Turbina com folga… denovo.
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boa noite,
tenho um tempra turbo e em fevereiro fiz retifica na minha turbina, troquei todo o conjunto rotativo dela na fabrica da garrett.
daí não tive muito tempo para curtir a turbina, só usei o carro para buscar meu filho na escola, andando de boa, trocando de marcha até umas 3mil rpm.
semana passada o oleo do carro baixou, daí gelei né, tirei a mangueira que vai para o intercooler e ela estava cheia de oleo. tirei a do debimentro para ver a folga e tinha muita folga na turbina.
desmontei tudo e mandei para a retifica denovo(garantia né), mas ficou a dúvida se foi serviço mal feito ou se tem algum problema no carro.
o conjuto rotativo é todo novo, só aproveitou as caixas.
o que mais poderia causar esse problema?
meu escapamento não tá legal, pode ser ele?
uso oleo 20w50. não troquei aeroquipe, são os originais. como estava andando sempre abaixo de 3 mil rpm não ficava esperando 1min antes de desligar o carro.
a pressão de oleo tb esta normal, marcando pelo manometro original do painel.
bom acho que é isso, se alguem puder me dar uma luz ai do que pode ser.
queira levantar quais os possiveis problemas que causariam isso e verificar no carro.
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opa amigao esse negocio de espera desliga a para pela mor eu nunca fiz isso em toda minha vida, faz h 9 anos que tenho carro turbo acredito que nao seje isso nao ainda pelo jeito que vc anda pelo que vc ta falando cara seguin 2 coisas onde vc retifico se o cara uzo reparo de disel faz isso sem sobras de duvida 2 teria q ver a marca do oleo e quantos km vc ta trocando o resto nao tem segredo nao ainda se seu carro for orginal turbo vai sussa…..
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bom dia henrique .
posso te dar uma orientaçao .
provaveis causas desses problemas .
1 retorno de oleo , verifique se nao ha contra pressao , se nao tem curvas na mangueira ,
se o oleo esta retornando normalmente .
2 respiro do motor ,verifique se nao esta entupido .
3 aeroquipes , dependendo do tempo ,certifique-se que eles estao em perfeito estado ,
principalmente o de oleo troque se nessesario .
4 desligue o motor de seu caro sempre em baixa rotaçao , aumentara a vida util de sua turbina .
5 oleo ,sempre use um mineral , de preferencia o que o fabricante determina .
espero ter ajudado , verifique esses quesitos , tenho certeza que vc vai resolver seu problema .
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se desligar sem esperar 1 min estragasse o turbo choveria turbinas estragadas, alias ninguem mais compraria carro turbo. só nós que temos carro preparado temos esse cuidado. eu mesmo quando tinha carro turbo nunca esperei, isso que trabalhava na beira da rodovia, chegava e já desligava, ia trabalhar. isso é lenda igual a de que andar sem prioridade estraga o turbo. eu andei e conheço outros que andam a anos sem valvula a o turbo tá lá, inteiro.
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pessoal, em uso civilizado é só chegar e desligar mesmo, sem receio… agora se deu uma cozinhada aí deixa uns 2 minutinhos pra resfriar a turbina... isso é fato no site da garrett está bem claro isso
quanto ao problema do tempra, é dificil... nego troca turbina e não olha nem respiro, daí fica dificil...
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ai sim, desligar o motor com turbina e coletor incadescente estraga mesmo, coqueia o oleo. disse no sentido de toda vez q desligar precisa esperar 1 minuto, isso não tem necessidade.
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up
a turbina voltou da fabrica, segundo eles foi um desgaste prematuro, trocaram o eixo novamente, vai ser montada amanha.
bom mandei o mecanico verificar o respiro do motor, bomba de oleo e retorno de oleo da turbina pro carter. ta tudo normal, nada entupido. o aeroquip de oleo da turbina tb não esta entupido, tudo normal e ja tinhamos olhado isso na primeira vez.
estou usando oleo shell mineral 20w50, o motor ja esta com 160mil km, mais fino que esse faz muito barulho quando o carro esta quente.
será que montaram essa turbina errada? por isso ela estragou tao rapido, pq não estou vendo nada de errado com o carro.
se alguem tiver mais alguma ideia…
desde ja agradeço.
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nossa esse negocio de turbina é foda a minha ja troquei umas 3 em menos de um ano tudo da turbo anhanguera sempre uzei oleo mobil cara e a merda agora ta babando tanto oleo q chega escorrer até carter pela manguera de retorno é uma desgraça mesmo aff….. se deus permitir ano q vem parto pra uma holset chega.....
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pode ser que tenham usado reparos de turbinas à diesel, ja aconteceu comigo….
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opa,
peguei o carro ontem a noite e deixei para andar hoje para fazer o teste.
liguei o carro, deixei esquentar um pouco, abasteci com aditivada, calibrei os pneus, blz, dei uma puxada ela encheu blz.
ai duas, tres vezes 100%, isso o carro ainda nao tinha esquentado, tava uns 80º, pressão de oleo ainda alta, por volta de 5.5 ~ 6 bar.
ai blz, andei normal, por uns 10 kms, depois fui puxar de novo, deu o mesmo barulho de ferro que deu antes quando entra a turbina.
puxei umas duas vezes, deu o barulho, não veio pressão.
parei o carro, fui trabalhar, na hora do almoço, puxei de novo, com o carro frio, deu barulho, ai esquentou um pouco, 60º mais ou menos, puxou normal, encheu a turbina normal, sem barulho.
na lenta, com o carro quente, ta dando 1,8 bar de pressao de oleo. e pisando ta subindo muito pouco(ate 3000rpm) nao quis pisar mais por causa da turbina.
vou ficar de olho na pressão com o carro quente, vou trocar o aeroquip tb, por precaução, qual vcs me recomendam ?
vou trocar o oleo tb, se não der pressão convem trocar a bomba de oleo?
valeu pela ajuda.