Turbinando o sevel 1.9
-
eu não comprei um turbo timer mas está embutido no gerenciador de boost chinês que comprei.
ainda não o usei mas o do bcu+ funciona em duas maneiras.
um modo manual onde você lança os minutos que o motor tem que ficar ligado ao retirar a chave da ignição e outro em que ele mesmo calcula o tempo em função da pressão media do turbo utilizada durante a viagem.
os timer de análise de o2 eu não conheço.
-
[turbo timer apexi](turbo timer apexi)
_- model: apexi
-
color: black
-
1.0 3-digit red led display
- first time to utilize o2 sensor voltage to calculate the necessary amount of after idling time automatically
-
144 different settings to ensure the most optimum countdown setting from the widest array of vehicle
-
16 way adjustment of countdown timing from 0-10 minutes
-
o2 sensor voltage, a/f value can be displayed
-
display a/f ration as rich or lean
-
displays battery voltage. also warns of extremely low battery voltages
-
comes with english / japanese user manual_
primeiro a utilizar voltagem do sensor o2 para calcular a quantidade de tempo necessária após marcha lenta.
-
-
enquanto não tenho a tial perdi uma tarde fazendo molas na tentativa de ir usando a bt.
se tivesse aço de mola em diversos tamanhos até que teria conseguido o sucesso total.
ela agora fecha em marcha-lenta, um pouco timidamente, mas fecha.
descobri, após zilhões de testes, que o parafuso de ajuste não deveria ter tanto range a ponto de comprimir a mola totalmente, isso é óbvio.
melhor dizendo, não deveria haver parafuso nenhum. a mola viria certa conforme o vácuo da admissão do motor (como fazem a maioria das grandes marcas).
e ela tem que ter sua força de compressão variando-se só o diâmetro do aço e mantendo-a sempre no comprimento correto.
assim a pressão é uniforme e constante sobre a membrana ou pistão, seja lá qual for o método usado no fechamento e ela atua com a eficiência esperada.
então, após os ajustes, primeira vez eu consegui ouvir o nenê chorando neste motor, incrível mas é verdade.
taí o filme com os primeiros tsssss do sevel 1.9, desculpem a tremedeira mas tive que segurar a filmadora com uma mão e acelerar com a outra.
deveria estar dando surge sobre surge, coitada da turbina.
[media]http://www.youtube.com/watch?v=4hf9zeyuioq&feature=youtu.be[/media]
-
update no projeto:
semana praticamente parada por falta de matéria prima, ainda faltam chegar o ic, a blow off tial, tubos de alumínio que finalmente encontrei em guarulhos por indicação do zinhoabreu e algumas curvas de silicone da asllan.
faltam mais coisas, especialmente curvas em alumínio de 90° e 45° que deverei comprar na spa cujo valor deste pedido deve chegar a r$ 320,00 sem frete. quem disse que colocar ic é barato?
está me custando mais ele do que toda a turbina instalada.
e na quinta-feira estarei levando o carro ainda sem intercooler no inmetro para uma seção de fotos.
-
eu parei com o intercooler pelos custos… fazer uma boa instalação realmente fica o preço de outro turbo ou até mais.
menegotto, o que me quebrou foi o curvador de tubos de aço inox não virar tubo de alumínio.
então tenho que seguir com ele sempre reto e colocar, no total, 8 curvas de 90° e uma de 45°.
tenho visto preços de epdm, silicone e alumínio.
quase empatam sendo o epdm o mais barato e mais feio por sinal.
alumínio vai me dar um trabalho danado para soldá-lo pois curvas e tubos não encaixam, só ficam justapostos.
penso em fazer assim: a saída da compressora vai passar por baixo da bateria, este trecho usa 4 curvas de 90° e atinge o ic perto da tubulação do a/c e o retorno do dele para a admissão (+ 4 curvas) sobe 45° ao lado da correia dentada, dobra 90° e irá reto por sobre a tampa do comando e finalmente dobra 90° em direção ao tbi.
-
eu parei com o intercooler pelos custos… fazer uma boa instalação realmente fica o preço de outro turbo ou até mais.
menegotto, o que me quebrou foi o curvador de tubos de aço inox não virar tubo de alumínio.
então tenho que seguir com ele sempre reto e colocar, no total, 8 curvas de 90° e uma de 45°.
tenho visto preços de epdm, silicone e alumínio.
quase empatam sendo o epdm o mais barato e mais feio por sinal.
alumínio vai me dar um trabalho danado para soldá-lo pois curvas e tubos não encaixam, só ficam justapostos.
penso em fazer assim: a saída da compressora vai passar por baixo da bateria, este trecho usa 4 curvas de 90° e atinge o ic perto da tubulação do a/c e o retorno do dele para a admissão (+ 4 curvas) sobe 45° ao lado da correia dentada, dobra 90° e irá reto por sobre a tampa do comando e finalmente dobra 90° em direção ao tbi.
então lancia,
se tiver uma máquina do tipo policorte, essas serras de disco de mesa, você pode baratear bastante o custo da pressurização. as curvas realmente são muito caras, mas meio metro de tubo pode virar muitas curvas.
tipo dessa aqui da foto:
-
buxim, não sei se entendi direito a sua mensagem mas o problema não é o corte e sim a dobra.
tenho a disposição uma curvadeira para tubos de inox e ela não vira alumínio.
com ele a máquina ou rasga na curva externa ou enruga na interna.
só descobri isso testando com um pedaço de cano de alumínio que recebi recentemente.
-
acho que o que o amigo quis sugerir foi fazer as curvas desta forma:
-
mas o polimento neste caso é viável? o brilho permanece? digo pois as peças de alumínio que já poli, depois de um certo tempo voltam a escurecer, dizem que uma camada de verniza segura o brilho, mas e o verniz, neste caso aguenta a temperatura do cofre?
imagino que os cofres polidos e brilhantes sejam apenas para fotos ou exposição, sendo assim, são polidos todas as vezes que se deseja.
-
wow eu já estava triste de soldar só as curvas, imaginem eu fazer esse picadinho aí
no way, já comprei as 7 curvas de silicone, muito caro eu sei, mas muito mais fácil de montar, bom visual, usam só uma braçadeira por encaixe nos tubos de alumínio e no total são 8kg mais leves.
aliás, o retorno frio do ic em vez de alumínio vou usar um metro de mangote de silicone dividido ao meio.
custou também uma baba mas deverá evitar um pouco o reaquecimento do ar ao passar por cima do motor.
já na ida vai de alumínio pois aí ele ajuda a dissipar a caloria antes de entrar no ic.
passei hoje à tarde o carro no inmetro do rio, juntou uma galera de mais de sete para ver o motor e no fim foi aprovado. pareciam moscas no mel.
testaram tudo, desde gases e até frenagem dianteira e traseira.
pediram também as notas fiscais da turbina e tiraram um monte de fotos.
não perguntei mas me deu a impressão que anualmente terei que fazer esta inspeção, como se fosse um carro a gás ou como se fosse qualquer carro modificado.
-
heheheh é muito bom essa admiração, parabéns que passou em tudo na inspeção, ah não é preciso passar todo ano, só se sua cidade tem aquela inspeção anual.
eles pedem nota fiscal do turbo, aqui em são carlos não fiz porque o pessoal é muito zica, nota fiscal detalhada de cada peça e no nome do proprietário do carro nota fiscal do mecânico que instalou …ehh blá bla bla aqui não conheço ninguém que passou então levei em uma cidade aqui perto.