Preparacao leve - aspirar voyage 1.8 ap - ajudem um leigo
-
srs, comprei um voyage 1994 gl 1.8 gasolina em bom estado. a km dele original é de 201 mil km e nunca foi turbo ou aspirado. o objetivo do carro nao é uso diario, somente para volta em rua finais de semana (nao arrancada). eu tinha um fusca 1600 turbo com motor a ar e, vendi ha um ano. apesar de nao entender de mecanica, o prazer em andar num carro diferente dos demais é inesquecivel e, preciso te-lo novamente…rs. vamos ao que interessa, estava na duvida se turbinava ou aspirava o voyage. sei que a relacao custo x potencia do turbo é melhor mas, acho que fica muito exagero pra pouca estrutura (queima muita embreagem nas arrancadas e a sensacao é que vai explodir tudo...). sei que para aspirar e ter uma potencia similar a do turbo é bem mais caro, o que nao é meu objetivo e nem condicao$ do momento. o que quero é um carro mais esperto, barulhento/embaralhando, me livrar desse carburador eletronico que trava ao dar qualquer acelerada...
fui no mecanico que arrumava meu fusca e ele me deu a seguinte sugestao... queria opiniao de voces para ver se esta certa..
-
trocar carburador ltdz por 2e;
-
comando 296
-
taxar cabecote;
-
polia regulavel;
-
escapamento 4 x 1.
duvidas:
-
este comando nao é muito grande? o carro deve rodar com alcool ou gasolina? qual o custo aproximado dessa brincadeira, incluindo mao de obra (vcs acreditam que seja)?
-
qto fica pra colocar uma fueltech? vi no site e o modulo é aprox 1300, é só o modulo? o que mais tenho que comprar alem disso? o que fica mais ou menos mao de obra pra instalar a injecao por completa?
-
devo mudar para 1.9? é so trocar pistao e aumentar o espaco no bloco? isso é caro? essa duvida surgiu pq quase todo carro que vejo anunciado no dragsterbrasil.com é 1.9...
-
essa preparacao leve aumenta muito o desgaste do motor? esse lance do cabecote é uma agressao?
por favor nao reparem minhas perguntas as vezes sem sentido porque como disse, nao entendo muito de mecanica, sou apenas um teórico de internet...
obrigado pela paciencia de quem leu e principalmente de quem respondeu ao tópico..
abs a todos
-
-
cara, comando com 296° de abertura já deixou de ser preparação leve faz tempo. fora que com um 2e não vai alimentar decentemente nem por um caralho…
-
minha opnião seria:
uma fueltech ft200 - r$ 1300,00;
bicos, sensores, coletor, bobina, bomba e distribuidor - r$ 750,00(em média);
um comando 276º - r$ 500,00 samcans;
taxar cabeçote;
4 x 1 2pol até o fim;
alivia o volante e alcool nele…
terá um motor bem bacana...
não vejo vantagem em passar seu 1.8 para 1.9 e ainda mais que vai andar aspirado... 1.9 fica muito bom em turbo pois é um motor mais girador;
mão de obra dependo do seu mecânico.
boa sorte. jr
-
obrigado a todos… é o que imagiava mesmo, acho que o mecanico quer me empurrar o comndo que tem parado la... eu tom muito sem grana, e se eu apenas colocasse um comando tipo 288 que vejo muito falado aqui no site + carburador 2e e taxar cabecote acredito que ja muda muito do original e gastaria apenas uns 1300 ja com mao de obra, é isso mesmo ou estou errado...? abs
-
comando 276º tem q dar uma olhada nas configurações mas geralmente nessa duração são para o seu propósito
carburador original a alcool c/ as devidas alterações
pistões alcool
cabeçote com alteração de taxa para 13:1
polia regulavel
4x1 e escape 2 polegadas cm 2 abafadores.
bobina do mi
da uma pesquisada em umas peças usadas de qualidade que não vai sair caro essa alteração
ja vai tirar seus 115~120cv e 15~16 de torque
e vai conseguir sair de quebra mola em segunda coisa q o 296º ia ser dificil
-
valeu amigo
-
não vejo vantagem em passar seu 1.8 para 1.9 e ainda mais que vai andar aspirado… 1.9 fica muito bom em turbo pois é um motor mais girador;
completamenete errado
em aspro, qualquer aumento de cilindrada gera aumento de potência….e em aspro se ganha potência justamente fazendo o motor gerar potência girando mais alto e aumentando deslocamento, quando isso é possível
espero que esse mito não se perpetue, porque se nego hj em dia já prefere turbo pq quer estar na modinha, vão começar a preparar motor aspro de maneira errada
turbo pra rua o pessoal monta 1.9 pra gnahar um pouco de cilindrada e porque ele não gera tanto torque como o 2.0, poupando câmbio
-
não vejo vantagem em passar seu 1.8 para 1.9 e ainda mais que vai andar aspirado… 1.9 fica muito bom em turbo pois é um motor mais girador;
completamenete errado
em aspro, qualquer aumento de cilindrada gera aumento de potência….e em aspro se ganha potência justamente fazendo o motor gerar potência girando mais alto e aumentando deslocamento, quando isso é possível
espero que esse mito não se perpetue, porque se nego hj em dia já prefere turbo pq quer estar na modinha, vão começar a preparar motor aspro de maneira errada
turbo pra rua o pessoal monta 1.9 pra gnahar um pouco de cilindrada e porque ele não gera tanto torque como o 2.0, poupando câmbio
concordo, mas falar q turbo é modinha é demais, e deixei bem claro minha opnião relação custo x benefício entre 1.8 e 1.9 acho que não vai valer tanto à pena ele abrir mais os cilindros… sendo que 1.8 bem mexido e com peças certas fica canhão.
bom essa é minha humilde opnião.
