Motor turbo vs. track day
-
ah, tem um componente muito importante nisso tudo …
motorista...
tem gente que pode ter tudo do bom e do melhor super acertado...
naum sabe dirigir e vai detonar o carro...
outros com carros bem mais fracos, mas sabem ter um tocada forte e correta, vao chegar ao fim muito felizes... e claro ...
atropelar muitos patos....
-
andando de po embaixo é muito dificil contaminar o oleo com combustivel.
[snapback]338074[/snapback]
achava q o maior risco era com o peh em baixo…. aproveitando, contaminação de alcool no oleo indica algum problema???
qdo as problemas de track day vai de como a pessoa anda.... se vc num tiver dá nunca e preocupação zero pode apostar q vc vai ser o primeiro e ficar sem o carro independente de original ou adaptado..
-
achava q o maior risco era com o peh em baixo…. aproveitando, contaminação de alcool no oleo indica algum problema???
[snapback]338095[/snapback]
a contaminação acontece mais em marcha lenta, e isso só qdo se tem muito excesso de combustivel e/ou grande folga nos aneis.
o problema da contaminação é vc perder parte das características lubrificantes do oleo.
-
naum sabia dessa ka…
pensei que era sempre que tinha excesso de cmbustivel... independente do regime..
pode explicar o porque?
[snapback]338105[/snapback]
? simples: em alta o motor trabalha com mais temperatura e tb trabalha fazendo admissão e escape de forma mais rapida sobrando menos combustivel do que na lenta, claro, desde que o motor limpe qdo seja acelerado, pois se tiver tão gordo a ponto de ficar o tempo todo embaralhado ai não tem jeito.
-
a única coisa que eu me preocuparia num track day seria em fazer um catch tank para o pescador do óleo.
não sei se o pessoal faz isso mas fico com medo de entrar uma série de curva e faltar óleo p/ pescador.
não sei se é uma preocupação boba quando se tem o nível de óleo alto.
quem é mais experiente nos track day pode responder…
valeu
-
e o que estes carros tinham na parte de lubrificação? ou era tudo original?
[snapback]338056[/snapback]
a única coisa que eu me preocuparia num track day seria em fazer um catch tank para o pescador do óleo.
não sei se o pessoal faz isso mas fico com medo de entrar uma série de curva e faltar óleo p/ pescador.
não sei se é uma preocupação boba quando se tem o nível de óleo alto.
quem é mais experiente nos track day pode responder…
valeu
[snapback]338256[/snapback]
pois eh … com oleo realmente naum se brinca....
[snapback]338258[/snapback]
:empolgado:
-
o ideal seria uma bomba externa de óleo, para trabalhar com c?rter seco.
ou fazer o c?rter que nem nos carros de turismo.
se não der pra fazer isso, é entrar no sapatinho nas curvas memsmo
-
besteira isso, só vai faltar oleo se o nivel estiver muito baixo, no ultimo evento corri com um manometro e a pressão sempre se manteve alta.
-
pode fazer um quebra ondas no c?rtes, isso impede que o óleo se desloque muito rápido pra um lado só….
mas se o nível de óleo estiver normal não precisa de nada disso….
[snapback]338363[/snapback]
pois é, ninguem melhor do que você, que esta diariamente em pista, participa de competições em circuito e sabe que muuuita coisa são lendas e mais lendas…
tem gente que não sabe o que falar e acaba só criando pol?mica hehehe
a única ressalva é se o carro tem alguma falha de projeto no carter/sistema de pescador.
-
pode fazer um quebra ondas no c?rtes, isso impede que o óleo se desloque muito rápido pra um lado só….
mas se o nível de óleo estiver normal não precisa de nada disso....
[snapback]338363[/snapback]
outro dia vi um carter cobra, pra mustang…ele eh quadradão embaixo, bem largo, mais largo, como se fosse um carter de fuca preso no carter normal.
dentro dele, aonde fica o pescador, tem 2 portinholas, q abrem e fecham, de acordo com a força g feita nas curvas.....se entra forte pra esquerda, o da direita fecha, e vice-versa....assim sendo o carro nunca vai ficar sem óleo...achei de uma simplicidade felomenal, e muito eficaz......
esse carro eh sinistro, eh um mustang branco dos modelos mais novos (1995) branco, com um corpo de borboletas pequeno, humilde, de 100mm......big block 427 com 4 parafusos nos mancais, tudo do bom e do melhor (pratinho de mola de titanio) e por ai vai.....
abraços
-
eu acho que o lance de ser turbo não influ?ncia muito na quebra, desde que o dono do carro troque o óleo de forma correta, não pode é por exemplo, esse cara do gsi sair de sp c/ po em baixo e chegar no rio e por o carro pra andar, isso sim, deve deixar o óleo muito ralo e aumentar o risco de uma quebra.
-
pois é, ninguem melhor do que você, que esta diariamente em pista, participa de competições em circuito e sabe que muuuita coisa são lendas e mais lendas…
tem gente que não sabe o que falar e acaba só criando pol?mica hehehe
a única ressalva é se o carro tem alguma falha de projeto no carter/sistema de pescador.
[snapback]338372[/snapback]
pois é, salvo caso de problema em projeto ou alguma coisa danificada, é improvóvel que falte óleo pro pescador se o nível estiver bom. uma coisa que pode ajudar a dar esse problema é a inclinação da carroceria nas curvas, porque a inclinação da carroceria + a força na curva faz o óleo escorrer muito mais que só a força da curva… em carros de circuito isso é menos problem?tico porque o carro praticamente não inclina....