Fiat sevel 1.6 tipo
-
ten algem que sabe me informar como auterar cilidrada do motor sevel de 1.6 para 1.9 vi alguns topicos sei que eu preciso dun virabrequin com curso de 78.aguma coisa pistoes de 88 mas nao consegui saber qual virabrequin nos topicos disserao que do 1.6 16v da mas tenho uma tabela motor que dis que o curso deste motor e 67.alguma coisa(kkkkkkkkkkkkkkalguma coisa e conplicado kkkk) tava inpougado casando o vira nao quero cursa o meu pois eu acho que nao vai aguenta uma turbina t2 50 tambem tenho duvidas que pistao usar e as bielas continuan as mesmas(socorao um principiante )e un tipo 1.6 to querendo da um gais no bichinho ajudeemmmmmm
-
que?
-
fiat tipo??
niguém entende dessas lasanhas aqui não….. hahahahahahahahahhaa
vamos lá:
vc quer montar turbo ou aspirado??? pq cursar ele pra 1.9 vale a pena para preparação aspirada... pode ver na argentina todos turbos são 1.6 pq giram muito mais sem falar no dinheiro a mais para cursar ele pra 1.9
-
só pra ter uma ideia de como fica essa config bem montada com um nitro em cima
esse uno é do fernando da racer preparações, mesmo dono no uno de 632 cvs
-
sera que o cabio aguenta isso fico nervoso valeu pela informaçao
-
vira de 1.6 16v hi-torque step b (palio pos 2002, marea 1.6, brava) ou linea 1.9.
valeu pela informaçao cara pode ser que a tabela que eu tenho estava consultando tava desatualizada so tinha step a por isso e bom troca uma idea obrigado pela informaçao
-
pra 1.9, usa vira de linea ou brava, bielas de uno t e pistoes de monza…
valeu cara
-
depois de decidir o tipo de preparação, me diz qual a sua meta quer um carro para uso diário ou pista?????
fera vou optar pelo turbo mesmo conprei um carro para venda e tinha um kit conpleto eu tive que retirar tudo antes da venda entao ta tudo na mao ja e so instalar por isso a opçao do turbo deixa um kit turbo numa caixa inferrujando da do entao vamo por pra roda o bicho optei por autera a cilindrada por motivo que o tipo e muito pesado entao um motor mais robustoficaria maior cilindrada ficaria legal se tiver uma dica de comando valvulas manda ai valeu a informaçao
-
boa noite a todos, primeiro post, aproveitando o mesmo tópico.
somos velhos conhecidos, eu e o menegotto, e a muito não o via e fico feliz de tê-lo reencontrado por aqui, fórum este que sinceramente me surpreendeu pela qualidade das mensagens.
bom, minha idéia será usar esta receita do sevel 1.9 para melhorar a eficiência do meu velho tipo (que tenho desde zero à 18 anos).
já fiz muitas modificações nele, passei para mpi (sem usar o horrível intake mpi do tipo), um toquinho de leve na compressão, mudanças na injeção (passei a usar uma mm g7.2abf que tinha no armário), troca de comando por um do fiat 124 (ver foto dele nas mensagens do menegotto), mudança na ignição que agora é sequencial cop e por descarga capacitiva (made in home) e tive a satisfação de passá-lo no dino da multi (aqui no rj) e obtendo 112hp ainda com 1.6 de cilindrada.
como na última troca de anéis percebi uma ligeira mas incomoda ovalização especialmente nos cilindros 3 e 4 (interessante que já não é a primeira vez que percebo isso em outros sevéis 1.6, sempre 3 e 4), vou remover o bloco na semana que vem para levá-lo à retífica e aproveito e coloco um vira 1.6 16v e tento ir aos 140hp só aspro.
minhas duas perguntinhas:
-
onde arranjo um vira decente? já virei a internet de cabeça para baixo e não achei (inclusive no ml). se alguém tiver um e deseja negociá-lo, por gentileza me avise.
-
quem saberia informar onde embuchar o pistão monza para o pino sevel com qualidade? não me arrisco em fazê-lo localmente pois os torneiros daqui mal conseguem consertar um mosquiteiro.
anexo vai a foto do motor no atual estágio de modificações:
-
-
grandee lancia, coisa linda essa admissão ein vc que fez????
virabrequim desses motores é uma tarefa árdua pelo menos aqui onde moro que é mais interior é mto dificil… e quando acha sempre precisa cortar pra 0.25mm
na fiat acho inviável... a ultima cotação que fiz foi r$2460 por um de linea... mas é okm né
o negócio é procurar nos desmanches de sp que vendem pela internet ou ao menos pelo fone e enviem por correios. mas já se acostume com a idéia de usar vira 0,25mm
quanto a embuchar os pistões, na verdade vc precisa embuchar a biela pino de gm f2 é 21mm, contra 22mm do sevel. tem que trocar as buchas da biela por 21mm. não tem nenhuma boa retifica de motores aí perto????
