Gicles de marcha lenta
-
como muitos sabem, uso 2 solex 40 (do opala) num motor 1600cc do fusca com comando 286 + cabecote preparado.
o fato é que ou alimenta em alta e fica sem marcha lenta, ou nao alimenta em lugar nenhuma e fica com marcha lenta.
mas, é muito chato ter que ficar bombando o tempo todo no transito para o motor nao morrer, sem falar na barulheira que fica fazendo e, pior , todo mundo que encosta do lado quer dar uma esticada para ver se o fusca anda.
entao, gostaria que alguem explicasse de forma sussinta, como funciona o sistema de marcha lenta dos carburadores e o que, de forma pratica, muda se eu usar um gicle de lenta 60 ou 90 ou qualquer outra medida maior ou menor.
obrigado pela ajuda.
[]s
-
gustavo, da uma procurada pelo sistema mesmo, tem umas fotos postadas por mim e pelo fabio com carburadores cortados (em desenho) de forma a vc conseguir ver o circuito todo de marcha lenta.
ps: meu carro ficou assim um pouco seco como ta o seu após eu tirar os difusores. ja aumentei a vazão da bomba de aceleração rápida, ja aumentei o calibre dos injetores, ja aumentei os gligles de lenta e nada deu tanto resultado como o aumento dos gigles principais. ai sim o buraco em baixa sumiu. claro, foi tudo um ajuste em grupo e não só aumentar os tais gigles.
-
tava me batendo no acerto de duas solex 40 horizontais, e o comportamento era bem esse do seu, ou acertava a lenta, ou a alta.
depois de testes, descobrimos q o carbura reage de forma bem diferente da weber, mesmo com o mesmo padrao de giclagem.
so deu acerto qdo se aumentou lenta, injetor, e por incrivel q pareça, fechou o sincronismo, de forma q as borboletas ficassem totalmente fechadas, e os parafusos de mistura tiveram q ser abertos em 6 voltas
isso pra mim foi novidade, mas o carro ficou com lenta estavel em 900rpm, consumo na casa dos 4,5 a 5, num 1.8 a alcool, 1mm rebaixado no cabeçote e um 288 ghryd.
nao mexemos ainda em caneta nem venturi.
abraço.
-
mew solex 35 duplo era neurotico na lenta tb…
alias varios carburadores dariam acerto mais facilmente com comando bravo se tivessem um recurso q na weber acho q se chama by-pass
-
pois é. pelo que sei, tem que reproduzir o sistema de marcha lenta das solex 32 para conseguir tem lenta no motor usando as 40. o fato é que eu queria tentar encontrar algo alternativo e menos trabalhoso.
vou procurar pelos desenhos.
[]s
[snapback]321284[/snapback]
gustavo,
chico biela uma vez falou que as solex 40 de opala deveriam receber um trabalho com o fechamento de alguns dutos desnecessários que fariam ela parecer com as solex 32…
eu tenho as fotos das mudanças nos carburadores...
se quiser, manda email pra [email protected]
abraço
-
aproveitando pra colocar a minha dúvida…
quando o motor está girando em marcha lenta, apenas o a parte gicle da marcha lenta, enquanto o gicle principal fica queto no canto dele, ou h? o funcionamento dos dois ao mesmo tempo???
no caso eu estou tirando pelo solex 30 do fusca...
-
tive essa mesma dificuldade , mas quando peguei as 32 pra colocar no meu … o problema é que eu não tive as tabelas e eu tive que ficar acertando no chute ... o pior é que eu fui ver depois e o config ficou quase o mesmo da tabela , 55 na lenta , 125 no principal , 50 no injetor ...
-
aproveitando pra colocar a minha dúvida…
quando o motor está girando em marcha lenta, apenas o a parte gicle da marcha lenta, enquanto o gicle principal fica queto no canto dele, ou h? o funcionamento dos dois ao mesmo tempo???
no caso eu estou tirando pelo solex 30 do fusca...
[snapback]321560[/snapback]
cara, carbura tem vario circuitos especificos pra cada fase de alimentação do motor:
fase de marcha lenta: deveria estar unicamente alimentado pelos circuito de marcha lenta atraves da agulha de lenta. qdo começa a acelerar, a alimentação de lenta pela agulha continua, porem a borboleta expoe os cortes / furos de progressao, que são saidas de combustivel também provenientes dos circuitos de lenta e que irao alimentar essa fase baixa de transição lenta / circuito principal.
quanto maior o venturi, maior deve ser a alimentação do circuito de lenta, uma vez o o principal demora mais pra pegar .
resumindo: na marcha lenta, nem o circuito principal, nem os furos de progressao devem estar em funcionamento.
-
gustavo, da uma procurada pelo sistema mesmo, tem umas fotos postadas por mim e pelo fabio com carburadores cortados (em desenho) de forma a vc conseguir ver o circuito todo de marcha lenta.
[snapback]321175[/snapback]
agora q vi…
uma honra ter o nome lembrado por tal pessoa