Brainstorming - escolha de veiculo
-
xu no brasil são os motores da linha citroen acima de 1.8, até 2001. o motor do zx coupe tbm é xu.
xu7 - xsara, zx e 306, todos 1.8, tanto 8v(xu7jp) ou 16v(xu7jp4).
xu8t - rarissimo no br, motor 1.8 16v, só existiu no 205 t16.
xu9 - 405, zx e bx, todos 1.9, em sua maioria 8v e com rarissimos exemplares 16v oriundos do bx 16 soupapes e 405 mi16.
xu10 - 306, 406, zx, xantia, xm, xsara, tendo varias variações sendo a mais famosa o xu10j4rs (167hp), famoso nos 306 gti, xsara vts e zx dakar.
o motor dos 306 s16 e zx coupe ( xu10j4-155hp) é um belo motor, muito complexo e consequentemente muito problemático, é um motor que requer um razoavel investimento para se tornar confiável, principalmente na parte de arrefecimento, seu coletor de adm de 8 borboletas com 2 estágios requer cuidado e atenção tbm. ao mesmo tempo que o xu7 é bem similar ao xu10j4rs o xu10j4 é similar ao xu9, com algumas peculiaridades e injeção complicada.
alguns up s de fabrica para o xu7 é usar coletores e comandos do xurs (vamos abreviar). alguns exemplares chegam a bater 160hp depois de acerto e escape completo feito. o xu10j4 fica interessantissimo com o virabrequim do xu9 16v (indo a 2.2l) e lhe caem bem tbm os coletores do xurs.
tem muita coisa pra se falar desses motores, mas eu to com preguiça, depois escrevo mais.
uma curiosidade: os xurs usam os mesmos tuchos do motor gm 1.0 16v, até mesmo part number compartilham…
abraço
ola amigo estou preparando um motor xu10j4 e gostaria que voce me ajudasse pois irei montar com pistao forjado as bielas acho que é reforcada ja…e outra pergunta para ficar 2.2 é so colocar o virabrequin do 1.9?tem q trocar os pistoes e bielasãobrigado...se puder me envia seu msn ou email para contato obrigado...