Turbinando o sevel 1.9
-
não seria mais simples apenas substituir o parafuso por com cabeça allen como nos vw?
usamos prisioneiros mais porca devido ao fato que neste motor já antigo tem o escape e a admissão, no mesmo lado.
é um peso enorme, lembrando que para piorar, temos uma turbina mais wastegate externa com 11 kilos pendurada e a mais.
imagino uns 20kg total presos só por 7 prisioneiros. o momento de força devido ao balanço do carro em movimento é altissimo.
eu não teria coragem de confiar em cabeça de allen pois basta um ir pro saco que os outros vão atrás, um por um, em avalanche.
extamente isso.
além da força e peso não tem como colocar parafuso não tem espaço o coletor fica na frente e mesmo tentando colocar parafusos meio inclinado para desviar do coletor não dá sem chances tem que ser prisioneiro e porca.
outra coisa as minhas roscas do cabeçote refiz todos com parafuso m12 com a rosca dentro m8 para ficar rosca de aço e mais firme assim consigo colocar um pouco mais de torque e aguenta o peso da turbina e tudo mais que o lancia escreveu ai em cima, quando era rosca de aluminio do cabeçote andou me dando problemas espanando ai fiz isso e nunca mais…eheheh a ultima vez que me deu problema essas roscas eu perdi a hora do dino la no piu porque queimoua junta do escape e vazou compressão.
-
não seria mais simples apenas substituir o parafuso por com cabeça allen como nos vw?
usamos prisioneiros mais porca devido ao fato que neste motor já antigo tem o escape e a admissão, no mesmo lado.
É um peso enorme, lembrando que para piorar, temos uma turbina mais wastegate externa com 11 kilos pendurada e a mais.
imagino uns 20kg total presos só por 7 prisioneiros. o momento de força devido ao balanço do carro em movimento é altissimo.
eu não teria coragem de confiar em cabeça de allen pois basta um ir pro saco que os outros vão atrás, um por um, em avalanche.
extamente isso.
além da força e peso não tem como colocar parafuso não tem espaço o coletor fica na frente e mesmo tentando colocar parafusos meio inclinado para desviar do coletor não dá sem chances tem que ser prisioneiro e porca.
outra coisa as minhas roscas do cabeçote refiz todos com parafuso m12 com a rosca dentro m8 para ficar rosca de aço e mais firme assim consigo colocar um pouco mais de torque e aguenta o peso da turbina e tudo mais que o lancia escreveu ai em cima, quando era rosca de aluminio do cabeçote andou me dando problemas espanando ai fiz isso e nunca mais…eheheh a ultima vez que me deu problema essas roscas eu perdi a hora do dino la no piu porque queimoua junta do escape e vazou compressão.
se não há espaço fisico para encaixar o parafuso já é mais complicado mesmo.
infelizmente em todos os carros em que queremos adaptar turbo, seja com produtos nacionais ou importados, sempre há problemas de encaixe. parece que é feito apenas para mecanico poder mostrar que ta trabalhando e perdendo tempo, cobrando mais por um serviço que deveria ser simples.
-
é um peso enorme, lembrando que para piorar, temos uma turbina mais wastegate externa com 11 kilos pendurada e a mais.
extamente isso.
nos meus dois cabeçotes estas sete e famigeradas roscas m6 dos prisioneiros estão com reforçadas com helicoil.
assim não espanam e ficam bem mais fortes.
-
sim, bom com helicoil fica muito bom pois agora todos os prisioneiros precisam estar bem apertados…eheheh eu fiz com m12 pois tenho torno e macho a disposição ehhehehe
-
lancia você consegue vizualizar a tabela de ponto da sua injeção e modidificará se conseguir pode fazer uma jogadinha com o ponto para adiantar ou atrasar um pouco a entrada da turbina.
-
marcos, sim tenho acesso a qualquer coisa nesta injeção por isso que usei-a inicialmente num motor 1.6 e agora no 1.9.
o comando do tempra é esquisito, tem os lobes mais para carburador do que injeção e a g7 é ajustada de fábrica para aquela característica.
no motor sevel tive que refazer praticamente todo o mapa, especialmente a ignição.
sem falar na rotina da marcha-lenta que é um horror. tive que refazer ela toda.
seria como o projetista original esquecesse de que um motor envelhece a passa a ter desgastes nos cames do comando e fugas na borboleta, no canister, na aspiração dos vapores do cárter, mangueiras de vácuo e etc…
então para o motor novo e sem fugas funciona muito bem mas, na hora que começam as fugas de vácuo o motor mal administrado pela g7 original, a marcha-lenta entra numa oscilação perpétua entre 900 e 1100 rpm que enche o saco.
-
legal então se adiantar o ponto demora um pouco mais para encher a turbina e se atrasar a turbina enche um pouco mais rápido, isso que falei é só na região que entra a turbina.
que software está usando para editar a injeção?
