Sugestoes para motor ap
-
vc pode aumentar o quanto for o diâmetro do pistão, mas o que efetivamente aumenta torque é curso de virabrequim maior, inquestionavelmente.
pra aspirado é perfeitamente aceitável montar com pistão de monza (84,8 snme), mas sinceramente, considerando o câmbio curto que tem esse carro seu, eu montaria um 2.0 std, comandinho 49g, 4x1 decente com escape de 2 (nada de 2 1/2 ) e boa, já fica bem divertido.
-
brigado ricardo, quado pensei em montar, ja pensei logo no 2.0 std, mas como nao vou turbinar, comecei a pensar como ficaria um aspirado com aumento de cilindrada, em relacao ao cambio cara, vou trocar porque mesmo com o cht 1.3 ja esta curtissimo e roncando ta parecendo cambio forjado, a 5 marcha parece 3, ta osso kkk, entao vou procurar um cambio pra ap se possivel o mais moderno que tiver.
-
e ae geltec.
desculpe por não ter respondido a resposta das medidas que estão minhas peças e tal. porém não respondi porque de uma hora para outra a minha vida virou da água pro vento, dei a sorte de entrar na faculdade bem no curso que eu queria(engenharia mecânica) e dai tive de me mudar de cidade. assim não tendo tempo de verificar aquelas coisas pra você, mas se tiver afim é só entra em contato, pois ainda estou com elas e vou vender tudo agora(motor, peças, …, até o meu carro uashuashasuhasuhas ) e o preço é bem camarada, porque a princípio não vou ter mais tempo pra me dedicar a fuçar neste tipo de coisa que gosto.
bom voltando ao tópico: eu também já andei pesquisando bastante sobre isso que você sitou no início do tópico. as receitas que encontrei e achei interessante foram:
1.7: virabrequim do 1.6, biela 149mm(golf sr) e pistões do ap 2.0(preferencia o dos mi, para andar aspirado e no álcool), dizem que dá para girar até uns 8500rpm com essa configuração e fica com um r/l bem melhor(menor) que o ap 1.6 original que é 0,268, deixando o motor perfeitamente redondo.
1.9: vira 1.8, bielas 144mm, e pistões gm fase 2 std álcool(84,78mm de diâmetro), o bom desse motor é que da pra girar em torno de 7500rpm e fica com a r/l bem no limite aceitável que é 0.3, assim não deixando o motor quadrado.
2.1: vira do 2.0, biela 136mm(dos motores md)e pistão gm fase 2 também, porém você vai ficar com uma taxa ruim para andar aspirado e além do mais vai aumentar(piorar) a r/l do ap 2.0 que é de 0,322(que já ultrapassa o limite máximo aceitável).
caixa de cambio para aspirado: montaria uma com as relações do gts, mas com a 5ª marcha do cambio ps(para andar com giro baixo nas rodovias, ocasionando uma economia de combustível).
qualquer coisa se você quiser que eu descreva melhor as receitas, é só pedir.
abraço
att
alessandro.
-
para aspirado eu gosto mais do 1.9, inclusive dá pra montar com pistão de falcon, deve ter alguma literatura sobre isso no fórum. ou se realmente fizer questão dos 2.0l cravados, eu optaria por um bloco alto (159mm) dos golf e derivados… lembrando que bloco de audi 1.8 é 144mm, cansei de ver gente confundindo isso
-
e se o amigo quiser testar combinações, a fórmula p/ descobrir a r/l é:
r/l = (curso/2)/comprimento da biela (de centro a centro dos olhais)
o resultado será um número entre 0 e 1, por ex. 0,294 , normalmente consideramos só 3 digitos após a vírgula, o limite usual como disse o amigo eight ball é 0,300.
apenas p/ efeito de comparação,
r/l ap 2.0l c/ biela de 144mm
r/l = (92,8/2)/144
r/l = 0,322
r/l ap 1.9l (biela de 144mm)
r/l = (86,4/2)/144
r/l = 0,300
r/l ap 2.0l c/ biela de 159mm
r/l = (92,8/2)/159
r/l = 0,291
-
o 2.0 com as micro bielas deve ter um torque fudido… qto à r/l, um bom balanceamento deve ajudar.
