Óleo especifico para amaciamento.
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apenas como curiosidade a pouco tempo atras postei aki na seção de videos, um doc de uns gringos montando um supra top pra virar 10s…. montou o motor inteiro e recomendou, no primeiro óleo, usar um bem vagabundo mesmo, permitindo o motor se amaciar bem e se quebrar internamente (usaram esta espressão mesmo)... ai depois de 200 milhas snme colocavam só óleo top e pé embaixo...
tentei utilizar um tópico antigo mas como era mais velho que 180 dias o sistema não permitiu.
aqui no brasil, existe algum óleo específico para amaciamento?
snme, óleo vagabundo não serviria ao escopo. abri meu sevel 1.6 para transformá-lo em 1.9 e surpreendentemente após 1100 km os riscos do brunimento ainda estão com a mesma intensidade de quando os fiz.
e o óleo que usei foi um sae40, classe sj durante 1000km; nada poderia ser pior.
o meu procedimento é o do pé embaixo limitando nos 5000 rpm e variando sempre a rotação (é um saco).
tal óleo precisa ser monograu, sem nenhum aditivo exceto ter alto índice de fósforo e zinco para proteger só as bronzinas e comandos enquanto os anéis vão se desgastando e se ajustando às camisas (de acordo com anúncios igual a esse: amsoil
será que vou ter que importar óleo?
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lancia, nos kit de comando/tucho gm vem um potinho de zddp com 250ml… eles devem vender em separado pois tem um código no potinho... vou ver hj a tarde na concessionária...
meu motor ainda está com a primeira troca de óleo, fui de 10w40 e dois potinhos de zddp...
quanto a recomendação dos gringos, é o que meu avô já dizia a 40 anos... motor quanto mais folgado mais anda, logo amaciar o motor com óleo ruim abre as folgas mais rápido e solta o motor... pra performance é válido, agora pra durabilidade já não sei
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menegotto, meu amigo, sim já ouvi sobre este aditivo a ser adicionado pela gm.
eles estão vendendo os aditivos que existiam antigamente e que foram reduzidos a um percentual ínfimo nós óleos sm em diante para que não prejudique o catalizador.
vou dar um pulinho na (única) concessionária daqui e ver se o vendem à parte.
mas, cadê o óleo certo? eu quero um que rale os anéis e, aí sim, através do aditivo zddp protejam o comando e bronzinas.
veja que no meu caso com 1100 km rodados o brunimento continua lá e, pela cara dele , poderia chegar a 10000 km mesmo se eu continuasse a usar o sj sae40 de 4 paus.
como você sabe, vou retificar para 87,52mm então este brunimento vai sumir mas vou ficar pesquisando/procurando ou trago uns 5 litros do amsoil de uma vez.
não acredito que isso não exista no brasil.
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eu acredito. se vc escutar nas retificadoras os procedimentos de amaciamento de motor, vc começara a acreditar tb
na verdade amaciamento no brasil não existe. nas retificas, eles fecham o motor e colocam pra funcionar até ligar a ventoinha. se ligou e não babou agua/oleo por tudo, pode chamar o cliente pra acertar a conta e sair feliz com seu carro novo
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as retificas fazem isso pois ter um banco de provas para motor custa caro e como a maioria dos clientes não entende de nada além de saber apertar o pedal correto, isso vai continuando errado assim. queria ver tentarem fazer isso lá nos gringos.
a fuchs fazia um óleo um específico para o classe-a mas levava quase 20000km para completar o brunimento, um exagero da mercedes no meu modo de ver.
agora, como vai haver retifica nos cilindros, tirando portanto toda ovalização que porventura eles tenham, vou pedir que não façam o brunimento nas paredes dos cilindros. o que o amigo acha? rola?
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sempre ouvi falar, desde as epocas que eu tinha meu escort xr3 89 que amaciamento de motor era feito com oleo mineral, rodava uns 4/5mil km sem ir ate os 3mil rpm, eventuais esticadas deveriam reduzir o tempo de troca em 500km por causa das limalhas de ferro (minusculas) que poderia entupir o filtro e não haver pressão de oleo suficiente pra lubrificar todo o motor. depois repetia todo o processo por mais 4/5mil km e na terceira vez, partia pra oleo bom.
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qdo o marea retificou o motor, rodou os primeiros 1000km com 20w50, trocando junto com o filtro, mais 1000km no mesmo esquema e daí vida normal com o 15w40 (no manual, falava no selénia 20k, mas usávamos o elaion)
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sempre ouvi falar, desde as epocas que eu tinha meu escort xr3 89 que amaciamento de motor era feito com oleo mineral, rodava uns 4/5mil km sem ir ate os 3mil rpm, eventuais esticadas deveriam reduzir o tempo de troca em 500km por causa das limalhas de ferro (minusculas) que poderia entupir o filtro e não haver pressão de oleo suficiente pra lubrificar todo o motor. depois repetia todo o processo por mais 4/5mil km e na terceira vez, partia pra oleo bom.
desculpem um erro meu, as trocas eram entre 1mil e 2mil km
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mas, infelizmente, no meu caso que abri o motor logo após uma retífica completa, dois meses atrás, eu estou tendo a chance de ver que após 1100 km os anéis não assentaram. bastar olhar as estrias do brunimento nos cilindros na foto acima praticamente inalteradas.
ou seja, não amaciou po**a nenhuma. condizente com o consumo alto de óleo que o motor vinha apresentando.
como vou retificá-lo de novo amanhã ou depois (só me falta chegar o guincho da gurgel ferramentas), tenho que dar um jeito que me fique satisfatório.
e um deles é não brunir os cilindros, estarei errado? porque com óleo mineral não obtive sucesso.
