Projeto tipo 2.0 16v turbo
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eu sei como funciona, mas esse mito de vira dado passe não presta pra turbo é lenda que não tem espaço num forum do nivel do pp.
se existe problema de projeto como no marea ou no chevette aí são outros 500…
a proposito: o vira do tipo é problematico tambem é quanto custa um serviço desses ?
por aqui temos uns viras meio raros e com donos mao de vaca tipo os ap 2.0 alemão (forjado) rodando em fld com 3kg de turbo com retificado e sem nitretação.
tem o 95,5mm tambem, girando 10k rpm em aspro da do retificado e aliviado e sem nitretação.
acredito que mais importante que a dureza do vira é a correta montagem de folgas de óleo e boa pressão de lubrificação, já que teoricamente as peças móveis não se tocam, então o fio de óleo é quem tem que segurar o tranco da pressão e giro do motor, correto ?
abraços.
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ah….........quer saber duma coisa: gasta logo esse real então $$$$$$$$$
4340 en24 billet fiat lancia delta integrale 2.0 16v crankshaft
crankshaft details
fit for : lancia delta integrale 2.0 16v
flywheel/flexplate bolts pattern : 6
max hp : 1800hp
features of maxspeeding 4340 en24 billet steel strengthened fullcounter crankshafts:
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precision manufactured from 4340 en24 aircraft chrome moly billet steel
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minimal heat treatment distortion
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minimal size change
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resistance to abrasions & burn characteristics
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no reduction in the cores strength
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metal protection
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suited for high output compatibility
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goiano, quem disse que vira dado passe não presta pra turbo???? tá imaginando coisas cara???? hehehe
então, o meu próprio turbo estou montando com vira 0,25 sem nitretete nem nada, só um molykote spray… mas não vou passar dos 300cv nunca com esse motor...
agora o projeto do cara é 600cv... ap vc monta 600cv com vira fundido ou gasta mil reais num germany forjado???????? usa reforço de bloco ou vai no pelo? prisioneiros arp ou parafuso de mdá
pra apzinho de 300cv os caras reviram ferro velho procurando bielas com numero maior (ninguém tem uma prova consistente que a numeração tem relação com a dureza)
600cv não é só pindurar um turbo e socar pressão... só se for medir em dino atolado de correção... tem que ter todo um preparo do motor e os detalhes que fazem a diferença
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provas nao.. porem temos muito mais bielas 33 partidas e 44 dobradas por ai nao tá no gibi…
se nao tivesse algum tipo de coerencia, kielas de kombi (diesel) num teriam numeração 77+
ou
bielas 144mm copa de marcas (as minhas) nao teriam numeração 74+
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flávio, dureza é a capacidade do material resistir ao risco (desgaste)
ductilidade, é a capacidade do material sofrer deformação e voltar a sua dimensão original
tensão de escoamento é o valor em que o material se deforma e não volta mais a dimensão original.
afinal, se o número é a dureza, grandes merda… ajuda pra não desgastar o alojamento caso vire uma bronzina, porém não ajuda em nada a mais na tensão de escoamento/ductilidade, pois quem define isso é mais o núcleo da peça do que a dureza superficial.
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bielas de kombi diesel são mais resistentes pois tem comprimento menor, isso aumenta a resistência a flambagem que é o esforço que uma biela sofre.
o mesmo com as bielas de sevel, são de 129mm… não conheço biela mais curta e nenhuma original que aguente o que elas aguentam (300cv é mato rodando sem quebras)
numa biela, o que define a resistência é: seção (perfil i h e suas medidas), liga do material e comprimento. alterando qualquer destas variáveis, muda a resistência.
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galera acho que vou ter que fazer uma mudança nos planos devido ao virabrequin…. um amigo pegou ele e vai trazer para mim, porém é na medida de 0.10, já achei uma empresa que nitreta o vira e é até barato, a nitron... nitretação a plasma sai por r$ 7,72 o kg ou seja bem barato, porém eles alertam que se for um virabrequim usado ele pode estar com tensões que pode se manifestar quando submetidas a temperatura e apresentar deformações que não podem evitar e nem ser responsabilizados, mas se estiver sem tensões eles garantem que não haverá deformação alguma.
verifiquei tb outra opção, a sufran, que achei muito atraente apesar do preço que devido ao produto é até barato...
especificações:
virabrequim para motor fiat/tempra 2.0
-construído em aço forjado sae 4340, temperado e revenido
-tratamento térmico final por nitretação gasosa
-dureza de núcleo 28 a 32 hrc
-dureza superficial medida com micro-durometro de 650 hv (57 hrc aprox.)
