Tudo sobre coletores e escapes
-
bom galera, eu tava notando o monte de dúvidas da galera do pp sobre coletores e escapamentos dimensionados, dúvidas sobre utilização p/ carros turbo e aspro c/ motores levemente preparados chegando aos verdadeiros foguetes. pois bem, tenho um material interessante aki e gostaria de dividir c/ vcs os macetes destes ekipamentos.
espero q sirva como aprendizado….só p/ lembrar q cr?ticas construtivas são bem vindas.
turbinados c/ pressão até 0,8 kg: coletor de 1 5/8 ( ou 41mm), abaixo disso corre o risco de kebra do motor por contrapressão. escape de no máximo 2 ( ou 50mm).
turbinados c/ pressão acima de 1 kg: coletor de 1 3/4 ( ou 47,8mm) e escape c/ di?metros entre 2,5 (ou 63,5mm) e no máximo 3 (ou 78mm).
aspirados: coletor entre 1,5 ( ou 38mm) e 1 5/8 (ou 41mm) e escape de no máximo 2 (ou 50 mm).
dicas p/ aspro c/ preparação leve: procure utilizar o escape original se não for trabalhar o cabeçote...se for fzr algo no cabeçote, faça um brunimento nos tubos do coletor e tente casar o di?metro dos tubos de escape do cabeçote c/ os tubos do coletor.
no escape, utilize um original do modelo imediatamente acima, por ex: motor 1.6, use o escape original do 1.8, motor 1.8, use o do 2.0...procure tbm retirar o catalizador - e fugir do greenpeace..rs - e use um abafador c/ menor resrtição e um silencioso esportivo...pode ser até msm de um modelo esportivo original de fábrica.
vcs não sabem oq um escape bem dimensionado pode fzr p/ motor do teu carro...
ah...outra dica legal...comprimentos de escape alteram radicalmente o rendimento de um carro. escape curto favorece a potencia em alta rotação, escape longo favorece o tork em baixa.
-
fi?ao como tah sua biba goiana ?? preparado pro festival?
se eu usar 2 pol no meu motor com 0.8 bar vai sair fogo pelas juntas do cabeçote…
0.8 bar num civic é diferente de 0.8 bar num ap 1.6 neh ... então axo que seria melhor caso desse pra pensar por potência, e não pressão...
abraço
-
turbinados c/ pressão até 0,8 kg: coletor de 1 5/8 ( ou 41mm), abaixo disso corre o risco de kebra do motor por contrapressão. escape de no máximo 2 ( ou 50mm).[snapback]348093[/snapback]
quem te falou isso bruno?
imagina um opala 4100 turbo usando caninho de duas polegadas hehehehe
-
0,8 c/ 2 pol? mesmo em ap..num é pouco não?
o meu 600 era assim e usava 2,5..
talvez role de usar 2,1/4..mas como sempre vem upgrade..ja é melhor fazer de 2,5..
-
coloca num big block 7.0l com 0,8 de press um escape de 2 huuhhu
[snapback]348420[/snapback]
exato cleber hehehehe esse lance de x polegadas é pra x de pressão é furado, coisa pra la de gen?rica…
se for num subaru vivio com seu motor 600cc (ou 660cc) @ 0,8 bar é uma coisa, e se for num chevrolet 7.400cc @ 0,8 bar é oooooutra coisa hehehe
obs: ow brunaum, quem te contou esse historia de pescador primo?
-
valores de referencia galera….rss...po...num posto + tbm ... heheh
[snapback]348659[/snapback]
ave cumpadi, e eu esperei todo esse tempo pra isso
hehehehe, sorte que já fiz o meu.
bem o meu q até agora é uma asprozinho fraco, ficou com coletor de canos de 41mm de pista, e o resto com canos de 2,5 até o final, inclusive os 2 abafadores tem a medida interna de 2,5 .
senti o carro xoxo não. ficou b?aaaaaao
mas pode continuar a postar. chora não