Pirometro
-
esse esquema de qual a temperatura a ser lida é muito relativo; principalmente relativo a onde é instalado o sensor (probe).
nos eclipses o que o pessoal tem feito é instalar o sensor no coletor a uns 10 cm da parede do cabeçote, e sempre no cilindro de né 4 (que no eclipse é hist?ricamente o cilindro mais pobre).
nessa posição e nesse carro os valores tradicionais a serem lidos são:
em lenta = 800?f
na estrada a 4000 rpms = ~1300?f~
temperatura máxima para finalizar uma arrancada de 402 m = ~1600?f
lembrando que isso utilizando gasolina (de boa qualidade)
valeu
obs: se mudar a posição do sensor em 3 cm…. já vai ser percebida uma variação na temperatura lida; por isso muito cuidado com esse esquema de seguir padrões; não basta o cara falar o quanto pode ser lido; ele precisa também falar onde está sendo lido.
-
mais uma pergunta….....qual escala voce está usando para o pirometro.....
de 150 mv a 1,1 volt
de 500 mv a 1,1 volt
ou de 800 mv a 1,1 volt
[snapback]339713[/snapback]
no manual da odg meu tem esses valores, mas ainda neeeeeeeeeeeeem sei, não tenho a menor ideia de como funciona isso. q na programação do hall vc poder? escolher entre essas 3 escalas.
no meu caso o termopar foi colocado uns 10cm na saida do 1?cilindro.
depois pedir uma aula pro preparador quando for pegar o carro.
ah e o certo seria 1pirometro para cada cilindro ali com 1 pirometro apenas é pra ter uma base.
e quando a essas 3 escalas, eu pensava q seria a forma q os leds do hall iriam marcar, tipo um led piscando de cada vez, oscilando, ou aquele led tipo em escala, mas acho q não sera isso
-
eu tava pensando em usar 2 termopar e 2 lambda na bi puslativa mas acho q vai fechar pra caramba a passagem dos gases, eu nao cheguei a estudar bem a fundo, mas cheguei a esta conclusao, entao qual eh a do pessoal q ta usando bi pulsativa com pirometro? colocar mesmo logo apos a turbina?
-
eu tava pensando em usar 2 termopar e 2 lambda na bi puslativa mas acho q vai fechar pra caramba a passagem dos gases, eu nao cheguei a estudar bem a fundo, mas cheguei a esta conclusao, entao qual eh a do pessoal q ta usando bi pulsativa com pirometro? colocar mesmo logo apos a turbina?
[snapback]340708[/snapback]
a ponta é fininha.
-
mas afinal, existe um lugar correto para instalar o termopar e uma faixa de temperatura ideal para o funcionamento do motor ?
concretamente, num ap turbo forjado, para pista, como ficaria ?
alguém pode ajudar ?
[snapback]343875[/snapback]
cara, eu liguei o meu a 10cm do 1? pistão.
meu motor tá aspirado, to testando ainda, mas já lhe adianto q pra aspro em ap, o meu não passa dos 735?c, isso chegando o purrete mesmo.
se servir de algum parametro. no decorrer do final de semana eu vejo se fica mesmo nos 735
-
pessoal exite algum tipo de pirometro(nacional, barato rsrs) que mande a informação pra apenas 1 manometro, tipo, que use 4 ou 2 termopar mais mande a informação pra un lugar só, pois imagina deixar 4 reloginhos dentro do carro só pro pirometro, mais 4 pra hall, 1 presão comb, 1 presão turbo, 1 presão de oleo, ja dá 11 manometros, vai parecer penteadeira de puta.
sem contar que na hora da puchada, ninguem vai conceguir ficar olhando pra manometro né rsrs. então ,existe algo assim?
-
uai marcioap, se bobiar uma fueltech marca no cpu de bordo dela.
mas algum manometro que marque os 4 cilindros eu nunca vi. o jeito memsos eria colocar 4 manometros de pirometros hehehe, mas isso é mais interessante pra carros de pista, pra rua vc tendo um parametro usando 1 pirometro já ajuda
-
conversei com um pessoal que me aconselhou :
-
colocar o termopar na sa?da do escapamento, a uns 10 cm após a turbina;
-
manter a temperatura em 700 ?c , aprox. 1.300?f.
será ?
[snapback]344547[/snapback]
no manual da odg consta isso ai, sobre a distancia q deve ser colocado o termopar.
mas sobre a temperatura, no manual não tem nenhum parametro.
se no meu q é aspro chega aos 735c, acredito q no turbo passe disso facilmente quando vc acelerar forte.
-