-
entendi que é só na região que entra a turbina que, nesse caso, é uma região onde tanto a g7 como o his estarão gerenciando.
sinceramente ainda não emulei mentalmente como é que será a coisa nesta região pois o map estará fixo indicando borboleta totalmente aberta e o tps a meio caminho ou não (pura incógnita) mas indicando fielmente a posição angular dela.
então, nessa confusão preciso verificar como se comportará o ponto para então poder ajustá-lo conforme a sua informação.
outra surpresa ontem foi receber por email a cópia do pedido que o meu amigo alexandre fez na spa.
o sacana (entre aspas) comprou duas caixas quentes a .48 e a .63
eu tinha dito a ele que iria testar uma de cada vez, a .48 primeiro e, se caso esta ficasse de calças curtas, trocaria para a .63
bom, fazer o que…
já que virão as duas minha tendência seria iniciar com a .63
prefiro ter a turbina entrando acima dos 3000 pois este motor 1.9 está com muito torque, não necessita de nenhuma ajuda nessa área.
desta maneira o turbo irá complementar o motor em vez de entrar em paralelo aumentando o torque desnecessariamente e consequentemente faltando na alta.
-
quando falei na região que a turbina entra seria a faixa com menos rpm e mais carga mais não pressurizado antes, com mais angulo o motor desenvolve mais força porém perde um tempinho a mais para conseguir subir o giro.
-
quando falei na região que a turbina entra seria a faixa com menos rpm e menos carga até começar a pressurizar depois ir tirando ponto devagar mas isso é preciso mudar tudo em volta daonde foi adicionado ponto para ficar suave a tabela de ponto com a alteração, com mais angulo o motor desenvolve mais força porém perde um tempinho a mais para conseguir subir o giro.
-
lancia, seus relatos estão quase me convencendo à comprar uma g7 pra por no lugar da monomotronic, o conhecimento torna td tão fácil, hehe. teus tópicos são uma aula
-
já que tem as duas caracaças quentes então não vai ter problemas…e não vai ser preciso mexer no mapa de ignição ehhehee
-
já que tem as duas caracaças quentes então não vai ter problemas…e não vai ser preciso mexer no mapa de ignição ehhehee
é isso a que me referia em começar com a .63
creio que esta caixa quente irá dar menos trancos na transição pois a g7 provavelmente estará já em lambda open loop ou bem perto.
pellegrino, obrigado pelas palavras. qual é o seu motor?
se bem que os americanos sempre dizem if it s not broken, don t fix it ou seja, se a sua ecu atual funciona, para que mexer?
-
se é que serve para comparação, no meu ex ap 1.9 eu usava uma .50 com eixo 52 e caixa quente .58 pulsativa, a pegada vinha lá pelos seus 3500 rpm mais ou menos.
eixo menor pega mais rápido, então acho q essa .63 vai casar certinho com o que você pretende.
-
lancia, meu motor é um peugeot tu9m, 4 cilindros, 954cm^3, cujo módulo encontra-se sob suspeitas
-
sacana esse seu amigo eim lancia.agora o senhor tem a faca e dois queijos na mão pra escolher qual saborear. kkk
se a .63 for a melhor, devolvo para ele a .48 para ele pendurar no pescoço e deixar de ser bobo… hehehe
se é que serve para comparação, no meu ex ap 1.9 eu usava uma .50 com eixo 52 e caixa quente .58 pulsativa, a pegada vinha lá pelos seus 3500 rpm mais ou menos.eixo menor pega mais rápido, então acho q essa .63 vai casar certinho com o que você pretende.
é o que eu penso; como comparação, em motores 2000 (se bem que o sevel está com exatos 1890cc) a maioria que li por aí em forums usa caixa quente .63
e quem tinha a .63, o compressor variava de .42 a .50 mas o que toca mesmo o bumbo é a turbina, salvo falha ou omissão.
lancia, meu motor é um peugeot tu9m, 4 cilindros, 954cm^3, cujo módulo encontra-se sob suspeitas
amigo, mal entendo de fiat, peugeot então nem se fala.
só de curiosidade qual é a ecu dele? sagem?
-
uma pergunta pros donos de tipo 1.6, como fica a adaptação pra usar o 2.0 8v do tempra ???
quero comprar um tipo 2p e quero fazer ele 2.0, vai ser um carro mais pra conforto, viajar e etc, pensei no 2.0 pq dá pra soltar na 5º bem longa e viajar em silêncio com conforto…
dêem me um desconto quando falo em conforto, até hoje só tive uno... hahaha...
sobre o 1.9 do amigo lancia, com esse coletor de fofo dá pra usar uma flange tubular pra deslocar ela???
-
lancia, a mesma monomotronic que lhe infernizava, no meu caso, é a ma3.2