Qual folga utilizar com pistões iapel em apo
-
na embalagem da iapel diz, diâmetro do cilindro 82,00mm, diâmetro do pistão 81,94 = 0,06 de folga.
a informação é muito vaga, eu poderia andar com 4,5bar de turbo ou 0,5bar de turbo, ou com 180cv de potência ou 700cv de potência.
no meu caso motor ap 1.6 espero uns 340cv vou usar em torno de 2,2 de pressão, vou mandar abrir os cilindros, mas a retífica não tem tork plate, vou girar em torno de 7.700 de 2º marcha 7.400rpm de 3º marcha e 7.000 de 4º marcha.
só que também eu não posso abusar da folga, pois o carro é de rua, não posso correr o risco de ficar com a abertura entre os anéis grande e perder compressão, isso dai só dá perda e contamina o óleo com mais facilidade.
será mesmo que eu posso usar os 0,06 de folga sem correr o risco dos pistões travarem na camisa mesmo eu conferindo a medida dos cilindros junto com a retífica? eu acredito que o legal seria usar 0,07 de folga, alguém poderia me ajudar?
obrigado
-
andré, sinceramente?
duvido muito que sua retifica tenha como garantir exatamente 0,06 ou 0,07 de folga… ainda mais sem torque plate então acaba dando na mesma uma ou
outra.... teria diferença vc pedir 0,06 ou 0,10... aí tem como medir e garantir essa medida na retifica
-
bom, até hoje eu acreditei que se o relógio marcar 82mm na medição eu teria 0,06 de folga, agora você me deixou confunso ref. a precisão da medição.
-
andré, tem que ver qual o relógio está sendo usado… a maioria tem precisão de 1 centésimo, porém muita retificadora não calibra seus relógios todo o ano... derrubam no chão e usam pra bater parafuso do torno... isso é bem normal, infelizmente... um relógio descalibrado 3 centésimos (muito fácil de ocorrer) coloca todo seu motor fora
sugiro vc trocar uma idéia com o dono da retifica, pedir pra ver o setor de retifica de cilindro... perguntar quando foi a ultima calibração, pedir pra ver os relógios de medição... se o cara dizer que não precisa calibrar e tiver um relógio todo sujo, fuja para as colinas... e o mais válido de tudo é ver com o preparador mais conceituado da sua região, qual a retifica ele faz os blocos... assim já sabe que estão acostumados com o serviço
quanto a folga, eu ficaria entre os 0,06 da fábrica até 0,10 no máximo... 0,10 vai bater um pouco de saia mas é garantido que não engripa...
e o mais importante: não peça para cortar todos os cilindros em 82mm... peça para medirem os pistões e abrir cada cilindro de acordo com aquele pistão...
-
eu vou fazer na http://www.retificaplaneta.com/ lá muita oficina de nome manda fazer, eu mando fazer meus originais, amigos fazem lá também, eu pesquiso bastante antes gosto de um bom resultado, concluí que devo pedir pra deixar com 0,07mm de folga, vou pedir pra abrir o cilindro para 82,01, vou brunir com pedra 220 à 45º e dar o acabamento final com lixa 600. o ultimo que eu tive eu estava com 0,12 usando iapel, o motor girava lindo, mas prejudicava o entre pontas dos anéis, e subia uma merrequinha de óleo e parecia motor diesel no frio kkkkk, se a retífica tivesse o tork plate eu até arriscava os 0,06 de folga, como vou apertar com 110nm não vou arriscar. vou continuar pesquidando.
-
exato o que o menegotto disse, você pode conseguir emprestado/alugado um relógio comparadar e súbito em alguma usinagem que calibre seus instrumentos regularmente.
ja trabalhei medindo cilindros ferroviários de 215mm de diametro e digo um súbito aferido de manhã a tarde já variava mais que 0,03mm.
