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[curiosidade] carcaça quente de turbina k16

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  • R Offline
    R Offline
    Ricardo
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    #1

    estava conversando com o rbsmontemor a respeito de uma k16 e ele comentou a respeito de um assunto que eu já vi se não me engano o lost falando algo a respeito também, mas acabei ficando curioso pq não encontrei nada a respeito disso.

    quais as configurações existentes de turbina k16? todas tem refluxo? qual seria mais o menos a proporção desse padrão de caixa quente da borg (diz que tem tamanho 5 e 7, se não me engano), se comparada com um ar de uma garret, por exemplo?

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    • M Offline
      M Offline
      menegotto
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      #2

      o que eu sei:

      k16 antiga é sem refluxo, as novas todas tem refluxo na fria.

      cx quente 5 6 e 7. a 5 é próximo de uma .42, 6 próximo de .48 e 7 próximo de uma .63

      tem disponível rotores em alumínio e titânio.

      eixo de 48mm e rotor 44,5mm, com algumas variações dependendo do modelo.

      se for pro seu audi, eu ia de k24… a k16 vc trabalha um pouco acima da ilha de eficiência dela... mas fica mto boa tb

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      • O Offline
        O Offline
        overspeed
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        #3

        pra miolo original k16 com pé tamanho 7 já da conta e sobra… tira seus 350cv de motor (0,188m³/s) no alcool com uns 1,4~1,5bar (sobrelevação de uns 2,7 e 0,19m³/s ainda estão dentro do mapa)

        1 Resposta Última resposta
        • M Offline
          M Offline
          menegotto
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          #4

          sim mas concorda que não na melhor eficiência certo?

          1 Resposta Última resposta
          • R Offline
            R Offline
            Ricardo
            escreveu em última edição por
            #5

            k24 parece ter rotores e eixo mais ou menos iguais aos de uma apl 525, não?

            semana passada quase abracei a apl na dnt, mas daí o fator frescura no rabo :nnnn: pesou - espirro de válvula de prioridade não me agrada, mas assobio de refluxo é show de bola, curtia demais isso no logus.

            qto à potência, o que passar de 200 cv na roda pra mim é lucro, prefiro limitar a potência em um patamar pouco mais baixo (250 cv na roda no máximo) para perder o mínimo de pegada possível, pois como esse cabeçote não tem variador de fase, o motor é meio frouxo de baixa.

            1 Resposta Última resposta
            • M Offline
              M Offline
              menegotto
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              #6

              ahhh então vai de k16, a k24 assovia lindo demais o refluxo porém vai perder a pegada em baixa

              k24 normal tem eixo 49,5mm e rotor 48mm, mas tem umas maiores e inclusive umas frankstein k24/27 com compressor da k27

              1 Resposta Última resposta
              • M Offline
                M Offline
                menegotto
                escreveu em última edição por
                #7

                e vamo combina, apl é turbina dercy…. eixo pesadão, rotor sem tecnologia... empurra pressão igual mas não rende como as mais modernas

                1 Resposta Última resposta
                • O Offline
                  O Offline
                  overspeed
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  refluxo seve pra melhorar pegada, maaaas rende menos que sem refluxo… vi em algum lugar, mas num lembro aonde...

                  200cv na roda com maximo de pegada eu iria de k14... ela da conta de 260cv no motor na gasolina (um pouco mais no alcool)

                  já acertei alguns passat turbo (mais pesado) assim e fica bem legal (na questão pegada x potência maior que a k03/k03s) é que a maioria de quem troca turbina quer o máximo de potência que o miolo original permite, ai acaba caindo na k16 (maxima pegada com máximo de potência)...quem usa k24 acaba usando menos do que a turbina permite

                  a grosso modo:

                  k14 0,16m³/s (uns 260cv na gasolina)

                  k16 0,18m³/s (uns 290cv na gasolina) - essa sei que tem maiores que encostam na k24 abaixo

                  k24 0,20m³/s (uns 330v na gasolina) - tbm tem maiores, ams num sei se encosta na k27 ai de baixo

                  k27 0,34m³/s (uns 550cv na gasolina)

                  todos com sobrelevação de uns 2,2 (exceto a k27 que permite 3,8 )

                  obvio que depende das especificações pois k14, k16, k24 e k27 são familias...se pegar uma k24 de porsche ela é meno do que as k16 que nós usamos aqui no brasil... experiencia própria...

                  1 Resposta Última resposta
                  • L Offline
                    L Offline
                    Lost
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    da pra por eixo a k14 com carcaça quente na 16… eu montei uma assim, mas ainda nao coloquei no carro.

                    nao sei a relação de tamanho com as garret, o certo seria medir mas é complicado medir a área da voluta, não?

