Projeto vectra a 8v turbo
-
esse coletor acabou com sua vida… vai fritar tudo se vc nao cobrir ele td de thermotape boa.
pra inicio de projeto eu iria de 0.8bar no alcool trabquilo...
-
inicialmente, um detalhe: 0,8 bar sem intercooler não dá.
no máximo 0,6 bar e assim mesmo com a temperatura do ar na admissão chegando a quase 80°c.
e desta maneira 220cv é impossível.
talvez isso mude todos os traçados, amarelo, vermelho e azul com a inclusão de um intercooler.
e não esqueça de arranjar espaço para um filtro de ar na boca da compressora, por misericórdia, não ponha gradinha…
0,8bar no álcool não dá? lol já vi usarem 2kg sem intercooler.
ainda mais com o atraso de ponto da mega por temperatura de ar.
desisti do intercooler por questão de espaço e adaptação, além de não ter 500 dilmas no momento.
o filtro já tá na mão, vou puxar um tubo pra captar o ar menos quente.
amigo, tudo dá. é só questão de tempo.
podes ter até 150°c de ar numa câmara (2kg) mas o motor não vai durar nada.
exceto durante alguns segundos em arrancadas mas terás que levar o carro num reboque até o local da competição.
no hc talvez escrevam que não haverá inconveniente mas aqui no pp procura-se sempre manter a boa prática de engenharia automotiva.
a única diferença de andar a álcool nesta temperatura é que não terás batida de pino perceptível mas, por exemplo, duvido que uma junta aguente sem vazar água nos cilindros e dando um belíssimo calço hidráulico.
receitas de carros turbinados que deram em sucesso são muitas e a sua, infelizmente, não me parece que seja uma delas (a não ser que o amigo mude a rota atual do seu projeto).
-
receitas de carros turbinados que deram em sucesso são muitas e a sua, infelizmente, não me parece que seja uma delas (a não ser que o amigo mude a rota atual do seu projeto).
beleza, vou tirar a megasquirt e colocar um meg, tirar os bicos deka e colocar arrombados, tirar o coletor tubular e colocar um fundido, tirar as válvulas e colocar as dos kit turbo que vendem por aí, tirar a wideband e botar uma narrow, tirar a junta de aço e colocar uma de amianto, e por um intercooler.
to vendo alguns intercooler, e não pretendo usar de tempra ou marea e tal. vou ver se consigo fazer um sob medida por aqui.
-
caro colega… tirando o coletor (que nesse caso ta mais atrapalhando do que ajudando), eu nao tenho nada contra coletores em ferro fundido para esse nivel de preparacao. principalmente se ele coloca as coisas em seu devido lugar e nao frita ninguem.
sobre intercooler, se nao for um que preste, ja vi casos de sucesso e de piora.
o do carro do lancia ele provou que com a instalacao do ic a temperatura caiu drasticamente. ja vi ic pra ap que ficou claro que piorou (nao resfriava nada), entao muito cuidado na escolha...
e mantenho o que disse, para inicio de projeto, acertinho no alcool com 0.6 ou 0.8k no maximo com essa sua taxa original rola sim...
-
beleza, vou tirar a megasquirt e colocar um meg, tirar os bicos deka e colocar arrombados, tirar o coletor tubular e colocar um fundido, tirar as válvulas e colocar as dos kit turbo que vendem por aí, tirar a wideband e botar uma narrow, tirar a junta de aço e colocar uma de amianto, e por um intercooler.
to vendo alguns intercooler, e não pretendo usar de tempra ou marea e tal. vou ver se consigo fazer um sob medida por aqui.
se você não gosta de respostas, porque criar um tópico? só para receber salva de palmas?
sou obrigado a responder somente aquilo que gostasó e como vou adivinhar?
por que para colocar intercooler precisas fazer tal downgrade? é de nervoso? raivinha?
