Turbinando o sevel 1.9
-
um fato é que banho de cerâmica custa 700 por peça no giba, e não é eterno… ou seja com o tempo tem que refazer
então uma termotape + defletor de inox faz o serviço... como o lancia tem facilidade em importação e gosta de capricho, recomendo a termotape de titânio da dei
o amigão, saudades cara, você sumiu
já to indo atrás deste produto dei porque, pqp, um preço de turbina para este banho é demais.
e o que você acha de uma chapa quadrada de 20cm de teflon com espessura de 5mm em vez da de inox?
metal sempre irradia o teflon não.
já fiz uma experiência (meninos não façam isso em casa) de apoiar uma chapa de teflon na mão e passar o maçarico do outro lado da chapa e não senti absolutamente nada mesmo tendo passado um minuto.
-
o ideal seria cozinhar essa solda e aguardar o resfriamento algumas vezes. e após realizar um ensaio de lp. tenho medo de soldas em materiais com coeficiente de dilatação diferentes, minha breve experiencia não foi animadora.
ainda que numa área diferente (ferrovias) nunca conseguimos fazer a união de uma camisa de ferro fundido com um cabeçote de aço.
jonas, como disse depende do eletrodo usado, da corrente, da limpeza do fluxo entre pontos e também do soldador.
como eu mesmo soldei, fui indo bem devagar, levei a tarde de ontem toda soldando estas partes. foram 5 soldas.
fui aplicando pontos rodando 180° até completar o circulo e deu certo.
a mais crítica foi a da flange da wg pois se empenasse não vedaria mais.
ainda vou passar a escova de aço com a retífica para ficar mais profissional, mesmo sabendo que ninguém vê porque a turbina está quase no chão…
-
eu comprei esses dias um kitzinho dei engineering (esse aqui - http://www.ebay.com/…ec858fd&vxp=mtr ) pra encapar a turbina e o downpipe do meu a3 mas não tive saco de montar ainda… mesmo pagando imposto ficou mais barato que comprar aqui.
mas se vc for comprar só a fita pra enrolar no downpipe, não precisa importar, tem pra vender aqui mesmo... a spa vende, e tem tbm em casas que mexem com equipamentos contra incêndio.
ricardo se estás falando da termotape convencional eu tenho um rolo da spa praticamente intacto.
mas o mene falou de fita com titânio, seria a mesma?
a camisinha para a turbina também é uma boa, já está na lista interminável de coisas para o projeto…
tô quase pagando outro carro levando-se em consideração o preço dele de mercado.
-
o servico ta bacana, porem eu tb fiquei com um pulga atraz da orelha do stress q a peca de ferro fundido sofreu em um espaco tao curto, eu desceria mais o caninho da descarga e deixaria para unir um pouco mais adiante… justamente pra evitar tanta solda junta...
amos torcer q de td cert :-)
flávio, o estresse não deve ter sido tanto assim. como já expliquei fiz com muita calma.
quanto a encompridar o cano é praticamente impossível, pois como já disse, a turbina com este coletor de spa fica baixa demais, quase no nível cárter.
esta já é a maior distância possível prevendo a curva (que não é pequena) que a continuação do escape deve fazer para encaixar no sistema de escapamento já instalado.
-
o ideal seria cozinhar essa solda e aguardar o resfriamento algumas vezes. e após realizar um ensaio de lp. tenho medo de soldas em materiais com coeficiente de dilatação diferentes, minha breve experiencia não foi animadora.
ainda que numa área diferente (ferrovias) nunca conseguimos fazer a união de uma camisa de ferro fundido com um cabeçote de aço.
jonas, como disse depende do eletrodo usado, da corrente, da limpeza do fluxo entre pontos e também do soldador.
como eu mesmo soldei, fui indo bem devagar, levei a tarde de ontem toda soldando estas partes. foram 5 soldas.
fui aplicando pontos rodando 180° até completar o circulo e deu certo.
a mais crítica foi a da flange da wg pois se empenasse não vedaria mais.
ainda vou passar a escova de aço com a retífica para ficar mais profissional, mesmo sabendo que ninguém vê porque a turbina está quase no chão…
tentamos com todos os tipos de eletrodos, mig, tig, oxido acetileno e nada deu certo. justamente pelo coeficiente de dilatação diferente entre os materiais, ao resfriar um se comprime menos que o outro, o que acaba trincando a solda.
