Turbinando o sevel 1.9
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é vero lancia.
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marcos, na [loja do mecânico (gurgel ferramentas)](loja do mecânico (gurgel ferramentas)) tem uma por r$66,00.
de repente sai mais barato comprar do que mandar fazer.
quando fiz a minha eu não sabia que a raven tinha desenvolvido uma.
meu amigo/mecanico/preparador tem uma dessas, segundo ele o seu finado pai a coseguiu quando ainda trabalhava na fiat.
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eu também tinha as originais 1850172001/2 (são duas uma para os cantos e outra para o meio) mas emprestei para uma oficina poder fazer as cópias alguns anos atrás e já viram, né? sumiram…
hoje ainda não consegui o motor ligar pois faltaram muitos pequenos detalhes mas que tomam muito tempo.
algumas fotos do progresso:
aqui o dissipador da sonda ainda torto (foi o único jeito dele descer) mas amanhã preciso levantar o carro para encaixar o tubo de retorno da turbina e acerto ele na mão.
mais uma colisão: entre a flauta 2 (extra) e o sensor de temperatura do ar. amanhã reposiciono o sensor.
teste de pressão com as duas flautas. estão estanques a 24 horas, já as dei como ok. o manômetro fica definitivo.
**meu filho viu esta foto e não entendeu como a turbina e a compressora conseguiram entrar nesta confusão.
estou mantendo o ar quente e ar condicionado no lugar e funcionando.
a curva de silicone azul está na entrada da compressora.
o cabo verde é o do motor de passo da lenta que também preciso aumentar uns 50mm.**
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o meu tb consegui manter o a/c e o quente em perfeito estado. e ainda não abandonei o projeto intercooler, só está na gaveta por falta de verba disponível no momento.
quanto ao sensor de temperatura do ar lancia, recomendo que preencha ele com araldite ou similar e deixe somente a ponta do termopar exposta. já estraguei 3 devido ao fluxo elevado do turbo (o termopar tem os fios muito fino mesmo, não resiste e rompe)
estou curioso com a sua solução para o filtro de ar. o meu ainda roda só com a telinha por falta de espaço
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o meu tb consegui manter o a/c e o quente em perfeito estado. e ainda não abandonei o projeto intercooler, só está na gaveta por falta de verba disponível no momento.
quanto ao sensor de temperatura do ar lancia, recomendo que preencha ele com araldite ou similar e deixe somente a ponta do termopar exposta. já estraguei 3 devido ao fluxo elevado do turbo (o termopar tem os fios muito fino mesmo, não resiste e rompe)
estou curioso com a sua solução para o filtro de ar. o meu ainda roda só com a telinha por falta de espaço
meu amigo, quanto ao sensor de temperatura de ar vou ter que fabricar um específico para este motor, conforme a sua sugestão.
efetivamente o ntc do tempra 16v que estou usando, fica meio que solto dentro de um tubinho plástico mas o que me irrita mais é o tamanho da rosca de latão do encaixe. parece uma m18 ou um pouco menor nunca entendi isso pois é uma trolha e tanto…
vou pegar um tarugo de latão e rosqueá-lo com 1/8 npt e com ele fazer um mini sensor que não atravanque o caminho de encaixe da flauta 2.
o filtro de ar que estou e vou continuar usando é também o enorme do tempra. porém, neste caso, tamanho é documento pois ele é muito eficiente.
encaixei ele na vertical colado a mangueira de água que tive que refazer também.
é mais ou menos por aí que o filtro está instalado no tempra.
prendi ele com uma vara de aço cromado naqueles dois parafusos que existem no suporte da bateria (originalmente usados para prender bobina de ignição quando o motor tem ignição não estática).
puxar um tubo de 2 3/4 da compressora até o filtro será fácil (pelo menos para mim) pois a minha bobina não está mais pendurada na ponta do comando.
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o que fez esse fim de semana no carro lancia?
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marcos, não fiz muita coisa não.
o maldito tubo de retorno de óleo da turbina está com um pouco menos do que 7cm de comprimento e para encaixá-lo entre os dois tubos de aço (turbina e cárter) foi efetivamente um parto.
mesmo querendo colocar esta tubulação em aeroquip seria impossível devido a proximidade.
passei quase a tarde toda de sábado enfiado em baixo do carro suspenso só por preguiças e sem espaço de manobra para os braços, um horror.
está montado mas assim que o motor funcionar subo com o carro nas rampas e aí sim poderei ver o que fazer para melhorar.
fora isso, instalei as duas flautas com os bicos já que com o sensor de temperatura do ar preso em tarugo sextavado com rosca 1/8 npt acabou a encrenca.
