Uma ideia talvez ideota, ou não
-
fala galera
como sofro com a falta de espaço, estava pensando em um coletor q deixasse a turbina deitada …
normalmente a posi?ao de turbina q estamos acostumados é com o eixo dela paralelo ao ch?o... eu poderia instala-la de forma q o eixo fique perpendicular (formando angulo de 90?) em rela?ao ao ch?o?
tipo, turbina pra baixo, e compressor pra cima...
o unico problema q posso ver, talvez seja quanto a lubrifica?ao, mas ela é pressurizada, então acho q eh tranquilo...
agora tem problema o eixo girar dessa forma?? ele não fica meio folgado nos mancais??
até pq quem garante q com nossos coletores ele fica exatamente paralelo ao chão né? ?
alguem jah viu essa ideia, teria fotos pra compartilhar??
abraços
-
pense sempre no escape… com turbina pra cima vc vai passar o cano por onde?
-
acho que ficaria prejudicada a lubrificação sim hein…
tipo, se ve por aí bastante carros com turbina fumando onde o problema é o retorno do óleo, que não dá o caimento , assim a gravidade não ajuda, o oleo não sai e a turbina fuma....
e será que com a turbina em po o oleo chega com eficiencia pra lubrificar e manter o filme de óleo na parte mais alta do eixo/mancal?
-
nunca vi…
mas isso realmente resolveria teu problema?
[snapback]357933[/snapback]
a ideia bateu agora só… olhei umas fotos aqui do meu cofre, me parece q cabe...
amanha vou ver direito o espaço la...
se pussesse deitada, ficaria facil de por uma .50, e com coletor duplo-fluxo feito como manda o figurino
-
pense sempre no escape… com turbina pra cima vc vai passar o cano por onde?
[snapback]357935[/snapback]
no caso seria o compressor pra cima, e turbina pra baixo… molezinha de fazer o escape...
acho que ficaria prejudicada a lubrificação sim hein…
tipo, se ve por aí bastante carros com turbina fumando onde o problema é o retorno do óleo, que não dá o caimento , assim a gravidade não ajuda, o oleo não sai e a turbina fuma....
e será que com a turbina em po o oleo chega com eficiencia pra lubrificar e manter o filme de óleo na parte mais alta do eixo/mancal?
[snapback]357936[/snapback]
o compressor ficaria quase na altura do cabeçote, ficaria bem mais alta do q esta agora por exemplo…
sera q da alguma coisa?
-
não posso afirmar 100% mais te digo 90% que sim, pois cuando minha turbina deu problema a primeira coisa que o cara perguntou foi, ela está na posição correta, eu pedi, como seria essa posição e ele falou que ela tem q estar nivelado com o solo, de maneira q o oleo vê pros dois lados e saia facilmente e tambein q a entrada e saida não pode estar deitado, tipo, entrada en cima e saida en baixo, não pode estar inclinado pros lados, pouca coisa sim, mais não muita.
-
exato… como disseram acima, não pode montar a turbina dessa maneira que vc quer. apesar dela receber óleo sob pressão, a circulação dentro dela e o retorno para o carter depente da gravidade.
-
e se usar uma roletada?
-
existem uns turbocompressores (ou pelo menos existiram) fabricados por uma empresa chamada aerocharger, que eram auto-lubrificados (não precisavam de circuito de oleo do motor, usavam oleo de turbina de aviao dentro dele, só precisava trocar a cada x kms). por esse motivo, esses turbocompressores podiam sim ser montados em qualquer posição, sendo usados inclusive para sobrealimentar motos, jet-skis e snowboards com motores 2t