Motor diesel - baixando óleo e soprando pelo respiro
-
-
se fosse a baixando óleo poderia ser cabeçote (válulas, guias e vedadores) ou algum vazamento, mas você falou que está soprando pelo respiro de óleo, da uma conferida na compressão para saber melhor.
quantos mil km é para aguentar esse motor?
-
jonas, os vapores do cárter da sua iveco são aspirados artificialmente? se sim, é com bomba de vácuo mecânica ou elétrica?
segurar tampado faz pressão sim, isso é normal pois sempre vaza um pouco de compressão pelos anéis, especialmente motores diesel cuja compressão é alta.
-
se fosse a baixando óleo poderia ser cabeçote (válulas, guias e vedadores) ou algum vazamento, mas você falou que está soprando pelo respiro de óleo, da uma conferida na compressão para saber melhor.quantos mil km é para aguentar esse motor?
jonas, os vapores do cárter da sua iveco são aspirados artificialmente? se sim, é com bomba de vácuo mecânica ou elétrica?segurar tampado faz pressão sim, isso é normal pois sempre vaza um pouco de compressão pelos anéis, especialmente motores diesel cuja compressão é alta.
isso mesmo lancia, ao segurar tampado faz um pouco de pressão.
fumaça no escape se dá mais quando o raspador de óleo está ruim… quando tem desgaste nos de compressão acontece isso, some óleo e fuma pelo suspiro mas no escape pouco se percebe.
menegotto, no suspiro não sai nada de fumaça ou vapor, somente sopra ar da aspiração do carter mesmo.
hoje visitei um mecânico de confiança e uma casa de turbina, e ambos condenaram a turbina, apesar de estar com uma grande folga radial e axial a parte fria está sequinha, e segundo ambos essas turbinas normalmente quando abrem o bico ejetam óleo pela parte quente.
o que sustenta mais um indício: a lateral onde sai o escapamento e a traseira estão sujando de óleo.
porém… falou que é peça de van o preço vai nas alturas por aqui, me pediram r$ 1.900,00 num conjunto rotativo novo, ou r$ 1.400,00 recondicionado. caso não encontre num preço melhor compensa eu mandar para sp (ta ou dnt turbos)? pergunto porque tenho uma reserva em casa, então posso mandar a minha para recon. e usar a reserva.
-
qual o fabricante e o part number dela???
a minha garrett que é aplicada no mwm 4.12 tca peguei por 500 reais no mercado livre… lacrada dentro da caixa garrett... as vezes acha-se essas barbadas
a minha é uma mitsubishi. part number 99450703.
também se aplica a esse motor as borg warner k14 e garret gt17.
ser puder me ajudar a encontrar algo compatível agradeço.
-
-
bom, hoje já fiz a troca do conjunto rotativo. coloquei um usadinho mas em melhores condições.
aprofundando encontrei os seguinter part numbers compatíveis:
master power - 805177
oem - 500321800
mahle - tc0010114
garrett 725305-0003
mhi - 49135-05000
-
bom o carro foi vendido, e o defeito era desgaste de aneis mesmo.
vendi para um amigo, acertamos o preço para ele fazer o conserto (avisei direitinho o que estava acontecendo) e segunda feira busco uma ducato 2006 teto alto.
ducato maxicargo ou passageiro?
aqui rodam bastante como transporte alternativo, e sem queixas. manutenção tranquila.
essa 2006 já é 2.3 multi-jet?
-
bom o carro foi vendido, e o defeito era desgaste de aneis mesmo.
vendi para um amigo, acertamos o preço para ele fazer o conserto (avisei direitinho o que estava acontecendo) e segunda feira busco uma ducato 2006 teto alto.
ducato maxicargo ou passageiro?
aqui rodam bastante como transporte alternativo, e sem queixas. manutenção tranquila.
essa 2006 já é 2.3 multi-jet?
é passageiro, 2006 ainda é 2.8jtd a melhor motorização, as 2.3 multijegue tem a manutenção mais complicada, para efeito de comparação uma junta homocinética dela custa r$850,00 contra r$260,00 da 2.8, ambas cofap e dizem as más linguas que estão abrindo o bico de cabeçote.
eu peguei uma 2006 pois era o máximo que cabia no meu orçamento, mas se tivesse mais grana procuraria uma 2009/2009 que são as últimas 2.8jtd, 2009/2010 já é multijegue.