-
simples, bom para mim é pois trabalho com ferramentaria de moldes e estampos, calibra o micrometro com o bloco padrão e depois clibra o súbto isso garante a precisão de 0,01mm, se quiser mais precisão faça isso em local climatizado há 20 cº, pode confiar, mas mede o pistão um por um e se der dirença de 0,01 para mais ai retifica o bloco em conjunto e confere junta na retífica, explica para eles que o carro é turbo para eles terem mais cuidado.
-
o 1.9 do logus foi montado com iasa, deixamos com folga de 7 centésimos, não batia absolutamente nada. mas o bloco foi mandado para a retífica com o torque plate, e foi ajustado cada pistão com cilindro correspondente, como o menegotto citou.
a título de curiosidade, depois que você torqueia o torque plate, chega a fechar 3 centésimos na parte superior da camisa…( isso em ap)
-
farei isto, vou medir na retifica e quando eu chegar em casa para ter certeza.
-
menegotto no subto e micrometro aferido na hora fica perfeito 0,01mm da para garantir tranquilo, o problema é as retíficas boca de porco que estão acostumado a fazer o serviço porco e o pessoal não confere medida.
-
já vi em retífica nego usando paquímetro como se fosse um calibrador passa não-passa. hauhauhauahua
o problema maior é o sujeito aferir o súbito na hora em um micrômetro fudido, ele axa que está certo e te faz acreditar que está certo.
então o ideal é conseguir instruentos de sua confiança e conferir.
-
jonas existe profissioais e profissionais em qualquer profissão, então leve em retifica de qualidade e acompanhe o serviço, outra coisa para quem conhece não tem como enganar com o micrometro, agora para quem não sabe mexer com isso ai arruma alguém que sabe e acompanha o serviço que fica perfeito.
-
disso eu conheço.
fui responsável pelo controle de qualidade e medir com precisão centésimal em súbitos acima de 250mm era rotina, e eu sei muito bem que 1centésimo pode colocar todo um trabalho a perder. falando na indústria ferroviária o engripamento de 1 cilindro coloca um motor de mais de 50.000,00 por água abaixo. uma falha de medida na colocação de uma roda no truck pode descarrilhar e trazer um prejuizo milionário.
em tudo que se vai fazer na vida deve-se fazer bem feito para evitar transtornos, ainda assim existe quem faça trabalho porco.
-
vou fazer isto, vou conferir usando o instrumento da retifica e em casa vou emdir novamente com um devidamente calibrado, se tiver algo de errado, mando refazer.
-
andré, tem que ver qual o relógio está sendo usado… a maioria tem precisão de 1 centésimo, porém muita retificadora não calibra seus relógios todo o ano... derrubam no chão e usam pra bater parafuso do torno... isso é bem normal, infelizmente... um relógio descalibrado 3 centésimos (muito fácil de ocorrer) coloca todo seu motor fora
sugiro vc trocar uma idéia com o dono da retifica, pedir pra ver o setor de retifica de cilindro... perguntar quando foi a ultima calibração, pedir pra ver os relógios de medição... se o cara dizer que não precisa calibrar e tiver um relógio todo sujo, fuja para as colinas... e o mais válido de tudo é ver com o preparador mais conceituado da sua região, qual a retifica ele faz os blocos... assim já sabe que estão acostumados com o serviço
quanto a folga, eu ficaria entre os 0,06 da fábrica até 0,10 no máximo... 0,10 vai bater um pouco de saia mas é garantido que não engripa...
e o mais importante: não peça para cortar todos os cilindros em 82mm... peça para medirem os pistões e abrir cada cilindro de acordo com aquele pistão...
concordo com meu amigo menegoto… no meu caso, a retifica que uso os caras são criteriosos demais com as ferramentas e são de extrema precisão, e no caso de abertura de cilindros eu numerei cada pistão para cada cilindro e mandei abrir a folga de cada cilindro partindo da medida do seu respectivo pistão.... ficou top...