Software opensource p/ chiptuning (remapeamento)
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amigos do pp,
nas minhas andanças pela net procurando aprender mais sobre o funcionamento e a programação de centrais de ie, acabei achando uma série de vídeos de um rapaz (estudante de eng. mecatrônica ao que me parece), que construiu um software p/ reprogramação dos eprom s (chip) dos módulos de injeção originais. gostaria de saber dos senhores, se vocês já viram ou leram sobre o tal fassichip antes, e debater sobre os pró s e contras de se usar um módulo de injeção original remapeado ao invés de uma injeção 100% programável, inclusive quero fazer uma crítica à tal designação programavel , todas as injeções são programáveis, a diferença é apenas o método. uma fueltech da vida já vem com tudo pronto p/ ser mapeada, já uma ie original deve ser compreendida e conhecida antes de tudo, ponto para as aftermarket, porém as originais oferecem um mapa base muito melhor acertado, sensores já adaptados ao motor (como o ks), então é ponto para as oem (originais). eu como leigo no assunto deixo a discussão no ar para os amigos mais entendidos. espero que gostem dos vídeos, esse é o link p/ o primeiro dos 3 vídeos, os outros estão na página do rapaz, é só clicar no usuario rafaelfassi logo em baixo do play.
abraços
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e aqui tem o trabalho de tcc do brother, muito interessante tbm
e a página dele:
ah, acertei, eng. mecatrônica
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o software é o mais facil… dificil é saber o que cada curva faz, como trabalha, sua escala, a escala de seus identificadores e ainda corrigir o checksum do arquivo ao contrário do que parece ai, apenas as injeções bem antigas de mais de 10 anos podem ser corrigidas com calculo simples do chks anterior e final, hoje em dia eiste injeção com codificação rsa (as med17 de ultima geração por exemplo)
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conselho de quem conhece, usem ft, pandoo, ms e outros bichos a não ser que se conheça profundamente todas as características de uma injeção de fábrica, o que quase impossível.
e quando digo todas as características falo inclusive do hardware e também do firmware, com suas entradas de interrupção do microprocessador.
tentar usar injeção de fábrica sem ter este conhecimento resulta ou motor ruim ou motor explodido, seja lá qual software for usado na tentativa de colocá-la para funcionar.
mudar mapa é uma coisa, pode até dar certo mas adaptar uma injeção num outro motor é outra coisa completamente diferente.
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lee, eu também sou adepto às aftermarket, mas como fazer em carros mais novos e tecnologicos , tem carro aí que nem o vidro elétrico funciona sem o módulo original. e aí? deixa o módulo original lá clampeado?
se o carro é novo e a preparação feita é nesse carro, ai chama o overspeed pra acertar. pra vc ter noção ele acertou um s3 furioso de um amigo meu, enquanto o pseudopreparador queria colocar ft no s3 e pela reputação que ele tem, com certeza iria perder o abs, a/c, cpu de bordo etc… ou pegar uns subarus da vida, lancer, procurar modulos gringos que sejam plug and play oem.
agora se o motor é novo porém equipará outro carro, nesse caso já partiria pra um carburador ou ie tipo ft ou ms. por exemplo, pegar um motor hemi de um 300c e adaptar num opala, ou maverick, ou dodge. pegar um motor de si e adaptar num civic 94. e assim vai.
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tem que facilitar. tenho amigos metidos a preparador que usa aquela injeção fudidona gringa, a tal da haltech sport 1000, e te falar que o desempenho desse motor é pior do que um original carburado. tem que conhecer e saber o que faz. ai o cara arrota que usa haltech no carro, e muitos com uma simples ft dá pau nele no km na desafios.