Turbinando o sevel 1.9
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lancia, na gasolina você precisa do intercooler e de um sensor de detonação junto com alguma dispositivo/injeção para identificar as batidas de pino e atrasar o ponto se não seu motor vai pro saco, pensa nisso.
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no meu antigo kit turbo andei mais de ano na gasolina e com 0,6 de pressão. um dia numa puchada bem fraca quebrou canaleta, conforme relatei anteriormente… mas eu queimava gasolina comum o lancia já disse que só anda na podium, não vejo problema algum manter assim
cade o overspeed??? ele é o cara que acerta audi de 300cv na gasolina... é tudo questão de acerto se quebrar é pq tava mal acertado.
hoje enchi o tanque de gasolina... 2,65 o litro do alcool x 2,66 o litro da gasolina, carro fazendo 6km/lt de alcool não tem como aguentar...
fica mais fraco? fica
perde pegada? perde
porém tanto o meu caso como o do lancia são de carros confiáveis, de estrada e uso com família, e não carro de pista. e enquanto o alcool for comandado pelos usineiros e ficar essa palhaçada de preço fica inviavel andar no alcool na rua.
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marcos, a g7 está completa com sensor de knock e as tabelas de ponto estão acertadíssimas (para gasolina podium).
e mesmo baixando a bota (c/ compressão de 10.1:1) nas ultrapassagens não se escuta nem um mínimo de batida de pino.
mesmo em início de testes do 1.9 quando estava tudo esculhambado em termos de mapas (eram para 1.6) e tinha um fone de ouvido ligado através de um amplificador no sensor, era zero batida.
esse pistão gm (indicado pelo menegotto) com sua banheirinha concava de 20cc na cabeça realmente ajuda muito nesta questão.
isso é matéria de primário em engenharia automotiva.
tenho um livro de engenharia de 40 anos atrás onde discorre sobre um pistão deste tipo. onde se lê êmbolo entenda-se pistão.
voltando ao assunto vou acabar tendo que colocar um intercooler pois pela minhas contas a temperatura da saída do compressor deve chegar a 61°c se tiver 30°c na entrada.
atualmente em engarrafamentos o sensor de temperatura marca 41°c (medidos no scanner) mas ainda não medi em estrada e em velocidade de cruzeiro.
tomara que de 30° ou menos.
pergunta para os entendidos:
sugeriram que usasse caixa quente biagio a/r .63 (eixo 47) no conjunto spa 250 pois ficaria melhor em alta sem perder muito na baixa.
o que os amigos pensam disto?
eu reconheço que é difícil se acertar numa turbina num motor totalmente fora de parâmetro comercial como é este sevel 1.9…
por exemplo sabe-se lá quantos cfm este motor aspira?
outra, onde será que ficou o pico do torque, 2000, 2500, 3000? bem, nesta caso é falha minha pois ainda não tive saco de ir ao rio passá-lo no dino.
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concordo que só vai quebrar se estiver mal acertado, se tratando de uma injeção original super acertada e só vai andar de pódio e só 0,6bar será muito dificil quebrar, a preocupação é na fase turbo, tabela de ponto é a parte mais dificil de se acertar porém como ja tem a maior parte da tabela de lambuja pela injeção original ai ficar bem mais facil mais não podemos descuidar do ponto de ignição com pressão de turbo
ando pesando em passar o meu na gasolina pois alcool de manhã é dose, a injeção bem acertadinha o carro anda de boa mais o consumo é mais elevado, no meu caso estou usando uma taxa de compressão de 8,7:1 para fase turbo é bom porém com o carro frio no alcool é uma ****, aqui na minha cidade tá 1,8 o alcool e 2,6 a gasolina.
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o piu montou uma turbina dessas da spa no marea dele, não prestou. não veio a potência esperada e a pressão não passava de 1.2 bar mesmo com a wastegate travada. tirou ela, colocou uma mp .50, pronto, veio algo em torno de 100 cv a mais com a mesma pressão.
eu se fosse você ia de garret apl525. qto à caixa quente, aí vai de gosto seu… se for pra andar mais na rua, .48; se for uso misto, .63.
ah, outra coisa, se for usar coletor spa, manda fazer um recozimento nele e dá uma plainada depois na face de assentamento dele no cabeçote. não sei se o material é ruim ou se ele vem muito tensionado, mas o fato é que já teve 2 casos de coletor deles trincado em menos de 1 ano...
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olá lancia …
eu tenho um uno csl, que tem o mesmo motor sevel1.6. ando com 0,6kg numa turbina holset he221com fueltech e escape de 2,5pol e sem intercooler, com caixa quente 6. fiquei 1 mes andando na gasolina comum, com ponto final ajustado para 22°, depois mudei para o alcool nos mesmo 0,6kg e 27° de ponto.
aqui vai uma foto da pressurização, bem curtinha , sobe da turbina direto para o coletor, que é um original do mpi com uma borboleta dupla de vw.
