Qual folga utilizar com pistões iapel em apo
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o 1.9 do logus foi montado com iasa, deixamos com folga de 7 centésimos, não batia absolutamente nada. mas o bloco foi mandado para a retífica com o torque plate, e foi ajustado cada pistão com cilindro correspondente, como o menegotto citou.
a título de curiosidade, depois que você torqueia o torque plate, chega a fechar 3 centésimos na parte superior da camisa…( isso em ap)
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farei isto, vou medir na retifica e quando eu chegar em casa para ter certeza.
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menegotto no subto e micrometro aferido na hora fica perfeito 0,01mm da para garantir tranquilo, o problema é as retíficas boca de porco que estão acostumado a fazer o serviço porco e o pessoal não confere medida.
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já vi em retífica nego usando paquímetro como se fosse um calibrador passa não-passa. hauhauhauahua
o problema maior é o sujeito aferir o súbito na hora em um micrômetro fudido, ele axa que está certo e te faz acreditar que está certo.
então o ideal é conseguir instruentos de sua confiança e conferir.
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jonas existe profissioais e profissionais em qualquer profissão, então leve em retifica de qualidade e acompanhe o serviço, outra coisa para quem conhece não tem como enganar com o micrometro, agora para quem não sabe mexer com isso ai arruma alguém que sabe e acompanha o serviço que fica perfeito.
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disso eu conheço.
fui responsável pelo controle de qualidade e medir com precisão centésimal em súbitos acima de 250mm era rotina, e eu sei muito bem que 1centésimo pode colocar todo um trabalho a perder. falando na indústria ferroviária o engripamento de 1 cilindro coloca um motor de mais de 50.000,00 por água abaixo. uma falha de medida na colocação de uma roda no truck pode descarrilhar e trazer um prejuizo milionário.
em tudo que se vai fazer na vida deve-se fazer bem feito para evitar transtornos, ainda assim existe quem faça trabalho porco.
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vou fazer isto, vou conferir usando o instrumento da retifica e em casa vou emdir novamente com um devidamente calibrado, se tiver algo de errado, mando refazer.
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andré, tem que ver qual o relógio está sendo usado… a maioria tem precisão de 1 centésimo, porém muita retificadora não calibra seus relógios todo o ano... derrubam no chão e usam pra bater parafuso do torno... isso é bem normal, infelizmente... um relógio descalibrado 3 centésimos (muito fácil de ocorrer) coloca todo seu motor fora
sugiro vc trocar uma idéia com o dono da retifica, pedir pra ver o setor de retifica de cilindro... perguntar quando foi a ultima calibração, pedir pra ver os relógios de medição... se o cara dizer que não precisa calibrar e tiver um relógio todo sujo, fuja para as colinas... e o mais válido de tudo é ver com o preparador mais conceituado da sua região, qual a retifica ele faz os blocos... assim já sabe que estão acostumados com o serviço
quanto a folga, eu ficaria entre os 0,06 da fábrica até 0,10 no máximo... 0,10 vai bater um pouco de saia mas é garantido que não engripa...
e o mais importante: não peça para cortar todos os cilindros em 82mm... peça para medirem os pistões e abrir cada cilindro de acordo com aquele pistão...
concordo com meu amigo menegoto… no meu caso, a retifica que uso os caras são criteriosos demais com as ferramentas e são de extrema precisão, e no caso de abertura de cilindros eu numerei cada pistão para cada cilindro e mandei abrir a folga de cada cilindro partindo da medida do seu respectivo pistão.... ficou top...