eu esqueci de te avisar que nem tudo são vitórias ao chegar aquela chave de apertar parafuso de cabeçote na curva.
tem um do lado extremo esquerdo do motor visto de frente que necessita que se remova a polia do comando e a capa de plástico que segura o pininho marcador pms.
mas, mesmo assim, esta chave ajuda em muito o retorque.
e que o amigo indica para velas?
uso as convencionais bcpr5es mas qual poderá ser a pedida, inicial pelo menos, ao se iniciar a fase turbo?
agora falta também fazer uma braçadeira em alumínio para prender a mala sem alça que é o controlador innovate.
acho que vou prendê-lo ao lado da caixa preta dos fusíveis, bem em cima da válvula do canister.
e retrabalhar a polia da borboleta para o cabo do acelerador do tipo que é diferente do tempra.
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no meu tenho um espaço um pouco maior para a mangueira do retorno mas mesmo assim é dificil o acesso…heheeh da uma canceira.
em relação a chave obrigado pela dica agora ja sei que mesmo assim é preciso demontar a polia do comando valeu...ehehe
quanto ao controlador wideband porque você não coloca dentro do carro assim quando você quiser ja monitora a mistura ar/combsitivel.
velas no seu caso as bp7es ja está ótimo para o seu projeto, os carros turbos originais a gasolina usam velas de grau termico 6 e 7.
[] s
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esqueci de mencionar de preferencia para comprar velas ngk iridium, durabilidade bem superior e tem uma faisca melhor.
jonas velas de grau termico de 6 em diante já é velas frias, grau 8 e 9 é mais indicado para alcool, realmente velas quentes para exigencia maiores do motor é perigoso dar pré-ignição por causa da alta temperatura, mas grau termico muito frio para gasolina deixa resto de combustivel sem queimar e vai juntando carvão na cabeça do pistão que no futuro é uma fonte de pré-ignição, as velas que indiquei vai ajudar nessa parte.
se estiver errado me corrijam por favor.
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não vi que ja tinham respondido, fiquei ocupado aqui com a tela aberta.
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os a3 (tanto o 150 como o 180) usam vela grau térmico 6, e andam com coisa de 9,5 de taxa na gasolina. a montadora com certeza sabe o que faz
não sei qto tem de taxa os marea turbo, mas tbm andam na gasolina (com mais pressão que os audi) e tbm usam vela grau 6.
se vc for andar com taxa perto disso, pode usar a grau 7 q vai dar e sobrar.
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marea turbo tem 8,5:1 anda com 1,2 de overbooster e cai pra 0,6bar (o coupe que usa o mesmo motor usa 0,9bar de pressão estabilizada) e usa grau 6
ricardo, isso mesmo… a3 180cv com upgrade, usando iridium grau 8 na podium tirou e botou grau 6 sem mexer uma virgula de acerto ou esperar esfriar (só o tempo de troca da vela mesmo)...vieram 20cv na roda a mais de imediato... correu forte 20 minutos no trackday de brasilia sob um calor de mais de 38°c, umidade baixissima quase de zero e sobreviveu com alegrias ao dono... só parou porque o sistema de freios (superdimensionado tbm) deu sinais de fading.
no caso, com grau 5 (achei quente demais mesmo pra aspro) e 10:1 de taxa não houve problemas... se for mesmo usar cerca de 0,5bar eu baixaria um grau apenas... como desencargo de conciência grau 7 deve atender até um uso mais forte, em dias mais quentes e secos...
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complementando os amigos, depois do acerto bem filé pode abaixar pra grau 6, se não me engano quase todos os carros turbos de fabrica a gasolina usam grau 6, um exemplo de grau 7 é o audi s2.
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pois é, amigos. acho que a virtude está no meio, pelo menos para ponto de começo.
entre o grau 5 atual e 9 sugerido iniciarei com 7 já que a compressão caiu para 9,5:1 com a mls.
então irei começar com a bcpr7es que mantém o tamanho do hexágono de 16mm.
hoje, no projeto, devido a outros afazeres da empresa, só fiz mesmo a braçadeira da innovate e o acerto da polia da borboleta.
marcos, o infeliz do cabo da sonda bosch wide é curtíssimo, se tiver 1 metro será muito.
então a ecu dela tem que ficar perto e colocá-la acima da válvula do canister foi o melhor ponto que achei.
a vantagem dela é que é totalmente moldada em plástico e resiste bem a água e o ambiente do cofre.
e praticamente só dois fiozinhos irão até a cabine que são a ligação do gauge do afr. o resto é 12v e a ligação narrow simulada com a g7.