K16 - qual a pressão máxima q ela suporta?
-
po, tb fiquei interessado, pq uso uma t2 com caixa quente .47 e fria .48 no 1.3 16v, e pretendo colocar uma k16, mas sempre vem a duvida se nao vai ficar muito grande e ruim de encher. mas se em um 1.0 16v pega em 4000, acho que no 1.3 16v continuaria pegando em 3200 pois é quando o motor comeca a empurrar. oq vcs acham? meu raciocinio ta certo ou vcs acham que ficaria muito grande?
lembrando que minha t2 ta com .47 quente e continua dando 0.2 de pressao em 2000 rpm e pico em 3200….
-
po, tb fiquei interessado, pq uso uma t2 com caixa quente .47 e fria .48 no 1.3 16v, e pretendo colocar uma k16, mas sempre vem a duvida se nao vai ficar muito grande e ruim de encher. mas se em um 1.0 16v pega em 4000, acho que no 1.3 16v continuaria pegando em 3200 pois é quando o motor comeca a empurrar. oq vcs acham? meu raciocinio ta certo ou vcs acham que ficaria muito grande?
lembrando que minha t2 ta com .47 quente e continua dando 0.2 de pressao em 2000 rpm e pico em 3200….
[snapback]332795[/snapback]
bom lembrar que é uma k16 usando carca?a quente de k03 pra ter pegada nos 4.000rpm…se fosse k16 virgem acho que nem pegada nem largada hewhewheh
usando uma configuração dessas (que num acho vantagem porque o po da turbina tem 3 parafusos e totalmente fora do padrão normal exigindo um novo coletor ou uma flange o que tbm num é tão legal)
? bom lembrar que precisa de uma valvula legal pra ter essa pegada...se for valvula incorporada periga ter que usar de k03 dependendo da pressão que for usar...
-
pelo que entendi o que vc disse over, ela nao encheria legal eh isso?
mas ai vem a informacao que em um palio 1.5 ela enche muito bem, e o 1.6 tem 76 cv. o 1.3 16v tem 80 cv… entao acredito que encheria com base em ela encher no 1.5 a diferenca eh que o 1.5 eh 8v e eh linear, e o 1.3 16v tem pegada mesmo no motor nos 3200... nao adianta empurrar 1k antes dos 3200 que ele nao desenvolve...
quanto a mudar coletor e escape, sem problema estou precisando mudar mesmo pois meu coletor é tubular e usaram tubos finos, e ele fica trincando toda hora... a primeira curva do escape eh tranquilo, pois o flexivel tem flange dos 2 lados e nao vai nem ter que cortar...
quanto a pegada, esta previsto no meu gerenciador, controlar a mangueira de equalizacao ligada a wastegate, o que melhoraria a pegada por nao aliviar antes da pressao maxima.
soh pra confirmar, sua opiniao eh que essa turbina nao encheria no 1.3 16v eh isso neh?
-
quanto a pegada, esta previsto no meu gerenciador, controlar a mangueira de equalizacao ligada a wastegate, o que melhoraria a pegada por nao aliviar antes da pressao maxima.
conta mais ai a respeito do gerenciador…ou peguei o barco andando? hehehe
-
a? já é sacanagem do cara…falar q é 1000 andando com um 1.6...numa arrancada ainda por cima
[snapback]332558[/snapback]
aqui acontece muito isso….até hj ninguém teve coragem de buretar o celta que dizem ser 1.0 q vai na arrancada... o carro passou no dino e deu cerca de 110cv aspirado dá pra acreditar ?
-
bom vamos por partes…
vi qto saia pra retificar na marcowil, acho q vai sair uns 300 reaus....vou mandar fazer...
vou adicionar um suplementar, com um daqueles his anal?gicos, e rancar os bicos arrombados, pq o carro anda muito gordo sempre....
e vou andar com no máximo 1,2kg......
qto ao carro ser 1.6 não sei. só vou saber abrindo. e de boa, não tou a fins de abrir, pq aparentemente naum tem nenhum problema no motor.. caso haja alguém interessado, pode estar adquirindo o carro pra essa finalidade. nada pessoal com ninguém, certo?
abraços
-
? aquele celta vermelho do video celta x subaru wrx que rolo aí pela net (o celta levou)? ouvi que esse celta era 1.6 turbo-nitro…
ah, e tome cuidado com o homero da hzl, já me deu mta dor de cabeça...só consegui que ele me devolvesse a turbina boa qdo amea?ei ele com advogado e entrei no procon. e ainda depois disso a turbina tá babando oleo depois de 6 meses de uso...
-
lost ja penso em colocar uma k14 é acho q fica melhor
bem ja vi gente rodando ate com 1.7bar direto nas k16 e nem fumo hehehe
-
pelo que entendi o que vc disse over, ela nao encheria legal eh isso?
mas ai vem a informacao que em um palio 1.5 ela enche muito bem, e o 1.6 tem 76 cv. o 1.3 16v tem 80 cv… entao acredito que encheria com base em ela encher no 1.5 a diferenca eh que o 1.5 eh 8v e eh linear, e o 1.3 16v tem pegada mesmo no motor nos 3200... nao adianta empurrar 1k antes dos 3200 que ele nao desenvolve...
quanto a mudar coletor e escape, sem problema estou precisando mudar mesmo pois meu coletor é tubular e usaram tubos finos, e ele fica trincando toda hora... a primeira curva do escape eh tranquilo, pois o flexivel tem flange dos 2 lados e nao vai nem ter que cortar...
soh pra confirmar, sua opiniao eh que essa turbina nao encheria no 1.3 16v eh isso neh?
