Turbinando o sevel 1.9
-
wow vocês dois, flávio e quarteto tem excelentes pontos de vista à respeito, obrigado.
flávio, você sumiu, estava sentindo sua falta. as suas fotos explicam mais que as palavras.
quarteto, sim, não há necessidade de se proteger a borboleta e eu não mencionei isso.
o que eu quero dizer é que o início da onda de choque vem dali, no fechamento abrupto da borboleta.
e quanto mais perto dela ficar a bov menos surge atingiria a compressora, ocorrendo a eliminação desta onda antes que ela retornasse na contramão do fluxo pela tubulação.
-
teteto, eu to pensando em fluxo…
o ar sai do compressor, sentido ic e borboleta... ai de repente, há uma fechada na borboleta, o compressor ainda está mandando ar e o ic está com volume de ar comprimido...
o ar nao tem pra onde ir pra frente , a bov perto do compressor, beleza, o ar vai sair por ela no sentido do fluxo do compressor....
mais o que vai acontecer com o volume de ar dentro do ic? ao meu ver, ele vai retornar no sentido contrario pos a bov é a unica saida, ai vc acelera novamente, o ar do ic ta retornando, a bov vai fechar e o compressor mandando ar no sentido contrario... que confusao rssssssssss
no tempra turbo, motor original, fica apos o ic.
lancia, sumi pq achei que eu estava critico demais , desculpe. rsssssss
-
wow vocês dois, flávio e quarteto tem excelentes pontos de vista à respeito, obrigado.
flávio, você sumiu, estava sentindo sua falta. as suas fotos explicam mais que as palavras.
quarteto, sim, não há necessidade de se proteger a borboleta e eu não mencionei isso.
o que eu quero dizer é que o início da onda de choque vem dali, no fechamento abrupto da borboleta.
e quanto mais perto dela ficar a bov menos surge atingiria a compressora, ocorrendo a eliminação desta onda antes que ela retornasse na contramão do fluxo pela tubulação.
na real mesmo, se for pensar, não faz muita diferença onde a válvula vai
-
se for perto do compressor, quando a válvula abrir, ali vai ser o ponto com pressão mais baixa no sistema, o ar vai seguir para aquele ponto
-
se for perto da borboleta, o ar vai simplesmente seguir o fluxo e sair pela válvula
-
-
acho que estamos esquecendo de alguns litros de ar comprimido dentro do ic.. rssssss
-
acho que estamos esquecendo de alguns litros de ar comprimido dentro do ic.. rssssss
flávio, isso acaba não fazendo nenhuma diferença perceptível em turbo lag nem nada disso
na hora q voltar a pisar, a válvula fecha e a pressão vem instantâneo, independente de onde ela tiver instalada
até pq, se for pensar assim, com a válvula perto da tbi vai esvaziar o intercooler tb e demorar pra encher ele depois….na prática não se percebe isso
a melhor explicação, pra mim, dela ficar perto da tbi é porque ela trabalha na pressurização fria, por isso o funcionamento vai ser mais homogêneo (não vai ter tanta dilatação de materiais diferentes) e não vai estragar vedações
-
eu uso antes do ic no meu marea turbo, pelo menos joga pra fora o ar quente e não o já resfriado pelo ic. ali perto do radiador de óleo.
-
eu acho que o ideal seria mais próximo da borboleta.
assim o fluxo (ic>>>>>>>>borboleta) se manteria.
caso coloque antes do intercooler o ar pressurizado no intercooler e pressurização não faria o caminho reverso pra sair?
sim, mas é imperceptível isso…
numa troca de marcha bem rápida, inclusive, a válvula mal vai abrir, pq o tempo entre fechar a tbi -> gerar vácuo suficiente pra abrir a bov -> abrir a tbi vai ser muito pequeno...e tb não vai se perceber lag, porque abriu a borboleta a pressão vem quase q instantaneamente.....ainda mais com pouca pressão
numa tirada de pé mais longa, toda a pressurização vai se esvaziar de qualquer maneira, e quando for acelerar, vai ter q encher tudo de novo
-
lendo e relendo as explicações de vocês eu estou tendendo a por ela depois do intercooler.
vejo que há prós e contras em ambas as posições sendo que perto da borboleta (depois do ic) irá poupar o o-ring de viton da bov pois operando com 50°c ou menos irá durar mais do que operando com 100°c ou mais.
-
acontece que válvulas pequenas ou motores de muito fluxo com a prioridade perto da borboleta, nem sempre protege o compressor do surge sendo esta a função desejada.
já vi e continuo vendo vários projetos onde a prioridade fica bem próximo da borboleta pelo simples motivo estético de mostrar que tem algo diferente e caro ali… pois no aspecto prático quanto mais próximo do turbo melhor...
isso considerando fluxos grandes de ar... em turbo mortadela como o flávio costuma dizer realmente não faz diferença alguma... antes ou depois vai aliviar corretamente e proteger o compressor... agora em configurações mais fortes quanto mais perto melhor.
quanto a temperatura, uma tial tem membrana de teflon, aguenta 100ºc com o pé nas costas então não chega a ser um fator determinante.
eu colocaria próximo a borboleta pelo fator estético e também o ponto relevante sobre a temperatura levantado pelo lancia. também protege ela das sujeiras provenientes da estrada, pois normalmente antes do ic ela ficará num nível bem baixo onde respinga lama e muita sujeira.
-
num vi valvula de prioridade ali nao…
vi que a wastgate é controlada eletronicamente, e vi uma valvula que corta conbustivel...
-
é verdade, agora vi a captacao do vacuo na admissao
-
usar o termo fuel cutoff valve para uma bov é dose me admiro a vag…
menegotto, obrigado pelos seus insights.
outro ponto favorável na colocação bov logo antes da borboleta é que ela irá expelir ar frio dentro do cofre.
já tenho problemas com o aquecimento geral provocado pelo coletor de escapamento + turbina para ter mais um dragão expelindo ar quente embaixo do capô.
minha bronca agora é com uma curva adaptadora de 2 ¾ x 2 ½ que comprei e cujo miolo interno tem menos de que 2 pode?
só acontece aqui, gente
será usada no engate do tbi do tempra que tem uma medida entre 2 ¾ e 3 .
esta curva é de silicone, não é barata não e comprei pela internet numa loja de americana, sp.
passei o estilete nela e fabriquei dois mangotes, um de 2 ¾ e outro de 2 ½ . só assim irá servir para alguma coisa. devolver para obter outra coisa irá me custar mais caro pois o frete caberia a mim.
no pior dos casos a garganta numa curva decente deveria ter 2 ½ nunca nada abaixo disso.
restritor de óleo tudo bem, até tenho um mas restritor de ar é sacanagem.
abaixo fotos dela devidamente fatiada e ao lado dos dois mangotes recém cortados onde se vê o apertão na garganta e que o vendedor acha que não deve prejudicar muito não (sic).
tem também uma foto de uma equivalente da drift (ao lado de um hdi) que tive que comprar e que é simplesmente perfeita.
e outra que estava devendo ao menegotto, a placa de teflon de 1/8 isolando a caloria entre a saída da turbina e o alternador.
-
enquanto o sr. intercooler não vem… (os correios devem estar de sacanagem comigo. 10 dias de encaminhamento entre a ctci rio de janeiro/geara e cte benfica/rj que ficam no mesmo prédio)
soldei o adaptador de 50mm da tial num trecho de 100mm de mangote de alumínio que faz parte daquilo que um dia será a pressurização.
-
caraca, linda solda tig?