-
salve galera
caraca é uma infinidade de receitas para esse motor ja vi que vou levar tempo pra decidir mas vamos la:
bola 8 - boa sorte irmão, bons estudos e parabens pelo curso, nao some hein cara a gente vai se falando.
voltando ao motor, sera que da pra montar bloco 2.0, vira 1.6, biela golf 149mm e pistaozinho de 84mm (gm ou forjadinho de cabeça reta) ao invez de pistao 2.0? muda algo com o forjado?
se nao ficar bom vou pro meio termo que é 1.9
-
amigo geltec, vlw pela atenção
bom é o seguinte:
essa configuração ai vai ficar animal, mas não recomendo você usar pistão 2.0 forjado. porque o forjado é muito pesado, sendo mais usado para turbinados mesmo.
acho que seja bem melhor você procurar por pistões do ap 2.0 só que de alumínio e com cabeça reta, pois é mais indicado para preparação aspirada por serem mais leves que os forjados.
e se seu objetivo é pra andar na rua, recomendaria usar um comando 276(aspro) num cabeçote 2.0 tachado pra 14:1. e já aproveitando o gancho e para evitar de perder dinheiro, eu já compraria o cabeçote dos gti com coletor efi, por causa que possui duas borboletas, o que não deixará o 1.7 ficar ruim de rpm baixa. e sobre o escapamento, um 4x1 e o resto em 2 por 1/4 e abafadores de 2,5 o qual é o que mais se encaixa em preparações aspiradas.
já sonhei com um destes hehehh
acho que tem mais alguns detalhes que não estou lembrado no momento
abraçs
att
alessandro.
-
esse escape não fica mto grande pra um motor 1.7 não?
-
é na verdade essa opção de 2 1/4, é para um 1.9.
mas e se ele optar por girar 8,5k rpm, vai dar vazão suficiente com o escape em 2 ?
essa é minha dúvida
att
alessandro.
-
bom dia amigos do pp
tenho uma duvida, as bielas 144 pode ser subistituida pelas 159 sem mudar nada ,ou tem que mudar o bloco junto
um ap 1.6 original pode colocar as 159 forjadas com pistoes forjados no lugar das 144 originais .. aguardo retorno amigos
j f r motores…
-
2 1/4 fica grande até pra 2.0.
vai de 2 com 1 abafador intermediário e outro final e tá bom demais. se fosse meu e fosse 1.7 eu montaria com escape de 1 7/8 e 2 abafadores. sempre lembrando que os abafadores devem ter o diâmetro interno igual ao do escape, pra não haver restrição. semdo maior ou menor vai gerar turbulência e, por consequencia, perda.
esse motor não tem fluxo suficiente pra aproveitar um diâmetro de escape muito grande. vai perder de baixa e talvez só haverá ganho perceptível pra lá de 7500 rpm.
mais crítico aí é achar um 4x1 equalizado de verdade e providenciar um cabeçote com aumento de fluxo. aí sim vem resultado.
-
um aspro mais tranquilo, igual ao que você quer, eu montaria da seguinte forma
-
vira 1.8
-
bielas de ap mesmo
-
pistões de monza fase 2
-
13:1 a 14:1 de taxa
-
se for usar carburador, um miniprogressivo; se for ie, correria atrás de um coletor de gol gti ou santana com inejção fic (é o mesmo), com borboleta dupla
-
cabeçote trabalhado, com válvulas 41x34
-
comando 276 (a indeco fazia um q era cópia de um modelo da dr. schrick que rendia muito bem)
-
coletor 4x1 equalizado (tem muita gente que vende um monte de tubos dobrados e fala que é equalizado)
-
escape 2 com 2 abafadores
fica com bom torque, girador e vai andar mto bem. um câmbio pv fica blz com essa preparação e é fácil de achar.
porém, tem alguns probleminhas:
-
a retífica tem que ser boa, se não é pt no bloco
-
as peças acessórias (bomba de óleo e água, casquilhos e, principalmente, junta de cabeÇote) tem que ser de qualidade….deve-se dar preferência pras peças originais, compradas no balcão da concessionária....são mais caras, porém o controle de qualidade é muito melhor...
-
É mandatÓrio um bom radidador de óleo
-
o acerto desse setup é um pouco mais complicado pelo diâmetro maior, mas nada que um bom preparador não dê conta...essa receita com pistões de monza é antiga
-
-
salve rapaziada
obrigado pelas dicas e sugestões…
@quarteto - o ruim de usar pistão de monza, é que além de fazer uma boa retifica, não terei margem pra mexer no bloco (caso precise), queria no máximo um pistão de 84mm de cabeça reta claro
@bola 8 - fala ai parceiro blz? então, esse coletor efi dos gti 8v não deixa mai gastão? e o módulo dessa injeção tbm é um pouco mais caro do que o módulo da m.i eu acho
-
hum ai sim hein jonas cajé, pensei em dizer isso mas fiquei com receio de dizer bobagem, ja que visualmente o tbi do gti parece ser mais oval que o do m.i
receitinha por enquanto ficará assim:
-bloco ap 2.0 (moderno)
-vira de 1.6
-bielas 149mm
-pistão de 2.0 ou algum maior adaptável (to em duvida)
-cabeçote ap 2.0, de 5 mancais trabalhado (valvulas, sedes, dutos)
-comando 276º ou 288º (to em duvida)
-injeção m.i (pra começar)
galera, para o bloco 2.0 e vira 1.6 será necessário maior quantidade de óleo pelo fato do vira ter menor curso? como fica essa questão de lubrificação?
outra pergunta, o cabeçote infuencia diretamente no giro do motor?