfação de passá-lo no dino da multi (aqui no rj) e obtendo 112hp ainda com 1.6 de cilindrada.
como na última troca de anéis percebi uma ligeira mas incomoda ovalização especialmente nos cilindros 3 e 4 (interessante que já não é a primeira vez que percebo isso em outros sevéis 1.6, sempre 3 e 4), vou remover o bloco na semana que vem para levá-lo à retífica e aproveito e coloco um vira 1.6 16v e tento ir aos 140hp só aspro.
minhas duas perguntinhas:
-
onde arranjo um vira decente? já virei a internet de cabeça para baixo e não achei (inclusive no ml). se alguém tiver um e deseja negociá-lo, por gentileza me avise.
-
quem saberia informar onde embuchar o pistão monza para o pino sevel com qualidade? não me arrisco em fazê-lo localmente pois os torneiros daqui mal conseguem consertar um mosquiteiro.
anexo vai a foto do motor no atual estágio de modificações:
-
-
grandee lancia, coisa linda essa admissão ein vc que fez????
virabrequim desses motores é uma tarefa árdua pelo menos aqui onde moro que é mais interior é mto dificil… e quando acha sempre precisa cortar pra 0.25mm
na fiat acho inviável... a ultima cotação que fiz foi r$2460 por um de linea... mas é okm né
o negócio é procurar nos desmanches de sp que vendem pela internet ou ao menos pelo fone e enviem por correios. mas já se acostume com a idéia de usar vira 0,25mm
quanto a embuchar os pistões, na verdade vc precisa embuchar a biela pino de gm f2 é 21mm, contra 22mm do sevel. tem que trocar as buchas da biela por 21mm. não tem nenhuma boa retifica de motores aí perto????
-
ahhh, e de uma analisada nas dimensões dos pistões
http://www.suloy.com.br/imagens/pdf/3_catalogos.toda.linha.suloy.pdf
o curso de 67.4 vai pra 78,4mm, aumento de 11mm, assim o pistão do tipo sai 5.5mm para fora do bloco. nessa que entra o pistão de gm f2.
pistão do tipo tem altura de compressão de 33.30mm
pistão de monza tem 30.40mm
pistão de s10 2.4 tem 27.30mm
33.30 - 30.40 = 2,90mm, pode esquecer vai sobrar ainda 2,6mm pra fora do bloco
33.30 - 27.30 = 6mm, pistão fica 0,5mm abaixo do bloco. como é aspirado sugiro uma plaina no bloco para zerar essa medida ou até subir o pistão 0,5mm pra fora do bloco.
-
vou acompanhar o tópico..
já tive fiat tipo e sempre vou continuar gostando deste carro….
sucesso para os proprietários...
abraço..
-
grande menegotto amigo, você como sempre surpreendendo.
praticamente li todos os seus post neste e no outro site desde que tive que me afastar, maravilha, espero que estejas fazendo sucesso na profissão ai pelo rs.
quanto ao intake seguem algumas fotos incluindo a do protótipo inicial que me levou ao correto após 11 meses me divertindo (total de 3 modelos).
os dutos da serie dois estão sintonizados no torque (por volta dos 3000 rpm) e o intake final em 4000 rpm.
ambos os plenums tem capacidade um litro, aproximadamente.
tive vários fracassos ao longo deste tempo mas mais devido à tecnologia de materiais do que o projeto em si.
aqui o primeiro usando o sistema de admissão original porém com quatro bicos iwp143.
arrombei o tbi para eliminar o bicão e poder usar a ridiculamente pequena borboleta junto com seu tps (se vê também o pequeno resistor ntc preto como sensor de temperatura do ar).
injeção usada foi a original bosch porém com novo software e mapas já sequencial na injeção.
aqui o protótipo de número 2 feito com canos de cobre e borboleta de 3 de vw ap. daqui em diante substitui a bosch pela m.marelli após substituir o firmware tando das rotinas como dos mapas. interessante como elas se adaptaram bem ao manejo no firmware, como se fossem uma megasquirt, por exemplo.
e finalmente o último, já em aço inox e plenum de alumínio, agora com borboleta de tempra 16v também de 3 e com desenho assimétrico na abertura.
minha meta foi transformar o sevel para o que se chamava antigamente de gt (gran turismo).
nunca imaginei 100% pista ou arrancada e sim boa dirigibilidade na cidade e apenas 20% de rodovia.
agora menegotto, valeu pelas dicas e dimensões dos pistões, gratíssimo. os do s10 me parecem a escolha mais apropriada.
imaginei mexer nos pistões para não submeter bielas a esforço de retrabalho mas irei seguir seus conselhos.
grato pela tabela suloy.
quanto a ajustes na compressão resultante irei com certeza dar uma rebaixada na face superior do bloco.
ele já tem aquelas marcas de borboleta desenhadas nas passagens de água - afinal já está com 250.000 km reais.
retífica aqui até que tem (uma ) e sinceramente não acredito que possam fazer coisas não ortodoxas com embuchar bielas.
