Motores modernos/antigos
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não acho que a eletronica tenha sido o trunfo para a evolução … mas sim o sucesso na aplicação daquilo que antes era apenas conceito ... os conceitos ja existiam h? bastante tempo , mas apenas com a exaustiva experiencia eles puderam ser colocados em pratica ...
o bloco de aluminio , o cross flow , as multivalvulas , os melhores circuitos de lubrificação de vira , bielas , casquilhos e etc ... nada disso tem a ver com eletronica ...
alias eu sou um ferrenho cr?tico da eletronica , muita frescura sem necessidade , apenas pra complicar as coisas e obrigar vc a chamar um guincho em caso de emergencia ... aquilo que veio para favorecer a segurança e atender as normas de emissões são leg?timos , agora as frescuras desncessarias estão tornando os carros em robos e isso na minha opinião é (desculpem o termo) uma merda com todas as letras ma?usculas ...
pra que uma merda de borboleta eletronica ? o bom e velho cabo cumpre a função com louvor
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pra mim , o futuro esta nos motores wankel e eletricos …
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essa definicao de moderno e antigo depende do nivel das pessoas q estao discutindo.
eu ja ouvi gente falando q o motor do carro dele era tao moderno q ele andava a 40km/h em quinta marcha e o carro nao trepidava.
falando em termos industriais:
custo de producao.
deve-se considerar mais moderno o motor q tem o menor custo de producao. isso vai definir na industria se o motor eh moderno ou nao.
em marketing
potencia e consumo
em uso
durabilidade, consumo, potencia e custo de manutencao.
sendo o consumo a principal delas.
quem ta usando o motor, vai sempre se preocupar com o consumo, nesse caso vai ser mais moderno o motor que gastar menos combustivel.
em projeto
dimensoes, peso, durabilidade, custo eficiencia etc…
um projeto mais novo, vai levar em conta a producao, material aplicado custo, simulacoes...
agora nada impede q um projeto de 30 anos tenha sofrido refisoes afim de adequar o produto as novas exigencias. e se o produto foi homologado nao tem pq ele nao ser considerado um produto atual.
a merda da borboleta eletronica da suavidade ao motor ao carro e pessoas frescas gostam disso.
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moderno
do lat. modernu
adj.,
relativo aos tempos mais próximos;
recente;
actual;
pela definição, moderno é algo que é recente. assim, qualquer motor que ainda seja fabricado pode ser considerado moderno.
falando de tecnologia, a quase totalidade das idéias hoje utilizadas tám mais de 50 anos de idade, apenas a evolução das técnicas de produção, controles de qualidade, desenvolvimento de materiais para uso em escala industrial e sobretudo a eletrúnica (esta sim não existia h? 50 anos) viabilizaram seu uso nos motores atuais.
, o motor q tinha no chevette 1.4 eh o mesmo q vem hj no astra 2.0, claro com algumas modificacoes, mas o motor em si eh o mesmo, tanto eh q o motor do chevette eh entitulado como o pai dos motores da gm atual, fiat eh mesma coisa, nao mudaram muito,
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não sei de onde tiraram isso. o motor do chevette foi o primeiro gm nacional com comando no cabeçote e fluxo cruzado. e é por aí que acabam suas semelhan?as com os fi e fii usados nos gm atuais.
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eu acho que pra ser moderno tem que:
possuir um r/l o mais baixo o possível, diminuindo assim perdas com vibrações e garantindo suavidade no funcionamento, tendo uma boa litragem (de 1.8 pra cima) pra proporcionar bom torque em baixa, e materias modernos, leves e resistesnte, com que efetuem uma boa troca de calor, a fim de melhorar o arrefecimento. com uma r/l adequada (algo entre 0,5~0,3 (o que seria utópico a meu ver, em um 1.8 ou maior 4cil em linha, pois o bloco seria absurdamente alto) dispensaria peso extra de arvores de balanceamento que nao prestam pra nada a nao ser amenizar vibrações… o que jah seria uma economia em matériais. o material das bielas exigiria ser extremamente resistente.... o que inviabilizaria o projeto de um motor de litragem grande e r/l baix?ssima.
algo em torno de 1,8~2,0 de r/l taria pra lá de excelente em um motor aspirado a ser fabricado em série.
t?.... isso é o que eu penso da parte de baixo do motor... a grosso modo é isso...
mas pra um motor ser considerado moderno ao meu ver hoje em dia, o que manda mesmo tá na parte de cima... pois ao meu ver, o que basicamente muda de um b16a prum c20xe pra um ap2000 é o que tá em cima...
cabeçote. injeção. e efici?ncia volum?trica... fluxo de gases, proposta de uso e tudo mais....
não dá pra comparar um b16a com um ap 1.6 por conta de uma coisa.
