Pop off
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vou quotar eu mesmo num outro topico, pq to com preguiça de escrever tudo denovo..
a turbina gira com os gases do motor… entao quando voce dah carga no acelerador, sai mais gaz e ela gira mais... a wastegate impede que muito gas gire a turbina demais.... manda os gases pra fora... soh que ela soh faz isso quando tem gas demais... quando nao tem, ela nao faz nada....
jah a pop off manda o excesso de pressuriza?ao embora... tudo bem.. voce vai me dizer que isso força a turbina.. mas isso eh soh quando os gases do escape tao fazendo a turbina girar freneticamente.... e isso soh acontece quando o carro tah torando mta pressao no motor....
ai eu lhe pergunto: seu carro vive com o ponteiro da pressao do turbo no limite que voce estabeleceu? provavelmente nao....
eh tudo uma questao de controlar... se voce tem uma turbina bem dimensionada e nao dah cacete no carro o tempo todo ele vai ir bem...
[]s
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tudo depende da configuração. minha opinião é usar pop-off somente se sua valvula de alivio (waste gate) não der conta de aliviar legal e mantar uma boa pegada, pq mesmo que pouco, vc vai ter um desperdicio de energia , pois a turbina vai girar mais do que o necessário e mesmo que não haja propensão a danos do compressor a curto prazo, vc ira aquecer mais o ar do que se usasse uma wast.
tanto é que todas as fotos dos carros de ponta que vejo não usam pop-off.
veja bem, não que não funcione, tanto que meus preparadores preferem ela, mas acredito que a solução mais correta seja a valvula de alivio normal.
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nao senhor..
soh quando ta mandando pressao no maximo regulado..
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a pop off vai fazer a turbina trabalhar sempre em rotação alta, pois ela limita a pressao dpois q ja foi admitida pela turbina…ou seja, ela pega o ar pra ser jogado fora........
ou vc nunca ouviu o barulho q faz quando alivia a pressao...? o barulho do ar ja na tubagem
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tudo depende da configuração. minha opinião é usar pop-off somente se sua valvula de alivio (waste gate) não der conta de aliviar legal e mantar uma boa pegada, pq mesmo que pouco, vc vai ter um desperdicio de energia , pois a turbina vai girar mais do que o necessário e mesmo que não haja propensão a danos do compressor a curto prazo, vc ira aquecer mais o ar do que se usasse uma wast.
tanto é que todas as fotos dos carros de ponta que vejo não usam pop-off.
veja bem, não que não funcione, tanto que meus preparadores preferem ela, mas acredito que a solução mais correta seja a valvula de alivio normal.
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concordo
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pop-off e blow-off são valvulas com finalidades diferentes
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nao, tem blow off q funciona como uma pop off….blow off é o nome da valvula...
pop off é o modelo de valvula usada, assim como prioridade e wastgate..
eu uso pop off , mas com uma valvula de prioridade...mas futuramente pretendo colocar uma pop off ou uma blow off para alivio...pois se quiser colocar wastgate terei q trocar coletor, e tb colocaria uma valvula boa, q custa nada menos q 400 pau....uma pop off q é boa custa 200 no maximo, e uma blow começa a partir de 150
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a pop off vai fazer a turbina trabalhar sempre em rotação alta, pois ela limita a pressao dpois q ja foi admitida pela turbina…ou seja, ela pega o ar pra ser jogado fora........
ou vc nunca ouviu o barulho q faz quando alivia a pressao...? o barulho do ar ja na tubagem
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nao senhor (denovo) a popoff por si so nao vai fazer a turbina trabalhar sempre em rota?ao alta pelo simples fato que ela nao funciona assim..
jah ouvi o barulho sim.. alias.. ouco a qualquer momento.. posso ouvir agora mesmo, se eu descer pra garagem, ligar meu carro e sair pra dar uma voltinha
cara.. na boa.. eu jah disse como ela funciona.. varias pessoas aqui no forum jah disseram.. leia, pesquise, estude… nao fale coisas que nao sabe..
lembre-se: o pp eh usado como consulta e como ferramenta de aprendizado.. mtas pessoas podem estar aprendendo o que esta sendo dito aqui.. entao devemos ter cuidado com o que dizemos
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nao senhor (denovo) a popoff por si so nao vai fazer a turbina trabalhar sempre em rota?ao alta pelo simples fato que ela nao funciona assim..
jah ouvi o barulho sim.. alias.. ouco a qualquer momento.. posso ouvir agora mesmo, se eu descer pra garagem, ligar meu carro e sair pra dar uma voltinha
cara.. na boa.. eu jah disse como ela funciona.. varias pessoas aqui no forum jah disseram.. leia, pesquise, estude… nao fale coisas que nao sabe..
lembre-se: o pp eh usado como consulta e como ferramenta de aprendizado.. mtas pessoas podem estar aprendendo o que esta sendo dito aqui.. entao devemos ter cuidado com o que dizemos
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faz trabalhar com rotação mais alta sim…quer dizer que se esta regulado pra abrir com 1.5 de pressao, ao atingir essa pressao ela nao vai girar mais q o necessario quando o giro do motor subir tb, o q nao acontece com wg...
mesmo com 0.9, se a rotação do motor subir, a rotação da turbina tb vai...