é uma situação rara em que pude observar esta falha de amaciamento, já que ninguém abre um motor após 1100 km de ter sido retificado, só o maluco aqui…
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lancia, se não brunir não vai ter desgaste na camisa. sem desgaste = sem assentamento assim terá um comedor de óleo pro resto da vida.
não sei onde vc mora, mas retificas boas tem pedra de brunimento fino e grosso. eu prefiro o fino, pro nosso quesito performance é melhor pois assenta mais rápido e diminui o atrito. normalmente as retificas fazem com o grosso pois é mais fácil de acertar a medida do cilindro.
o sevel na lateral das bielas tem um furo, de menos de 1mm para esguichar óleo na parede do cilindro. quando eu monto, procuro deixar duas horas ou mais na lenta, com pressão baixa. assim o esguicho teoricamente não chega no cilindro e este por sua vez trabalha seco. não sei qual o procedimento que vc adotou no amaciamento inicial
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gente.. to acompanhando o topico de vcs e to meio que apavorado recentemente meu motor foi pra retifica e axo que o mecanico nao bruniu as camisas do meu carro. tambem nao disse que precisaria amaciar.. o que foi feito:
retifica completa do cabeçote
anéis..
andei sentando a lenha depois da retifica.. e em 1 mes o motor fundiu em baixo. girou uma bronzina. é um xsara 1.8
agora o motor voltou para a garantia. ele disse que nao axa que foi bomba de óleo.. eu desconfio que ela tenha cavitado. 1 bronzina colou e as outras azularam. isso foi depois de uns 1000 1300 km. como devo amaciar agora esse motor? vai ser trocado o virabrequim, as bronzinas, ele vai mandar arrumar a biela, nao vai trocar a bomba de óleo… o que deverei fazer?
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nao vai trocar bomba de oleo… tem manometro?
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pessoal já q o assunto é óleo, vcs podiam me dar uma ajudinha e confirmar o q pretendo fazer ??
golzin gts turbo praticamente 9 meses só funcionando 1 vez por mês. depois umas voltinhas curtas e + 9 meses completamente parado sem funcionar. trocado oleo e filtro, e funcionando novamente o carro, ele foi até a oficina. desde então, agora em novembro já vão fazer 11 meses completamente parado.
qo o carro for montado agora em novembro, estou pensando em arriar o oleo, e colocar um oleo barato ( purgante ) + engine flush stp ( latinha azul ), funcionar 15 minutos, e arriar novamente. daí sim, colocar o oleo definitivo.
vcs acham q é tranquilo o processo é seria melhor um outro produto mais eficiente ?
valeu
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sai dessa binno…
se o carro nao rodou.. não tem borra...
arreia o oleo e poe o novo.. cabou.
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quando acusar… já era
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putz, nem sei como está o meu, se assentou ou não. já rodei uns 1500km em 1 ano e já fiz 1 troca de óleo e filtros (a cada 6 meses ou 3000km).
pois é, lee, putz ao quadrado. realmente nunca havia aberto um motor retificado após 1000 km rodados e ter as paredes dos cilindros no mesmo estado em que chegaram da retífica.
eu estou assumindo que os cilindros foram protegidos em excesso devido a ter usado óleo que imaginei que fosse fraco e que permitisse que os anéis se esfolassem assentando-se e, ao mesmo tempo, os cilindros ficassem com a porosidade normal sumindo as estrias.
mas se seu consumo de óleo está normal, dentro do previsto para o seu motor, não se preocupe. um mau assentamento de anéis provoca consumo excessivo, coisa de um litro por 500km ou até pior.
o único parâmetro errado nessa equação, me corrijam se estiver errado, é o óleo que deveria ser especifico para o uso nesta etapa inicial do motor.
menegotto, o brunimento foi fino pois eu é que forneci as pedras.
quanto a deixar sem brunimento acho que seria melhor daquilo que o motor já passou.
os anéis se assentariam, logicamente mais lentamente, mas ao fim de um determinado período, que deve ser longo sem dúvida, anéis e cilindros teriam forçosamente que se acomodar.
já imaginou ter cilindros arranhados do jeito que se vê nos meus cilindros por, digamos, mais 10000km? o consumo de óleo ficaria altíssimo mo mesmo jeito pois óleo nenhum depositado nas paredes seria raspado de volta para o cárter.
sem falar na compressão de titica que isso ocasiona.
boa dica de usar a marcha-lenta mantendo as paredes mais secas.
farei isso assim que tiver fechado todas as pontas da transformação para 1.9. tá um porre achar torneiro por aqui que entenda de como embuchar bielas