-
bom o carro foi vendido, e o defeito era desgaste de aneis mesmo.
vendi para um amigo, acertamos o preço para ele fazer o conserto (avisei direitinho o que estava acontecendo) e segunda feira busco uma ducato 2006 teto alto.
ducato maxicargo ou passageiro?
aqui rodam bastante como transporte alternativo, e sem queixas. manutenção tranquila.
essa 2006 já é 2.3 multi-jet?
é passageiro, 2006 ainda é 2.8jtd a melhor motorização, as 2.3 multijegue tem a manutenção mais complicada, para efeito de comparação uma junta homocinética dela custa r$850,00 contra r$260,00 da 2.8, ambas cofap e dizem as más linguas que estão abrindo o bico de cabeçote.
eu peguei uma 2006 pois era o máximo que cabia no meu orçamento, mas se tivesse mais grana procuraria uma 2009/2009 que são as últimas 2.8jtd, 2009/2010 já é multijegue.
já trabalhei com uma dessas 2006/2007, 2.8. muito boa só nas subidas que fica devendo um pouquinho se comparada com a sprinter, mas no más… até o conforto dela é bem superior as concorrentes. e manutenção não rolava constante não, e nem era tão bem cuidada como certamente o amigo cuidará se eu fosse ter van hj (oq pensei seriamente ano passado), com certeza iria de ducato parabéns
-
bom o carro foi vendido, e o defeito era desgaste de aneis mesmo.
vendi para um amigo, acertamos o preço para ele fazer o conserto (avisei direitinho o que estava acontecendo) e segunda feira busco uma ducato 2006 teto alto.
ducato maxicargo ou passageiro?
aqui rodam bastante como transporte alternativo, e sem queixas. manutenção tranquila.
essa 2006 já é 2.3 multi-jet?
é passageiro, 2006 ainda é 2.8jtd a melhor motorização, as 2.3 multijegue tem a manutenção mais complicada, para efeito de comparação uma junta homocinética dela custa r$850,00 contra r$260,00 da 2.8, ambas cofap e dizem as más linguas que estão abrindo o bico de cabeçote.
eu peguei uma 2006 pois era o máximo que cabia no meu orçamento, mas se tivesse mais grana procuraria uma 2009/2009 que são as últimas 2.8jtd, 2009/2010 já é multijegue.
já trabalhei com uma dessas 2006/2007, 2.8. muito boa só nas subidas que fica devendo um pouquinho se comparada com a sprinter, mas no más… até o conforto dela é bem superior as concorrentes. e manutenção não rolava constante não, e nem era tão bem cuidada como certamente o amigo cuidará se eu fosse ter van hj (oq pensei seriamente ano passado), com certeza iria de ducato parabéns
a questão de subida depende de como opera, mas realmente sprinter leva, o torque da sprinter já chega por volta de 1200rpm mas… mês passado viajei com meu irmão eu de sprinter 312 ano 2001 e ele de 413 ano 2011, trecho de subida de serra, dei uma benga kilométrica nele, motor diesel tem que se atentar bem à faixa de torque, se demorar muito para tira uma 5ª nem a 4ª será suficiente ai já pede logo terceira.
-
a questão de subida depende de como opera, mas realmente sprinter leva, o torque da sprinter já chega por volta de 1200rpm mas… mês passado viajei com meu irmão eu de sprinter 312 ano 2001 e ele de 413 ano 2011, trecho de subida de serra, dei uma benga kilométrica nele, motor diesel tem que se atentar bem à faixa de torque, se demorar muito para tira uma 5ª nem a 4ª será suficiente ai já pede logo terceira.
saber trabalhar a relação de marchas em carros diesel faz diferença, mas sobre tudo na comparação das duas, acho que oque mais influência no desempenho das subidas é a tração traseira da sprinter empurrar mais… subia serra aqui toda semana, e dava pra sentir muito a diferença com uma ou outra... mas dai a tocada muda. com a ducato bem como vc falou, de 5ª pra 4ª e terceira direto...rsrs
mas se não souber, com a sprinter faz o mesmo...
É bem relativo.