se alguém conhecer outra, seja lá onde for, eu agradeço imensamente. poderia mandar o material por sedex e recebê-lo de volta pela mesma maneira.
virabrequim tem um monte na nafil, onde compro quase 90% do material que uso, mas nenhum do brava 1.6 16v.
no único desmanche aqui de teresópolis o infeliz até que tem um mas só vende com o motor completo e por um preço ridiculamente alto.
menegotto, o do linea então serviria? pela site reparador fiat (aliás outra boa dica sua) o codigo do linea é diferente do 71718092 do brava.
quanto aos .25 não me assustam muito pois nunca usarei turbo e bronzinas/casquilhos desta medida não são difíceis de achar, correto?
desculpem se eu estiver fora de tópico e se for necessário mover minhas mensagens para um local mais apropriado, sintam-se à vontade.
-
o de linea serve sim, inclusive na argentina é o que se encontra a venda novo, por 1400 pesos… (perto de 700 reais não chora tá) hehehehehe
tem outro part number pois ele tem um detalhe diferente na ponta da engrenagem, mas nada que impeça o uso.
off-topic: reservatório de expansão de água. é novo ou manteve ele limpinho assim desde 0???? o meu comprei virado num pote de barro e nunca consegui limpar nem encontrar novo a venda
-
menegotto, 700 reais no vira para esse projeto não me assustaria, já achei um do linea (que não sabia se servia) por 800 com frete.
acho que vou nesse.
descer ao rio (200km ida e volta + engarrafamentos homéricos) para visitar desmanches na dutra na procura de um bom vai me custar quase isso.
esse do linea eu fico em casa, tranquilo, hehehe…
a diferença que o amigo comentou desse vira do linea impede a montagem da roda fônica/correias e do volante originais?
teria que trocar estes dois elementos também?
quanto ao reservatório ele é original e sempre usei água desmineralizada de boa procedência e 50% de aditivo.
mas também ele é de teflon, uma das poucas unidades produzidas para testes que pude guardar comigo.
tenho um de polietileno original, está manchado porém não muito (veja foto).
se quiser ele para ti passe seu endereço por mp que eu envio como brinde - suas dicas valem muito mais que isso.
ah esqueci de te dizer que o comando do 124 que estou usando vinha nitretado de fábrica, dá para ver na foto a cor dele toda cinza bem escuro.
outros tempos da fiat...
fausto, grato pelas palavras. sim, são bobinas renault de motor k4m. elas são sensacionais e super baratas.
tem baixa indutância e se prestam muito bem ao sistema de descarga capacitiva.
testei com 500 volts no inversor da descarga capacitiva, que é multi-spark abaixo dos 3000rpm e suportaram isso durante um mês sem abrir o bico.
atualmente trabalho com 380v resultando uma faísca de 38.000v que é mais do que suficiente.
os tubos de cobre são excelente para estudos e protótipos mas são pesados - portanto no projeto final sempre uso aço inox bem fino e a flauta em abs.
-
lancia, o meu após umas 10 limpezas está como o seu de polietileno tb hehehe… mais limpo que isso não fica infelizmente
o vira de brava encaixa como uma luva, sem alterações. o de linea sinceramente nunca peguei em mãos, mas na argentina só usam ele... como é fiat pode ter alguma diferença ehehehe mas é coisa minima
você precisa providenciar uma retificadeira de 1/4 e rebolos... pois os parafusos de 3 bielas pegam no bloco, precisa dar uma desbastada para livrar eles. como o bloco tem muita variação na parede (fundição) alguns pegam mais e outros menos.
o sistema de polias permanece o mesmo.
-
É uma adaptação simples porém trabalhosa, e como toda adaptação as vezes precisamos de serviço de tornearia. agora estou empenhado em mudar o sistema de engrenagens para as do motor 16v, podendo assim usar correia de 23mm de hnbr (golf sr 1.6) e não a de 15mm de policloropreno do tipo (fraquissíma para alta rotação)
a do comando auxiliar já está pronta. só falta agora a do virabrequim. na argentina isso tb é muito utilizado.
http://foro.enfierrados.com/ - só não morra com os aspirados deles… cada um melhor que o outro heheheeh
-
menegotto, retificadeira eu já tenho, a ar comprimido.
vou olhar com carinho a passagem das bielas e retocar o mínimo indispensável mas com boa margem de segurança.
aliás, assim que for fazendo a coisa vou postando fotos ilustrando a modificação.
você teve alguma informação de alguém que já tenha feito e ficado satisfeito?
quanto ao reservatório que não mancha vou ver se existem ainda em turim. se tiver trago um para ti, sem problemas.
realmente a dentada com 23mm é muito mais segura e deve vibrar bem menos, com certeza mas vou manter a minha como está já que duvido que irei passar 6000rpm, ainda mais com o vira longo…
vou dar uma olhadinha nos hermanos, talvez tenham boas soluções como as encontradas por aqui.
outra coisa, onde escrevi 124 aí nos meus dois posts acima, leia-se 128. falha da ansienidade do garoto aqui.