Dúvida com ponto de ignição e pandoo
-
boa noite preparados
possuo um chevette ap e recentemente instalei uma pandoo, mas não estou conseguindo fazer com que o alinhamento mecânico e o da injeção fiquem alinhados.
no manual, pede para:
1. instalar e fixar o distribuidor na posição original;
2. dar partida no motor;
3. entre na função “calibrar ponto ign.”;
4. com uma pistola de ponto, faça a leitura do ponto de ignição.
5. se o valor lido for 20°, o alinhamento está correto;
6. se o valor medido for diferente de 20°, e ainda na função “calibrar
ponto ign.”, vá alterando a posição do distribuidor até que a pistola
de ponto marque 20° com o ot alinhado com a carcaça;
7. trave o distribuidor;
8. pressione a tecla ok da injeção. a calibragem está concluída.
certo, no meu caso, não tem lugar pra ver o volante do motor na capa seca, então eu retirei a vela do primeiro cilindro, coloquei o pistão em pms, juntamente com a polia do comando com a punção rente a tampa de válvulas e fiz uma marca na polia, marcando pms em 12h (como se fosse um relógio), como a polia do distribuidor tambem está alinhada, foi só colocar o distribuidor no risco.
pois bem, dessa forma o motor não dá a partida, pelo fato de o ponto estar muito atrasado, se eu girar um pouco ele anti-horário ele pega, porém não dá pra ter certeza do ponto.
já ví gente dizendo, pra pegar um transferidor escolar pra ajustar o ponto, então o fiz, peguei o transferidor, deixei novamente o motor alinhado, coloquei o transferidor na polia do vira com o zero apontando pra referencia que fiz (12h) e girei o motor anti horário até chegar nos 340 graus (340/360), que devem ser os tais 20 graus, aí foi só alinhar novamente o distribuidor e pronto.
será que dessa forma, eu estou correto?
-
existe formas mais simples de se fazer n precisa de transferidor, a sincronia é simples, nas tres partes volante,comando e dist. no pms vc tem que observar a posição do rotor pra que cilindro ele aponta. dai coloca ele apontando pra a primeira vela e pronto.o risco do distribuidor muitas veses não é a realidade.depois de alinhado isso, liga o carro e coloca ele em 20 garus.clica ok na pandoo. e fim.vc não tem como ver a marca no volante? 0|t. se tiver fica mais facil.