[snapback]332878[/snapback]
qdo e em que condições ela começa a encher precisaria ter o mapa da turbina (e não do compressor como se vê divulgado por aí), o que faz ela encher antes ou depois é o g?s que sai pelo escape correto é mas se vc tem o mesmo fluxo de ar (i.e. a grosso modo torque) na mesma rotação então encheria igual… se isso acontece com palio 1.6 i.e. e 1.5mpfi então mostra que o caminho é parecido, qdo disse que nem pegaria ainda estou me referindo ao que vê (parati 1.0 16v), no seu caso que tem 25% a mais de cilindrada (embora apenas 11cv a mais o que indica que o motor tem uma concepção mais voltada a torque do que o at 16v) pode até ser que funcione perto dos 3.500 mesmo usando a carca?a quente original da k16.
a pergunta é qto de potência vc deseja e qual presão aceita usar pra tirar esta potência ?.... normalmente se recomenda uma k14 pra a sua aplicação.
não esque?a de que manter a valvula fechada é algo que só muda a pegada se vc tem mola mole que permite abertura ainda bem fora da pressão máxima..se a mola é dura abre muito pouco e não muda muito esse comportamento, mas é um caminho a ser pensado realmente
-
po, se a k16 encher no 1.3 16v igual enche no 1.5 8v, ta otimo…
sobre a wastegate, a ideia é apenas ganhar um pouco de pegada, e talves um pequeno controle de pressao maxima, assim como nos turbo de fabrica...
a pressao depende, pq meu carro é um laboratorio mesmo a ideia é pelo menos 1.5 bar. isso com meu gerenciador fazendo a alimentacao e o atraso de ponto (a alimentacao ja é ele quem ta fazendo hoje e o ponto to soh esperando os componentes chegarem, mas ja ta projetado, é soh montar o prototipo)
a potencia que quero é o maximo que eu conseguir tirar do motor, claro
meu carro, com 1.2 bar, intercooler, t2 e hpi + bicos abertos, deu 212 cv. espero ter tido um ganho razoavel, apenas por passar a usar o meu gerenciador controlando um suplementar monoponto de corsa. entao colocando um intercooler um pouco maior. colocando uma k16, atraso de ponto e 1.5 de pressao, espero melhorar consideravelmente o bixo
o menba ja tava em 1.8k no fiasa 1.5 sem atraso de ponto e alimentado por hpi + bicos abertos.
-
opa… eh isso ae lost mete a k16 logo no seu carro q vai de boa se lembre q eu nao usava coletor de cano.. oq ainda faz a turbina entrar mais cedo... ... soh q eu usava valvula de alivio no coletor de escape, ao invez de wastegate...
quando comprei a k16 me deram garantia de ateh 1,5kg.. por 1 ano.. meti logo 1,5kg.. .... no final tava andando com 1,8kg...
conheco um maluco q andava com um gol caixa 1.6.. com uma k16 sem valvula.. sem limite de pressao.. andou mais de 1 ano assim...
-
no meu carro uso k14 nunca rodei com menos de 1.5 bar tem mais de 1 ano e ela ta inteirinha ultimamente tenho feito varios testes a uns 2 meses direto com mais de 2bar.. nao sei precisar pq o ponteiro passa dos 2 bar e nada de problemas..
-
no meu carro uso k14 nunca rodei com menos de 1.5 bar tem mais de 1 ano e ela ta inteirinha ultimamente tenho feito varios testes a uns 2 meses direto com mais de 2bar.. nao sei precisar pq o ponteiro passa dos 2 bar e nada de problemas..
[snapback]334140[/snapback]
kra, como ta a pegada no 1.0 16v com k16? demora pra encher? oq vc acha da k16 no 1.3 16v, lembrando que ele eh um pouco mais voltado pra torque…
-
bom vamos por partes…
vi qto saia pra retificar na marcowil, acho q vai sair uns 300 reaus....vou mandar fazer...
vou adicionar um suplementar, com um daqueles his anal?gicos, e rancar os bicos arrombados, pq o carro anda muito gordo sempre....
e vou andar com no máximo 1,2kg......
qto ao carro ser 1.6 não sei. só vou saber abrindo. e de boa, não tou a fins de abrir, pq aparentemente naum tem nenhum problema no motor.. caso haja alguém interessado, pode estar adquirindo o carro pra essa finalidade. nada pessoal com ninguém, certo?
abraços
[snapback]333140[/snapback]
? simples. basta olhar em cima da vela do 4? cilindro que não tem a marca 1.0 estampada em relevo no cabeçote. pelo menos não tinha…
todo 1.0 e 1.4 tem a marca. nos motores 1.6 e 1.8 só alguns que tem, outros não tem nada.
mas seria legal dar uma testada com o celta até antes de vc fazer alguma mudança, e antes de eu colocar as bielas, pois no dia da pista eu estava com o modulo em modo de emerg?ncia e dando uma falta absurda.
não é desafio não, apenas testar os carros, pois o celta é um bom parametro.
-
vou mudar tudo, tem muita coisa q faz com q o carro não seja legal pra rodar no dia-a-dia…...
algumas coisas jah mudei da suspensão traseira (abaixei pq tava ridiculo andando com a traseira alta...)
qto a testar o carro.....soh se a gente se encontrar um dia na rua mesmo....fora q minha reação eh péssima, e qdo faão um teste desse g?nero mais fico zuando do q outra coisa..
abraços a gente se vê por ai...