Retrabalho de cabeçote
-
devaneio de um computeiro (minha formação não tem nada a ver com mecânica…)
no caso de um motor a álcool (que tem um ponto de fulgor mais alto que a gasolina): as paredes rugosas dariam o benefício de se ter maior superf?cie de contato com o bombustável, aumentando um pouco a temperatura da mistura (sim, o álcool rouba um pouco de calor do motor) e ajudando na queima, pela melhor emulsificação do combustável e tb pela diminuição da quantidade de energia inicial necessária para que ocorra a reação (explosão). a única variável que tomei para se pensar nisso foi o ponto de fulgor. com certeza existem outras, essas que eu não consigo enxergar com meus olhos de leigo. se não me engano o rodrigo west (corsa2.0) sabe mais algumas coisas sobre isso.
no caso de um motor a gasolina, que tem um ponto de fulgor mais baixo, pouca energia incial já faz ocorrer a reação, penso que quanto maior o fluxo para dentro dos cilindros, melhor, já que não se tem muita preocupação com o ponto de fulgor.
isso são só pensamentos de um ignorante que deve estar falando mais um monte de bobagens. se alguém puder somar mais um pouco de conhecimento pra mim, fico grato
[]s
-
vamos tentar resumir então
dutos polidos 100% liso = maior consumo, maior potencia, maior velocidade
dutos rugosos = menos consumo, menos potencia, menor velocidade
perai galera, issu tudo só vale para motores carburados e injeção monoponto….... para injeção multi issu naum vale....falowww
-
vamos tentar resumir então
dutos polidos 100% liso = maior consumo, maior potencia, maior velocidade
dutos rugosos = menos consumo, menos potencia, menor velocidade
perai galera, issu tudo só vale para motores carburados e injeção monoponto….... para injeção multi issu naum vale....falowww
[snapback]354682[/snapback]
acho q vc está se equivocando…
-
injeção multiponto injeta o combustivel praticamente em cima das valvulas e com isso praticamente anula o trabalho feito dali pra tras, ja que a ideia é melhorar o fluxo da mistura e não do ar admitido (no caso de motor turbo).
[snapback]354705[/snapback]
e no caso de aspirados?
-
aspirado mpfi? capriche no trabalho do cabeçote. e claro, tenha sempre um coletor de admissão equalizado. polimento nos dutos de admissão não vai te trazer ganhos. vc até pode ter um coletor com polimento, mas esse polimento será oriundo da equalização dos dutos.