-
completamenete errado
concordo, mas falar q turbo é modinha é demais, e deixei bem claro minha opniÃo relação custo x benefício entre 1.8 e 1.9 acho que não vai valer tanto à pena ele abrir mais os cilindros… sendo que 1.8 bem mexido e com peças certas fica canhão.
bom essa é minha humilde opnião.
com 200 mil km ele vai ter que retificar o motor de qualquer maneira se quiser um mínimo de confiabilidade
daí pra colocar um pistão 1.8 em 1a sobremedida ou abrir pra 1.9 o custo é o mesmo (jogo de pistões com anéis e pinos, retífica), com benefícios de se extrair mais potência…qual é o problema nisso?
se em motor turbo, que um aumento de cilindrada tão pequeno não surte lá grandes efeitos (ainda mais pra uso em rua), é amplamente difundido....porque em aspro, onde qualquer ganho se exige mais conhecimento de preparação e dinheiro gasto (proporcionalmente), não vai se fazer o mesmo?
como eu disse....boato com tendência a virar mito de internet...tomara que isso não aconteça
outra coisa: você disse concordo pra logo em seguida discordar de tudo que eu disse....decida-se se você concorda ou não.
-
essa de 1.9 ap ser girador… chega a doer a mente... r/l de 0,301 e é girador.... tensoooooo
na real, com um bom cabeçote até ap 2.0 vira girador né? só ver os k20z3 da honda. são bem cursados e giram infernalmente…
-
essa de 1.9 ap ser girador… chega a doer a mente... r/l de 0,301 e é girador.... tensoooooo
afe cara, não viaja
pode não virar o conta-giros do avesso, mas gira bem sim…
r/l não é impeditivo pra fazer motor girar alto....o que impede mesmo é fluxo de cabeçote...não adianta nada ter um motor com 50mm de curso, biela de 200 mm, cabeçote e comando porcaria...
um exemplo clássico é o q a galera faz nos honda...bloco b20b de cr-v antiga com cabeçote de b16a de vti...plug and play, gira 8k com comandos, cabeçote, admissão e escape originais....bielas de 137mm e curso de 89mm...r/l de horríveis 0,325...um verdadeiro trator segundo seu pensamento...
[media]http://www.youtube.com/watch?v=ixttu_xxhkw[/media]
[media]http://www.youtube.com/watch?v=a4899reph-u[/media]
gira nada
-
girar gira más as vibrações e esforços sofridos pelo conjunto são muito maiores que um motor com r/l mais baixo. o ângulo que a biela trabalha é bem desfavoravel, pegue um fire 1.4 cm r/l alto e um fiasa 1.0 o fiasa mantem 0s 7000 rpm liso o fire 1.4 parece que vai rachar quando entra na casa dos 5000rpm. como foi dito girar até gira mas o detalhe é por quanto tempo, e a potencia tb é altera pelo r/l porque as perdas atraves da vibrações são tão grandes que o motor passa a consumir mais potencia para vencer o esforço. uma analogia para movimento desfavoravel é tente pedalar uma bicicleta aro 20 com o banco todo baixo,se tiver mais que 1,80 de altura vai ser bem dificil. vai ver que levantando o banco o movimento fica mais suave e a rotação pode ser elevada ate o limite da cordenação sem dificuldade.
-
girar gira más as vibrações e esforços sofridos pelo conjunto são muito maiores que um motor com r/l mais baixo. o ângulo que a biela trabalha é bem desfavoravel, pegue um fire 1.4 cm r/l alto e um fiasa 1.0 o fiasa mantem 0s 7000 rpm liso o fire 1.4 parece que vai rachar quando entra na casa dos 5000rpm. como foi dito girar até gira mas o detalhe é por quanto tempo, e a potencia tb é altera pelo r/l porque as perdas atraves da vibrações são tão grandes que o motor passa a consumir mais potencia para vencer o esforço. uma analogia para movimento desfavoravel é tente pedalar uma bicicleta aro 20 com o banco todo baixo,se tiver mais que 1,80 de altura vai ser bem dificil. vai ver que levantando o banco o movimento fica mais suave e a rotação pode ser elevada ate o limite da cordenação sem dificuldade.
fala isso pra honda então, porque eles fizeram tudo errado no b18c…
imagina só....fazer um motor com r/l 0,316 e curso de 87mm+ gerar potência pra lá de 7500 rpm com bielas curtas e durabilidade...tudo errado e ninguém avisou a eles
p.s.: a honda é o exemplo que eu conheço...com certeza devem ter outros fabricantes com motores aspro originais fortes e duráveis que fizeram tudo errado tb
-
sevel 1.9 legítimo girador com r/l de 0.305 e só não vou a 7500 giros porque não quero (limitador em 6800). absolutamente não trepida mas tomei o cuidado de igualar os pesos pistão+pino+biela.
mais do q o limite do menegotto…
vai vibrar até os parafusos dos mancais pularem fora e o miolo descer pro cárter...