Moto turbo
-
fala galera blz ae?
bom vou estar postando a materia de uma moto turbinada aqui do preparador que regulou meu carro. ele eh de itatiba…. meche em cerca de 65% dos carros turbos aqui da minha cidade.
essa moto foi materia do jornal aqui de itatiba espero q voces gostem...
única shadow 600 turbinada do brasil circula em itatiba
a única moto shadow 600 com turbo do brasil pode ser vista pelas ruas itatibanese. isso pq a moto foi preparada pelo mecânico hugo flores nani que tem oficina na cidade. a moto foi desenvolvida para seu irmão e propriet?rio fabio f nani, e a realização de um projeto q deram certas.
segundo hugo, que sempre foi apaixonado por velocidade, a historia começou a cerca de 19 anos, quando ele tinha apenas 13.?ganhei uma mobilete do meu pai, q alcançava apenas 43km/h. comecei a mexer nela, e a ?bicicleta motorizada? chegou a 83km/h?, diz. assim, tirar potencia das maquinas acabou virando um vicio.
entre os carros ?mexidos?, hugo tem no curriculum uma variant ii turbo e um maveric 4 cil turbo. e então surgiu a idéia de envenenar uma moto.
fiz para provar q uma moto turbinada e possível, viável e funciona. como naum tem muita divulgação muitas pessoas nem sabem q existem, diz o preparador.
6 meses depois e com investimento de 8mil, lá estava a shadow 600 2003. turbinada injetada, pois para garantir a alimentação da moto, hugo optou pelo sistema de injeção eletrúnica. ?com carburador tbm daria certo, mas a diferença fica na confiabilidade do sistema, já q o carburador é mais sucessável a errosó explica hugo.
o alto custo para envenenar a shadow, segundo hugo, e em razão de naum existir peças prontas para tal procedimento. ?para preparar a moto naum existe kit especifico. tem q ser td desenvolvido? diz ele, que foi responsável pelo desenho das peças, e contou com ajuda de parceiros para confeccion?-las
transforma?ao
segundo hugo apensa 2 bicos iwp e uma bomba elétrica tocao a alimentação, sendo necessário um novo coletor de admissão para encaix?-los. ?agora o sistema de admissão conta com corpo de borboleta de 35mm q substitui o carburador q era de 34mm? diz.
sensores de tps map temperatura e sonda lambda foraum utilizados para o perfeito ajuste do modulo.
o coletor de escape e de aão inox polido. saida de inox de 2? e meia de di?metro.
?tomei cuidado para manter a originalidade da moto, tarefa difácil quando c prepara qlq veiculo? afirma hugo q garante q foi td feito em cima do motor original. õesse motor tem 3 válvulas por cilindro e usando álcool seu rendimento e mto bom. fico pensando c contasse com bielas, pistões forjados e mais pressão como ficaria a brincadeira?, comenta.
a turbina utilizada é uma garret, redimensionada q trabalha com 0.7 bar de pressão refrigerada a água.
depois de preparada a moto, q funciona a álcool teve aumento de consumo. ?já chegou a fazer 15km com 1 litro, em condições leves. exigindo mais, sem duvida o consumo e ainda maior?, diz o preparador segundo ele a moto faria 22km com 1 litro normalmente.
cada vez q a mão alivia o acelerador surge o famoso?tshiii? do carro turbo, pois como nos carros, a moto tbm conta com válvula de prioridade, ?as pessoas não associam o barulho a moto e ficam procurando de onde vem aquele som?, conta
hugo afirma q a realização do projeto prioriza mostrar q e possível a utilização de turbos em motos de 4 tempos, e que os resultados são mto bons em termos de custo beneficio. ?desde que se bem elaborados e confiados a profissionais com experiencia e compet?ncia?.
ficha tecnica
propriet?rio: fabio f nani
preparador: hugo f nani
oficina mecânica: hr personal
moto: shadow 600 2003
motor: v2
cilindrada: 600
pistões: originais
bielas: originais
virabrequim: original
vólvulas de admissão: originais
vólvulas de escape: originais
cabeçote: original com 3 válvulas por cilindro
taxa de compressão: n/a
alimentação: injeção eletrúnica digipulse full
bicos: 2 iwp
borboleta: corpo de 35mm
bomba de combustável: delphi
dosador: turbo anhanguera
ignição: duas bobinas originais
corte de giro: 6500 rpm
velas: 2 por cil ngk
vólvula de prioridade: turbo anhanguera
pressão utilizada: 0,7 bar
combustável: álcool
turbina: garret redimensionada
vólvula de alivio: incorporada
embreagem: original
relação: original
-
única shadow 600 turbo do brasil ? eita, naum é naum…
[snapback]348407[/snapback]
bom cara…. eu somente digitei a materia do jornal e escaneei as fotos..... axei interessante postar aqui no forum... axei q gostariaum da materia
eu vi ela... eh bem show cara... mto bem montada tbm
td feito sob medida... acerto perfeito... mto loca msm
-
bom cara…. eu somente digitei a materia do jornal e escaneei as fotos..... axei interessante postar aqui no forum... axei q gostariaum da materia
eu vi ela... eh bem show cara... mto bem montada tbm
td feito sob medida... acerto perfeito... mto loca msm
[snapback]348415[/snapback]
relax, naum to dizendo que vc teve culpa de algo
-
pena que não descreveram como ela se comporta, quando entra o turbo, se ficou potente…
[snapback]348450[/snapback]
entaum… no jornal naum disse msm neh.... e infelizmente naum tive a chance de ve-la andando mas olha cara... o negocio ele me disse q fico bem interessante.... vo fala com ele sobre o comportamento e posto pra voces... o digipulse full depois de acertado ficava embaixo do banco dela... tinha hallmeter digipulse tbm...
-
tem que ser um limãozinho pra coisa fikar interessante…
num deve ter fluxo girar nem uma t3...
agora, que o cara deve torrar a perna ali no coletor de escape... aaah deve
heheuahuahuae
[snapback]348428[/snapback]
? amigão se vc for entendido no assunto vai ver q coletor de escape e presurização não são as mesmas coisas….....preste mais atenção nas fotos. a turbina é do gol 1.0 turbo redimensionada....no gol ela deve alcançar mêseros 140 cv com o motor rodando a álcool,aumento de pressão e muito bem acertado diga-se de passagem.obrigado.
hugo :
-
? amigão se vc for entendido no assunto vai ver q coletor de escape e presurização não são as mesmas coisas….....preste mais atenção nas fotos. a turbina é do gol 1.0 turbo redimensionada....no gol ela deve alcançar mêseros 140 cv com o motor rodando a álcool,aumento de pressão e muito bem acertado diga-se de passagem.obrigado.
hugo :
[snapback]348952[/snapback]
140 hp num 1000cc de 16v e com 1.8k na gt12
na moto eh oooooooutra historia …
-
o negocio ele me disse q fico bem interessante….
hehehe
falar isso pra mim é a mesma coisa q falar q ficou abaixo do esperado…
imagino q deve estar ainda em fases de acerto... mas é uma otima iniciativa, muito bacana mesmo... se aumentar em 50% a potencia da moto original, já deve ficar muito bom... aliado ao baixo peso...
tá de parabens o dono
abraços