-diâmetros dos colos de mancais e bielas originais ou alterados se necessário
-dutos de lubrificação duplos
-curso conforme necessidade
valor r$ 3.900,00
condições de pagamento: 50% no pedido, saldo na entrega
prazo de entrega: 45 dias
o vira do tempra/tipo são problemáticos pq são macios para absorver a vibração da r/l de 31... depois da primeira retificada tendem realmente a ficarem bem mais fracos, por isso minha preocupação em nitretar... mesmo pq já desmontei uma vez pq girou bronzina, porém não foi eu que montei... agora foi o vira nitretado montado com molycote spray que estava fora de especificação e não rodou 3.000km e isso com miolo original e nem 1kg de pressão... imagina agora? a retífica do vira ruim é que esta me enviando um já retificado na medida 0.10 sem enchimento... diante disso, penso em montar ele sem nitretar mesmo, montar tudo e acertar o carro com pouca pressão, no máximo 300cv para o carro não ficar parado e vou fazendo outras coisas... assim que terminar minha caravan que estou restaurando encomendo o vira da sufran e soco pressão para dentro.
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a merda é que como eles fazem na medida que pedir… já vai passando pela cabeça usar os pistões de 85mm com pino deslocado e aumentar um pouco o curso rsrsrsr
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opa cara, tudo bom?
velinho, me tira uma duvida. no tópico inicial você disse que tirou o distribuidor e a bobina e está usando bobina de corsa (funcionando com centelha perdida).
está montado com roda-fônica então, correto?
isso mesmo amigo, tive que adaptar uma 60-2 do tempra, pq a roda fônica original do sedici é de apenas 4 pinos… estou com um indutive hall e sensor original.
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o vira do tempra/tipo são problemáticos pq são macios para absorver a vibração da r/l de 31… depois da primeira retificada tendem realmente a ficarem bem mais fracos, por isso minha preocupação em nitretar...
onde tirastes essa informação ?
rl do meu motor é 0,27 (86mm de curso c bielas de 158mm) então o vira seria + duro ?
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o vira do tempra/tipo são problemáticos pq são macios para absorver a vibração da r/l de 31… depois da primeira retificada tendem realmente a ficarem bem mais fracos, por isso minha preocupação em nitretar...
onde tirastes essa informação ?
rl do meu motor é 0,27 (86mm de curso c bielas de 158mm) então o vira seria + duro ?
acho que ele quis dizer que alÉm do vira ser macio o rl piora as coisas por ser de 0,31
mas o contrário (seu motor) foi falha de interpretação sua.
abraço.
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qual coletor de escape ta usando ?
a mil anos atrás, ví um gol ap com o coletor tubular do tempra 16v snme adaptado pra turbo….e olha que ficou até bonito, viu ?
estou usando um feito de tubos… antes que me detonem, eu fiz essa pintura para não enferrujar no tempo em que ficou parado quando comprei o carro rsrsrs
aproveitando… essa foi a modificação na roda fônica que tive que fazer para instalar a pandoo...
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o vira do tempra/tipo são problemáticos pq são macios para absorver a vibração da r/l de 31… depois da primeira retificada tendem realmente a ficarem bem mais fracos, por isso minha preocupação em nitretar...
onde tirastes essa informação ?
rl do meu motor é 0,27 (86mm de curso c bielas de 158mm) então o vira seria + duro ?
acho que ele quis dizer que além do vira ser macio o rl piora as coisas por ser de 0,31
mas o contrário (seu motor) foi falha de interpretação sua.
abraço.
é exatamente isso amigo… lembresse que o projeto do tipo é italiano... possui 2 eixos de contrabalanço justamente para ajudar na r/l ficando mais liso em alta... o mesmo projeto de motor foi usado no tempra montado na argentina, e nem por isso tiveram a preocupação em colocar os eixos para amenisar a trepidação... então não podemos comparar o seu motor com de outro carro, mesmo pq sua r/l é baixa 0,27, ou seja... com suas bielas maiores e curso menor o seu vira tem um aproveitamento melhor na força (vertical) exercida em suas bielas acarretando bem menas força aplicadas nas saias dos pistões com as camisas pelo pêndulo formado entre eles... com a r/l maior, ou seja... meu curso é de 90mm com bielas de 144,78mm (original) devido ao curso maior e bielas menores o pêndulo formado entre eles é mais na horizontal, forçando verticalmente as saias dos pistões com as camisas... dai toda a tremedeira, agora com a adaptação que fiz com as bielas de opala... curso de 90mm + bielas de 6 = 152,4mm baixando minha r/l para 0,29... esse eixo é realmente macio, quem já teve esse carro sabe que qualquer coisa mínima na lubrificação se perde mais de uma medida, por isso é tão difícil se achar eixo inteiro para ele... e tb o sr antonine da nova aksone retífica de peso aqui do rj como outras retíficas sérias confirmam que para tempra e tipo 2,0 não é recomendado eixos abaixo de 0,25...
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galera, peguei as peças na retífica, porém o meu eixo que veio no lugar do nitretado( outra retífica) tb era enchido… vão me devolver o dinheiro, porém estou sem eixo novamente
olhem ai o eixo de contrabalanço que vou deixar parado agora…
bem... se alguém tiver ou souber de um eixo std ou que já esteja em 0.10 já retificado para vender me avisem... projeto parado por causa disso