Volante …
-
negativo
o balanceamento do motor é feito exclusivamente pelos contra-pesos no virabrequim e pela equalização do peso das peças do conjunto rotante (pistoes, aneis, bielas e pinos).
tanto é que tem alguns super-esportivos que tem cambio, embreagem e volante do motor na traseira e motor na frente. mclaren f1 é um exemplo; ferrari 550 maranello idem.
motores que fogem ao comum, como os 5 cilindros em linha ou v5 (motos de corrida) normalmente tem um eixo contra-rotante pra balancear.
o fivetech é assim.
o volante do motor é apenas uma armazem de energia cin?tica.
sgfrank: a maior vantagem desse volante em relação a um original não é o desempenho. pq peso por peso, vc consegue xegar no mesmo peso aliviando um original
só que esse ai é em aluminio forjado, portanto, aguenta altos giros com um risco muito menor de quebrar.
lembrando que a embreagem se apoia no volante do motor. portanto ele segura melhor sistemas mais brutos, com menos risco de quebra.
por 200 dolares, vale a pena sim. no brasil um similar ta pra mais de 1000 reais.
abraço
martin
[snapback]350652[/snapback]
o peso do plato influencia nisso? tipo, si usar un plato muito pesado, aumenta o risco do volante do motor quebrar???
o volante cerve então apenas pra armazenar energia? de maneira a dar mais suavidade no seu funcionamento, certo? isso tambein poderia ser interpretado de maneira a tirar as vibrações ou não? por que si for, ele estaria balanceando o motor.
-
ah tá, volante não influ?ncia no balanceamento então.. mais uma vez vc está falando do que não sabe.
o balanceamento de qualquer mecanismo que realize rotação depende do momento de inercia do conjunto, que por sua vez depende da massa do mesmo. tanto o volante quanto as partes m?veis do motor, tipo biela e virabrequim são feitos visando um determinado valor de frequência natural. é por isso que se usa um volante com mais ou menos peso e inercia.
volante só sai voando se for mal balanceado ou se forem usados parafusos de má qualidade. não tem motivos para achar que o original bem trabalhadinho não fique bom, mesmo pq esse de alumínio é usinado (billet) e não forjado.
motores de superesportivos não usam volante, pois esse papel fica a carga da própria embreagem. são motores que giram bem mais que motores convencionais, por isso qqr redução na inercia do conjunto é ben?fica, mas por outro lado são desconfort?veis a baixa rotação, num uso civilizado por exemplo, justamente por produzirem nessas rotações mais baixas vibrações na ordem de 2 a 7 hz, extremamente desconfortável para o ser humano.
-
ah tá, volante não influ?ncia no balanceamento então.. mais uma vez vc está falando do que não sabe.
[snapback]350731[/snapback]
**ppffff…........
não vo perder meu tempo discutindo vc, amigo**
se vc quer provar que vc ta certo desqualificando outr?m, entao foda-se
qdo eu tiver com meu carro pronto, o que se deus quiser ocorrer? entre 8 meses e 1 ano, podemos marcar pra ver quem aplica melhor os conhecimentos do que não sabe
abração
martin nydegger
-
o peso do plato influencia nisso? tipo, si usar un plato muito pesado, aumenta o risco do volante do motor quebrar???
o volante cerve então apenas pra armazenar energia? de maneira a dar mais suavidade no seu funcionamento, certo? isso tambein poderia ser interpretado de maneira a tirar as vibrações ou não? por que si for, ele estaria balanceando o motor.