-
ahhh, e de uma analisada nas dimensões dos pistões
http://www.suloy.com.br/imagens/pdf/3_catalogos.toda.linha.suloy.pdf
o curso de 67.4 vai pra 78,4mm, aumento de 11mm, assim o pistão do tipo sai 5.5mm para fora do bloco. nessa que entra o pistão de gm f2.
pistão do tipo tem altura de compressão de 33.30mm
pistão de monza tem 30.40mm
pistão de s10 2.4 tem 27.30mm
33.30 - 30.40 = 2,90mm, pode esquecer vai sobrar ainda 2,6mm pra fora do bloco
33.30 - 27.30 = 6mm, pistão fica 0,5mm abaixo do bloco. como é aspirado sugiro uma plaina no bloco para zerar essa medida ou até subir o pistão 0,5mm pra fora do bloco.
-
vou acompanhar o tópico..
já tive fiat tipo e sempre vou continuar gostando deste carro….
sucesso para os proprietários...
abraço..
-
grande menegotto amigo, você como sempre surpreendendo.
praticamente li todos os seus post neste e no outro site desde que tive que me afastar, maravilha, espero que estejas fazendo sucesso na profissão ai pelo rs.
quanto ao intake seguem algumas fotos incluindo a do protótipo inicial que me levou ao correto após 11 meses me divertindo (total de 3 modelos).
os dutos da serie dois estão sintonizados no torque (por volta dos 3000 rpm) e o intake final em 4000 rpm.
ambos os plenums tem capacidade um litro, aproximadamente.
tive vários fracassos ao longo deste tempo mas mais devido à tecnologia de materiais do que o projeto em si.
aqui o primeiro usando o sistema de admissão original porém com quatro bicos iwp143.
arrombei o tbi para eliminar o bicão e poder usar a ridiculamente pequena borboleta junto com seu tps (se vê também o pequeno resistor ntc preto como sensor de temperatura do ar).
injeção usada foi a original bosch porém com novo software e mapas já sequencial na injeção.
aqui o protótipo de número 2 feito com canos de cobre e borboleta de 3 de vw ap. daqui em diante substitui a bosch pela m.marelli após substituir o firmware tando das rotinas como dos mapas. interessante como elas se adaptaram bem ao manejo no firmware, como se fossem uma megasquirt, por exemplo.
e finalmente o último, já em aço inox e plenum de alumínio, agora com borboleta de tempra 16v também de 3 e com desenho assimétrico na abertura.
minha meta foi transformar o sevel para o que se chamava antigamente de gt (gran turismo).
nunca imaginei 100% pista ou arrancada e sim boa dirigibilidade na cidade e apenas 20% de rodovia.
agora menegotto, valeu pelas dicas e dimensões dos pistões, gratíssimo. os do s10 me parecem a escolha mais apropriada.
imaginei mexer nos pistões para não submeter bielas a esforço de retrabalho mas irei seguir seus conselhos.
grato pela tabela suloy.
quanto a ajustes na compressão resultante irei com certeza dar uma rebaixada na face superior do bloco.
ele já tem aquelas marcas de borboleta desenhadas nas passagens de água - afinal já está com 250.000 km reais.
retífica aqui até que tem (uma ) e sinceramente não acredito que possam fazer coisas não ortodoxas com embuchar bielas.
se alguém conhecer outra, seja lá onde for, eu agradeço imensamente. poderia mandar o material por sedex e recebê-lo de volta pela mesma maneira.
virabrequim tem um monte na nafil, onde compro quase 90% do material que uso, mas nenhum do brava 1.6 16v.
no único desmanche aqui de teresópolis o infeliz até que tem um mas só vende com o motor completo e por um preço ridiculamente alto.
menegotto, o do linea então serviria? pela site reparador fiat (aliás outra boa dica sua) o codigo do linea é diferente do 71718092 do brava.
quanto aos .25 não me assustam muito pois nunca usarei turbo e bronzinas/casquilhos desta medida não são difíceis de achar, correto?
desculpem se eu estiver fora de tópico e se for necessário mover minhas mensagens para um local mais apropriado, sintam-se à vontade.
-
o de linea serve sim, inclusive na argentina é o que se encontra a venda novo, por 1400 pesos… (perto de 700 reais não chora tá) hehehehehe
tem outro part number pois ele tem um detalhe diferente na ponta da engrenagem, mas nada que impeça o uso.
off-topic: reservatório de expansão de água. é novo ou manteve ele limpinho assim desde 0???? o meu comprei virado num pote de barro e nunca consegui limpar nem encontrar novo a venda