Fiat sevel 1.6 tipo
-
menegotto, retificadeira eu já tenho, a ar comprimido.
vou olhar com carinho a passagem das bielas e retocar o mínimo indispensável mas com boa margem de segurança.
aliás, assim que for fazendo a coisa vou postando fotos ilustrando a modificação.
você teve alguma informação de alguém que já tenha feito e ficado satisfeito?
quanto ao reservatório que não mancha vou ver se existem ainda em turim. se tiver trago um para ti, sem problemas.
realmente a dentada com 23mm é muito mais segura e deve vibrar bem menos, com certeza mas vou manter a minha como está já que duvido que irei passar 6000rpm, ainda mais com o vira longo…
vou dar uma olhadinha nos hermanos, talvez tenham boas soluções como as encontradas por aqui.
outra coisa, onde escrevi 124 aí nos meus dois posts acima, leia-se 128. falha da ansienidade do garoto aqui.
-
cool
outra coisa, fiz umas contas sobre cilindrada aqui e me corrijam se estiver errado:
volume de cada câmara dos cilindros (usando pistão gm s10 2.4 gas cava de 6,4cm3): r=43,75mm h=78,4mm v=471,43 cm3
volume de cada camara das velas e válvulas do cabeçote (ver manual fiat): 33,7 cm3
total cilindro mais cabeçote= 471,43 + 33,7 = 505,13 cm3
total motor 505,13 x 4 = 2020,52 cm3 ou +- 2,0 l
o valor da cava do pistão que felizmente é mais funda no gm irá influenciar enormemente na compressão resultante.
então tenho um cálculo preliminar aproximado de 12:1 levando em conta junta sabó gasolina de 1,6mm e o corte no cabeçote de 0,3mm para planificá-lo.
tenho que levar isso abaixo de 11:1 senão sobraria só para pódium ou álcool (este último nem pensar).
acho que encomendar junta mais grossa é mandatório, única solução no meu ver.
-
lancia esse motor fica com 1885cm3,ou 1,88lts pq o volume do cabeçote não entra no cálculo de cilindrada. isso pq quando se inicia a admissão o volume da câmara está preenchido de mistura queimada, ou seja, inerte, assim o motor não admite aquela quantidade.
-
lancia, vc é o crackboy da oktane? reconheci por citar o dyno da multi e as bobinas no tipo
que software vc usou pra comandar a monomotronic com 4 bicos?
-
quanto a compressão, o pistão fica 0,5mm abaixo do bloco. está considerando isso no seu cálculo de taxa????
sim, porque a minha ideia é cortar o topo do bloco não só para eliminar este degrau de 5 décimos como para corrigir a face já um pouquinho corroída dele.
por mais que a ecu tenha sensor de knock no bloco seria interessante não ultrapassar os 12:1 de compressão.
então subtraindo os 33.7cm3 do cabeçote fecha a conta nos 1885,72 cm3, valeu.
pellegrino, não sou o rafael crackboy porém sou o pai dele quem me dera ter 33 anos de novo…
software e hardware necessários para contemplar as modificações mecânicas foram feitos por mim tanto na bosch do tipo como na marelli de tempra 16v.
-
-
amigão, o motor está perfeito mas não resisti e comprei o do linea usado por 700 mangos.
pelas fotos parece em boas condições e até talvez não seja necessário raspar os .250
antes dei uma passadinha na única autorizada aqui de tere e consegui os módicos preços:
estes são 1.6 16v - brava r$2.467,00 o do marea r3.059,00 (ô loco sô).
já o do linea seriam meros r$1.777,77.
enquanto isso, numa região do mundo no hemisfério norte, acima do equador, um vira corsa lungha fiat 1.6 16v novo custa 299 euros.
até pagando 60 euros de frete valeria a pena não contando a demora do correio.
vai explicar…