propostas diferentes.
a honda desenvolveu o 1.6 mais forte do mundo na época visando o mercado de carros esportivos. mostrando a tecnologia que possuíam e o que os anos seguintes poderiam esperar por vir.
a vw desenvolveu o ap 1.6 para uso urbano, levar a fam?lia, pouca carga e/ou viajar tranquilamente. melhora algo aki, depois al?... ano após ano vem melhorando o motor e mantendo ele dentro dos padrões ambientais e etc, atendendo assim ao poblico em geral.
não dá pra comparar dois motores de propostas diferentes e dizer que um é melhor que o outro... a tecnologia empregada foi maior no honda.. sem dúvida.. mas o número de vendasó vw ganha disparado. e vender é o que interessa pra uma montadora de carros.
? o que eu penso... mas isso foje do tema que o over propos até o momento...
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citaram o motor wankel, eu eskeci de falar sobre ele, eh um motor q foi projetado a meio seculo a tras, mas hj ainda eh raro de achar ele, alias soh a mazda tem o projeto dele, ninguem mais tentou copiar ele por ser um motor q se desgasta muito facil, para ter uma ideia os primeiros mazdas q sairam com esse motor a cada 50mil km tinham q parar pra trocar as pontas dos rotores, hj a mazda diz q no rx-8 isso nao acontecera em menos de 300mil km, entao esse motor mesmo tendo ae seus 50 anos, eh um motor pouco usado, que se fosse investido muito encima seria um grande avanco no mercado, pois eh oq na teoria se procura em um motor, o menor numero de pecas moveis com a maior eficiencia e o menor consumo, entao em um wankel vc tem um motor 1.3 q rende tanto qto um 2.6
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citaram o motor wankel, eu eskeci de falar sobre ele, eh um motor q foi projetado a meio seculo a tras, mas hj ainda eh raro de achar ele, alias soh a mazda tem o projeto dele, ninguem mais tentou copiar ele por ser um motor q se desgasta muito facil, para ter uma ideia os primeiros mazdas q sairam com esse motor a cada 50mil km tinham q parar pra trocar as pontas dos rotores, hj a mazda diz q no rx-8 isso nao acontecera em menos de 300mil km, entao esse motor mesmo tendo ae seus 50 anos, eh um motor pouco usado, que se fosse investido muito encima seria um grande avanco no mercado, pois eh oq na teoria se procura em um motor, o menor numero de pecas moveis com a maior eficiencia e o menor consumo, entao em um wankel vc tem um motor 1.3 q rende tanto qto um 2.6
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o motor wankel não foi lançado em grande escala por causa dos problemas com o desgaste prematuro dos lábulos do rotor , o que gerava rapidamente folgas entre o rotor e a carca?a do motor … do mazda rx7 pro rx8 houve uma grande evolução nesse aspecto , com a adoção de novos materiais ...
também haviam problemas com a emissão de poluentes , ja que esse motor funciona atravṍs de janelas como um motor 2 tempos ... f?lix wankel trabalhou para a nsu durante toda a vida e na decada de 60 , a nsu lanãou um modelo com motor wankel (não me recordo o nome) na alemanha , mas as normas de emissões praticamente selaram o destino do carro , que rapidamente foi abandonado ...
eletronica = precisão ...
eu concordo , mas quem compra um carro não quer nem saber se vai havia um atraso de não sei tantos milisegundos em um sistema convencional ... ou se vai haver uma economia de não sei tantos mililitros de combustivel a cada centena de quilometros rodados com a adoção de um novo sistema ...
eletronica significa maior precisão , mas também significa maior complexidade , que por sua vez significa maior custo final e de manutenção , o que significa dificuldades na manutenção ... também significa guincho em caso de emergencia ...
eu não tenho nada contra novas tecnologias , desde que elas venham pra facilitar a vida e nao pra complicar a vida ...
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mas com a pesquisa e a evolução , quem não me garante que ele não será o futuro da tecnologia automotiva ???
quando henry ford teve a idéia de projetar um motor v8 todos diziam que não daria certo , ele quase faliu a ford com os custos das experiencias fracassadas … mas o flathead v8 saiu , e o resto da história todo mundo ja conhece ...
