Motor explodiu
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olá galera boa noite, o lance eo seguinte eu tenho um siena 1.8 flex 2005 e a uns meses atrás eu coloquei o cabeçote do 1.4 e estava rodando com 13,5:1 de taxa mas hoje domingo dia dos pais fui dar uma voltinha para relaxar como ando mas final de semana e depois de um coro o motor explodiu, eu coloquei a cara em baixo do carro e fes um rombo no bloco do motor do tamanho de uma laranja e saiu o piston por ali eu catei uns cacos de piston que ficaram na estrada, mas o lance eo seguinte já que eu vou ter que montar um novo motor quero saber se tem problema colocar um virabrequim de 1.4 no bloco do 1.8 e tanbém saber se tem algum ganho é tipo melhor o r/l do carro sei lá o cabeçote eu vou manter o mesmo do 1.4 e um cabeçote roletado gostei dele só vou abaixar a taxa para 12,5:1 não quero mas explodir motor.
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o que aconteceu e que o piston quebrou e foi para a parte de baixo quebrando o bloco, o motor e um gm 1.8 familia 1 , eu uso um cabeçote roletado do gm 1.4 esse cabeçote era de uma montana 2010 esse cabeçote proporciona uma taxa de 13,5:1 , o lance e que o bloco quebrou e pelo visto vou ter que comprar um novo bloco pois o buraco e muito grande e acredito que não vai dar para soldar, então eu estava pensando em comprar um novo bloco mas queria melhorar o r/l do carro, pois o r/l atual e alto se não me engano e de 0.339 e o motor e muito aspero queria aproveitar que quebrou para melhorar o desenpenho e deixa-lo mas suave.
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moderador pode encerrar o tópico eu já consegui a solução para o meu problema e só colocar o virabrequim do gm 1.4 ele tem o curso de 73,4(mm) e a biela do gm 1.8 original tem tamanho de 129,75(mm) o que resulta em um r/l de 0.282 e isso resolve o meu problema.
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um balanceamento criterioso ajudaria a resolver teu problema de motor aspero.
sem falar que se vc quer melhorar o motor com certeza nao é uma boa ideia abaixar a cilindrada.
e outra pelo que entendi você pretende usar um curso menor e uma biela menor.
vai cortar o bloco ?
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cara, mantém 1.8. sério, vc vai querer se rasgar toda santa vez que sair com esse carro passado de 1.8 pra 1.4. o siena é pesado e precisa de torque, e r/l não é tudo. vc precisa de um bom balanceamento, apenas isso.
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pelo o que entendi, tu queres um motor que dá mais rotações, por isso está mantendo os pistões maiores com vira e cabeçote de 1.4…
mas faz as contas aí... vira e cabeçote 1.4 (qto a admissão do cabeçote não sei se é maior ou menor q o original) taxa 13,5:1... pistões e bielas originais...
a quantas rpms teu motor estava chegando?? tem certeza que ele suporta?? foi reforçado??
vejo possibilidade de quebras em vários componentes.
a taxa alta combinada com rotações altas superaquece os pistões, pode provocar auto-detonação e quebra.
as bielas, mancais e o próprio vira tb podem não aguentar as rotações. entre outras coisas. além do afinamento do óleo, em fim...
se tu tomar os cuidados certos o motor pode ficar bacana, mas acredite, não é atoa que o giradores são sempre mais caros