[snapback]350669[/snapback]
a carga influencia
um volante mto aliviado montado com um plato de carga mto alta tem maior risco de quebra que um sistema original, mesmo que o servião seja mto bem feito.
ja aconteceu varias vezes de carro de arrancada com volante de motor decolando.
então, vamos supor que o seu motor esteja a 7 mil rpm em carga maxima, a 200 km/h.
nessa situação, tanto faz se ele tem ou nao volante do motor.
não ir? vibrar, pois o conjunto rotante estará em equilibrio (claro que se estiver perfeitamente balanceado) nem perder potencia, nem nada.
agora, em rpm s baixas, em marcha lenta por exemplo, se vc nao tivesse volante do motor, a cada ciclo o motor travaria em um dos pontos superiores/inferiores, pois não h? inercia para fazer o conjunto rotante continuar girando. essa inercia é fornecida pelo volante do motor.
dai vem o cara com um volante mto aliviado, coisa de metade de sua massa original por exemplo.
legal, fica um motor que sobe e desse rapido de giro mto rapido, extremamente agil. mas em rpm s baixas tem menos força e a lenta fica inconstante. isso quer dizer que teu motor ta desbalanceado? não quer dizer que a inercia fornecida pelo volante com massa menor não é suficiente pra empurrar o conjunto rotante de forma suave, mantendo velocidade constante.
mas la nos 7 mil rpm, vc continuara igualzinho antes: sem nenhuma vibração.
abraços
martin
-
eu achava que o volante aliviado influenciava en alta tambein.
entao ao montar o motor com un volante mais leve, apenas vou sofrer un pouco em baixas rpm certo, o que seria ruin pra un carro de rua que circula na cidade ( si bem q ando na cidade como si tivese correndo no autodromo rsrs).
nao entendi bem o lance do plator quebrar, vamos diretamente ao meu ej, tenho un ap 1.8 que ano q vem vou pasar pra 1.9 forjado com cabeçote preparado.
mais a duvida é essa, eu montar este motor com o volante original, com plato de 1200lbs, corro un grande risco dele quebrar ou nao? o motor vai girar 7000 ( si eu fazer o cabeçote hidraulico) ou 7500 a 8000 si for mecanico.
o volante, talvez eu alivie ele un pouco, mais isso só depois de pronto montado, eu tire ele e de uma aliviada pra ver si tenho ganhos relativamente boms.
-
**ppffff…........
não vo perder meu tempo discutindo vc, amigo**
se vc quer provar que vc ta certo desqualificando outr?m, entao foda-se
qdo eu tiver com meu carro pronto, o que se deus quiser ocorrer? entre 8 meses e 1 ano, podemos marcar pra ver quem aplica melhor os conhecimentos do que não sabe
abração
martin nydegger
[snapback]350768[/snapback]
vc já tiro carteira de motorista?
não preciso te desqualificar pra provar que vc está errado. vc fala com mta autoridade sobre um assunto que não domina. infelizmente. já falei pq o volante influi no balanceamento do motor, agora se vc não acredita, paciência.
mas quem sabe daqui 1 ano…. ou 10.
-
eu achava que o volante aliviado influenciava en alta tambein.
entao ao montar o motor com un volante mais leve, apenas vou sofrer un pouco em baixas rpm certo, o que seria ruin pra un carro de rua que circula na cidade ( si bem q ando na cidade como si tivese correndo no autodromo rsrs).
nao entendi bem o lance do plator quebrar, vamos diretamente ao meu ej, tenho un ap 1.8 que ano q vem vou pasar pra 1.9 forjado com cabeçote preparado.
mais a duvida é essa, eu montar este motor com o volante original, com plato de 1200lbs, corro un grande risco dele quebrar ou nao? o motor vai girar 7000 ( si eu fazer o cabeçote hidraulico) ou 7500 a 8000 si for mecanico.
o volante, talvez eu alivie ele un pouco, mais isso só depois de pronto montado, eu tire ele e de uma aliviada pra ver si tenho ganhos relativamente boms.
