Motor turbo vs. track day
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po anderson … vc poderia falar um pouco mais desse corsa gsi?
:empolgado:
[]?s
fabio
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não sei de muita coisa, conversei muito pouco com o dono do carro. porem, amigo meu foi quem deu instrução para ele no primeiro evento. segundo o dono (e o pouco q eu pude ver), o carro anda com 1 bar de pressão e não tem nada alem dos 4 bicos retrabalhados. não tenho certeza quanto a turbina mas acho q era apl 240.
lembro que o dono do carro me disse q ele mesmo quem prepara e ele tem oficina em sp.
para ilustrar o topico, ai vão algumas fotos de carros turbo correndo nos tack days:
gol 1.8 turbo (1 bar) do meu amigo
meu pointer 2.0 turbo (1 bar)
outro gol 1.8 turbo (1 bar) de outro amigo meu
fiesta rocan 1.6 turbo (1,5 bar)
corsa gsi turbo (1 bar)
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po …. muito legal as fotos
pelo que eu vi, a galera não precisa usar macacão ... somente o capacete isso alivia bem os gastos para correr .... mas e a inscrição? quanto morre? aqui em sampa estão cogitando algo em r$300,00
lindão o corsinha do cara todo originalzinho e com motor esperto
[]?s
fabio
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po …. muito legal as fotos
pelo que eu vi, a galera não precisa usar macacão ... somente o capacete isso alivia bem os gastos para correr .... mas e a inscrição? quanto morre? aqui em sampa estão cogitando algo em r$300,00
lindão o corsinha do cara todo originalzinho e com motor esperto
[]?s
fabio
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no rio não… em sampa sim.
to esperando o próximo otd e torcendo para que seja numa época boa de grana.
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pessoal, me corrijan si estiver erado, mais no carter dos ap ja num tem un sisteminha original pra não acontecer de ficar sem oleo? pelo menos nos ap mais novos como do gol glll.
eu tirei o carter do meu pra soldar o cano do retorno de oleo da turba, e tem tipo un copo que o pescador fica dentro, até mesmo me admirei com aquilo, pois na minha parati 93 que tinha antes num tinha isso, ai fico pensando agora, si isso é un sistema pra não faltar oleo pro pescador ou o que?
sobre o lance do td, sou da mesma opinião, num precisa ser cheio da grana pra correr não, basta fazer bem feito e sempre manter oleo novo, eu troco cada 30 dias, (mais ou menos 500km) oleo, filtro de ar, filtro de oleo, e o de combustivel. sei que algums vão falar que é jogar dinheiro fora, mais aki, tem muita poeira, então o de ar. é impresindivel, o de oleo e o oleo, nem se fala, e o de combustivel, é barato, uso o da blaser v6, un prata de lata, bem grosso, aki eu pago 90.000guaranis, vai dar menos de 40r$
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poxa
eu uso defletor de óleo no carter pra marcas nunca tentei mandar o carro pra pista sem, até por que no comeão preparadores mais experientes me assustaram bastante que se não utilizasse entrava bolha de ar no circuito de óleo
talvez meu cuidado seja a toa
alguém aí corre sem defletor ou sistema similar??? ( com carro de pista )
nunca teve problemasó quanto tempo é as bateriasó troca o bronzinamento a cada quanto tempo?
abraço,
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po …. muito legal as fotos
pelo que eu vi, a galera não precisa usar macacão ... somente o capacete isso alivia bem os gastos para correr .... mas e a inscrição? quanto morre? aqui em sampa estão cogitando algo em r$300,00
lindão o corsinha do cara todo originalzinho e com motor esperto
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fabio
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opa
não, basta camisa de manga e cal?a a inscrição custa 260 reais e vale cada centavo a gente passa o dia todo na pista ate hoje ainda não perdi um evento desses, ando desde 1999 quando to sem grana vou ao banco e arrumo emprestimo mas sem andar eu não fico :-) hehehe…
agora que a prefeitura merda do rio de janeiro vai acabar com o autodromo para construir estadio para jogos panamericanos, o lance vai ser tentar fazer esses eventos em interlagos sei q vai ficar ainda mais caro, mas fazer oq... tem gente q curte futebol, eu gosto de correr
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sobre a lubrificação …
que pode dar problema isso é certo ...
o ideal e retrabalhar o carterpara que o oleo não fique jogando tanto nele e o pescador pegue ar ...
quebrou um motor de um fusca ap provavelmente por esse motivo no ultimo otd ou vcs não se lembram das bielas que cataram na pista ...
o que eu ia fazer na parati no retrabalho de carter seria a soldagem de duas plaquetas horizontas em volta do carter para que quando entrasse na curva essas dificultassem ou empedisse que o óleo fosse para os lados ...
andei em dois eventos desses com a parati e posso falar para vc nunca vou me esquecer desses dias ...
track day não perdou montou errado deixou com falta sendo aspro ou turbo vai quebrar e quebra rápido ...
passei por dois track days e o motor da parati ainda tava uma magavilha ...
agora e partir para outra ...
