C16xe
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chato … isso q tenho a dizer. saum 109 cv que naum sei onde eles estaum. o carro é preguisoso como se tivesse saido de uma feijoada num calor de 30? a válvula egr encomoda. os retentores vazam de 40 em 40.000 km consumindo oleo em demasia. anule o quanto antes. bom é tirar o corte pois esse motor mostra sua força apartir dos 5.500 rpm e logo corta a 6.600 rpm. uma desgra?a ficava puto quando cortava rsrsrs os motores nacionais tem comandos diferentes bem como dutos de escape e admição (gaiola de pombo). rendem 102 cv mas que honestamente andam muito mais que esses gsis. um chip alcool, taxa de compressão, e um trabalho de cabeçote deve deixa-lo bem mais animado. borracha embaixo do coletor de admição as vezes rasga deixando entrar ar falão e subindo enlouquecidamente a marcha lenta e custa uma fortuna. compre uma similar no paralelo por centavos. de resto, cuide com a correia dentada e esticador da correa.
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detalhes das dimensões:
1.598 cm3 é 79 mm é 81,5 mm é 129,75 mm é 0,314
será que que bloco aguenta ser aberto até 81mm de diametro? se isso for possível a utilização de pistões de vw ap podem ser pensadas … mas fica uma segunda questão ... será que a altura dos pinos irão permitir essa troca de peças?
quem ja viu esses motores abertosó saberiam reponder essa?
ps.: o motor 1.8 f1 da gm tem pistão de medida 80,5 mm e é o mesmo bloco do gsi
falow
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alex: realmente … esse motor 16v apresenta pouco torque em baixa ... o motor acorda mesmo lá para os seus 4000 rpm ...
será que os seus retentores vivam estourando pq toda hora o motor era levado ao giro além do máximo original?
lembre-se que para levar um motor além do corte é preciso de muita coisa além da aliminação desta função no chip.
obrigado pela dica da borracha na admissão ... vou ficar atento
valeu
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podes abrir o bloco sim, pois usamos pistões de ap só o substituimos pelos de cht por serem mais leves. o bloco dos motores 1.8 é o mesmo dos motores 1.6 dos corsas, diferentes do que alguns acham q é dos antigos kadetts 1.8. quanto ao limitador, podes fazer um chip sem mexer em mapas de combustivel e ponto se tu naum quizeres e somente tirar o corte q o motorzinho gira 7.000 rpm sem problemas algum. quanto a retentores naum só o meu mas de dois amigos meus tiveram o mesmo problema. ao falar com consutor da concessionaria autorizada ele me falava sobre o consumo elevado de oleo causado pelos retentores de válvulas, normais nesses motores 16v. anular a válvula egr tambem é uma solução onde os motores mais novos ja naum vinham com esse dispositivo que enlouqueciam seus propriet?rios. uma vez funcionando, cada hora fornecia informações a sonda lambda e sensor de oxig?nio fazendo hora o carro consumir demais (até fuma?a preta pelo cano saia) hora andando mais que o normal deixando mistura ideal + p/ pobre fazendo carro realmente andar. as vezes era borrachudo e muito xoxo em baixa rpm, hora parecia que tinha 15 cv a mais.
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alex,
estranho o seu depoimento, pois tive um gsi 95 que fiz mais de 100.000km sem problemas com retentores ou variações na performance.
tive, sim, problemas com o esticador da correia dentada (2x) e com a egr (1x). não queimava oleo, andava muit?ssimo bem e gastava pouco.
na época (de 96 a 99) medi forças com alguns sedans e wagons com a versão nacional do ecotec sempre com resultados muito positivos. seu desempenho equivalia ao do escort zetec.
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me esqueci de dizer, econômico ele era e, muito. … quanto a andar, ele naum andava era nada... sempre toda vida tomei pau para os ligeirinhos corsas 1.6 mpfi e tomava carretas do palio 16v do meu pai... http://www.click21.mypage.com.br/myflog/vi…02351krqsscjrdg
ai esta a foto dele, quem sabe vc tira alguma conclusão… abraços
obs: o meu gsi era 1996 (88% nacional) e andava um pouquinho mais que o dos meus amigos pq tinha algumas perfumarias caseiras.
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mto legal suas fotos. quando tive o gsi não tinha maq. digital e tenho mto poucas fotos dele.
naquela época eu trabalhava de madrugada e pegava a estrada pra ir pro trampo todo dia. nunca fiz tanto teste na vida… e o gsi não decepcionou, mto pelo contrário:-)
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estou vindo para sp com o carro pelo menos 1 x por semana desde que peguei ele
e vou te falar que ele não tem feito feio … na última vez .. andou junto de um astra 2.0 8v gls
imagino se der um tapa nele tipo catalizador, bicos e etc ... vai ficar animal
mas sem muitos investimentos nisso pq no futuro próximo ele vai ganhar um caracol
e o papo dos pistões de chtá vira bem mesmo no gm?
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cara, sem te desanimar, pelo contrário, mas astra 2.0 8v naum anda é nada mas o carro gsi foi um dos melhores carros que andei, dobra muito, é super estável, muitissimo econômico e nunca soube de muita manutenção a naum ser o que te falei antes. na verdade só naum tenho um hoje por causa do seguro. quando comento isso, faão comparativo com o peugeot 206 1.6 16v (110 cv) e o palio 1.6 16v (106 cv) quem tem um desempenho muito superior. tenho um amigo do club do corsa que possui um lindo gsi branco com logos (todos) da opel, extremamente original e com menos de 50.000 km e que ele mexeu bastante nesse motor. em conversas de postinho falavamos do enquadramento dos comandos e ele descobriu que a melhor maneira de enquadra-los é zera-los pois ele ja vem com o comando de admição adiantado em 1,7 décimos (quase zerado) mas que dando uns tapas pra c? e pra lá somente piorou. ele anda com 13,6:1 de taxa (alcool) com bicos furados por eletroeroz?o, chip com mapas de ponto adiantados, sensor da polia do virabrequin em posições diferentes, abriu a borboleta em 2 mm, manteve o coletor de escapamento original (somente fez canos de 2 pol sem emendas com 2 abafadores, e um filtro esportivo para motor respirar melhor. olha, eu ja vi ele andando e te digo que melhorou muito o carro dele. te garanto que ele anda na frente de muita gente por ai que naum andava nem perto antes. o corte foi alterado para 7.300 rpm.
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eu tenho um corsa 1.6 16v turbo, num eh gsi, eh wagon, ate onde eu sei sou o unico do abc que tem…
quanto a essa parte de enquadrar o comando de admi?ao, sera que valeria pro 1.6 16v normal turbo?
mais tarde eu posto um topico no off com detalhes do meu corseenha.. ^^
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ah, os motores mais modernos não tem válvula egr, graças a deus
obs: cambio tem diferentes relações, o cambio do gsi é o mesmo do calibra/vectra gsi.
[snapback]315093[/snapback]
eu sei que o diferencial do gsi é o mais longo dentre os gms nacionais … mas pelo visto as relação é mais curta ...
fizemos um calculo com dif. do gsi mais quinta marcha de corsa 1.4 e em 6500 com aro 14 rolava algo na casa dos 280km/h
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gsi é gl 1.6
1? é 3,73:1
2? é 2,14:1
3? é 1,41:1
4? é 1,12:1
5? é 0,89:1 5? - 0,71
d é 3,53:1 d - 4,29
pneu 185/60r14 tem 1745 mm
formula é :
rpm : diferencial : marcha usada x 1745 x 60 =
obs: meu gsi dava 5.900 rpm em 5? (194,78 km/h reais) 200 de veloc?metro.