-
banho de cerâmica com o nome giba capaz de custar isso mesmo… mas qdo o mano fez, eu levei num lugar que recondicionava freios, embreagens, etc pra caminhão... éra uma maquininha simples pacas...e lembro que num custou tanto assim... mas num sei o endereço, só que ficava na divisa são paulo/são caetano/santo andré/sp (rodei pelas ruazinhas um monte num sei mais aonde éra).
teflon se vc tiver acesso, excelente...
por ultimo uma critica, se vc soldar o cano de alivio da wastegate ali, vc consegue, no caso de necessidade futura ter acesso aos parafusos que prendem a turbina ao coletor (me parece que não, mas foto engana)... ordem e acesso a montagem é fundamental como vc com certeza sabe caro lancia... vai que um dia vc precisa trocar uma porca ou o prisioneiro... ter que tirar cabeçote inteiro por causa disso parece ser meio que oneroso do ponto de vista de trabalho x complexidade (trocar um prisioneiro/porca)
-
uma chapa de teflon vai bem sim lancia… é melhor prevenir do que ter que remediar
quanto as soldas não vejo maiores problemas... até coletor de escape de griffe trinca nas soldas... german, giba, etc... vivem trincados... uma boa seria um recozimento depois de tudo soldado e revisado, sempre ajuda.
-
overspeed, acesso no cofre do tipo turbinado é uma piada.
como admissão e escapamento é do mesmo lado e bem perto da parede corta-fogo, de qualquer maneira para se mexer na turbina precisa-se retirar o cabeçote.
sem falar de 2 porcas 13mm dos prisioneiros dos 7 que prendem os coletores, que só saem por baixo e precisam ser substituídas por outras de 11mm.
mas, mesmo assim, hipoteticamente falando, dá para soltar a turbina sem mexer na wg.
logicamente as duas flanges que agora estão combinadas precisam ser removidas antes.
-
lancia,
aqui nesta loja possui o termotape de titanio, não conheço a loja, encontrei agora que estava procurando a flange na internet.
gostei da loja, independentemente da termotape de titânio.
conexões 1/8 npt custam em média a metade das outras
valeu pela dica.
-
lancia,
aqui nesta loja possui o termotape de titanio, não conheço a loja, encontrei agora que estava procurando a flange na internet.
gostei da loja, independentemente da termotape de titânio.
conexões 1/8 npt custam em média a metade das outras
valeu pela dica.
alguns itens estão com um ótimo preço mesmo, só não comprei a flange pois vou a belo horizonte comprar as mangueiras então já trago tudo de lá.
fica a dica
-
finalmente após acabar com as interferências (dois objetos teimosos ocupando o mesmo lugar) consegui descer o agregado cabeçote conforme fotos abaixo.
hoje a tarde deverei torqueá-lo e possivelmente amanhã o ligue aspirado (só com a g7).
pergunta, como prevenir dano à compressora (rodando livre) enquanto passam gases de escape na turbina?
seria por poucos minutos suficientes para retirar o carro da garagem, subir no guincho, entrar no loja de escape para terminar o serviço e finalmente retornar rodando sozinho em casa.
e pela cor da junta vê-se que acabei usando a mls, espero que não me dê zebra…
-
acrescentando que é bom colocar o filtro na carcaça fria (rotor) e na boca também para evitar de entrar sujeira, se entrar sujeira corre sérios riscos de estragar a turbina.
-
a g7 lê sonda widebandá ou vai ligar em paralelo? parabéns com a wb fica muito melhor o acerto e se usar para corrigir também fica bem melhor.
-
ok, tudo anotado, evitar giro alto e estar com um filtro conectado em ambas as entradas.
marcos, a g7 não lê a wide mas vou instalar definitivamente um módulo lc-1 da innovate no tipo e que usava para testes.
ele tem uma saída analógica emulando uma sonda narrow e ai sim, este fio ligado na g7.
acabei de apertar os 10 parafusos que prendem o cabeçote no bloco mas não foi fácil cumprir a tabela de torque da fiat (2 > 4 + 90° + 90°).
essa junta de aço não cede (lógico) e então precisei de muito muque para efetivamente esticar os parafusos da taranto que são duros para cacete.
e o fabricante da junta diz para retocar com o valor do último torque após um aquecimento em marcha-lenta de 15 minutos - medi e deu 90 newton/metro.
caraca, tomara que o soquete aguente…
-
o soquete aguenta sim, é um saco reapertar depois de esquentar o motor sevel, pois precisa retirar a gaiola do comando de válvula, troca junta retirar óleo limpar…no meu estou para abrir o motor e diminuir a junta de aço e rebaixar o cabeçote para conseguir taxa 11:1 para usar com cachaça, assim vai ficar melhor o carro, obviamente vou diminuir a pressão de turbo.
estou a procura da junta do cabeçote sabó de 2mm para você porém nada positivo ainda.
estava pensando, aquele coletor de alumnínio e cobre vai esquentar bem rápido, isso vai ser bom para a fase de aquecimento.
-
prende esse filtro na boca da saida da turbina…. ele pode vuar longe
no meu carro fui testar e vuou meu bonpe da cabeça...