Óleo especifico para amaciamento.
-
vou começar a montagem de um motor retificado em breve e a questão do óleo me preocupa.
alguém sabe qual foi o desfecho da história do lancia?
folgas originaisó oleo original.
só que tem que trocar em muito menso tempo. ex uma com 500km outra 1000 e depois ja passa para 3000 (ex)
-
tenho um uno 87 motor fiasa 1.3 a álcool, fiz uma retifica completa usando somente peças de marca original, fiz limpeza química das peças, coloquei o bujão do cárter com ima, usei o óleo móbil super protection 15w40 api sm (o óleo recomendado de fabrica era 20w50) com 1.000km fiz flush e troquei o filtro e óleo 15w40 novamente. na próxima troca do filtro e óleo gostaria de usar um óleo 100% sintético 10w40, 5w40 ou 5w30 de boa marca(achei aqui por um preço tentador 18r$ o litro). dou uma partida a frio pela manha rodo 6 km e outra partida novamente a frio no final da tarde e rodo mais 6 km de volta, isto todos os dias incluído o domingo quando vou para a igreja e mais algumas voltas chegando a no máximo 500 km total por mês, algumas viagens pequenas no transcorrer do ano coisa de 200 a 250 km no total entre ida e volta e uma viagem grande nas férias de 2.000km no total ida e volta.
antes da retifica minha rotina era mesma e já usava o óleo 15w40( mudei a viscosidade para 20w50 e depois para 25w60 mas o consumo de óleo continuava alto voltei para 15w40 api sm sempre fazendo a troca no período certo e completando quando necessário)
na época em que o meu uno foi produzido a fiat recomendava o óleo 20w50, não existia os sintéticos de bixa viscosidade, mas o ultimo motor fiasa produzido foi em 2004 ou 2005 que foi o fiasa m.p.i álcool 1.0 e 1.5 e a fiat no manual descrevia o óleo 15w40 e 10w40
diante disto gostaria da sua opinião se posso baixar a viscosidade do óleo(pelo menos a frio).
-
vc vai baixar muito a viscosidade do oleo e vai comprometer o filme… nao tem beneficio nenhum em afinar o oleo mais que o necessário. semi-sintetico ja é o suficiente para esse motor, usar um sintetico 5 30 pra que?
meu motor rodou literalmente até acabar, no final eu ja tava com aquele castrol alta viscosidade 40~60 acho (o mais grosso que tem)... e sempre no coro e em viagens. quando abriu só os cilindros tinham folga mesmo, o restante foi feito retifica 0,25 só pra garantir pois nem precisava de nada.
-
oleo sempre da discussão. uns nem ligam para trocar, outros trocam demais kkk
oleo 5w30 a menos de r$35,00 o litro esquece.
-
quando tinha turbo usava sempre o final w50.
oleo 5w30 é so para os motores mais modernos, a usinagem é diferente também. veja os topicos anteriores recomendando a troca de oleo nos primeiros 1000km. meu palio usa 5w30 original ( 1.0 evo ), pensa que a primeira troca de oleo foi nos 15000km, depois nos 30000 e agora falta pouco para a troca dos 45000. consome oleo? nenhuma gota.
-
sim, é tipo o motor do meu pai, o duratec 2.0 16v (ecosport 2004)… é 5-30 ou 5-20 seila... quando ele falou eu achei até que era de transmissao rs.
o retrabalho é difernte... e motor depois que foi feito a retifica muda as propriedades. nao adianta.
tiponos nossos turbo é bom um que seja pouco grossinho pelo que afina