Turbinar motor chevette 1.4
-
cara da pra fazer algo bem basico..
cm 2 mil é dificil mas ja que a mão de obra é tua mesmo.
preparação fixa se mudar os objetivos muda os componentes tb.
teu motor na gasolina tem original bruto 69cv e 10,3 de torque. liquidos como os padroes atuais seria uns 55cv e uns 9 de torque.
para ganhar 80% de potencia e torque. mantendo gasolina como combustivel. porque alcool com essa taxa baixa nun carburado fica meio delicado para andar.
e com o preço que ta aqui no rs….
turbina:
t2 .35 quente .48 fria de 0,9~1kg de pressão
westgate(valvula de alivio) é incorporada ao turbo é facil regular a pressão, através de uma haste com porca.
pressurização:
tubo de aço carbono de 2 polegadas direto da saida do compressor para a tampa de pressurização do carburador
é muito facil de fazer. manda dobrar o tubo em 45 graus que da certinho, vai passar por cima do cabeçote até
encontrar a mufla(tampa de pressurização) do outro lado. a valvula de prioridade(que faz o espirro )pode ir na mufla
ou no proprio tubo.
a mufla para 2e é so chutar uma moita que sai umas 10 voando.
o carburador vai trabalhar com uma pressão bem baixa controlada pelo dosador. essa pressão sobe junto com a pressão do turbo,
atraves do dosador de combustivel.
coletor de escape:
ferro fundido para chevette com flange para t2 existe pronto com abundância.
escapamento:
2 polegadas em aço carbono com 2 abafadores do mesmo diametro interno.
bomba de combustivel:
faz uma linha nova até o tanque fica bom e custa muito pouco. saída e retorno.
distribuidor:
vai ter que mexer nele para não avançar tanto o ponto apartir de uma determinada pressão.
alguns preparadores mexem no avanço outros travam. quanto mais proximo do original sem grilar e sem avançar tanto quando tiver pressão positiva
melhor e mais seguro para vc.
isso é o básico, detalhes como preparação do carburador e do distribuidor tem gente que sabe bem como se faz aqui no forum. eu realmente não sei
na pratica, só algo bem basico na teoria.
um intercooler ficaria bem legal ai tb. mas com ele tb ficaria bem legal uma injeção tb, ou um bico extra, mas dai ja passa bem do 2 mil.
com este setup ja vai vir uns 100cv a 5500rpm e 16kg de torque a 3000rpm e não vai mexer praticamente no consumo.
qualquer duvida que meu humilde conhecimento possa te ajudar. to aii
abraço
-
não é a melhor coisa mas tem dois pronto: powerbass rs http://powerbass.com.br/
e marcelinho http://marcelinhospecialparts.com.br/site/kit_turbo_para_chevette_1.0_1.4
abraçs, com r$2000,00 não é muito.
-
me equivoquei 2,5 polegadas
uma formula que vi acho que no bestcars, mas que ja vi algumas pessoas usando.
novo diametro = diametro original x raiz quadrada potencia atual/potencia original.
novo diametro = 1,87 pol x raiz de 100/55
novo diametro = 1,87 pol x 1,3453
novo diametro = 2,5157 pol.
-
eai galera,sou novo aqui
to querendo turbina meu chevette,mas to com duvidas,em qual turbina usar,e como montar,
so quero um força a mais,pra da aquela brincada..hehe
se alguem puder me ajudar abraços..
alcool no rs hoje 2,29 gasolina comum 2,35
pode rodar até no metanol…se quiser até com querosene..gasogenio...
jonas o teu frio é da onde?...do rs... frio no rs e coisa abaixo de 10 graus
tem gente que não tem garagem deixa o carro na rua...pega um carro a alcool a 10 graus celsius(não a temperatura da garagem) cm 7:1 de taxa. vai ter que esquentar muito bem para andar sem dar cabeçadas ou algo do tipo,,
carros com injeção aqui e taxas maiores que isso sofrem com o frio.
motor 1,4 baixa cilindrada pouco torque de chevette a alcool com taxa de gasolina sem recursos eletronicos que se ajustam em tempo real de injeção e ignição para compensar.
funcionar até funciona...mas não como a gasolina;;antes da turbina entrar..
-
é aqui é frio pra cac***. com esse frio alcool, e carburador é ruim de esquentar. se é só pra brincar, nao precisa ser muita pressão. aquela formula é funcional? nunca tinha visto.
