Turbinando o sevel 1.9
-
meio litro realmente é muito pra consumir pela turbina.
uma pergunta lancia. na lenta, ela fica com o eixo parado ou girando???
acontece que turbos grandinhos (eixo pesado) gostam de ficar parados na lenta… dai baba óleo mesmo
verifique isso. a pior parte é a fase fria. ligie o carro frio sem a mangueira de entrada do turbo e olhe o rotor, deve girar com uma boa rotação. se ficar parado ou se mover aos trancos terá que enriquecer a lenta ou tirar ponto.
-
quanto ao derretimento da curva, muito estranho… a minha fica em contato com a descarga e segura legal... tens pirômetro lancia???? se não tiver seria bom um... talvez o conservadorismo no avanço pode estar fritando o escapamento (e junto suas sedes/ válvulas de escape/ eixo do turbo)
-
cuidado em ficar restrigindo muito… pois o problema pode ser nao girando na lenta, ou problema no retorno (resistencia). sobre a queima, olha, encostar na descarga (que é fina e longe do fogo) algumas coisas encostavam e nunca pegou nada.. agora, no coletor em ferro fundido a 2 polegadas da valvula de escape? acho que nada aguenta ai perto...
pq nao soda um canote de aluminio até la no alto?
eu sei que seu projeto é lindo, mais com todo esse trabalhao, eu pensaria em fazer uma pressurização unica em metal, com todas as curvas que tem direito, uma vesz que vc ja tem o molde que é a pressurização atual...
me deu nervoso ver tantas curvas de silicone e tantas abraçadeiras.
-
algo marromeno assim:
-
meio litro realmente é muito pra consumir pela turbina.
uma pergunta lancia. na lenta, ela fica com o eixo parado ou girando???
acontece que turbos grandinhos (eixo pesado) gostam de ficar parados na lenta… dai baba óleo mesmo
verifique isso. a pior parte é a fase fria. ligie o carro frio sem a mangueira de entrada do turbo e olhe o rotor, deve girar com uma boa rotação. se ficar parado ou se mover aos trancos terá que enriquecer a lenta ou tirar ponto.
ela gira sim em ml. não dá para ver mas se encosto a mão na ponta do eixo (não na hélice) sem a mangueira na entrada da compressora ela gira rápido e bem solta.
-
quanto ao derretimento da curva, muito estranho… a minha fica em contato com a descarga e segura legal... tens pirômetro lancia???? se não tiver seria bom um... talvez o conservadorismo no avanço pode estar fritando o escapamento (e junto suas sedes/ válvulas de escape/ eixo do turbo)
me parece o fato de ter comprado mangueira de silicone barato. analisando bem a peça parece mais epdm pintado de azul do que silicone mesmo. ou se tiver silicone é tão pouco que nada faz.
reparem que ela não derreteu e sim carbonizou-se, virando cinza.
ela é da mesma marca da curva de 2 3/4 para 2 1/2 que tinha o pescoço de 2 … já ví que são titica e se expostas no limite da especificação se acabam.
o avanço em 6000rpm está em 21° e tenho receio de aumentá-lo mais.
vou providenciar a medição de temperatura naquele joelho em especial.
-
cuidado em ficar restrigindo muito… pois o problema pode ser nao girando na lenta, ou problema no retorno (resistencia). sobre a queima, olha, encostar na descarga (que é fina e longe do fogo) algumas coisas encostavam e nunca pegou nada.. agora, no coletor em ferro fundido a 2 polegadas da valvula de escape? acho que nada aguenta ai perto...
pq nao soda um canote de aluminio até la no alto?
eu sei que seu projeto é lindo, mais com todo esse trabalhao, eu pensaria em fazer uma pressurização unica em metal, com todas as curvas que tem direito, uma vesz que vc ja tem o molde que é a pressurização atual...
me deu nervoso ver tantas curvas de silicone e tantas abraçadeiras.
ela gira em ml sim, fávio, como já disse ao mene. e se continuar melada reduzo para 0,8mm.
e se mesmo assim continuar vazando compro um kit de reparo no ebay, desmonto a bicha e monto como deve ser, bem no figurino e com materiais de primeira.
já me acostumei com isso, não consertei o techrace e o hisó o jeito é meter a mão na massa pois pedir garantia no brasil é um desperdício de dinheiro pois sei que pode até voltar pior.
já fiz a subida da compressora em canote de alumínio e passando pelo joelho de 90° do escape coloquei teflon entre os dois.
quanto a fazer tudo em alumínio (ou quase tudo) já estou providenciando mas leva tempo. comecei trazendo uma curva 180° de 3 para colocar no final da linha na entrada do tbi.
depois coloco a foto.
-
realmente lancia esse tipo de mangote é bem ruinzinho… eu uso os da spa que tem metade da espessura deste e bem mais maleavel...
a spa em curvas de 90° 2 1/2 está em falta a meses (parece que estão esperando junho para aumentar os preços) e só achei estes da asllan.
os da drift também são bons mas custam o dobro.
agora a pouco quando fui testar novamente a turbina com a mão no eixo para ver se continuava rodando percebi um jogo que me parece excessivo no eixo do lado da compressora.
ou seja, puxando ele para cima e para baixo ele está mexendo algo por volta de meio milimetro. mas esta medida é subjetiva. difícil adivinhar o valor só com a mão.
no sentido do próprio eixo, ele não se move em nada.
isso seria normal? seria como se as duas buchas estivessem gastas ou ovaladas, sei lá
deveria ter ficado com a turbonetics, mesmo parecendo grande demais.