                    1 Resposta Última resposta
                    • O Offline
                      O Offline
                      overspeed
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      complicante que num são só as dimensões que dizem tudo do turbocompressor, o formato das pás tbm muda muito o mapa do compressor.

                      1 Resposta Última resposta
                      • R Offline
                        R Offline
                        Ricardo
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        ok, vamos de k16 mesmo então. fora a hzl, quem mais vende borg em spo

                        qto ao miolo original, quem tem c… tem medo :nnnn: ... depois que mandamos o motor do voyage pro inferno usando biela de audi e com só 240 hp na roda, fiquei com muito receio disso...

                        1 Resposta Última resposta
                        • R Offline
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                          Ricardo
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          quero isso pra mim não… :nnnn:

                          1 Resposta Última resposta
                          • L Offline
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                            Lost
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            quero isso pra mim não… :nnnn:

                            algo muito errado aconteceu ai hein. nao é normal isso nao… pouca potencia pra quebrar assim...

                            nao faltou oleo? biela era velha e tava fadigada? muita muita muita rpm? o vira era 1.8 ou 2.0?

                            bem estranho...

                            1 Resposta Última resposta
                            • E Offline
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                              Extreme Fast
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              refluxo seve pra melhorar pegada, maaaas rende menos que sem refluxo… vi em algum lugar, mas num lembro aonde...

                              200cv na roda com maximo de pegada eu iria de k14... ela da conta de 260cv no motor na gasolina (um pouco mais no alcool)

                              já acertei alguns passat turbo (mais pesado) assim e fica bem legal (na questão pegada x potência maior que a k03/k03s) é que a maioria de quem troca turbina quer o máximo de potência que o miolo original permite, ai acaba caindo na k16 (maxima pegada com máximo de potência)...quem usa k24 acaba usando menos do que a turbina permite

                              a grosso modo:

                              k14 0,16m³/s (uns 260cv na gasolina)

                              k16 0,18m³/s (uns 290cv na gasolina) - essa sei que tem maiores que encostam na k24 abaixo

                              k24 0,20m³/s (uns 330v na gasolina) - tbm tem maiores, ams num sei se encosta na k27 ai de baixo

                              k27 0,34m³/s (uns 550cv na gasolina)

                              todos com sobrelevação de uns 2,2 (exceto a k27 que permite 3,8 )

                              obvio que depende das especificações pois k14, k16, k24 e k27 são familias...se pegar uma k24 de porsche ela é meno do que as k16 que nós usamos aqui no brasil... experiencia própria...

                              aproveitando o tópico,

                              over, no meu ka 1.6 flex, querendo chegar @ 230cv +- mais ou menos sem destaxar, qual kkk vc acha que vira?

                              abs

                              1 Resposta Última resposta
                              • O Offline
                                O Offline
                                overspeed
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                algo muito errado aconteceu ai hein. nao é normal isso nao… pouca potencia pra quebrar assim...

                                nao faltou oleo? biela era velha e tava fadigada? muita muita muita rpm? o vira era 1.8 ou 2.0?

                                bem estranho...

                                tbm acho muito estranho… será que num foi montado com bielas do aspro é é bem na potência que elas aguentam (se bem que na vedade tinha que ver é torque gerado)

                                refluxo seve pra melhorar pegada, maaaas rende menos que sem refluxo… vi em algum lugar, mas num lembro aonde...

                                200cv na roda com maximo de pegada eu iria de k14... ela da conta de 260cv no motor na gasolina (um pouco mais no alcool)

                                já acertei alguns passat turbo (mais pesado) assim e fica bem legal (na questão pegada x potência maior que a k03/k03s) é que a maioria de quem troca turbina quer o máximo de potência que o miolo original permite, ai acaba caindo na k16 (maxima pegada com máximo de potência)...quem usa k24 acaba usando menos do que a turbina permite

                                a grosso modo:

                                k14 0,16m³/s (uns 260cv na gasolina)

                                k16 0,18m³/s (uns 290cv na gasolina) - essa sei que tem maiores que encostam na k24 abaixo

                                k24 0,20m³/s (uns 330v na gasolina) - tbm tem maiores, ams num sei se encosta na k27 ai de baixo

                                k27 0,34m³/s (uns 550cv na gasolina)

                                todos com sobrelevação de uns 2,2 (exceto a k27 que permite 3,8 )

                                obvio que depende das especificações pois k14, k16, k24 e k27 são familias...se pegar uma k24 de porsche ela é meno do que as k16 que nós usamos aqui no brasil... experiencia própria...

                                aproveitando o tópico,

                                over, no meu ka 1.6 flex, querendo chegar @ 230cv +- mais ou menos sem destaxar, qual kkk vc acha que vira?

                                abs

                                ué…só olhar pra cima ai...k14 pa melhor pegada em giro baixo possivel, a k16 tbm vai servir, mas a pegada fica pior.. se quiser mais potenia com menos pressão (e menos torque em giro baixo) pode até usar k16 tranquilamente.