-
é aqui é frio pra cac***. com esse frio alcool, e carburador é ruim de esquentar. se é só pra brincar, nao precisa ser muita pressão. aquela formula é funcional? nunca tinha visto.
nunca me aprofundei muito nela mas acredito que sim, vi no bestcars e alguns outros sites interesantes..
semana passada chegoua dar -6 em cambara do sul..
com a alta do alcool passamos alguns carros da região para gasolina com menos ponto e menos pressão..
os mais destaxados tiveram a mesma opinião. como ficou mais facil manobrar dentro da garagem, devido a resposta mais rapida da gasolina no frio…tava muito frio semana passada.
mas andando meio a meio ja da uma otima diferença tb..
-
-
show de bolaa
aprendi muito
consumo não eo problema ela ja rodando no acool e ta um poko taxado,com 1.5mm
sistema de alimentaçao todo refeito
e preciso colocar uma sonda na descarga pra controlar os gases ou não??
muito obrigado a todos abraços
quanto sera que ta de taixa com esse 1.5mm?
-
se ja tem 9 de taxa ja da pra anda no alcool cm mais facilidade, ainda da pra manter a gasolina mas cm menos pressão um pouco..
mas se tu não te importa em abastecer em litros. vai cm 2 partes de alcool para 1 de gasolina comum(com alcool heheheh), ja vai ajudar bastante na fase fria do motor.
a sonda narrow pode instalar uma 4 fios no escape pos turbina e ligar a um hallmeter ou multimetro para segurança.
-
reza a lenda ter carro na casa dos 6:1 de taxa queimando alcool, andando forte, praticamente 1km/l
-
cara da pra fazer algo bem basico..
cm 2 mil é dificil mas ja que a mão de obra é tua mesmo.
preparação fixa se mudar os objetivos muda os componentes tb.
teu motor na gasolina tem original bruto 69cv e 10,3 de torque. liquidos como os padroes atuais seria uns 55cv e uns 9 de torque.
para ganhar 80% de potencia e torque. mantendo gasolina como combustivel. porque alcool com essa taxa baixa nun carburado fica meio delicado para andar.
e com o preço que ta aqui no rs….
turbina:
t2 .35 quente .48 fria de 0,9~1kg de pressão
westgate(valvula de alivio) é incorporada ao turbo é facil regular a pressão, através de uma haste com porca.
pressurização:
tubo de aço carbono de 2 polegadas direto da saida do compressor para a tampa de pressurização do carburador
é muito facil de fazer. manda dobrar o tubo em 45 graus que da certinho, vai passar por cima do cabeçote até
encontrar a mufla(tampa de pressurização) do outro lado. a valvula de prioridade(que faz o espirro )pode ir na mufla
ou no proprio tubo.
a mufla para 2e é so chutar uma moita que sai umas 10 voando.
o carburador vai trabalhar com uma pressão bem baixa controlada pelo dosador. essa pressão sobe junto com a pressão do turbo,
atraves do dosador de combustivel.
coletor de escape:
ferro fundido para chevette com flange para t2 existe pronto com abundância.
escapamento:
2 polegadas em aço carbono com 2 abafadores do mesmo diametro interno.
bomba de combustivel:
faz uma linha nova até o tanque fica bom e custa muito pouco. saída e retorno.
distribuidor:
vai ter que mexer nele para não avançar tanto o ponto apartir de uma determinada pressão.
alguns preparadores mexem no avanço outros travam. quanto mais proximo do original sem grilar e sem avançar tanto quando tiver pressão positiva
melhor e mais seguro para vc.
isso é o básico, detalhes como preparação do carburador e do distribuidor tem gente que sabe bem como se faz aqui no forum. eu realmente não sei
na pratica, só algo bem basico na teoria.
um intercooler ficaria bem legal ai tb. mas com ele tb ficaria bem legal uma injeção tb, ou um bico extra, mas dai ja passa bem do 2 mil.
com este setup ja vai vir uns 100cv a 5500rpm e 16kg de torque a 3000rpm e não vai mexer praticamente no consumo.
qualquer duvida que meu humilde conhecimento possa te ajudar. to aii
abraço
a mufla para 2e é so chutar uma moita que sai umas 10 voando . kkkkkkk ri litros aqui… muito boa