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po eu andei em um…foi loko apesar de eu dar 1 volta forte e outra + de boa....como sou de sp nao quis arriscar uma quebra la....era uma parati 1000t 16v com turbina trocada...e no rj tava vindo 2,2kg...na ultima bateria rasgou o mangote q sai da turbina.... xd
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opa
não, basta camisa de manga e cal?a a inscrição custa 260 reais e vale cada centavo a gente passa o dia todo na pista ate hoje ainda não perdi um evento desses, ando desde 1999 quando to sem grana vou ao banco e arrumo emprestimo mas sem andar eu não fico :-) hehehe…
agora que a prefeitura merda do rio de janeiro vai acabar com o autodromo para construir estadio para jogos panamericanos, o lance vai ser tentar fazer esses eventos em interlagos sei q vai ficar ainda mais caro, mas fazer oq... tem gente q curte futebol, eu gosto de correr
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po … até senti vontade de morar no rio agora ... ...
aqui em sampa esportes com carros é muito caro ... é impressionante a ganancia daqueles malditos ...
vai rolar em sampa agora dia 1. vocês vem?
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po … até senti vontade de morar no rio agora ... ...
aqui em sampa esportes com carros é muito caro ... é impressionante a ganancia daqueles malditos ...
vai rolar em sampa agora dia 1. vocês vem?
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não, esse do dia 1 vai ser organizado pelo dkw club. hehehe… veteran car club não é muito comigo, mesmo tendo maverick gt, detesto dividir pista com esses velhos lerdos que acabam reclamando de tudo hahahaha...
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não, esse do dia 1 vai ser organizado pelo dkw club. hehehe… veteran car club não é muito comigo, mesmo tendo maverick gt, detesto dividir pista com esses velhos lerdos que acabam reclamando de tudo hahahaha...
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e ai anderson, beleza? nunca mais te vi no forum do biela quente.
como vai o maveco? já reconstruiu o carro depois da trag?dia ?
abraços.
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e ai anderson, beleza? nunca mais te vi no forum do biela quente.
como vai o maveco? já reconstruiu o carro depois da trag?dia ?
abraços.
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sim, carro já ta em po daqui a pouco rodando e bem, mas bem mais apimentado
não acesso mais o fórum do bq pq não esta mais funcionando…
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e ai anderson, beleza? nunca mais te vi no forum do biela quente.
como vai o maveco? já reconstruiu o carro depois da trag?dia ?
abraços.
vocês estão falando daquele maverick amarelo que pegou fogo depois que se enrroscou com o chevette hatch laranja ???
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não não, apesar de tb ser amarelo, o anderson bateu o maveco (coisa linda) na vêspera de um track day h? um bom tempo atrás.. nas fotos da pra ver até o número do carro colocado no parabrisa hehe.. não é isso anderson?
posta fotos da criança ai rapaz. até que enfim outro v8tero nesse fórum.
abraços.
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com referencia ao tópico, estou fazendo atualmente um cursinho de piloto aqui no autodromo de tarumã -rs (realizando meu sonho ) e uma das coisas e que me permitem fazer é andar com o meu carro antes das aulas. então aqui vão uns dados que coletei até o momento:
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a pista daqui é uma das mais rápidas do brasil velocidades com curva de média e alta velocidades. dá para ficar em 4a e 5a tranquilo com o meu carro (minimo 80 e media 100-120 nas curvas e máxima 170+ no ret?o).
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o meu carro é turbinado leve 0,5kg com lubrificação e alimentação originais. já andei mais de 30+ voltas em intervalos de 15~20 minutos, tocando forte, limitados apenas pelo aperto no anel . não deu para notar absolutamente nada de errado com o carro até agora.
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o rapaz que cuida do autódromo me contou que o que mais acontece com os carro normais quando vão nesta pista é começar a bater pino por falta de lubrificação, em geral quando os carros começam a fazer as curvas médias a mais de 100km/h.
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ele me contou que os marea normal e turbo são campoes em bater pino nesta pista.
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o meu professor condena o em pistas e disse que os corsinhas de corrida dele com 95cv dão benga federal nos carros turbo, pela falta de controle do acelerador nas curvas.
dias atrás o meu professor o quadrado foi mostrar o tra?ada para uns iniciantes do curso com uma palio weekend 1.6 do aluno e eu inventei de seguir ele com o meu carro. 1a volta foi mansinho, 2a volta foi mais rápido, já na 3a volta e sentou tanto o po que foi me deixando para tr?s nas curvas, juro que fui atrás dele nas curvas usando apenas a fã cega pois meu carro ia deslizando pela pista de um lado para o outro, a única coisa que segurava o meu carro de não ir para as gramas eram os montinhos das zebras. minha conclusão é que vale mais experiencia ou um carro com suspensão do que qualquer carro turbinado.
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lendo o post do zungalele lembrei que, quando fiz o curso de pilotagem aqui no autódromo de brasília, dei umas 20 voltas na pista com meu carro mesmo (santana 2.0), o nível de óleo estava entre o máximo e o mínimo (tudo bem, mais pro mínimo que pro máximo) e em nenhum momento a luz de óleo acendeu o carro de algum sinal de querer quebrar. a única ressalva é que pelos constantes ataques ?s zebras o acabamento do carro se soltou todo, ficou fazendo um monte de barulho. os sensores de desgaste das pastilhas de freio endoidaram por causa da temperatura (parei nos boxes com os freios fazendo fuma?a ) e desalinhei o carro depois de um ataque mais empolgado numa zebra (tá bom, vou falar a verdade: passei da zebra e fui na grama )….. o mais legal era o carro inclinando nas curvas e se torcendo todo quando subia nas zebras
uma coisa que o colega falou é verdade: por mais que uma pessoa ande rápido na rua, quando vai pra pista sente dificuldade.....
resumo da ?pera: carro alto, original, inclinando mais que tudo na curva e com o nível de óleo perto do mínimo: nada de problema de lubrificação