-
se você não gosta de respostas, porque criar um tópico? só para receber salva de palmas?
sou obrigado a responder somente aquilo que gostasó e como vou adivinhar?
por que para colocar intercooler precisas fazer tal downgrade? é de nervoso? raivinha?
ok, vou sair do seu mundinho então, onde um turbo básico no álcool tem que ter intercooler se não não dura. sem comentários.
vou colocar o ic pelo único motivo de poder usar gasolina, pois aqui no sul o álcool não eh a miséria que eh em sp.
deixei bem claro no tópico que tava aberto a idéias, mas vc poe o postulado do intercooler. vc tem experiência com motores turbo que não duraram por não resfriar o ar? eu tenho do contrário.
mas tá, vou deixar seu tempo para achar uma solução pra aspirar o blow-by do motor, ganhando 30% de potência e fazendo seu motor durar 30 anos. sugiro um aspirador de pó.
-
lancia, não perca seu precioso tempo passando por tópicos desse nível.
e quanto ao autor, parece mais um garotinho criado em apartamento que soltava (ou solta) pipa com ventilador. não aceita críticas construtivas, ao invés de desenvolver uma discussão saudável, dá um piti sem nexo algum.
-
se eu ainda pudesse com certeza ja trancaria, pois criticas sempre tem e sempre terá, ainda mais sendo sobre motores.
o que eu penso não é nem será igual ao seu pensamento, e se voce postou um topico é porque esta disposto a ouvir as idéias de outras pessoas, ai quando ouve fica bravo ???
da um tempo né, vai ver receita na net que esta cheio…...
aqui sempre fomos um grupo onde se fala e discute o assunto não precisa ficar nervoso porque outra pessoa não concordou com sua preparação.
abs
-
po então so pode ser o frio aqui do sul q não deicha meu motor quebra ou sera pq ele e um ap
talvez foi dimensionado corretamente tendo em vista cálculos com base na mecflu( para os leigos mecânica de fluidos ) onde temperatura entre outros são calculados acrescentando sg acima da media ( para os leigos sistema de segurança)obtendo uma durabilidade de acordo com a fadiga esperada. pq ca pra nois nem a boig projeta motores eternos huahsuahsua .pallaoro esse coletor e um baita mais pode ir com fe pq opel( para os leigos gm na alemanha ) gueta pau demais . mais levo em consideração os comentários do fiasa pois fiat sem ic não gueta nada mesmo. sauhsuahus
-
po então so pode ser o frio aqui do sul q não deixa meu motor quebra ou sera pq ele e um ap
talvez foi dimensionado corretamente tendo em vista cálculos com base na mecflu( para os leigos mecânica de fluidos ) onde temperatura entre outros são calculados acrescentando sg acima da media ( para os leigos sistema de segurança)obtendo uma durabilidade de acordo com a fadiga esperada. pq ca pra nois nem a boeing projeta motores eternos huahsuahsua .pallaoro esse coletor e um baita mais pode ir com fe pq opel( para os leigos gm na alemanha ) aguenta pau demais . mais levo em consideração os comentários do fiasa pois fiat sem ic não aguenta nada mesmo. sauhsuahus
-
pra ficar o relato da minha experiência, tb já fui cabeça dura em relutar contra o ic mesmo num turbo mortadela de 0,8kg na gasolina.
já foram 3 kit pistão, a 640 cada, o que dá uma soma de 1900+/-… seriam os forjados (1200) no inicio do projeto e o ic de tamanho adequado (700). não é questão de erro de acerto, pq 12º de avanço pode fritar as válvulas mas nunca detonar... é temperatura de admissão mesmo, que na puchada de 5ª marcha passa os 100º molezinha... é uma condição onde não existe como não detonar na gasolina, mesmo encharcando o cilindro.
eu sei como é, na época gastei uma nota em outras peças e faltou o do intercooler... mas carro turbo é assim, não tem bolso pra bancar anda de carro original... pq turbo meia boca quebra mesmo ou então não pode usar
-
afff…. vcs tao me dando medo...
conheco gente que andou anos (5 anos) com 0,8k no alcool aqui mesmo em recife... desmontou e vendeu o carro std tudo normal... o carro destaxado no alcool é a gambiarra para dispensar o intercooler...
claro que eu nunca montaria um carro turbo pra andar na gasolina sem ic.