[snapback]351067[/snapback]
influencia na rapidez com a qual vc chega nas altas rpm s
o motor fica mais solto .
qto a sofrer em baixa, não é regra. a perda de força sempre existe, mas se vc tiver um conunto equilbrado (feito por um preparador, como costumam dizer por aqui), essa perda não será notável. a não ser que vc tire por exemplo metade da massa do volante, ai não tem cristo que ajude.. mas de modo geral um alivio de 15-20% só traz vantagens
ja andei numa puminha gte 1700, dupla solex 32, comandos 276 se nao me engano. tava com o volante aliviado em um poco mais de 30%
o carrinho engolia as marchas rapidinho, acelerva mto.. e era solto d++ em alta.
mas xegava numa subida ela encolhia bastante, e perdia um pouco no pulo . e mesmo depois de acertado insistentmente, a lenta sempre ficava la nos 1300 rpm, menos que isso ficava falhando.
qto ao risco de quebra do volante:
a embregaem se apoia no volante do motor, a força desse apoio é determinada pela pressão do plato.. qto mais carga no plato, maior a força e maior o estresse.
uma volante mto aliviado com um plato de carga altissima (leia-se aqueles ap s de 700 cv na roda com plato de 2 mil libras +) tem sim um risco de quebra consideravel… tanto é que esses carros normalmente não usam volante original retrabalhado.
mas num retrabalho bem feito, até vamos dizer uns 35% de massa retirada no maximo, seguido de balanceamento e instalação com parafusos novos, não quebra é isso que a pratica mostra, todo mundo monta assim e nunca vi volante decolar no meio da rua. =)
abs..
martin
-
atenção, pessoal.
primeiro, vamos estudar qual é a função do volante e do platé (em relação ao seu peso adicionado ao do volante).
vamos imaginar um motor monocil?ndrico com um volante pesado. um motor de moto 125 serve para se ter uma idéia.
no motor da 125, se vocês forem a uma oficina de motos, verão que o próprio virabrequim desse motor é seu volante. verão também que são duas bolachas pesadas.
agora, esse 125 com um virabrequim somente para suportar a força produzida não vai funcionar direito. falta-lhe o volante.
a função do volante é igual é de um capacitor eletrúnico: acumula energia para devolvó-la no momento em que falta.
no caso do motor monocil?ndrico, o volante mantém o virabrequim girando quando não h? impulsão no pistão dada pela combust?o. sem o volante, esse motor nem conseguir? dar partida.
quanto mais pesado é o volante, mais suave é o motor. entretanto, esse peso extra cobra uma perda em performance quanto a subidas e descidas de rotação rápidas.
para motores que vão trabalhar em alta rotação e multicilindros, um volante aliviado pode ser mais interessante do ponto de vista de performance, pois as pulsações de combustão são muito próximas no tempo e a perda do efeito capacitor do volante pode ser compensada pela agilidade em alta rotação.
para motores que vão ser usados no dia-a-dia, o volante aliviado não compensa, pois as pulsações são mais espa?adas (uso em baixas e médias rotações) e a condução se basea muito na resposta do motor em baixa rotação, quando o efeito capacitor do volante é importante.
motores de rua com volantes aliviados vão durar menos, pois a pulsação não absorvida pelo volante mais leve vai fadigar o virabrequim e pode-se ter a desagradável surpresa de se ter um virabrequim ap, que nunca quebra com volante normal, partido em dois… o câmbio também sofre com as vibrações excessivas não absorvidas pelo volante.
já usei volantes aliviados, mas seu preão em consumo de combustável (baixa rotação fraca) e pouca melhoria de aceleração (só em primeira marcha, que sobe de giro mais rápido), além de prejudicar o funcionamento do motor, tudo me fez voltar aos volantes pesados para os carros que uso.
só para ilustrar: pistas de competição planas são adequadas para motores com volantes mais leves, cuja variação de rotação é importante e não precisa de motores com curva de torque forte em baixa e média rotação; já pistas com subidas e descidas e curvas fechadas com aceleração forte nas sa?das, como interlagos, precisam de motores torcudos, onde os volantes são importantes.
espero ter ajudado ao pessoal, pois não se deve misturar técnica com discussões emocionadas.
vamos com calma.
abraços a todos.