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pra mim , o futuro esta nos motores wankel e eletricos …
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isso, chego no ponto que eu tava esperando, motores wankel e h?bridos, acho que isso sim são novidades (motores wankel ja deixaram de ser novidade a um bom tempo, pena que nen todo mundo conhece…).
o problema é que só a mazda que realmente faz uso destes de motores e assim o desenvolvimento deles ta um pouco prec?rio (e caro) ainda, mas o conceito eu acho muito interessante...
quanto aos h?bridos, porque no brasil não chegou ainda ? a toyota tem o pryus que um baita sucesso nos eua, a honda tem civic, accord e o insight, que também são grandes sucessos de venda, porque não trazem isso de uma vez e difundem esta tecnologia aqui no brasil? o governo (petrobr?s) não quer ? bom, não sei... to disvirtuando o tópico um pouco, mas é por uma boa causa...
quanto a eletrúnica embarcada, bom, eu não acho uma coisa ruin, muito pelo contrário, acho que só tem a adicionar. o controle que se obtem eletrúnicamente é muit?ssimo maior que o controle puramente mecânico, mas isso é o que eu acho...
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problema dos motores h?bridos é o preão elevado.
eles não são assim tão sucesso nos eua não. certo dia vi uma reportagem que apenas ativista ecol?gico e artistas é que estavam comprando carro h?brido. não por oferecer economia de combustável ou qqr outra coisa, é só pra fazer papel de bonzinho perante a sociedade.
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já que disvirtuou o tópico mesmo.
o problema de carro h?brido aki no brasil é que não existe mão de obra capacitada…
muito mecânico gabaritado bate boca comigo pq eu comento que meus comandos de válvulas possuem 3 lobes...
nego nao acredita que um carro 1.6 aspro de 13 anos de uso tenha 160hp... jura que o carro eh no mínimo 2.2 aspirad?o ...
imagina o né que vai dar na cabeça de um cabra desses um motor h?brido???
de que adianta os fabricantes trazerem um carro pra c? que faria a alegria dos compradores pão duro fazendo 22, 25km/l se quando eles forem efetuar a manutenção do carro vão ter que recorrer a concession?rias que possivelmente possuem 2 ou 3 profissionais realmente preparados pra efetuar a manutenção no veículo?
motor wenkel num pegou pq existe muito desgaste, e a miraculosidade do 1.3 de 260hp num passa de meia verdade...
realmente o motor poss?i uma c?mara de combustão de 1.3 litros... mas quem nao conhece o motor nao sabe que existem outras duas c?maras (de admissão e exaust?o) que tão lá.... ocupando seus 1.3 litros o tempo todo....
entaum... não é errado dizer que o motor tem 3.9 litros...
logo... 3.9 pra 260hp... na minha opinião... tá na média pra um carro aspirado atual fraco....
houveram muuuuuuuuuuuitas mas muitas mudanças do modelo original pro atual, a eletrúnica ajudou muito o motor a se tornar relativamente economico... e segundo literaturas especializadas , é por convenção multiplicar a litragem declarada do motor por dois....
o que nos daria um 2.6 com 260hp...
agradável... mas nada impossível de se alcançar nos esport?vos atuais...
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e o que tem de mais num motor h?brido? é só um motor a gasolina e um motor eletrico acoplado ao melhor estilo motor/gerador de trocentos anos. não tem mist?rio algum. ali?s, são dessas alternativas simples mas engenhosas que se fazem os melhores avanços tecnol?gicos.
pra mim, moderno mesmo são as pilhas de combustável a hidrog?nio.
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wankel gera alta potencia com baixo deslocamento cubico pq é 1 explosão por volta, o mesmo vale p/ motores 2 tempos com metade da cm? consegue tirar o mesmo de um ciclo otto, claro nao é regra.
e falando de fsi….hj vi um passat dos novo 2.0 fsi com placa azul de sbc andando perto da paulista....
v6 fsi ganhando premio de top best engines
another important emerging technology that generates more power while also improving fuel economy, direct gasoline injection, brings home a win for audi ag in its first north american application of its all-new fsi 3.2l dohc v-6. the 255-horsepower v-6 produces 35 more horsepower than the engine it replaces, yet delivers as much as 10% better fuel economy. audi s direct- injection powerhouse also operates on regular-grade unleaded gasoline.
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e o que tem de mais num motor h?brido? é só um motor a gasolina e um motor eletrico acoplado ao melhor estilo motor/gerador de trocentos anos. não tem mist?rio algum. ali?s, são dessas alternativas simples mas engenhosas que se fazem os melhores avanços tecnol?gicos.
pra mim, moderno mesmo são as pilhas de combustável a hidrog?nio.
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se é tão simples…. pq é que não está mundialmente difundido? e pq do custo elevado?
quanto ?s c?lulas de combustável... ah siim... moderno mas ainda em estado embrion?rio...
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porque carro hibrido vc carrega consigo em vez de uma bateria uma pancada delas, e com bateria é feita de chumbo vc imagina como fica o consumo e autonomia de um carro desses mesmo no combustivel f?ssil
fsi é como se fosse ciclo diesel, vc injeta dentro da c?mara sobre alta pressão o que lhe permite usar uma mistura mais pobre e deixar mais economico
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tecnologia de celula combustivel existe desde 1950.