-
pra ficar o relato da minha experiência, tb já fui cabeça dura em relutar contra o ic mesmo num turbo mortadela de 0,8kg na gasolina.
já foram 3 kit pistão, a 640 cada, o que dá uma soma de 1900+/-… seriam os forjados (1200) no inicio do projeto e o ic de tamanho adequado (700). não é questão de erro de acerto, pq 12º de avanço pode fritar as válvulas mas nunca detonar... é temperatura de admissão mesmo, que na puchada de 5ª marcha passa os 100º molezinha... é uma condição onde não existe como não detonar na gasolina, mesmo encharcando o cilindro.
eu sei como é, na época gastei uma nota em outras peças e faltou o do intercooler... mas carro turbo é assim, não tem bolso pra bancar anda de carro original... pq turbo meia boca quebra mesmo ou então não pode usar
voltando ao tópico pra esclarecer o comentário ali. mostrei o tópico pra galera da facul aqui e os apzeiros cairam na risada. fato eh que no álcool e 1 ou 1,3kg e sem abusar de ponto um motor ap original dura anos sem intercooler, até um dia desbielar por torque (não por causa do ic), pq girar mais que 6k com cabeçote original eh so pra quebrar mesmo. isso é fato não teoria. falei pra deixarem quieto mas esse cara ali eh o maior apzeiro que conheço kkkkk.
sim menegotto, na gasolina não tem condição, até 0,5kg frita. dando um pico de 120 graus na admissão não tem jeito, gasolina detona muuito fácil, parece diesel uhauha edit: parece motor diesel, pela taxa, não por diesel detonar fácil. o que tinha falado era 0.8kg no álcool.
comprei duas colméias, 69cm compr. x 12cm largura x 07cm esp e 85cm compr. x 13cm largura x 07cm esp , vou ver a que encaixa melhor no carro e fazer as caixas laterais. como o ic vai ser frontal e provavel que seja a grade do parachoque (por falta de espaço rs), acredito que até a menor seja suficiente, mas nao manjo nada de ic.
eu iria usar álcool, mas como aqui no sul já está em 2,39, acredito que no verão vá para 2,80 ou mais. então pra não gastar 2x com pressurização já vou fazer o certo.
sobre o piti , acredito que a maior parte do pessoal aqui não seja playboy e rala como ogro pra conseguir os pilas pra qqr up. se fosse garotinho de ap eu teria gastado meu dinheiro num ps3, xbox, etc.
sem querer justificar, estourei pq já gastei 10k nesse carro entre suspensão, freios, peças, turbo, etc, pra ter um carro de 220cv só, ae vem alguém dizendo que não vai dar certo, que é questão de tempo pra quebrar, etc (ok, estou num forum, mas não achei feliz o comentário) sendo que irei ser o primeiro do pessoal aqui que vai ter intercooler. fora família e patroa botando pressão, to apé montando o carro, esse ic vai me deixar apé por mais 1 ou 2 semanas…
mas blz, vou montar o carro e depois posto fotos.
-
o carro destaxado no alcool é a gambiarra para dispensar o intercooler…
claro que eu nunca montaria um carro turbo pra andar na gasolina sem ic.
cara agora vc falou tdo. eu iria montar 0.8kg no álcool, por exemplo com 24graus de ponto em 6krpm e 180kpa com lambda 0.85. ai iria setar na megasquirt pra depois de 70graus de admissão retirar 1 grau de ponto a cada 10°c. ou seja em 110°c teria 20 de ponto, o que eh ponto pra gasolina. poderia tirar mais até se quisesse. pronto quando socasse o pé o carro ficaria menos potente mas quebrar por causa disso jamais.