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faz trabalhar com rotação mais alta sim…quer dizer que se esta regulado pra abrir com 1.5 de pressao, ao atingir essa pressao ela nao vai girar mais q o necessario quando o giro do motor subir tb, o q nao acontece com wg...
mesmo com 0.9, se a rotação do motor subir, a rotação da turbina tb vai...
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acredito que houve um equivoco, com a pop-off é que a rotação da turbina sobe mesmo depois de atingido a pressão maxima regulada, ou seja, se sua turbina em wot consegue empurrar 4 bar, ela vai empurrar, mesmo que só 1 bar esteja sendo utilizado., não que ela vê sempre estar carga total. se for um cara que pisa só de vez em quando blz, não vai prejudicar tanto a vida util, agora se é daqueles que curte umas aceleradas e espirradas sempre que anda, já sabe que a turbina vai sofrer bem mais.
já com a waste gate, ao se atingir a pressão maxima regulada, esta faz um desvio dos gases no coletor, fazendo com que estes não passem pela turbina e assim não aumentem a rotação e consequentemente a pressão que o compressor fornece ao sistema.
com isso ganha-se eficiencia pois não se tem energia sendo desperdi?ada para gerar pressão que não vai ser utilizada.
o que percebo, porém, nos equipamentos nacionais é que as waste gates tem dificuldade em dar pegada em turbinas acima das .50
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faz trabalhar com rotação mais alta sim…quer dizer que se esta regulado pra abrir com 1.5 de pressao, ao atingir essa pressao ela nao vai girar mais q o necessario quando o giro do motor subir tb, o q nao acontece com wg...
mesmo com 0.9, se a rotação do motor subir, a rotação da turbina tb vai...
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cara.. presta aten?ao.. eu falei uma vez, falei duas vezes.. e vou falar a terceira
o funcionamento da popoff em simples
ela soh faz a turbina trabalhar em rota?ao mais alta em situa?oes aonde ela esta aberta (aonde se ela nao existisse a pressao de turbina seria maior do que a regulada)
vou dar um exemplo:
em uma turbina x num motor x existe (em uma condi?ao x de carga de acelerador + rpm) um fluxo de x litros de ar por segundo, o que faz a turbina girar x rpm/s e manda 1 bar de pressao (sem popoff instalada, sem wastegate, sem nada..)
ai voce acha que eh mta pressao.. que soh quer rodar com 0.8 bar
voce instala uma wastegate pra jogar fora parte dos x litros de ar por segundo do escape pra fazer a turbina girar menos e mandar menos bar de pressao.. ai voce consegue 0.8bar
ok
agora tente responder a minha pergunta:
a wastegate trabalha quando? apartir de que momento?
a wastegate soh abre quando chega um momento aonde existe um fluxo maior de gas de escape (o que giraria mais a turbina gerando mais pressao) do que o desejado. ai ela abre e joga esse excesso embora antes de passar pela turbina.
isso soh acontece apartir de uma rota?ao x e uma carga de acelerador x
antes disso, nao acontece nada a wastegate tah lah soh esperando, esperando.. nao tah fazendo nada
(se voce tirar a parte que conecta a wastegate ao escape vai poder observar exatamente o momento em que ela começa a funcionar, assim como voce jah observou o momento em que a popoff começa a funcionar)
entao.. nesse momento aonde a wastegate esta aberta mandando excesso de gas de escape embora pra turbina girar soh os x rpm desejados, ela esta poupando a turbina.. mas soh nessas ocasioes
no resto do tempo, nao esta nao
e isso eh fato, quer voce queira acreditar ou nao
eu uso popoff mais por uma questao de comodidade.
nao sou um defensor fanatico mas tambem nao aceito que sejam feitas falsas acusa?oes.
voce me perguntou se eu jah ouvi o barulho da popoff abrindo.
eu lhe respondi que ja, sempre que acelero meu carro ateh o necessario pra ela abrir.. e lhe digo: isso nao acontece o tempo todo nao.. minha turbina nao eh um limaozinho frenetico que tora pressao indiscriminadamente a 2000 rpm
acho, numa boa, que falta pra voce apenas tentar entender o que estou querendo dizer..
todo mundo jah entendeu..
nao vou me manifestar mais e espero que voce nao me quote pra nao me forçar a falar mais nada.
fica chato pra quem le e da trabalho aos moderadores…
ps. link de bestcarsó obrigado.. melhor nem abrir