Troca de motor uno: de 1.0 fire para 1.4 fire
-
hoje o carro andou, e vou contar… q delicinha hahahaha hallmeter acusando mistura optima, e às vezes beliscando o campo de mistura rica...
vou pro banho, e já já eu venho postar fotos...
ainda não estou com o carro, mas amanhã até o meio-dia acho q ele volta a ser meu. uaheuahhea
-
bem… vamos por partes:
04/07/2012:
foi tudo colocado no lugar, ficou faltando apenas a parte de baixo de suspensão, e semi-eixos...
primeira funcionada do motor (desculpem a péssima qualidade de imagem e de áudio, as aceleradas ficaram com um som muito distorcido)
[media]http://www.youtube.com/watch?v=ubd6dz99twc[/media]
o escape estava desmontado, esse barulho é pq apenas o coletor original estava montado. vale lembrar que a curva do escape que sai do coletor tem tamanho adequado para o 1.0, e no 1.4, não estavamos conseguindo parafusar o escape no coletor pois o bloco do 1.4 é um pouco maior deixamos isso para o dia seguinte… no primeiro funcionamento do motor, aparentemente tudo ok, apenas o primeiro bico estava travado...
05/07/2012:
logo cedo, levamos os bicos para testes e limpeza... todos ok foi tudo montado novamente...
quanto ao escape, a solução foi levar numa loja de escapamentos, cortar o escape original na altura da flange e soldar alí um tubo para servir de extensor (esqueci de tirar foto dessa parte, mas depois tiro foto de como ficou).
primeira foto depois do primeiro rolê de 1.4.
amanhã com mais calma farei um vídeo do hallmeter funcionando, e quem sabe uma puxadinha, rs…
-
parabéns, ae pesoxpotencia deve tar tri
-
carro está em casa ja… mais tarde vou fazer uns vídeos pra mostrar os detalhes... abs
-
bonito o trabalho.
fala uma coisa… todos os suportes do motor (coxins) do 1.0 casaram perfeitamente com o motor 1.4?
embora o motor 1.4 não tenha saído nos mille , só no novo uno e família palio, o motor tem sim a furação para os suportes de uno…
ou seja, motor montado nos suportes originais do mille.
estou adorando o carro, o ganho de torque e potência foi muito bem-vindo ao carro as retomadas são rápidas e a aceleração é ótima, ainda não fiz vídeos, pq preciso pegar uma camera pra filmar, não vou colocar filmage porca do celular, rs...
hj peguei um trecho de br pra andar mais com o carro e poder ir a velocidades mais altas, pensa num cara feliz após o rolê... tou muito feliz com o carro era exatamente oq eu queria pro meu dia-a-dia...
em breve vídeos... valeu gente
-
ai sim hein
show de biela o unão
quero ver ao vivo
=d
-
*** não fiz os vídeos ainda por pura preguiça de fazer na minha camera(um trambolho de grande, com um monte de ajuste manual), e as de celular distorcem tudo, então… um dia eu coloco um vídeo, prometo rs...
primeiro, a foto do extensor do coletor que fiquei devendo:
09/07/2012
na segunda-feira cedo:
escape feito em 2 na gg escapamentos. ainda não pude fazer o coletor de escape, mas o restante já está pronto. foi colocado um abafador tipo bananinha como intermediário, pq o barulho ficou infernal hahahahahaha e como abafador final, mantive um de inox que já tinha há tempos…
12/07/2012
fui a um ferro-velho e comprei o corpo de borboleta dos fiasa 1.5 mpi, que tem o mesmo tamanho da borboleta dos 1.4 fire. comprei também uma polia do cabeçote, vou mandar num torneiro ninja aí pra ver se conseguimos fazer uma polia regulável, já que não exziste nada pronto pra ele por aqui:
ps: nem deu tempo de tirar foto da polia, comprei e já deixei no torneiro.
bônus:
foto do motor montado….
é miiiiiiiiiiiiiiiiilllllllll
foto do hallmeter e acabamento q fiz nele em curvin pra combinar bonitinho com o painel, apesar de que ainda penso em tirar ele daí e colocar num local mais escondido:
valeu gente
-
comprei apenas o corpo do fiasa, os sensores terei que comprar ainda…
pq? será q não vai funcionar? os sensores são diferentesó e o sensor do fire será q não dá certo no corpo do fiasa?
-
no fire o sensor de posição e atuador de marcha lenta é prensado no corpo
no fiasa o sensor de posição é fixado com parafuso no corpo e o atuador fica no coletor de admissão
em resumo, totalmente incompátivel o máximo que vc consegue é usar o corpo do fire 1.3 ou então mandar abrir a borboleta do seu original
-
no fire o sensor de posição e atuador de marcha lenta é prensado no corpo
no fiasa o sensor de posição é fixado com parafuso no corpo e o atuador fica no coletor de admissão
em resumo, totalmente incompátivel o máximo que vc consegue é usar o corpo do fire 1.3 ou então mandar abrir a borboleta do seu original
mas no corpo do fiasa vão atuador de marcha lenta e posição de borboleta, são os 2 sensores que tenho q comprar, tem a furação e local apropriado pros 2 sensores. assim que chegar em casa, tiro mais fotos do corpo…
-
24/07/2012
instalado corpo de borboleta e polia regulável
a princípio não percebi diferenças no comportamento do carro com a nova borboleta… parece q ficou só um pouquinho mais solto em alta, mas não sei se ficou de fato ou é placebo, rs...
vamos pras fotos:
a polia só foi instalada, não alteramos o ponto, vamos testar no decorrer da semana… até pra já ter uma noção pro fim de semana fazer o remap da injeção com o nosso amigo overspeed que passará o fim de semana em curitiba
bônus:
estes são os calços que colocarei no suporte do motor pra elevar ele um pouco, já que o bloco é um pouco mais baixo e anda raspando por aí...
-
exatamente por isso q vou colocar o calço, pra poder baixar tudo junto depois, hahahaha
-
este fim de semana o overspeed esteve em curitiba, mas infelizmente tivemos problemas com a comunicação da injeção e os equipamentos dele e ficamos impossibilitados de chipar o carro…
é uma pena, mas tudo bem, se aparecer outra oportunidade, podemos tentar novamente...
a polia regulável foi instalada e atrasada em aproximadademente 2º a curva de torque foi deslocada como um todo em uns 400~500rpm pra cima... o carro está mais suave em baixa, mas com um torque bom. e o torque máximo q antes vinha por volta dos 2500rpm agora vem em torno de 2900~3000rpm... e dá pra sentir o carro desenvolver bem até os 6100rpm...
abs