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                                • Z Offline
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                                  Zé chedid
                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  algo muito errado aconteceu ai hein. nao é normal isso nao… pouca potencia pra quebrar assim...

                                  nao faltou oleo? biela era velha e tava fadigada? muita muita muita rpm? o vira era 1.8 ou 2.0?

                                  bem estranho...

                                  tbm acho muito estranho… será que num foi montado com bielas do aspro é é bem na potência que elas aguentam (se bem que na vedade tinha que ver é torque gerado)

                                  refluxo seve pra melhorar pegada, maaaas rende menos que sem refluxo… vi em algum lugar, mas num lembro aonde...

                                  200cv na roda com maximo de pegada eu iria de k14... ela da conta de 260cv no motor na gasolina (um pouco mais no alcool)

                                  já acertei alguns passat turbo (mais pesado) assim e fica bem legal (na questão pegada x potência maior que a k03/k03s) é que a maioria de quem troca turbina quer o máximo de potência que o miolo original permite, ai acaba caindo na k16 (maxima pegada com máximo de potência)...quem usa k24 acaba usando menos do que a turbina permite

                                  a grosso modo:

                                  k14 0,16m³/s (uns 260cv na gasolina)

                                  k16 0,18m³/s (uns 290cv na gasolina) - essa sei que tem maiores que encostam na k24 abaixo

                                  k24 0,20m³/s (uns 330v na gasolina) - tbm tem maiores, ams num sei se encosta na k27 ai de baixo

                                  k27 0,34m³/s (uns 550cv na gasolina)

                                  todos com sobrelevação de uns 2,2 (exceto a k27 que permite 3,8 )

                                  obvio que depende das especificações pois k14, k16, k24 e k27 são familias...se pegar uma k24 de porsche ela é meno do que as k16 que nós usamos aqui no brasil... experiencia própria...

                                  aproveitando o tópico,

                                  over, no meu ka 1.6 flex, querendo chegar @ 230cv +- mais ou menos sem destaxar, qual kkk vc acha que vira?

                                  abs

                                  ué…só olhar pra cima ai...k14 pa melhor pegada em giro baixo possivel, a k16 tbm vai servir, mas a pegada fica pior.. se quiser mais potenia com menos pressão (e menos torque em giro baixo) pode até usar k16 tranquilamente.

                                  atualmente uso k16 que comrpei na hzl. segundo homero ela tem carcaç borg t2. 48. rotor 44,5 eixo 46mm

                                  ele me sugiriu mudar a configuração dela para tirar perto de 380/390hps, lembrando que é carro de rua e dia a dia. ele me sugeriu subir o eixo em 1,5mm, portando, ficando com 49,5 de eixo e usar carcaça quente .63, pelo que eu entendi, mantendo rotor frio igua ( 46mm)l…

                                  o que o pessoal acha?

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • M Offline
                                    M Offline
                                    menegotto
                                    escreveu em última edição por
                                    #17

                                    perae

                                    tem eixo 46, dai sobe 1.5mm e fica 49,5? num intendi

                                    rotor é de 44,5, daí mantém igual e vira 46… tb num intendi

                                    acredito que seu eixo seja 48mm e ele quer passar pra 49.5. pergunta: é eixo borg warner ou ele vai enrustir um apl nela??????

                                    eu pegaria uma k24 zerada pra essa potência de quase 400cv... é judiar muito das k16

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                                    • L Offline
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                                      #18

                                      se quiser uma misturada compressor da 16 com turbina da 14 eu tenho aqui e vendo :amor:

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                                      • R Offline
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                                        #19

                                        k16 eu não consigo mais, agora tenho só 6 k24 e 2 k14. k16 tem que ser na hzl ou dnt (tinha há uns 2 anos)

                                        em campinas tinha um cara que arrumava também, inclusive a k16 que hoje o lost usa é de lá…mas ele também parou de arrumar as k16.

                                        pra 400hp eu iria de k24.

                                        ricardo, eu pegaria lá na hlz hein. já pega uma área 7, porta da wastegate travada e pronto.

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                                        • A Offline
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                                          #20

                                          200 cv roda mesmo?

                                          se eu tivesse essa meta, traria uma k04 de fora (cerca de 400 obamas com frete). é plug n play e só gastaria com acerto.

                                          tem umas que tem até compressor bombado :

                                          http://cgi.ebay.com/ebaymotors/k04-001-turbo-vw-golf-jetta-1-8t-beetle-audi-tt-/270752238317?pt=motors_car_truck_parts_accessories&hash=item3f0a174aed#ht_500wt_956

                                          e no fim, acho que fica mais barato se realmente a potencia pretendida for 200 cv…

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