-
essas turbinas nacionais queimam muito óleo mesmo (a minha materpower 80222 leva embora uns 400ml/1.000km, mas já em uns 80.000km)21° de avanço com 1bar e taxa entre 9,5 e 10:1 (se num me perdi no meio do caminho) acho até elevado… negócio é enriquecer pra fazer a refrigeração na câmara... deixaria com uns 0,80 até aonde deve ser potência máxima e baixando pra 0,76 após isso (vai cair bastante a powerband, mas protege bem o motor.essa mangueira ai num parece ser silicone mesmo...
-
essas turbinas nacionais queimam muito óleo mesmo (a minha materpower 80222 leva embora uns 400ml/1.000km, mas já em uns 80.000km)21° de avanço com 1bar e taxa entre 9,5 e 10:1 (se num me perdi no meio do caminho) acho até elevado… negócio é enriquecer pra fazer a refrigeração na câmara... deixaria com uns 0,80 até aonde deve ser potência máxima e baixando pra 0,76 após isso (vai cair bastante a powerband, mas protege bem o motor.essa mangueira ai num parece ser silicone mesmo...
pois é, ainda não me decidi em levá-lo para o dyno pois quase todo dia me aparecem pepinos. realmente não pretendo manter pressão de 1 bar e sim algo em volta de 0,7 a 0,8 que devem ser suficientes.
ok quanto ao consumo de óleo das turbinas brasileiras e o que tenho lido é vazamento para o lado da caixa quente e não na compressora que emporcalha toda a admissão que tive um trabalho insano para fazer.
é isso que me irrita mais.
e esse jogo no eixo, seria normal?
-
lancia com a mão também tive impressão que seria muita folga, logo quando comprei minha turbina nova, tive essa mesma impressão que você, a minha também tem essa folga, a minha também molha um pouco de óleo e ja desci o cacete bastante…heeheh acho que é normal, só não sei quanto a regulagem para pressão de óleo para a turbina.
-
é normal ter esse jogo no eixo, até porque esse eixo é apoiado por mancais…se não tiver folga não tem filme de óleo...agora, se a folga do seu turbo está dentro dos padrões só levando em uma casa especializada e medindo
se tivesse folga axial (pra frente e pra trás, ao longo do eixo) aí podia tirar fora e mandar pra retífica...folga axial tem q ser tendendo a 0
-
é normal ter esse jogo no eixo, até porque esse eixo é apoiado por mancais…se não tiver folga não tem filme de óleo...agora, se a folga do seu turbo está dentro dos padrões só levando em uma casa especializada e medindo
se tivesse folga axial (pra frente e pra trás, ao longo do eixo) aí podia tirar fora e mandar pra retífica...folga axial tem q ser tendendo a 0
marcos e quarteto, valeram as opiniões. jogo axial não tem não, está perfeitamente firme.
vamos ver como se comporta agora com o restritor de 1,0mm. no fim da semana que vem retiro a saída da compressora e analiso o resultado.
próximo passo será o último, 0,8mm e daí para frente outra turbina porém de marca mais famosa e bem provavelmente com rolamentos.
-
hoje retirei as tubulações tanto da entrada como da saída da compressora e zero óleo. a aspiração do cárter, retirando-lhe o excesso de pressão, produziu o efeito desejado.
já vinha acompanhando o nível do óleo do cárter pela vareta, que estava estável e só faltou mesmo colocar o dedo na ferida, literalmente.
tirei também as velas já com 5000km para ver se as bcpr6es estariam com a graduação térmica correta e a foto abaixo já diz tudo.
vou trazer de fora agora as bcpr6eixde iridium já que no mercado brasileiro elas custam quatro vezes mais caro.
-
é… se tinha problema no retorno... eu entregaria o maximo de oleo possivel pra turbina...
-
estou ansioso pra saber resultado do dino… ja tem uma previsão de qdo irá passar ?
ainda neste mês sai, com certeza.
praticamente está tudo pronto pois só me faltava fixar os manômetros (wide e pressão) na coluna de direção o que já consegui.
já coloquei a g7 comandando todo o processo só com os ipe019. os iwp143 estão lá só tampando os furos extras.
quero dizer que vou passar o bicho no dino sem chances de se fazer regulagens porque o que consegui ajustar na pista com o his e com o techrace mais com a wide (repassando depois para a g7) me deu quase a certeza do motor estar aceitável.
-
lancia,
neste caso não vale aumentar o restritor de óleo novamente e saber se o problema era nele, no cárter ou em ambos?
talvez a turbina spa esteja sendo crucificada injustamente…
já retornei ao que estava, ou seja, 4,5mm que é o diâmetro do -4an da alimentação da turbina.
só não sei se estará seca daqui a uns três dias quando retornarei a abrir as conexões da compressora. eu acredito que sim mas vamos esperar para ver.
mas é impressionante como a característica dinâmica de um cárter pode influir tanto.
quem me deu a dica foi o meu amigo da mwm, o mesmo que trouxe a turbonetics para mim.
o tubo do retorno é retíssimo, desbloqueadíssimo, curtíssimo e mesmo assim, devido a pressão excessiva do cárter, servia para nada, ou quase nada…