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o piu montou uma turbina dessas da spa no marea dele, não prestou. não veio a potência esperada e a pressão não passava de 1.2 bar mesmo com a wastegate travada. tirou ela, colocou uma mp .50, pronto, veio algo em torno de 100 cv a mais com a mesma pressão.
eu se fosse você ia de garret apl525. qto à caixa quente, aí vai de gosto seu… se for pra andar mais na rua, .48; se for uso misto, .63.
ah, outra coisa, se for usar coletor spa, manda fazer um recozimento nele e dá uma plainada depois na face de assentamento dele no cabeçote. não sei se o material é ruim ou se ele vem muito tensionado, mas o fato é que já teve 2 casos de coletor deles trincado em menos de 1 ano...
olá ricardo e gratíssimo pelas informações. essas dicas é que valem ouro pois teoria todos nós temos mas na prática é outra coisa, obrigado.
coletor, estou de olho neste da beepturbo e é spa.
idem idem na dinamica bombas, tudo spa.
então com o seu alerta eu mesmo farei o recozimento e depois o planifico.
aliás, todos os coletores na linha fiat, pelo menos até os anos 90, eram recozidos pois nenhuma fundição consegue uma catalização completa.
tubulares ainda não achei nenhum para o sevel 1.6, acho que ele já é considerado um dinossauro extinto…
turbina apl525 eu analisei e sim, seria ótima, mas precisaria de uma que tivesse wastegate incorporada.
no coletor você já sabe que é triste adaptar uma wastegate além do trabalho de bifurcar o cano do escape, fora a falta de espaço no cofre do tipo.
desprezando então as da spa, andei olhando uma k16 na halltech racing parts e a gt25 power master na full turbos.
ambas creio que são t2 e tem wastegate integrada.
o que o amigo acha?
a gt25 teria quase os mesmos a/r .47 e .48, por exemplo.
já a k16 sei que é apl mas desconheço os valores pois o vendedor não os publicou.
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olá lancia …
eu tenho um uno csl, que tem o mesmo motor sevel1.6. ando com 0,6kg numa turbina holset he221com fueltech e escape de 2,5pol e sem intercooler, com caixa quente 6. fiquei 1 mes andando na gasolina comum, com ponto final ajustado para 22°, depois mudei para o alcool nos mesmo 0,6kg e 27° de ponto.
aqui vai uma foto da pressurização, bem curtinha , sobe da turbina direto para o coletor, que é um original do mpi com uma borboleta dupla de vw.
amigão, bela configuração, parabéns. quem soldou esse cano de alumínio sabia bem o que estava fazendo, ficou lindo.
acho que já disse isso mas não usei a admissão do mpi pois usa bicos mais complicados de achar além dos tubos de entrada dos cilindros não terem um diâmetro apropriado para um millenove.
as conexões da saída do compressor serão parecidíssimas com a sua e usarei a mesma pressão de 0,6 para evitar (pelo menos por enquanto) o intercooler.
gasolina já uso só a pódium já que a compressão do meu motor é alta para uma gasosa comum (10,1:1)
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k16 não é apl não, é uma turbina com muito mais tecnologia que as jurássicas apl s
k16 num 1.9 vai ficar bem pequena… comportamento quase como audi turbo original... no meu sevelho 1.6 uso uma garrett similar a k16 (reposição da k16) e na estrada encomoda um pouco a turbina assobiando, mas a pegada é bem legal.
o grande problema é: turbos com eixo 49,5 em diante não tem válvula incorporada na carcaça... então o jeito é ficar pelo eixo 48mm das gt25/ k16 e usar um a/r maior, tipo uma cx 7 na kkk ou então uma .63 nas garret/mp/biaggio
outra solução seria procurar o pessoal da dnt, turbo anhanguera, etc para abrirem uma carcaça 48mm para 49.5 e assim montar a turbina nas medidas que quiser.
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já que para o millenove estaria eu sendo aconselhado para ir com uma t3 pergunto: é impressão minha que na maioria das instalações as wastegate externas espirram para o ar livre ou o gás seria redirecionado para o tubo de escape?
em 99,99999999999% inclusive eu solta ao ar livre mesmo.
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já que para o millenove estaria eu sendo aconselhado para ir com uma t3 pergunto: é impressão minha que na maioria das instalações as wastegate externas espirram para o ar livre ou o gás seria redirecionado para o tubo de escape?
os gases são redirecionados para o tudo de escape, quando a pressão vence a força da mola da wastegate empurrando a cabeças da valvula assim dando passagem para o escapamento bem naquela curva maledeta que fica ao lado do alternador.
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já que para o millenove estaria eu sendo aconselhado para ir com uma t3 pergunto: é impressão minha que na maioria das instalações as wastegate externas espirram para o ar livre ou o gás seria redirecionado para o tubo de escape?
os gases são redirecionados para o tudo de escape, quando a pressão vence a força da mola da wastegate empurrando a cabeças da valvula assim dando passagem para o escapamento bem naquela curva maledeta que fica ao lado do alternador.
o que o lancia quis dizer é se o pessoal realmente liga a westegate no excapamento ou não.
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o do meu carro é direto pra atmosfera, realmente o barulho fica bem alto mas de dentro do carro nem se nota.
no meu caso especificamente ainda tem o barulho do escape, do câmbio, então fica difícil uma pessoa identificar que raios tá passando kkkk
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no meu era um cano reto que descia até embaixo ao lado da caixa…
num deixa a wastgate mandar o ar quente pro cofre...
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k24???
250cvs é k16 não?